COP 29: acordo climático fica abaixo das expectativas e Brasil se prepara para desafios na COP 30
Os resultados da COP 29, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, ficaram aquém das expectativas dos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Após intensas negociações, madrugada adentro, foi firmado um acordo de financiamento climático de 300 bilhões de dólares anuais até 2035, valor significativamente inferior aos 500 bilhões solicitados pelo G77, coalizão que reúne países em desenvolvimento.
"No final das contas, os países em desenvolvimento cederam e concluíram que era melhor um acordo insuficiente do que nenhum", avaliou Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, nossa convidada neste episódio.
O Brasil será o anfitrião da próxima edição, a COP 30, que ocorrerá em Belém, no Pará. Segundo Ana Toni, os desafios para 2025 são imensos. "A política e a competitividade de curto prazo ainda têm prevalecido sobre estratégias de longo prazo", afirmou. Ela destaca que alinhar os interesses nacionais às demandas globais é fundamental para evitar os impactos crescentes das mudanças climáticas.


