80 anos do início da Segunda Guerra Mundial
Rádio Senado lembra os 80 anos do início da Segunda Guerra Mundial
Quando terminou a Primeira Guerra Mundial, em 1918, muita gente pensou que uma tragédia dessas dimensões nunca iria se repetir. Mas diversas circunstâncias históricas provocaram um conflito ainda maior e com um número de vítimas bem superior apenas duas décadas depois. A reportagem especial “80 anos do início da Segunda Guerra Mundial”, produzida pelo jornalista Ivan Godoy, fala sobre a Europa dos anos trinta do século passado, os antecedentes do conflito e como a Alemanha atacou a Polônia em 1º de setembro de 1939. Mostra como a guerra se alastrou rapidamente e passou a afetar, de uma maneira ou de outra, todos os continentes.
Além de relatar as vitórias iniciais de Adolf Hitler e a resistência britânica aos avanços nazistas, conta que a vitória soviética em Stalingrado e a entrada dos Estados Unidos na guerra foram o ponto de virada no conflito e provocaram a derrota da Alemanha e seus aliados, Itália e Japão. O programa também aborda a participação brasileira na campanha da Itália e o drama do Holocausto, que provocou a morte de seis milhões de judeus.
Por último, explica como, depois da guerra, a Europa conseguiu superar suas divisões, recuperou-se economicamente e se converteu num continente de paz, graças ao processo de integração que culminou no surgimento da União Europeia, na década de 1990. A reportagem inclui músicas da época e as vozes dos principais protagonistas do conflito.