Cartilha da Vereadora
O ILB/Interlegis criou e lançou em nove de abril a Cartilha da Vereadora, com orientações para o mandato das mulheres. Ela traz dicas para a criação de órgãos numa câmara municipal voltados à defesa dos direitos da mulher e ao combate à violência de gênero.
Sobre o assunto, o Pautas Femininas conversou com Stella Vaz, Coordenadora do Comitê de Gênero e Raça do Senado Federal.
A cartilha está disponível no formato digital no site do Interlegis, no link: https://www12.senado.leg.br/interlegis/cartilha-digital.pdf. Também pode ser localizada na internet por “Cartilha da Vereadora”.
Transcrição
ROTEIRO PAUTAS FEMININAS – 242
25/04/2024
TÍTULO: CARTILHA DA VEREADORA
TEMPO: 10"24'
TEC- VINHETA ABERTURA
TEC – BG
LOC: EU SOU RITTA ZUMBA E COMEÇA AGORA O PAUTAS FEMININAS.
O ILB/INTERLEGIS LANÇOU EM NOVE DE ABRIL A CARTILHA DA VEREADORA, QUE VISA TRAZER ORIENTAÇÕES PARA O MANDATO DAS MULHERES.
OS PRIMEIROS TRÊS MIL EXEMPLARES IMPRESSOS SE ESGOTARAM ENTRE SENADORAS E SENADORES, ENTIDADES DO MOVIMENTO SOCIAL E SECRETARIAS DE MULHERES DE PARTIDOS COM REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL.
A CARTILHA DA VEREADORA FOI CRIADA PELO INTERLEGIS, PROGRAMA DO SENADO VOLTADO À MODERNIZAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E À INTEGRAÇÃO DAS CASAS LEGISLATIVAS. ELA TRAZ DICAS PARA A CRIAÇÃO DE ÓRGÃOS NUMA CÂMARA MUNICIPAL VOLTADOS À DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER E AO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO. PROCURADORIA DA MULHER, OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA E COMITÊ DE EQUIDADE DE GÊNERO SÃO INSTÂNCIAS QUE PODEM SER CRIADAS A PARTIR DE PROJETOS DE RESOLUÇÃO E DE ARTICULAÇÃO COM OUTROS ÓRGÃOS DA SOCIEDADE. E O PASSO A PASSO PARA ALCANÇAR ESSES AVANÇOS ESTÃO DETALHADOS NA CARTILHA.
ALÉM DA LUTA PELOS DIREITOS DA MULHER NA SOCIEDADE, O MATERIAL FOI PENSADO PARA LEVAR ÀS ATUAIS E FUTURAS PARLAMENTARES MUNICIPAIS ORIENTAÇÕES NA BUSCA POR MAIS ESPAÇOS DE REPRESENTAÇÃO NAS CÂMARAS.
E HOJE O PAUTAS FEMININAS IRÁ CONVERSAR COM STELLA VAZ, COORDENADORA DO COMITÊ DE GÊNERO E RAÇA DO SENADO FEDERAL.
STELLA, MUITO OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE!
- QUAL O OBJETIVO E A IMPORTÂNCIA DA CARTILHA DA VEREADORA?
- ESSA CARTILHA É BEM DIDÁTICA, NÃO? EXPLICA DETALHES DE COMO FUNCIONA O PLENÁRIO, COMO DEVE FUNCIONAR UMA CÂMARA, QUAIS AS ATRIBUIÇÕES... O QUE PODE E NÃO PODE SER FEITO, QUAIS AS RESPONSABILIDADES, OBRIGAÇÕES, DIREITOS, ENQUANTO REPRESENTANTE DO POVO, SEJA HOMEM OU MULHER, CERTO?
- VOCÊ ACREDITA QUE A CARTILHA TAMBÉM AJUDA A ORIENTAR OS HOMENS QUE TRABALHAM NA CÂMARA ONDE ESSAS VEREADORAS IRÃO ATUAR?
- PARA ENCERRAR, DE QUE FORMA ALÉM DA CARTILHA O INTERLEGIS PODE COLABORAR COM AS CASAS LEGISLATIVAS?
STELLA, MUITO OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE!
ESSA FOI A CONVERSA COM STELLA VAZ, COORDENADORA DO COMITÊ DE GÊNERO E RAÇA DO SENADO FEDERAL SOBRE A CARTILHA DA VEREADORA, UMA INICIATIVA DO INTERLEGIS, PROGRAMA DO SENADO.
A CARTILHA ESTÁ DISPONÍVEL NO FORMATO DIGITAL NO SITE DO INTERLEGIS, NO PORTAL DO SENADO FEDERAL: WWW.SENADO.LEG.BR. SE QUISER, PODE BUSCAR NA INTERNET POR “CARTILHA DA VEREADORA”.
NO BRASIL
E O PAUTAS FEMININAS TERMINA AQUI. PARTICIPE DO PROGRAMA COM SUGESTÕES, COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS PELO WHATSAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 8611-9591.
O PROGRAMA DE HOJE TEVE APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE RITTA ZUMBA, EDIÇÃO DE ANDERSON MENDANHA E TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES.
OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!