Nei Lisboa - Rio Grande do Sul
Nascido em 1959 em Caxias do Sul (RS), o cantor, compositor e escritor Nei Lisboa se mudou aos seis anos de idade para a capital Porto Alegre. Dois anos depois, começou a ter aulas de violão, mas logo largou o instrumento, só voltando a tocar aos 16 anos, durante um intercâmbio nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, chegou a estudar composição e regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas abandonou o curso no meio.
Iniciando em 1979 a carreira na cena musical porto-alegrense, Nei Lisboa gravou de forma independente o primeiro disco, Para Viajar no Cosmos Não Precisa de Gasolina, lançado em 1983. No ano seguinte, veio o segundo álbum, Noves Fora, que chamou a atenção de público e crítica, fazendo com que o cantor gaúcho fosse contratado por uma grande gravadora, pela qual lançou mais dois discos na década de 80.
Com 45 anos de carreira e mais de uma dezena de álbuns na bagagem, Nei Lisboa é um patrimônio vivo da cultura gaúcha, ganhando um disco-tributo em 2002, só com bandas e artistas sulistas. Além disso, fora das fronteiras sul-rio-grandenses, o músico já recebeu o Prêmio Sharp em 1988, como revelação masculina de pop/rock, e teve a canção Pra Te Lembrar gravada por Caetano Veloso, para a trilha do filme Meu Tio Matou um Cara, de 2004.