Senado 200 anos — Rádio Senado
Senado e Você

Senado 200 anos

A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, é a entrevistada da edição de março do podcast Senado e Você. Ela fala sobre a programação especial da Casa em comemoração aos seus 200 anos de criação, ocorrida em março de 1824 com a primeira Constituição do Brasil.  

Uma série de eventos legislativos e culturais está programada para acontecer ao longo de todo o ano no Senado para marcar o bicentenário da Instituição. Entre as iniciativas estão uma sessão especial no Plenário, com a presença dos chefes dos Três Poderes da República; um concerto com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, sob regência e direção musical do maestro João Carlos Martins; um seminário internacional sobre Democracia e Novas Tecnologias; além de exposições, publicações históricas, entre várias outras ações.

Segundo Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, o marco dos 200 anos é uma oportunidade única para a Casa:  “Trata-se de um momento realmente muito especial, que possibilita olharmos para trás e entender melhor a nossa história, avaliar o posicionamento da Instituição em relação à cidadania brasileira, e também projetar o Senado em relação ao futuro. É uma data a ser comemorada, e que também deve ser um divisor de águas, para que ao final desse ano a população brasileira conheça melhor o Poder Legislativo e, especialmente, o próprio Senado.

Em sua entrevista ao Senado e Você, a diretora-geral convida toda a população a participar dos eventos comemorativos. O espetáculo com o maestro João Carlos Martins, por exemplo, acontece em 25 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, terá entrada gratuita, e contará com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). Os ingressos podem ser obtidos pela plataforma ingressodigital.com.

05/03/2024, 14h21 - ATUALIZADO EM 07/03/2024, 11h11
Duração de áudio: 12:27
Ao vivo
00:0000:00