O Legislativo na Voz do Brasil - 60 anos de história — Rádio Senado
Reportagem Especial

O Legislativo na Voz do Brasil - 60 anos de história

Participação do Legislativo na 'Voz do Brasil' completa 60 anos

Em 25 de abril de 1963 foi ao ar, pela primeira vez, o horário destinado às notícias do Senado Federal e da Câmara dos Deputados dentro do programa

A participação do Poder Legislativo na Voz do Brasil, que completa 60 anos, é tema de uma reportagem especial da Rádio Senado. Foi na década de 1960 que os trabalhos do Legislativo começaram a ser divulgados pelo jornal A Voz do Brasil. Anteriormente, apenas o poder Executivo tinha espaço na grade do programa. Passados 60 anos desde as primeiras notícias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a constatação é certa: o programa trouxe mais transparência ao informar as principais ações do Poder Legislativo, levando notícias de leis aprovadas e ações de representantes eleitos pela população a todos os cantos do país. A segunda meia hora do programa A Voz do Brasil é composta por jornais do Legislativo. No Senado, são 10 minutos de jornal. Na Câmara, noticiário que vem logo em seguida, são 20 minutos.

A determinação para que a Voz do Brasil contemplasse notícias da Câmara e do Senado veio com a publicação do Código Brasileiro de Telecomunicações. E assim, no dia 25 de abril de 1963, foi ao ar o primeiro programa com notícias do Poder Legislativo. O primeiro programa teve a participação do Senador Auro de Moura Andrade, então presidente do Congresso Nacional. Na ocasião, Andrade declarou que o Congresso Nacional usaria o rádio “em favor da paz, da liberdade e das verdades que compõem o sentido da vida do nosso povo”. Especialistas lembram que no início da Nova República, o primeiro governo civil - após o regime militar entre as décadas de 60 e 80 - quis reformular a Voz do Brasil, adequando-a aos pressupostos de democracia e participação.

Hoje, as equipes de jornalismo da Câmara e do Senado trabalham cotidianamente para que os jornais retratem a pluralidade de opiniões representadas no Parlamento, com foco em informação isenta. No Senado, a equipe da Voz do Brasil é composta por três servidores, que diariamente estão atentos a discursos, projetos de lei apresentados e aprovados. A ideia é sempre levar, da forma mais clara e objetiva, as informações de como propostas e decisões podem impactar a vida dos cidadãos brasileiros. 

25/04/2023, 13h15 - ATUALIZADO EM 02/05/2023, 14h15
Duração de áudio: 22:57
Ao vivo
00:0000:00