Dulcina de Moraes: Teatro, Educação e Herança Cultural — Rádio Senado
Reportagem Especial

Dulcina de Moraes: Teatro, Educação e Herança Cultural

Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre Dulcina de Moraes, ícone do teatro brasileiro

 

“Dulcina de Moraes: Teatro, Educação e Herança Cultural” apresenta a trajetória dessa grande estrela da nossa dramaturgia, o seu empenho pela formação de artistas e pela profissionalização do setor no país. A reportagem também reflete sobre a situação precária em que se encontra seu maior legado material: o Complexo Dulcina, situado no coração de Brasília

 

Atriz, diretora, produtora e empreendedora cultural. Dulcina era tudo isso e muito mais. Nascida em Valença (RJ), em 1908, ela conquistou a glória nos palcos, e deixou uma obra inesquecível nas artes cênicas. Também contribuiu para a modernização do teatro brasileiro, lutou pela regulamentação da profissão de artista, e formou inúmeros atores e atrizes por meio de sua Fundação Brasileira de Teatro, que ela inaugurou no Rio de Janeiro em 1955.

Em 1972, transferiu a Fundação para Brasília, onde construiu, com recursos próprios, o Teatro e a Faculdade de Artes que levam seu nome. Falecida em 1996, aos 88 anos, seu trabalho continua a influenciar diferentes gerações de artistas. Mas o complexo cultural e educativo que ela empreendeu na capital do país, encontra-se em situação de penúria.

Na Reportagem Especial “Dulcina de Moraes: Teatro, Educação e Herança Cultural”, o jornalista Celso Cavalcanti conversa com artistas, produtores, gestores culturais, professores, ex-alunos e dirigentes da Fundação Brasileira de Teatro, que relatam suas experiências com a atriz, relembram fatos marcantes de sua trajetória dentro de fora dos palcos, e refletem sobre o desafio de manter vivo, em funcionamento, o Complexo Cultural Dulcina de Moraes em Brasília.

08/03/2022, 15h07 - ATUALIZADO EM 08/03/2022, 15h07
Duração de áudio: 17:47
Ao vivo
00:0000:00