Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental — Rádio Senado
Reportagem Especial

Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental

Na semana que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Rádio Senado apresenta a reportagem especial “Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental”. Produzida pelos jornalistas Leila Herédia e Maurício de Santi, a série será veiculada em cinco episódios no programa Conexão Senado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio Senado FM. Os episódios também estarão disponíveis em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast.

A reportagem mostra como cresce o número de pessoas que recorrem à inteligência artificial em busca de acolhimento emocional. Especialistas alertam, porém, para os riscos desse tipo de interação, que pode oferecer respostas frias ou inadequadas e, em alguns casos, agravar situações de fragilidade psicológica.

A série também destaca usos positivos da tecnologia quando há mediação profissional, além de discutir medidas de proteção para usuários e os esforços de regulamentação em debate no Congresso Nacional. Produzida pela Rádio Senado, a reportagem especial busca ampliar o debate sobre os limites, desafios e responsabilidades no uso da inteligência artificial em temas tão sensíveis quanto a saúde mental.

05/09/2025, 18h06 - atualizado em 10/09/2025, 12h35
Duração de áudio: 37:32
Arte: Hunald Vale/Rádio Senado/Produzida com uso de IA
37:32Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental
1ª parte - Episódio 1: Chatbots como terapeutas?
07:31
2ª parte - Episódio 2: Os riscos da IA na saúde mental
07:31
3ª parte - Episódio 3: Mediação profissional e uso de deepfakes
07:29
4ª parte - Episódio 4: Como se proteger
07:31
5ª parte - Episódio 5: Regulamentação
07:31
Ao vivo
00:0000:00