A Quintessência de Quintana em Quintos
Rádio Senado apresenta reportagem especial: “A Quintessência de Quintana em Quintos” sobre o poeta gaúcho Mário Quintana
Poeta gaúcho morreu há 25 anos e é influência para escritores há várias gerações
O poeta Mário Quintana nasceu no dia 30 de julho de 1906 em Alegrete (RS). Ao longo dos seus 87 anos de vida, se dedicou aos trabalhos na imprensa, como tradutor e escritor. Não se casou, nem teve filhos. Morreu há 25 anos, em 5 de maio de 1994.
Críticos literários jamais conseguiram classificar Quintana nas escolas literárias vigentes. Seus mais de 20 livros publicados, sem contar as antologias, versam em sonetos metrificados, poemas sobre o cotidiano e poesias infantis, com extensa variedade temática. Sua obra é referência para escritores há várias décadas e ganha novos fãs a todo momento.
Uma das grandes mágoas de Mário Quintana foi não ter sido aceito na Academia Brasileira de Letras. Este sentimento também foi compartilhado com os leitores ao ser transformado em poesia. Porém, o escritor recebeu diversos prêmios ao longo da carreira. Também teve a honra de ver tombado como Patrimônio Histórico o hotel Majestic, onde morou por vários anos no centro de Porto Alegre (RS). O local abriga hoje a Casa de Cultura Mário Quintana, em homenagem à vida e obra do poeta.