Reportagem Especial

Um fim de ano diferente: o Brasil sem horário de verão

27:30Um fim de ano diferente: o Brasil sem horário de verão
1ª parte
05:30
2ª parte
05:30
3ª parte
05:30
4ª parte
05:30
5ª parte
05:30

Se você mora nas regiões Sul, Sudeste ou Centro-Oeste, estaria se preparando para acordar uma hora mais cedo mais ou menos nesta época do ano. Mas, por força de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano, o horário de verão deixa de vigorar a partir de 2019 — depois de ser adotado por 34 anos consecutivos.

Esse é o assunto da reportagem especial “Um fim de ano diferente: o Brasil sem horário de verão”. Produzida em cinco capítulos, a reportagem conta a história do horário de verão e ouviu a opinião de especialistas do setor elétrico. Eles avaliam os impactos da decisão do governo de acabar com a medida que determinava que os relógios fossem adiantados em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro.

A reportagem também traz depoimentos de pessoas que tinham a rotina alterada com a mudança no ponteiro dos relógios. E ainda faz um resgate histórico de projetos e discursos de senadores sobre o horário de verão. Em 2000, por exemplo, o então senador pernambucano Carlos Wilson comemorou a saída do seu estado, naquele ano, da área de abrangência do horário de verão:

— O trabalhador tinha que sair mais cedo de casa. E com isso o dia estava escuro, levando ao aumento considerável dos assaltos nos ônibus.

TÓPICOS:
Horário de Verão 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo