Cinara Nery - Amazonas
Nascida em 1969, em Manaus, Cinara Nery iniciou a trajetória artística em bandas de baile e festivais de música de sua cidade natal. Em 1984 ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival da Canção Popular do Sesc Amazonas, deixando o grupo Carrapicho em segundo lugar. Mas a carreira musical de Cinara só começou pra valer em 1994, logo após ela se formar na Faculdade de Economia.
Depois de rodar por sete anos o circuito cultural manauara, com apresentações em shoppings, restaurantes, casas de shows, eventos e até no Teatro Amazonas, em 2001 Cinara Nery lançou o álbum de estreia, que abriu as portas para a artista tocar em diversas capitais do brasil, como Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2016, veio o segundo disco, Pérolas do Meu Igarapé, gravado ao vivo.
Formada em música em 2001 pela Universidade Federal do Amazonas e pós-graduanda de musicoterapia, Cinara Nery é também membra da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos. Em 2024, para comemorar os trinta anos de carreira musical, a artista planeja lançar um novo disco, um curta metragem autobiográfico e um show no Teatro Amazonas.
Seleção Musical:
1. Minha Aldeia - Cinara Nery (Sérgio Souto / Almir do Amaral Maia)
2. Brasileira - Cinara Nery (Lucinha Cabral)
3. Pimenta Com Sal - Cinara Nery (Eliakin Rufino)