Usos do Bambu
Transcrição
A DESTRUIÇÃO ACELERADA DA NATUREZA PELO HOMEM E OS SEUS EFEITOS SOBRE A VIDA NO PLANETA ESTÃO PREOCUPANDO CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE E OS GOVERNOS. HÁ CONSENSO DE QUE É PRECISO CRIAR UM MODELO ECONÔMICO QUE SEJA AMBIENTAMENTE SUSTENTÁVEL.
DIANTE DESSE QUADRO CRESCE A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS AMBIENTALMNENTE LIMPOS E ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEIS. NA ÁREA ENERGÉTICA CRESCEM AS PESQUISAS E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO O BIODIESEL E O ÁLCOOL, ENERGIAS NÃO POLUENTES COMO A EÓLICA, A SOLAR E DAS ONDAS DO MAR OU DE MENOR IMPACTO AMBIENTAL COMO A GERAÇÃO HIDROELÉTRICA.
CRESCE A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DAS FLORESTAS QUE ABSORVEM O GAS CARBÔNICO E CONSERVAM A ÁGUA E O CLIMA DA TERRA. ENFIM, BUSCA-SE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, UTILIZANDO-SE OS RECURSOS DISPONÍVEIS NA NATUREZA SEM DESTRUÍ-LA.
NESSE CONTEXTO COMEÇA A AUMENTAR O INTERESSE POR UMA FAMÍLIA VEGETAL QUE TEM DIVERSAS ESPÉCIES NATIVAS DO BRASIL E JÁ É UTILIZADA A MILÊNIOS PELOS ORIENTAIS E PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS E AMERICANOS - O BAMBU. O BAMBU EXISTE NO MUNDO DESDE ANTES DO SURGIMENTO DO HOMEM. ESTIMA-SE QUE EXISTAM CERCA DE MIL E 300 ESPÉCIES DIFERENTES. DESSE TOTAL, AVALIA-SE QUE 62 POR CENTO SEJAM NATIVAS DA ÁSIA, 34 POR CENTO DAS AMÉRICAS E 4 POR CENTO DA ÁFRICA E DA OCEANIA. A PALAVRA BAMBU TEM ORIGEM NO ORIENTE, PROVAVELMENTE VEM DO IDIOMA FALADO NA MALÁSIA. COM O NOME VIERAM PARA O BRASIL CERCA DE 40 ESPÉCIES ORIGINÁRIAS DA CHINA E OUTROS PAÍSES ASIÁTICOS. MAS OS ÍNDIOS E OS CABOCLOS BRASILEIROS SÃO VELHOS CONHECIDOS DA TAQUARA, TABOCA OU TAQUARI, NOMES TUPIS PARA DESIGNAR AS CENTENAS DE ESPÉCIES NATIVAS DO BRASIL. O BAMBU É UMA PLANTA COM MIL E UMA UTILIDADES. SEGUNDO O ENGENHEIRO FLORESTAL, CONSULTOR DO IBAMA E ESTUDIOSO DO BAMBU, SÉRGIO SAFE DE MATOS EXISTEM MAIS DE 1.500 USOS CADASTRADOS PARA O BAMBU. POR SER RICO EM AÇÚCARES, É POSSÍVEL FABRICAR COM ELE, CERVEJA E ÁLCOOL COMBUSTÍVEL. A PARTIR DE SUAS FOLHAS SÃO FEITOS XAMPUS E OUTROS COSMÉTICOS. AS FOLHAS TAMBÉM CONTÊM UM EXTRATO RICO EM SÍLICA, USADO PARA A REPOSIÇÃO DE CÁLCIO NO ORGANISMO. O BROTO DE BAMBU DE ALGUMAS ESPÉCIES É COMESTÍVEL E RICO EM PROTEÍNAS VEGETAIS, CÁLCIO, FÓSFORO E VITAMINAS B1, B2 E C. O BAMBU PODE SER USADO TAMBÉM PARA A FABRICAÇÃO DE ENCANAMENTOS, BRINQUEDOS, BICICLETAS, PRANCHAS E NA CONSTRUÇÃO CIVIL NA SUBSTITUIÇÃO DO FERRO DAS CONSTRUÇÕES, PARA USO EM ESTRUTURAS E PLACAS EM SUSBSTITUIÇÃO À MADEIRA. AS FIBRAS DO BAMBU SÃO DE ÓTIMA QUALIDADE PARA A FABRICAÇÃO DE PAPEL E TECIDOS.
O BAMBU E ESPECIALMENTE AS TABOCAS E TAQUARAS BRASILEIRAS AINDA SÃO POUCO ESTUDADAS NO BRASIL. PARA PREENCHER ESSA LACUNA, ESTÁ SENDO CRIADA A REDE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO BAMBU, COORDENADA PELO CENTRO DE PESQUISA E APLICAÇÃO DE BAMBU E FIBRAS NATURAIS DA UNB QUE COMEÇOU A EXISTIR EM MARÇO DESTE ANO. UM DOS INTEGRANTES DESSA REDE É O PESQUISADOR APOSENTADO DA RESERVA ECOLÓGICA DO IBGE, AQUI NO DISTRITO FEDERAL. O BOTÂNICO TARCISO FILGUEIRAS É ATUALMENTE PROFESSOR VOLUNTARIO DO INSTITUTO DE BOTÂNICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. ELE ACABA DE FAZER A DESCRIÇÃO E A CATALOGAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA ESPÉCIE DE BAMBU QUE POR ENQUANTO SÓ FOI ENCONTRADA EM PARTE DE GOIÁS. ESSE BAMBU É CHAMADO PELO POVO DE GOIÁS DE TAQUARUÇU. AS VARAS PASSAM DOS 20 METROS DE ALTURA E COM DIÃMETRO MÉDIO DE 12 CENTÍMETROS. O PROFESSOR TARCISO QUE SE DEDICA A PESQUISAR OS BAMBUS DO CERRADO, DEU A ESSA NOVA ESPÉCIE O NOME CIENTÍFICO DE GUADUA MAGNA. ELE DIZ QUE O SUPERBAMBU GOIANO É MUITO PARECIDO COM UMA ESPÉCIE JÁ CONHECIDA E MUITO UTILIZADA NA COLÔMBIA.
TÉC: INÍCIO E ELE É USADO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS 11:52 CUE 8
FIM: COISAS INTERESSANTES 14:01 CUE 7
O BAMBU FAZ PARTE DA FAMÍLIA DAS GRAMÍNEAS, A MESMA DOS CAPINS. O PROFESSOR TARCISO FILGUEIRAS EXPLICA QUE HÁ UMA DIVERSIDADE MUITO GRANDE DE BAMBUS.
TÉC: INÍCIO: OS BAMBUS 3:33 CUE 1
FIM: DADOS PARA AFIRMAR ISSO 10:44 CUE 5
O PROFESSOR TARCISO FILGUEIRAS ENTENDE QUE O BAMBU PODE TER UM USO PROMISSOR NA FABRICAÇÃO DE PAPEL, ALCOOL COMBUSTÍVEL E TAMBÉM PODERIA AJUDAR AO BRASIL A ACABAR COM O DÉFICIT DE MORADIAS. E INFORMA QUE ESSA TECNOLOGIA JÁ ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NO BRASIL.
TÉC: INÍCIO A CONSTRUÇÃO CIVIL 9:57
FIM: OS PROTÓTIPOS JÁ EXISTEM
ESSE FOI O PESQUISADOR ESPECIALISTA EM BAMBUS DO CERRADO TARCISO FILGUEIRAS. NO PRÓXIMO BLOCO VAMOS CONVERSAR COM O PROFESSOR DA FACULDADE DE ARQUITETURA, JAIME ALMEIDA. ELE É O PRIMEIRO DIRETOR DO RECÉM CRIADO CENTRO DE PESQUISA E APLICAÇÃO DO BAMBU E FIBRAS NATURAIS DA UNB.
TÉC: INTERVALO
NO SINTONIA AMBIENTAL DE HOJE ESTAMOS FALANDO DOS MULTIPLOS USOS DO BAMBU UMA PLANTA DA FAMÍLIA DAS GRAMÍNEAS COMO OS CAPINS, DE CRESCIMENTO RÁPIDO, COM UMA VARIEDADE MUITO GRANDE DE ESPÉCIES QUE PODEM SER USADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, GERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL, FABRICAÇÃO DE PAPEL E TECIDO E ATÉ COM APLICAÇÃO NA MÚSICA. PARA ESTUDAR, DESENVOLVER E POPULARIZAR O USO DO BAMBU FOI CRIADO O CENTRO DE PESQUISA E APLICAÇÃO DO BAMBU E FIBRAS NATURAIS DA UNB. O DIRETOR DO CENTRO É O PROFESSOR DE ARQUITETURA JAIME ALMEIDA. ELE EXPLICA QUE O CENTRO REUNE OS DIVERSOS SETORES DA UNB QUE DE ALGUMA FORMA PESQUISAM E UTILIZAM O BAMBU.
TÉC: INÍCIO: POR EXEMPLO TEM O CAMPO DA BOTÂNICA 10:42 CUE 2
FIM: ISSO EXATAMENTE
ESSE FOI O PROFESSOR JAIME ALMEIDA DIRETOR DO CENTRO DE PESQUISA E APLICAÇÃO DO BAMBU DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. REPETINDO OS CONTATOS DO CENTRO: TELEFONE 61 3307 20 44. O ENDEREÇO ELETRÔNICO É CANTOAR@UNB.BR.
TÉC: ENCERRAMENTO
AS VARAS CHEGAM A TER 20 METROS DE ALTURA E PROR SAINDA SÃO POUCOS OS ESTUDIOSOS DO BAMBU NO BRASIL E ESTÃO ESPALHADOS POR DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O CONHECIMENTO NA ÁREA GANHOU AGORA AGORA, OS PESQUISPARA ESTIMULAR AS PESQUISAS E A UTILIZAÇÃO DO BAMBU OU DA TABOCA FOI CRIADA RECENTEMENTE
* ESPÉCIES CULTIVADAS
EXISTEM 50 ESPÉCIES CULTIVADAS EM LARGA ESCALA AO REDOR DO MUNDO. DELAS, 19 SÃO CONSIDERADAS PRIORITÁRIAS PELA PRODUTIVIDADE, FACILIDADE DE CULTIVO E RENDIMENTO
* NO BRASIL
ALÉM DAS ESPÉCIES NATIVAS ENCONTRADOS NAS FLORESTAS, EXISTEM AS VARIEDADES PLANTADAS, A MAIORIA DELAS TRAZIDAS DOS PAÍSES ORIENTAIS
* CRESCIMENTO RÁPIDO
A GRANDE VANTAGEM DE CULTIVO É QUE EM POUCOS MESES UMA PLANTA ATINGE DE 20 A 30 METROS, CRESCENDO ATÉ 30 CENTÍMETROS POR DIA. O RENDIMENTO É MAIS RÁPIDO DO QUE O DE REFLORESTAMENTOTRATA-SE DE UMA RIQUEZA VEGETAL NEM SEMPRE PERCEBIDA PELOS MENOS ALENTOS. . EM QUE O BAMBU, UTILIZADO COM SUCESSO À MILÊNIOS, VOLTA A SER O FOCO DAS ATENÇÕES NO MERCADO MUNDIAL. HOJE JÁ É POSSÍVEL MORAR EM CASAS DE BAMBU, SE ALIMENTAR COM SUAS SEMENTES E BROTOS, PREVENIR E CURAR DOENÇAS, FABRICAR UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS E ARTÍSTICOS, UTILIZAR NA AGRICULTURA COMO ADUBO E NA PECUÁRIA COMO RAÇÃO.