Ouça os destaques desta terça-feira
Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA TERÇA-FEIRA
ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES PODERÃO SER INCLUÍDAS NOS PROGRAMAS FEDERAIS DE TRANSPORTE E MERENDA ESCOLAR. A PROPOSTA, DE AUTORIA DA SENADORA PROFESSORA DORINHA SEABRA, DO UNIÃO DO TOCANTINS, FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. ATUALMENTE, ESSES PROGRAMAS NÃO CONTEMPLAM ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES, INCLUSIVE NO MEIO RURAL. MAS A SENADORA ACREDITA QUE A MEDIDA AJUDARÁ A REDUZIR O ABANDONO ESCOLAR, FACILITANDO O ACESSO DOS ALUNOS ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS.
Que na Câmara a gente consiga trabalhar para a sua aprovação até meados do próximo ano, para que entre em execução até 2026. Muita gente imagina que a rede federal já seja atendida e não é uma realidade. Em muitos casos os alunos não tem como chegar nas escolas da rede federal.
O SENADO APROVOU O PROJETO QUE ATUALIZA O REGIME DISCIPLINAR DA POLÍCIA FEDERAL E DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL. A PROPOSTA MODERNIZA AS REGRAS PARA APURAÇÃO DE INFRAÇÕES E APLICAÇÃO DE PUNIÇÕES, SUBSTITUINDO A LEGISLAÇÃO DE 1965. SEGUNDO O RELATOR, SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, A MUDANÇA ERA NECESSÁRIA PARA ADEQUAR O TEXTO À CONSTITUIÇÃO E AOS DESAFIOS ATUAIS.
ao mesmo tempo definir uma legislação que garanta o absoluto e total direito de defesa a quem tenha sido acusado pelo cometimento de crimes e que medidas administrativas e disciplinares possam ser adotadas dentro de uma linha mais moderna de estabelecimento de quais são as infrações.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO