A primeira senadora — Rádio Senado
Reportagem Especial

A primeira senadora

Mandato da primeira senadora foi marcado por preconceito

Rádio Senado apresenta série de reportagens sobre Eunice Michiles, que tomou posse há 40 anos e enfrentou dificuldades para dar mais direitos às mulheres

Faz 40 anos que o Senado deixou de ser uma instituição só de homens. A primeira senadora foi Eunice Michiles, que tomou posse em 1979 e acabou com um século e meio de hegemonia masculina na Casa. A série “A Primeira Senadora” recorre a documentos históricos guardados no Arquivo do Senado para contar a trajetória política e as dificuldades enfrentadas na tentativa de garantir mais direitos às mulheres.

Entre os vários projetos apresentados por ela, um retirava do Código Civil o ultrapassado artigo que permitia ao homem anular o casamento caso descobrisse que a mulher não havia se casado virgem. Os senadores não deixaram a proposta de Eunice passar. Nos oito anos de mandato, aliás, ela não viu nenhum de seus projetos ser aprovado pelos colegas.

A discriminação começou logo no dia da posse. A reportagem mostra que os senadores deram boas-vindas à colega novata com bombons, flores e até poemas. “Não deixou de ser uma discriminação, pois nunca receberiam um homem da mesma forma”, avalia Eunice, hoje. “Os senadores me receberam como uma dama, não como alguém que chegava para trabalhar com eles de igual para igual”.

14/08/2019, 10h15 - ATUALIZADO EM 14/08/2019, 10h28
Duração de áudio: 26:32
Arquivo S
Eunice Michilles, há 40 anos tomou posse como senadora. A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado depois da Princesa Isabel.

Eunice Mafalda Berger Michiles (São Paulo, 10 de julho de 1929) é uma professora e política brasileira que representou o Amazonas no Congresso Nacional.
arquivo pessoal
26:32A primeira senadora
O fim da hegemonia masculina
05:25
Senadores reagem à chegada da primeira mulher
05:12
Principais bandeiras de Eunice Michiles
05:21
Entre vitórias e derrotas
05:00
A repercussão na imprensa
05:34
Ao vivo
00:0000:00