O raio-x da fiscalização ambiental — Rádio Senado
Sustentabilismo

O raio-x da fiscalização ambiental

O aumento da fiscalização ambiental está na lista de medidas anunciadas pelo governo no novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, o PPCDAm, mas os desafios são ainda complexos, dada a amplitude das áreas desmatadas nos últimos anos.
E os desafios não param por aí. A falta de agentes ambientais, ausência de aplicações de multas e aparato insuficiente para a defesa ambiental integram a lista de entraves para retomar a fiscalização efetiva nos biomas do país. Além da criação de 10 bases para combate aos crimes e infrações ambientais na Amazônia, o novo PPCDAM prevê a contratação de 1.600 analistas ambientais para combate ao desmatamento. Hoje, o Ibama, por exemplo, só dispõe de 700 agentes.
Para falar sobre esses e outros desafios do principal órgão de fiscalização ambiental do Brasil, neste episódio, o Sustentabilistmo Podcast conversa com analista ambiental do Ibama, Roberto Cabral, um dos fundadores do Grupo Especial de Fiscalização do Ibama (GEF). Cabral conta as dificuldades que os agentes ambientais enfrentam na floresta ao se depararem com criminosos do garimpo, munidos de caixas de cartuchos, pistolas, revólveres e até fuzis. E disse que falta fiscalização em biomas como o Cerrado - que vem enfrentando recordes nas taxas de desmatamento - por que faltam agentes ambientais.

29/06/2023, 19h05 - ATUALIZADO EM 29/06/2023, 19h05
Duração de áudio: 30:38
Vinícius Mendonça/Ibama
Ao vivo
00:0000:00