Rádio Vitrola traz história da composição de Capim Guiné, música de Raul Seixas — Rádio Senado
Rádio Vitrola

Rádio Vitrola traz história da composição de Capim Guiné, música de Raul Seixas

O Rádio Vitrola desta semana conta a curiosa história da composição de Capim Guiné, música de Raul Seixas. O programa traz Agepê interpretando um sucesso de Roberto Carlos. Outros destaques são Renato Braz, Astrud Gilberto, Cazuza e Cidade Negra.

05/08/2024, 10h44 - ATUALIZADO EM 05/08/2024, 10h44
Duração de áudio: 54:05
Brazilian National Archives, Public domain, via Wikimedia Commons
54:05Rádio Vitrola traz história da composição de Capim Guiné, música de Raul Seixas
1ª parte - Agepê, Raul Seixas e Dalto
16:36

Transcrição CHEGOU A HORA DE ATRAVESSAR O TÚNEL DO TEMPO PARA OUVIR OS SUCESSOS ETERNOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. ESTÁ COMEÇANDO O RÁDIO VITROLA. AGEPÊ TRANSFORMOU A ROMÂNTICA "CAMA E MESA", DE ROBERTO E ERASMO, EM UM SAMBA. A MÚSICA É DE 1981. Música: Cama e Mesa - Agepê Música: Capim Guiné - Raul Seixas WILSON ARAGÃO, PARCEIRO DE RAUL (1979), CONTA UM DETALHE DA COMPOSIÇÃO DA LETRA. O VERSO ORIGINAL ERA"COMPREI UM SITIO, PLANTEI JABUTICABA, DOIS PÉS DE GUABIRABA". RAUL QUERIA ACRESCENTAR PIRITIBA, CIDADE DO WILSON. ELE FEZ O VERSO "PLANTEI UM SÍTIO NO SERTÃO DE PIRITIBA, DOIS PÉS DE GUATAÍBA". O DETALHE É QUE, PARA CRIAR A RIMA, ELE INVENTOU O NOME DE UMA PLANTA QUE NÃO EXISTE: GUATAÍBA. FLASH BACK É UMA PARCERIA DE DALTO, CLÁUDIO RABELLO E RALPH GUEDES, LANÇADA EM 1974, BEM ANTES DO SUCESSO ESTRONDOSO QUE DALTO FEZ NOS ANOS 80, A PARTIR DA MÚSICA MUITO ESTRANHO, DE 82. Música: Flash Back - Dalto Música: Quero ficar com você - Renato Braz NASCIDO EM SÃO PAULO, RENATO BRAZ CRESCEU COM A MÚSICA. AOS 15 ANOS COMEÇOU A SE FAMILIARIZAR COM A PERCUSSÃO E LOGO ASSUMIU O POSTO TOCANDO NAS NOITES. EM SUA CARREIRA DE SUCESSO, LANÇOU, ENTRE OUTROS, O DISCO OUTRO QUILOMBO, COM INTERPRETAÇÕES DE MÚSICAS DE CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL. A OBRA FOI GANHADORA DO PRÊMIO VISA "EDIÇÃO VOCAL DE 2002" E ELOGIADA PELA CRÍTICA DO PAÍS INTEIRO. EM 2003 FOI MAIS UMA VEZ PREMIADO COM O SEU DISCO QUIXOTE, NA CATEGORIA "MELHOR CANTOR" NO PRÊMIO VISA DE MPB.

2ª parte
16:21

Transcrição AMORA FOI O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE PESO FEITO POR RENATO TEIXEIRA APÓS A EXPLOSÃO NACIONAL DE ROMARIA (1977), OBRA-PRIMA DO CANCIONEIRO DO COMPOSITOR, FINO ESTILISTA DA CANÇÃO FOLK BRASILEIRA DE ACENTO INTERIORANO. MÚSICA QUE TÍTULO AO QUINTO ÁLBUM DE TEIXEIRA, LANÇADO EM 1979, ANO DA EXIBIÇÃO DA VERSÃO ORIGINAL DE CABOCLA, TRAMA RURALISTA CRIADA POR BENEDITO RUY BARBOSA COM BASE EM ROMANCE DO ESCRITOR PAULISTA RIBEIRO COUTO (1898 – 1963), AMORA CURIOSAMENTE FIGURA TANTO NA TRILHA SONORA DA PRODUÇÃO DE 1979 QUANTO NA SELEÇÃO MUSICAL DO REMAKE DE 2004 Música: Amora - Renato Teixeira Música: Fernando - Perla LANÇAMENTO DE 1976. GRAVOU VÁRIAS VERSÕES DE MÚSICAS DO CONJUNTO SUECO ABBA. NESSA FASE, O SEU MAIOR SUCESSO FOI A VERSÃO QUE ELA FEZ PARA "FERNANDO", INCLUÍDA NO LP "PALAVRAS DE AMOR". CASADA COM JOÃO GILBERTO, ENTRE 1959 E 1964, FOI O SEU GRANDE INCENTIVADOR A VENCER SEU MEDO DE PALCO[1] E EM 1963, MESMO AINDA SENDO UMA CANTORA AMADORA NA ÉPOCA, E PELO SEU INGLÊS EXCELENTE (SEU PAI ERA PROFESSOR DE LÍNGUAS),[2] FOI A PRIMEIRA QUE GRAVOU A VERSÃO EM INGLÊS DE GAROTA DE IPANEMA,[3] A SEGUNDA MÚSICA MAIS GRAVADA DE TODOS OS TEMPOS. "UM DOS ENGENHEIROS QUE AJUDARAM NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, KLÉBER FARIAS PINTO, RELATOU QUE EM 1959, ÉPOCA DA CONSTRUÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL, JUSCELINO KUBITSCHEK, O PRESIDENTE DO PAÍS, CONVIDOU TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES PARA PASSAR UMA TEMPORADA NO CATETINHO (PALÁCIO PROVISÓRIO, FEITO DE MADEIRA) PARA COMPOR UMA SINFONIA QUE DEVERIA SER EXECUTADA NO DIA DA INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA.[3] UMA CERTA NOITE VINICIUS E TOM CAMINHAVAM PERTO DO PALÁCIO DE MADEIRA QUANDO OUVIRAM O BARULHO DE ÁGUA ATRÁS DO CATETINHO E PERGUNTARAM AO VIGIA "MAS QUE BARULHO DE ÁGUA É ESSE AQUI?". "VOCÊ NÃO SABE NÃO? É AQUI QUE TEM ÁGUA DE BEBER, CAMARÁ", RESPONDEU O GUARDA. ASSIM CONHECERAM A FONTE DE ÁGUA E DA INSPIRAÇÃO PARA A PRIMEIRA MÚSICA COMPOSTA EM BRASÍLIA." Música: Água de beber - Astrud Gilberto Música: Por que já não me mata de uma vez - Reginaldo Rossi MÚSICA DA FASE JOVEM GUARDA DE REGINALDO ROSSI, AINDA NOS ANOS 60.

3ª parte
21:08

Transcrição CANÇÃO DE FERNANDO BRANT E TONINHO HORTA, DOIS MINEIROS DO CLUBE DA ESQUINA. Música: Diana - Boca Livre Música: Solidão que nada - Cazuza “SOLIDÃO, QUE NADA”, UMA MÚSICA DE GEORGE ISRAEL QUE RECEBEU LETRA DE CAZUZA E NILO ROMÉRO, O “INSPIRADOR” DA CANÇÃO. O BAIXISTA NILO ROMERO CONTOU A HISTÓRIA DA MÚSICA, NO LIVRO CAZUZA – PRECISO DIZER QUE TE AMO: TODAS AS LETRAS DO POETA (GLOBO, 2001), QUE SURGIU DEPOIS DE UM BEIJO DE DESPEDIDA NUM AEROPORTO… “O MEU NOME NO ALTO-FALANTE DO AEROPORTO INTERROMPEU O BEIJO. SENHOR NILO ROMERO, VOO 427 PARA O RIO DE JANEIRO, EMBARQUE IMEDIATO! TCHAU, A GENTE SE VÊ. AH! E O TELEFONE? TEM UM PAPEL? TENHO. CADÊ A CANETA? ENTÃO TÁ. SAIO CORRENDO, SUBO AS ESCADAS E, FINALMENTE, ENTRO NO AVIÃO. ME DEPARO ENTÃO COM TODOS OS PASSAGEIROS OLHANDO PARA MIM COM AQUELA CARA DE REPROVAÇÃO. CAÍ NA REAL. SENTADO NUM DAS POLTRONAS DE CORREDOR, OBSERVANDO TUDO, ESTAVA CAZUZA, UMA DAS ÚNICAS PESSOAS DE BOM HUMOR NAQUELE AVIÃO." A MÚSICA FAZ REFERÊNCIA A UM ENCONTRO NUMA VIAGEM, UMA HISTÓRIA QUE TERMINA NO AEROPORTO.  "ONDE VOCÊ MORA" É COMPOSIÇÃO DE NANDO REIS, EM PARCEIRA COM MARISA MONTE. ELE CONTA QUE LIMIMHA, QUE ESTAVA PRODUZINDO O CIDADE NEGRA, LIGOU PRA ELE PEDINDO UMA CANÇÃO. ELE TINHA PARTE DOS VERSOS ESCRITA NUM CADERNO EM QUE DEIXAVA REGISTRADAS AS IDEIAS DE CANÇÕES. ELE CONTOU PRA MARISA QUE ESTAVA FAZENDO UMA MÚSICA PARA O CIDADE NEGRA, MAS NÃO CONSEGUIA FINALIZAR. ELE MOSTROU OUTRA CANÇÃO PARA A MARISA. ELA TEVE A IDEIA DE JUNTAR OS DOIS PEDAÇOS INCOMPLETOS DE LETRAS EM UMA MESMA CANÇÃO. FOI O QUE ACONTECEU. AS DUAS PARTES DA CANÇÃO PERTENCIAM A MUSICAS DIFERENTES. Música: Onde você mora - Cidade Negra Música: Como eu quero - Kid Abelha ESCRITA PELOS MEMBROS DA BANDA LEONI E PAULA TOLLER, A LETRA DE "COMO EU QUERO" APRESENTA UMA PERSONAGEM FEMININA MANIPULADORA QUE ESTÁ COMUNICANDO A SEU NAMORADO QUE SÓ CONTINUARÁ COM ELE SE ELE FOR CAPAZ DE ACEITAR AS MUDANÇAS QUE ELA LHE PROPÕE. DE ACORDO COM CAETANO VELOSO, A LETRA DE SUA COMPOSIÇÃO "NÃO ENCHE", PRESENTE NO ÁLBUM LIVRO DE 1998, FOI ESCRITA COMO UMA RESPOSTA À PERSONAGEM MANIQUEÍSTA DE "COMO EU QUERO". RÁDIO VITROLA É UMA PRODUÇÃO DA ´RADIO SENADO. OS TRABALHO TECNICOS SÃO DE ANDRÉ MENEZES. VOCÊ OUVE NOSSO PROGRAMA NA INTERNET, NO ENDEREÇO SENADO.LEG.BR

Seleção Musical:

1. Cama e Mesa - Agepê

2. Capim Guiné - Raul Seixas

3. Flash Back - Dalto

4. Quero ficar com você - Renato Braz

5. Amora - Renato Teixeira

6. Fernando - Perla

7. Água de beber - Astrud Gilberto

8. Por que já não me mata de uma vez - Reginaldo Rossi

9. Diana - Boca Livre

10. Solidão que nada - Cazuza

11. Onde você mora - Cidade Negra

12. Como eu quero - Kid Abelha

Transcrição
1ª parte - Agepê, Raul Seixas e Dalto
CHEGOU A HORA DE ATRAVESSAR O TÚNEL DO TEMPO PARA OUVIR OS SUCESSOS ETERNOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. ESTÁ COMEÇANDO O RÁDIO VITROLA. AGEPÊ TRANSFORMOU A ROMÂNTICA "CAMA E MESA", DE ROBERTO E ERASMO, EM UM SAMBA. A MÚSICA É DE 1981. Música: Cama e Mesa - Agepê Música: Capim Guiné - Raul Seixas WILSON ARAGÃO, PARCEIRO DE RAUL (1979), CONTA UM DETALHE DA COMPOSIÇÃO DA LETRA. O VERSO ORIGINAL ERA"COMPREI UM SITIO, PLANTEI JABUTICABA, DOIS PÉS DE GUABIRABA". RAUL QUERIA ACRESCENTAR PIRITIBA, CIDADE DO WILSON. ELE FEZ O VERSO "PLANTEI UM SÍTIO NO SERTÃO DE PIRITIBA, DOIS PÉS DE GUATAÍBA". O DETALHE É QUE, PARA CRIAR A RIMA, ELE INVENTOU O NOME DE UMA PLANTA QUE NÃO EXISTE: GUATAÍBA. FLASH BACK É UMA PARCERIA DE DALTO, CLÁUDIO RABELLO E RALPH GUEDES, LANÇADA EM 1974, BEM ANTES DO SUCESSO ESTRONDOSO QUE DALTO FEZ NOS ANOS 80, A PARTIR DA MÚSICA MUITO ESTRANHO, DE 82. Música: Flash Back - Dalto Música: Quero ficar com você - Renato Braz NASCIDO EM SÃO PAULO, RENATO BRAZ CRESCEU COM A MÚSICA. AOS 15 ANOS COMEÇOU A SE FAMILIARIZAR COM A PERCUSSÃO E LOGO ASSUMIU O POSTO TOCANDO NAS NOITES. EM SUA CARREIRA DE SUCESSO, LANÇOU, ENTRE OUTROS, O DISCO OUTRO QUILOMBO, COM INTERPRETAÇÕES DE MÚSICAS DE CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL. A OBRA FOI GANHADORA DO PRÊMIO VISA "EDIÇÃO VOCAL DE 2002" E ELOGIADA PELA CRÍTICA DO PAÍS INTEIRO. EM 2003 FOI MAIS UMA VEZ PREMIADO COM O SEU DISCO QUIXOTE, NA CATEGORIA "MELHOR CANTOR" NO PRÊMIO VISA DE MPB.

2ª parte
AMORA FOI O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE PESO FEITO POR RENATO TEIXEIRA APÓS A EXPLOSÃO NACIONAL DE ROMARIA (1977), OBRA-PRIMA DO CANCIONEIRO DO COMPOSITOR, FINO ESTILISTA DA CANÇÃO FOLK BRASILEIRA DE ACENTO INTERIORANO. MÚSICA QUE TÍTULO AO QUINTO ÁLBUM DE TEIXEIRA, LANÇADO EM 1979, ANO DA EXIBIÇÃO DA VERSÃO ORIGINAL DE CABOCLA, TRAMA RURALISTA CRIADA POR BENEDITO RUY BARBOSA COM BASE EM ROMANCE DO ESCRITOR PAULISTA RIBEIRO COUTO (1898 – 1963), AMORA CURIOSAMENTE FIGURA TANTO NA TRILHA SONORA DA PRODUÇÃO DE 1979 QUANTO NA SELEÇÃO MUSICAL DO REMAKE DE 2004 Música: Amora - Renato Teixeira Música: Fernando - Perla LANÇAMENTO DE 1976. GRAVOU VÁRIAS VERSÕES DE MÚSICAS DO CONJUNTO SUECO ABBA. NESSA FASE, O SEU MAIOR SUCESSO FOI A VERSÃO QUE ELA FEZ PARA "FERNANDO", INCLUÍDA NO LP "PALAVRAS DE AMOR". CASADA COM JOÃO GILBERTO, ENTRE 1959 E 1964, FOI O SEU GRANDE INCENTIVADOR A VENCER SEU MEDO DE PALCO[1] E EM 1963, MESMO AINDA SENDO UMA CANTORA AMADORA NA ÉPOCA, E PELO SEU INGLÊS EXCELENTE (SEU PAI ERA PROFESSOR DE LÍNGUAS),[2] FOI A PRIMEIRA QUE GRAVOU A VERSÃO EM INGLÊS DE GAROTA DE IPANEMA,[3] A SEGUNDA MÚSICA MAIS GRAVADA DE TODOS OS TEMPOS. "UM DOS ENGENHEIROS QUE AJUDARAM NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, KLÉBER FARIAS PINTO, RELATOU QUE EM 1959, ÉPOCA DA CONSTRUÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL, JUSCELINO KUBITSCHEK, O PRESIDENTE DO PAÍS, CONVIDOU TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES PARA PASSAR UMA TEMPORADA NO CATETINHO (PALÁCIO PROVISÓRIO, FEITO DE MADEIRA) PARA COMPOR UMA SINFONIA QUE DEVERIA SER EXECUTADA NO DIA DA INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA.[3] UMA CERTA NOITE VINICIUS E TOM CAMINHAVAM PERTO DO PALÁCIO DE MADEIRA QUANDO OUVIRAM O BARULHO DE ÁGUA ATRÁS DO CATETINHO E PERGUNTARAM AO VIGIA "MAS QUE BARULHO DE ÁGUA É ESSE AQUI?". "VOCÊ NÃO SABE NÃO? É AQUI QUE TEM ÁGUA DE BEBER, CAMARÁ", RESPONDEU O GUARDA. ASSIM CONHECERAM A FONTE DE ÁGUA E DA INSPIRAÇÃO PARA A PRIMEIRA MÚSICA COMPOSTA EM BRASÍLIA." Música: Água de beber - Astrud Gilberto Música: Por que já não me mata de uma vez - Reginaldo Rossi MÚSICA DA FASE JOVEM GUARDA DE REGINALDO ROSSI, AINDA NOS ANOS 60.

3ª parte
CANÇÃO DE FERNANDO BRANT E TONINHO HORTA, DOIS MINEIROS DO CLUBE DA ESQUINA. Música: Diana - Boca Livre Música: Solidão que nada - Cazuza “SOLIDÃO, QUE NADA”, UMA MÚSICA DE GEORGE ISRAEL QUE RECEBEU LETRA DE CAZUZA E NILO ROMÉRO, O “INSPIRADOR” DA CANÇÃO. O BAIXISTA NILO ROMERO CONTOU A HISTÓRIA DA MÚSICA, NO LIVRO CAZUZA – PRECISO DIZER QUE TE AMO: TODAS AS LETRAS DO POETA (GLOBO, 2001), QUE SURGIU DEPOIS DE UM BEIJO DE DESPEDIDA NUM AEROPORTO… “O MEU NOME NO ALTO-FALANTE DO AEROPORTO INTERROMPEU O BEIJO. SENHOR NILO ROMERO, VOO 427 PARA O RIO DE JANEIRO, EMBARQUE IMEDIATO! TCHAU, A GENTE SE VÊ. AH! E O TELEFONE? TEM UM PAPEL? TENHO. CADÊ A CANETA? ENTÃO TÁ. SAIO CORRENDO, SUBO AS ESCADAS E, FINALMENTE, ENTRO NO AVIÃO. ME DEPARO ENTÃO COM TODOS OS PASSAGEIROS OLHANDO PARA MIM COM AQUELA CARA DE REPROVAÇÃO. CAÍ NA REAL. SENTADO NUM DAS POLTRONAS DE CORREDOR, OBSERVANDO TUDO, ESTAVA CAZUZA, UMA DAS ÚNICAS PESSOAS DE BOM HUMOR NAQUELE AVIÃO." A MÚSICA FAZ REFERÊNCIA A UM ENCONTRO NUMA VIAGEM, UMA HISTÓRIA QUE TERMINA NO AEROPORTO.  "ONDE VOCÊ MORA" É COMPOSIÇÃO DE NANDO REIS, EM PARCEIRA COM MARISA MONTE. ELE CONTA QUE LIMIMHA, QUE ESTAVA PRODUZINDO O CIDADE NEGRA, LIGOU PRA ELE PEDINDO UMA CANÇÃO. ELE TINHA PARTE DOS VERSOS ESCRITA NUM CADERNO EM QUE DEIXAVA REGISTRADAS AS IDEIAS DE CANÇÕES. ELE CONTOU PRA MARISA QUE ESTAVA FAZENDO UMA MÚSICA PARA O CIDADE NEGRA, MAS NÃO CONSEGUIA FINALIZAR. ELE MOSTROU OUTRA CANÇÃO PARA A MARISA. ELA TEVE A IDEIA DE JUNTAR OS DOIS PEDAÇOS INCOMPLETOS DE LETRAS EM UMA MESMA CANÇÃO. FOI O QUE ACONTECEU. AS DUAS PARTES DA CANÇÃO PERTENCIAM A MUSICAS DIFERENTES. Música: Onde você mora - Cidade Negra Música: Como eu quero - Kid Abelha ESCRITA PELOS MEMBROS DA BANDA LEONI E PAULA TOLLER, A LETRA DE "COMO EU QUERO" APRESENTA UMA PERSONAGEM FEMININA MANIPULADORA QUE ESTÁ COMUNICANDO A SEU NAMORADO QUE SÓ CONTINUARÁ COM ELE SE ELE FOR CAPAZ DE ACEITAR AS MUDANÇAS QUE ELA LHE PROPÕE. DE ACORDO COM CAETANO VELOSO, A LETRA DE SUA COMPOSIÇÃO "NÃO ENCHE", PRESENTE NO ÁLBUM LIVRO DE 1998, FOI ESCRITA COMO UMA RESPOSTA À PERSONAGEM MANIQUEÍSTA DE "COMO EU QUERO". RÁDIO VITROLA É UMA PRODUÇÃO DA ´RADIO SENADO. OS TRABALHO TECNICOS SÃO DE ANDRÉ MENEZES. VOCÊ OUVE NOSSO PROGRAMA NA INTERNET, NO ENDEREÇO SENADO.LEG.BR

Ao vivo
00:0000:00