Comissão aprova criação de três centros de pesquisas ligados ao MCT — Rádio Senado

Comissão aprova criação de três centros de pesquisas ligados ao MCT

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU A CRIAÇÃO DE TRÊS CENTROS DE PESQUISAS LIGADOS AO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.  

LOC: OS SENADORES TAMBÉM DECIDIRAM FAZER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A NAVEGAÇÃO NOS RIOS DA AMAZÔNIA. REPÓRTER JEFFERSON DALMORO. 

(Repórter) A proposta aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle cria o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, que visa promover o desenvolvimento econômico e social da região. Também foram aprovados o Instituto de Pesquisa do Pantanal, que vai atuar no desenvolvimento científico e em pesquisas, e o Instituto Nacional de Águas, voltado à geração de conhecimento e de novas tecnologias para o uso racional dos recursos hídricos. O texto prevê também a criação de 83 cargos de confiança que serão distribuídos entre estes três novos institutos, o Instituto Nacional do Semiárido, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, relatora da matéria, destacou a transferência do Museu de Biologia Mello Leitão para o Ministério de Ciência e Tecnologia. O museu, criado em 1949, estava ligado ao Ministério da Cultura. 

(Ana Rita) E o museu hoje está funcionando em precárias condições. E a sua transferência para o Ministério de Ciência e Tecnologia vai significar um avanço imenso para pesquisa, principalmente no que se refere à toda diversidade da Mata Atlântica e sendo transferido para o Ministério da Ciência e Tecnologia com certeza nós teremos o apoio financeiro, o apoio técnico para que haja um avanço nessa área. 

(Repórter) Os senadores ainda aprovaram requerimento para uma audiência pública sobre a navegação nos rios da Amazônia. Ainda não há data definida para o encontro.
27/11/2013, 05h35 - ATUALIZADO EM 27/11/2013, 05h35
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00