Reportagem Especial

O amor é a resposta - um alerta contra a transfobia

Rádio Senado apresenta reportagem sobre transfobia

Na semana que marca o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, emissora apresenta especial “O amor é a resposta”

De acordo com a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, 54 pessoas transexuais foram assassinadas neste ano até o início de maio. Mais do que estatísticas, essas pessoas tinham irmãos, mães, pais e filhos. Na semana do Dia Internacional de Enfrentamento à Homofobia e Transfobia, a Rádio Senado apresenta a Reportagem Especial “O amor é a resposta”. Nos 30 minutos do programa, o ouvinte poderá conhecer a história de duas mães, Patrícia e Francisca, que tiveram suas filhas trans, Gabriele e Dandara, assassinadas recentemente.

Vai conferir, também, a opinião de transexuais, psicanalistas e senadores sobre a situação atual da transfobia no país. A reportagem também aborda as lutas destas pessoas por direitos, como, por exemplo, a adoção do nome social nos documentos de identidade, medida adotada em 2011 pelo governo de Minas Gerais, comandado à época pelo senador Antônio Anastasia, do PSDB. “Nós estamos diante da realidade dos nossos dias do século XXI. Então, temos que perceber de fato que a sociedade avança e que as pessoas são livres”, destaca Anastasia.

A primeira beneficiada pela decisão do governo mineiro foi a professora Saionara Nogueira. Para ela, muitos outros direitos ainda precisam alcançar as pessoas trans. Isso para mudar números como, por exemplo, o de expectativa de vida, de apenas 35 anos entre as pessoas transexuais, menos da metade da média nacional, de 75,5 anos. “Uma coisa terrível. É uma brutalidade que não justifica”, afirma a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, sobre os frequentes casos de transfobia e assassinatos.

A Reportagem Especial “O amor é a resposta: Um alerta contra a transfobia” foi produzida pelos jornalistas Larissa Bortoni, Maurício de Santi e Rodrigo Resende.

*Esta reportagem foi finalista no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2017.

19/05/2017, 11h19 - ATUALIZADO EM 02/10/2019, 19h04
Duração de áudio: 29:00
Foto: Hunald Vale
29:00O amor é a resposta - um alerta contra a transfobia
1ª parte
14:41
2ª parte
14:19
Ao vivo
00:0000:00