Contra o racismo: 20 anos da lei que obriga o ensino da cultura e história afro nas escolas — Rádio Senado
Reportagem Especial

Contra o racismo: 20 anos da lei que obriga o ensino da cultura e história afro nas escolas

Rádio Senado apresenta série sobre educação e legislação contra o racismo 

A lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino de cultura e história africana e afrobrasileira nas escolas públicas e privadas de todo o país

A legislação considerada na época uma grande conquista, a lei nº 10.639 completou 20 anos de vigência em 9 de janeiro. O objetivo da lei é incluir nos currículos escolares, especialmente nas áreas de educação artística, história e literatura, temas que tratam da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional.

Nesta reportagem especial da Rádio Senado sobre o tema, o ouvinte vai saber em qual contexto a lei foi aprovada, quais as dificuldades que, num primeiro momento, tiveram de ser superadas para tornar a lei efetiva, e o que está realmente acontecendo nas salas de aula. Será que os professores estão sendo qualificados para apresentar esse conteúdo aos alunos? Será que o material didático produzido já está adaptado à nova lei? Mais do que isso, será que o que está sendo ensinado em sala de aula é fruto de pesquisa feita por africanos e afrobrasileiros, ou ainda é a visão de mundo que os europeus produziram ao longo dos anos a respeito dos africanos e das populações que deixaram o continente no decorrer dos séculos? Todos esses assuntos e questionamentos foram tratados por professores, parlamentares e estudantes nessa reportagem especial.

20/01/2023, 16h55 - ATUALIZADO EM 23/01/2023, 14h54
Duração de áudio: 18:34
iphan.gov.br
18:34Contra o racismo: 20 anos da lei que obriga o ensino da cultura e história afro nas escolas
1ª parte
08:12
2ª parte
10:22
Ao vivo
00:0000:00