O Legislativo na Voz do Brasil - 60 anos de história — Rádio Senado
Reportagem Especial

O Legislativo na Voz do Brasil - 60 anos de história

Participação do Legislativo na 'Voz do Brasil' completa 60 anos


Em 25 de abril de 1963 foi ao ar, pela primeira vez, o horário destinado às notícias do Senado Federal e da Câmara dos Deputados dentro do programa.

A participação do Poder Legislativo na Voz do Brasil, que completa 60 anos, será tema de uma reportagem especial da Rádio Senado, que vai ao ar no dia 25 de abril, próxima terça-feira. Foi na década de 1960 que os trabalhos do Legislativo começaram a ser divulgados pelo jornal A Voz do Brasil. Anteriormente, apenas o poder Executivo tinha espaço na grade do programa.

Passados 60 anos desde as primeiras notícias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a constatação é certa: o programa trouxe mais transparência ao informar as principais ações do Poder Legislativo, levando notícias de leis aprovadas e ações de representantes eleitos pela população a todos os cantos do país. A segunda meia hora do programa A Voz do Brasil é composta por jornais do Legislativo. No Senado, são 10 minutos de jornal. Na Câmara, noticiário que vem logo em seguida, são 20 minutos. A determinação para que a Voz do Brasil contemplasse notícias da Câmara e do Senado veio com a publicação do Código Brasileiro de Telecomunicações.

E assim, no dia 25 de abril de 1963, foi ao ar o primeiro programa com notícias do Poder Legislativo. O primeiro programa teve a participação do Senador Auro de Moura Andrade, então presidente do Congresso Nacional. Na ocasião, Andrade declarou que o Congresso Nacional usaria o rádio “em favor da paz, da liberdade e das verdades que compõem o sentido da vida do nosso povo”. Especialistas lembram que no início da Nova República, o primeiro governo civil - após o regime militar entre as décadas de 60 e 80 - quis reformular a Voz do Brasil, adequando-a aos pressupostos de democracia e participação.

Hoje, as equipes de jornalismo da Câmara e do Senado trabalham cotidianamente para que os jornais retratem a pluralidade de opiniões representadas no Parlamento, com foco em informação isenta. No Senado, a equipe da Voz do Brasil é composta por três servidores, que diariamente estão atentos a discursos, projetos de lei apresentados e aprovados. A ideia é sempre levar, da forma mais clara e objetiva, as informações de como propostas e decisões podem impactar a vida dos cidadãos brasileiros. 

25/04/2023, 13h16 - ATUALIZADO EM 02/05/2023, 14h17
Duração de áudio: 23:28
Agência Brasil
23:28O Legislativo na Voz do Brasil - 60 anos de história
1ª parte
10:59
2ª parte
12:29
Ao vivo
00:0000:00