Futebol também é Pauta Feminina — Rádio Senado
Pautas Femininas

Futebol também é Pauta Feminina

Futebol também é Pauta Feminina - Fernanda Dias Coelho e a equidade no futebol brasileiro.

Em ano de Copa do Mundo Feminina de Futebol o acesso à recursos, estrutura, oportunidades e a luta contra o preconceito ainda são temas que precisam ser aprofundados dentro do futebol brasileiro. “Por quê em época de Copa do Mundo masculina as cidades se enfeitam para torcer pela seleção brasileira e no Mundial Feminino ninguém se mobiliza para decorar as ruas em homenagem às meninas?” Este é o questionamento da especialista em Educação Física e gênero Fernanda Dias Coelho.

Entre as mudanças que podem ampliar o acesso do público aos jogos ela menciona a escolha dos estádios onde acontecem as partidas. “A gente não vê jogos de futebol feminino nas principais arenas, como Itaquerão, Morumbi ou Maracanã. Os torcedores apoiam os clubes independentemente do gênero”, diz.

22/06/2023, 16h17 - ATUALIZADO EM 22/06/2023, 16h17
Duração de áudio: 10:35
A2M/CBF

Transcrição
FUTEBOL É PAUTA FEMININA:   FERNANDA DIAS COELHO, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E EMPRESÁRIA. TEC- VINHETA ABERTURA VAI A BG LOC:  OLÁ EU SOU XXXX E COMEÇA AGORA O PAUTAS FEMININAS. LOC: A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININA NA OCEANIA A MENOS DE UM MÊS DE DISTÂNCIA, É MOMENTO PARA DISCUTIR PROTAGONISMO FEMININO, PRECONCEITO, DIFERENÇAS SALARIAIS E IGUALDADE DE GÊNERO NO FUTEBOL. LOC: FERNANDA DIAS COELHO É PESQUISADORA E ESPECIALISTA NA ATUAÇÃO FEMININA DENTRO DO FUTEBOL. ELA CONVERSOU COM A GENTE SOBRE AS DIFERENÇAS QUE PRECISAM SER SUPERADAS PARA QUE AS MULHERES ALCANCEM AS MESMAS DE OPORTUNIDADES QUE OS HOMENS DENTRO DO ESPORTE MAIS POPULAR DO PAÍS. VAMOS OUVIR A ENTREVISTA FEITA PELA ANA BEATRIZ SANTOS. TEC: ENTREVISTA – FERNANDA DIAS COELHO LOC: O PAUTAS FEMININAS TERMINA AQUI. O PROGRAMA DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS, APRESENTAÇÃO DE RITTA ZUMBA E TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES. OBRIGADA PELA SINTONIA. ATÉ  A PRÓXIMA. ===================================   APOIO DA ENTREVISTA:   FERNANDA DIAS COELHO -  (DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO). CEO DA DEIXA ELA TREINAR.   1-      FERNANDA SUA EXPERIÊNCIA COM ESPORTE VEM DA SUA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA APENAS OU VOCÊ TAMBÉM FOI OU É ATLETA? 2-      DENTRO DOS SEUS ESTUDOS, CONTA PRA GENTE QUAIS SÃO OS MAIORES EMPECILHOS QUE AS MULHERES ENFRENTAM-NO ESPORTE? 3-      FALANDO DO ESPORTE MAIS POPULAR NO BRASIL QUE É O FUTEBOL. ESTE ANO TEMOS A COPA DO MUNDO FEMININA, QUE COMEÇARÁ DIA 20 DE JULHO. A VISIBILIDADE DO FUTEBOL FEMININO CRESCEU, MAS EM TERMOS PROFISSIONAIS AINDA É PEQUENA, SE COMPARADA AO MASCULINO. O QUE FALTA PARA ESSE NÚMERO CRESCER? (SÓ PARA ILUSTRAR PARA OS OUVINTES, UMA PESQUISA DA FIFA DE 2019 INDICAVA QUE O BRASIL TINHA 15 MIL MULHERES JOGANDO FUTEBOL DE FORMA ORGANIZADA. OS EUA TINHA 1 MILHÃO E 600 MIL JOGADORAS REGISTRADAS.)   4-      VOCÊ CRIOU UMA MARCA DEDICADA A MULHERES QUE JOGAM FUTEBOL. INICIATIVAS COMO ESSA COLABORAM PARA INCENTIVAR O ESPORTE? DE QUE MANEIRA?   5-      PARA ENCERRAR, QUE MENSAGEM VOCÊ DEIXA PARA AQUELA MULHER QUE ESTÁ NOS OUVINDO AGORA?

Ao vivo
00:0000:00