Reportagem Especial

Índio quer açúcar: a epidemia de obesidade nas aldeias brasileiras

29:20Índio quer açúcar: a epidemia de obesidade nas aldeias brasileiras
1ª parte
12:05
2ª parte
17:16

Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Obesidade, celebrado neste 11 de outubro, a Rádio Senado apresenta a reportagem “Índio quer açúcar, a epidemia de obesidade nas aldeias brasileiras”. O especial revela como as recentes e drásticas mudanças nos hábitos alimentares e o sedentarismo nas aldeias são responsáveis pelo aumento de peso entre os Xavantes das reservas de Sangradouro e São Marcos, em Mato Grosso. Quase sete em cada dez pessoas sofrem com a chamada síndrome metabólica, com quadros de obesidade, diabetes ou doenças coronarianas.

Com fama de guerreiros e capazes de carregar grandes toras de buriti nas costas, os Xavantes chamam a atenção cada vez mais pelo tamanho da barriga. Longe das lavouras tradicionais e da caça, nos supermercados de Primavera do Leste ou de Barra do Garças, eles preferem empurrar os carrinhos de compras abarrotados com refrigerante, doces, açúcar, farinha, arroz e macarrão.

Nos 30 minutos, a reportagem - que tem produção e redação de Fernanda Nardelli, George Cardim e Pedro Henrique Costa -  mostra como o refrigerante, chamado de “odzeire”, ou “água doce” na língua xavante, é considerado um vício, bebido quase todos os dias. Muitas vezes o consumo começa cedo, a partir dos dois anos de idade.  O programa aponta como o cenário se repete em outras aldeias do Brasil e  discute o que pode ser feito para reverter essa tendência, com a retomada e a valorização da cultura indígena.

TÓPICOS:
Cultura  Mato Grosso  Obesidade  Rádio Senado 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11