30 anos da comunidade brasileira no Japão — Rádio Senado
Reportagem Especial

30 anos da comunidade brasileira no Japão

30 anos da comunidade brasileira no Japão 

“Sayonara Furusato” mostra as dificuldades e conquistas dos brasileiros descendentes de japoneses que atravessaram o mundo em busca de uma vida nova

Em 1908 desembarcava no Brasil o primeiro navio com japoneses que vinham recomeçar a vida em terras tupiniquins após a revolução que trocou mão de obra humana por máquinas no Japão. A maioria dos imigrantes queria ficar por aqui apenas o tempo suficiente para juntar dinheiro, e logo retornar para o país natal. Mas poucos fizeram o caminho de volta.

Na verdade, esse caminho de retorno começou a ser feito muitos anos depois. No início da década de 1990, filhos e netos desses imigrantes japoneses miraram a direção inversa e partiram para o país do sol nascente, em busca de novas oportunidades. Essa nova fase nas relações entre as duas culturas é o tema da reportagem especial “Sayonara Furusato – 30 anos da comunidade brasileira no Japão”, produzida pela Rádio Senado, e que vai ao ar de 16 a 20 de março.

As dificuldades econômicas do Brasil na última década do século 20, o confisco das poupanças no Plano Collor e o sonho de ganhar dinheiro no Japão lançaram os chamados “decasséguis” na aventura de partir para o país dos seus antepassados, que agora era moderno, economicamente forte e sinônimo de prosperidade.

Mas apesar de terem juntado dinheiro, os brasileiros que foram morar no Japão há trinta anos também enfrentaram dificuldades com a língua e com a cultura diferentes, sem contar a saudade de casa e da família que ficara no Brasil.

Muitos firmaram moradia, se fixaram em cidades japonesas e tiveram filhos. A partir dos anos 2000, medidas do governo nipônico buscaram o bem-estar da comunidade brasileira que optou por continuar a vida no arquipélago, como a garantia de direitos sociais e trabalhistas. Ao mesmo tempo em que ações do governo aqui no Brasil procuraram beneficiar quem quis voltar, como a possibilidade de contagem no tempo de aposentadoria nos dois países.

E para o futuro? O que esperam brasileiros e japoneses em relação às migrações de seus cidadãos para os próximos anos? Quais os desafios? Essa é a viagem que você vai fazer quando ouvir a reportagem especial “Sayonara Furusato”.

20/03/2020, 20h32 - ATUALIZADO EM 20/03/2020, 20h32
Duração de áudio: 27:31
Stockphotos/direitos reservados
27:3130 anos da comunidade brasileira no Japão
1ª parte
05:30
2ª parte
05:32
3ª parte
05:30
4ª parte
05:30
5ª parte
05:30
Ao vivo
00:0000:00