Vozes da Esperança: negros no Poder Judiciário
Embora o Brasil seja um país de população majoritariamente negra, o meio judiciário não reflete com exatidão essa mesma proporção. A partir dessa constatação os jornalistas da Rádio Senado Maurício de Santi e Rodrigo Resende resgataram a história de negros que marcaram o nome na história da Justiça Brasileira e buscam discutir como é o panorama atual das relações atuais entre os profissionais do Direito.
Estas são algumas discussões da reportagem especial “Vozes da Esperança ”. Você vai conhecer, por exemplo, a história de Esperança Garcia, uma negra escravizada no século XVIII e que hoje é considerada uma das primeiras advogadas do Brasil. Saberá mais também sobre a história de Luiz Gama, negro, que foi vendido como escravo aos 10 anos pelo próprio pai, mas foi um dos maiores advogados abolicionistas do país.
Oura história contada na reportagem é a de Joaquim Barbosa, um dos poucos negros que chegou a ocupar uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal. Os jornalistas também estiveram presentes em um evento que discutiu a presença de negros entre os magistrados brasileiros e também na Universidade de Brasília, para conversar com estudantes negros de direito sobre o futuro.
* Esta reportagem conquistou o 1º. lugar no 36º Prêmio Direitos Humanos de jornalismo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos OAB – RS