Pedro Osmar - Paraíba — Rádio Senado
Som Brasilis

Pedro Osmar - Paraíba

Nascido em 1954 em João Pessoa, Pedro Osmar teve contato com música desde a infância, por meio de saraus promovidos por vizinhos do bairro de Jaguaribe, onde morava. Na adolescência, o jovem uniu o conhecimento da cultura regional ao gosto pelos Beatles e pela obra experimental do maestro Pedro Santos, passando a participar de festivais de música da capital paraibana ainda nos anos 1960.

Em 1973, Pedro Osmar estudou música na Universidade Federal da Paraíba, mas logo largou o curso, montando, no ano seguinte, com o irmão Paulo Ró, o Jaguaribe Carne, que misturava sons experimentais a elementos populares. Juntando arte, política, educação e cidadania dentro de um conceito de guerrilha cultural, o grupo foi um marco na cultura paraibana e influenciou artistas como Lenine, Elba ramalho e Chico César, que chegou a integrar o Jaguaribe.


Cultuado no meio musical, o Jaguaribe Carne só gravou o disco de estreia em 1993, o que abriu portas para outros lançamentos do grupo e de Pedro Osmar. A partir de 2004, o artista se fixou em São Paulo e firmou parceria com músicos e produtores locais, em projetos como Farinha Digital, Aguaúna e Sampapeba. Em 2007, foi lançado o curta-metragem Jaguaribe Carne: Alimento da Guerrilha Cultural e, dez anos depois, o próprio Pedro Osmar virou tema de documentário.

14/06/2024, 06h00 - ATUALIZADO EM 17/06/2024, 11h33
Duração de áudio: 05:00
EyeEm/Freepik.com

Seleção Musical:

1. Vem no Vento - Pedro Osmar (Pedro Osmar e Paulo Ró)

2. Fome? Que Fome? - Jaguaribe Carne (Pedro Osmar e Paulo Ró)

3. Nó Cego - Pedro Osmar (Pedro Osmar)

Transcrição
Música: Vem no Vento - Pedro Osmar (Pedro Osmar e Paulo Ró) OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DO CANTOR, COMPOSITOR, MÚSICO, POETA E ARTISTA PLÁSTICO PARAIBANO PEDRO OSMAR. NASCIDO EM 1954 EM JOÃO PESSOA, PEDRO OSMAR TEVE CONTATO COM MÚSICA DESDE A INFÂNCIA, POR MEIO DE SARAUS PROMOVIDOS POR VIZINHOS DO BAIRRO DE JAGUARIBE, ONDE MORAVA. NA ADOLESCÊNCIA, O JOVEM UNIU O CONHECIMENTO DA CULTURA REGIONAL AO GOSTO PELOS BEATLES E PELA OBRA EXPERIMENTAL DO MAESTRO PEDRO SANTOS, PASSANDO A PARTICIPAR DE FESTIVAIS DE MÚSICA DA CAPITAL PARAIBANA AINDA NOS ANOS 1960. EM 1973, PEDRO OSMAR ESTUDOU MÚSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, MAS LOGO LARGOU O CURSO, MONTANDO, NO ANO SEGUINTE, COM O IRMÃO PAULO RÓ, O JAGUARIBE CARNE, QUE MISTURAVA EXPERIMENTALISMO A ELEMENTOS POPULARES. JUNTANDO ARTE, POLÍTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA DENTRO DE UM CONCEITO DE GUERRILHA CULTURAL, O GRUPO FOI UM MARCO NA CULTURA PARAIBANA E INFLUENCIOU ARTISTAS COMO LENINE, ELBA RAMALHO E CHICO CÉSAR, QUE CHEGOU A INTEGRAR O JAGUARIBE. Música: Fome? Que Fome? - Jaguaribe Carne (Pedro Osmar e Paulo Ró) CULTUADO NO MEIO MUSICAL, O JAGUARIBE CARNE SÓ GRAVOU O DISCO DE ESTREIA EM 1993, O QUE ABRIU PORTAS PARA OUTROS LANÇAMENTOS DO GRUPO E DE PEDRO OSMAR. A PARTIR DE 2004, O ARTISTA SE FIXOU EM SÃO PAULO E FIRMOU PARCERIA COM MÚSICOS E PRODUTORES LOCAIS, EM PROJETOS COMO FARINHA DIGITAL, AGUAÚNA E SAMPAPEBA. EM 2007, FOI LANÇADO O CURTA-METRAGEM JAGUARIBE CARNE: ALIMENTO DA GUERRILHA CULTURAL E, DEZ ANOS DEPOIS, O PRÓPRIO PEDRO OSMAR VIROU TEMA DE DOCUMENTÁRIO. E AGORA, PARA FECHAR ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR PEDRO OSMAR COM A MÚSICA VEM NO VENTO, FAIXA DO DISCO QUEM VEM LÁ?, LANÇADO EM 2017 POR ESSE VERDADEIRO PATRIMÔNIO VIVO DA CULTURA PARAIBANA. Música: Nó Cego - Pedro Osmar (Pedro Osmar)

Ao vivo
00:0000:00