Senado em Revista — Rádio Senado
Senado em Revista

Senado em Revista

15/09/2017, 18h00 - ATUALIZADO EM 15/09/2017, 17h53
Duração de áudio: 25:32
25:32Senado em Revista
Marta ressalta importância de projeto que trata da profissão de agente comunitário
04:37

Transcrição Por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (13) o PLC 56/2017, de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que reformula as atribuições, a jornada e as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Entre as novidades estão o ressarcimento com o pagamento de despesas com transporte e a exigência do ensino médio para o exercício da profissão. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), considera relevante a aprovação do projeto, tendo em vista a importância desses profissionais para a população urbana e para os habitantes das zonas rurais.

Dário Berger destaca importância de projeto que trata da segurança em piscinas
04:33

Transcrição O Plenário do Senado aprovou, na última terça-feira (13), o Projeto de Lei da Câmara 71/2014, do deputado Mário Heringer (PDT/MG), que estabelece requisitos mínimos de segurança para o funcionamento de piscinas. Entre as obrigações, estão o uso de equipamento para evitar sucção e um dispositivo para desligamento emergencial de bombas. Para o relator da matéria, senador Dário Berger (PMDB-SC), um equipamento simples podem evitar tragédias, impedindo que as bombas de sucção, que fazem a recirculação da água das piscinas, prendam partes do corpo de pessoas, especialmente crianças, provocando a morte por afogamento.

Cássio Cunha diz que criação da Polícia Penitenciária vai ajudar no enfrentamento da criminalidade
03:32

Transcrição Por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou na última terça-feira (13), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição 14/2016, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que cria as polícias penais estaduais, distrital e federal, que ficarão responsáveis pela segurança dos estabelecimentos penais e pela escolta de presos. Para o senador Cássio Cunha Lima, essa é uma forma de liberar policiais militares e civis para o seu trabalho primordial que é garantir a segurança das ruas e da sociedade.

Roberto Rocha diz que CPI do BNDES não vai perseguir empresas
04:08

Transcrição O senador Roberto Rocha (PSB-MA), relator da CPI do BNDES, afirmou que a comissão não será um “palanque” ou “um circo”. Em entrevista à jornalista Hérica Christian, no programa Senado em Revista, o senador disse que a CPI não tem o objetivo de prejudicar as empresas. Segundo ele, os gestores que cometem desvios de conduta devem ser punidos, mas as empresas devem ser preservadas. Sobre uma eventual convocação dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, Roberto Rocha ressaltou que a CPI vai atuar com cautela.

Ferraço critica banalização da delação premiada
04:20

Transcrição O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) criticou a “banalização” da delação premiada. Segundo ele, a delação é um instrumento muito importante e deve ser conservado, mas não pode se transformar em um instrumento apenas para que os investigados alcancem a imunidade penal. Em entrevista à jornalista Hérica Christian, no programa Senado em Revista, Ferraço falou sobre o caso dos executivos da JBS e defendeu a manutenção das provas apresentadas por eles, mesmo em caso de anulação da delação.

Alvaro Dias defende redução do número de partidos e parlamentares para viabilizar reforma política
04:23

Transcrição O senador Alvaro Dias (Pode-PR) classificou como “falido” o modelo do parlamento brasileiro. Segundo ele, as discussões sobre a reforma política mostram que o número excessivo de partidos dificulta o consenso. Em entrevista à jornalista Hérica Christian, no programa Senado em Revistas, Alvaro Dias defendeu a redução do número de partidos e de parlamentares. O senador alertou que a reforma política precisa ser aprovada até o final de setembro, para que as mudanças tenham validade nas eleições do próximo ano. Na avaliação dele, o Congresso não vai ter tempo de chegar a uma solução para o financiamento de campanhas e os candidatos terão de seguir a atual legislação, que só permite doações de pessoas físicas.

Transcrição
Marta ressalta importância de projeto que trata da profissão de agente comunitário
Por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (13) o PLC 56/2017, de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que reformula as atribuições, a jornada e as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Entre as novidades estão o ressarcimento com o pagamento de despesas com transporte e a exigência do ensino médio para o exercício da profissão. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), considera relevante a aprovação do projeto, tendo em vista a importância desses profissionais para a população urbana e para os habitantes das zonas rurais.

Dário Berger destaca importância de projeto que trata da segurança em piscinas
O Plenário do Senado aprovou, na última terça-feira (13), o Projeto de Lei da Câmara 71/2014, do deputado Mário Heringer (PDT/MG), que estabelece requisitos mínimos de segurança para o funcionamento de piscinas. Entre as obrigações, estão o uso de equipamento para evitar sucção e um dispositivo para desligamento emergencial de bombas. Para o relator da matéria, senador Dário Berger (PMDB-SC), um equipamento simples podem evitar tragédias, impedindo que as bombas de sucção, que fazem a recirculação da água das piscinas, prendam partes do corpo de pessoas, especialmente crianças, provocando a morte por afogamento.

Cássio Cunha diz que criação da Polícia Penitenciária vai ajudar no enfrentamento da criminalidade
Por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou na última terça-feira (13), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição 14/2016, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que cria as polícias penais estaduais, distrital e federal, que ficarão responsáveis pela segurança dos estabelecimentos penais e pela escolta de presos. Para o senador Cássio Cunha Lima, essa é uma forma de liberar policiais militares e civis para o seu trabalho primordial que é garantir a segurança das ruas e da sociedade.

Roberto Rocha diz que CPI do BNDES não vai perseguir empresas
O senador Roberto Rocha (PSB-MA), relator da CPI do BNDES, afirmou que a comissão não será um “palanque” ou “um circo”. Em entrevista à jornalista Hérica Christian, no programa Senado em Revista, o senador disse que a CPI não tem o objetivo de prejudicar as empresas. Segundo ele, os gestores que cometem desvios de conduta devem ser punidos, mas as empresas devem ser preservadas. Sobre uma eventual convocação dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, Roberto Rocha ressaltou que a CPI vai atuar com cautela.

Ferraço critica banalização da delação premiada
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) criticou a “banalização” da delação premiada. Segundo ele, a delação é um instrumento muito importante e deve ser conservado, mas não pode se transformar em um instrumento apenas para que os investigados alcancem a imunidade penal. Em entrevista à jornalista Hérica Christian, no programa Senado em Revista, Ferraço falou sobre o caso dos executivos da JBS e defendeu a manutenção das provas apresentadas por eles, mesmo em caso de anulação da delação.

Alvaro Dias defende redução do número de partidos e parlamentares para viabilizar reforma política
O senador Alvaro Dias (Pode-PR) classificou como “falido” o modelo do parlamento brasileiro. Segundo ele, as discussões sobre a reforma política mostram que o número excessivo de partidos dificulta o consenso. Em entrevista à jornalista Hérica Christian, no programa Senado em Revistas, Alvaro Dias defendeu a redução do número de partidos e de parlamentares. O senador alertou que a reforma política precisa ser aprovada até o final de setembro, para que as mudanças tenham validade nas eleições do próximo ano. Na avaliação dele, o Congresso não vai ter tempo de chegar a uma solução para o financiamento de campanhas e os candidatos terão de seguir a atual legislação, que só permite doações de pessoas físicas.

Ao vivo
00:0000:00