Glória Bomfim - Bahia — Rádio Senado
Som Brasilis

Glória Bomfim - Bahia

Nascida em 1957 no povoado de Areal, no interior da Bahia, a cantora Glória Bomfim vem de uma família pobre de nove irmãos e começou a cantar ainda criança em casamentos, batizados e aniversários de sua região, usando um caixote de madeira como palco. Aos oito anos, seus pais se separaram e deixaram a menina aos cuidados de uma família de Salvador, que, em vez de encaminhá-la para os estudos, explorou-a em trabalhos domésticos.  

Nesta época, Glória Bomfim ouviu no rádio e logo se apaixonou pela valsa Viagem, de Paulo César Pinheiro e João de Aquino, passando a cantá-la por onde ia. Aos 14 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e lá passou a frequentar as rodas de samba da Portela, a convite do Mestre Marçal. No mesmo período, chegou a se apresentar no programa de calouros de Silvio Santos, onde conheceu Benito de Paula.  

Ainda como empregada doméstica, Glória Bomfim se surpreendeu ao saber que o patrão para quem trabalhava havia cinco anos era seu ídolo Paulo César Pinheiro. Ele e a esposa, a cavaquinista Luciana Rabello, apostaram na carreira musical de Glória, e Paulo compôs 14 músicas inéditas para o disco de estreia da cantora, lançado em 2007, e reeditado por Maria Bethânia em 2011 com o nome de Anel de Aço.

11/10/2023, 16h52 - ATUALIZADO EM 11/10/2023, 16h52
Duração de áudio: 05:00
Facebook.com/gloriabomfim2
Tópicos:
Ao vivo
00:0000:00