23 - Repressão e Governo Geisel, Arena e MDB nas Eleições em 1978 — Rádio Senado

23 - Repressão e Governo Geisel, Arena e MDB nas Eleições em 1978

Temas do programa:

A linha dura do governo Geisel; O sucesso de Chico Buarque; A repressão ao MDB; Os ataques terroristas de direita

02/10/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 25/10/2023, 19h40
Duração de áudio: 58:31
58:3123 - Repressão e Governo Geisel, Arena e MDB nas Eleições em 1978
Parte 1 - Grupos de repressão e governo Geisel
29:16

Transcrição Parte 1 - Grupos de repressão, governo Geisel LOC: MAS OS GRUPOS DE REPRESSÃO CONTINUARAM A DESAFIAR A AUTORIDADE DO PRESIDENTE. NO DIA 12 DE SETEMBRO, O BISPO DE NOVA IGUAÇU, NA BAIXADA FLUMINENSE, DOM ADRIANO HIPÓLITO, FOI SEQUESTRADO, TORTURADO E ABANDONADO NU, TODO PINTADO DE VERMELHO, EM UMA ESTRADA DE JACAREPAGUÁ. LOC: PELA PRIMEIRA VEZ, O CARDEAL DO RIO DE JANEIRO, DOM EUGÊNIO SALLES, DA LINHA CONSERVADORA, TOMOU POSIÇÃO CLARA: TÉC: “Triste de um país onde a conduta dos cidadãos fica a mercê da insanidade de alguns. Sei que as autoridades estão firmemente empenhadas na identificação e castigo dos criminosos”. LOC: O MAIOR SUCESSO DE BILHETERIA DO CINEMA BRASILEIRO ATÉ HOJE É DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, DE BRUNO BARRETO, BASEADO EM JORGE AMADO E COM SÔNIA BRAGA NO AUGE DO TALENTO E DAS SENSUALIDADE. ELA TINHA ACABADO DE FAZER GABRIELA, NA TV GLOBO. A MÚSICA, O QUE SERÁ, DE CHICO BUARQUE, COM CHICO E MILTON NASCIMENTO FOI UM SUCESSO TÃO GRANDE QUANTO O FILME. LOC: O QUE SERÁ ESTAVA INCLUÍDA NO DISCO MEUS CAROS AMIGOS. TODAS CANÇÕES DO DISCO ERAM SOBRE EXÍLIO. UMA CARTA MUSICAL PARA O DIRETOR DE TEATRO AUGUSTO BOAL, EXILADO. MEU CARO AMIGO. TÉC: Meu Caro Amigo. LOC: OS ANALISTAS POLÍTICOS DIZIAM QUE GEISEL DAVA UMA PANCADA À DIREITA E UMA À ESQUERDA. CINCO DEPUTADOS DO MDB FORAM CASSADOS DE UM LOTE SÓ EM 1976, APENAS POR DISCURSOS CONTRA O REGIME: LISÂNEAS MACIEL, AMAURI MULLER, NADIR ROSSETI, MARCELO GATTO, NELSON FABIANO. LOC: UM OUTRO CASO CHEGOU A SER TRAGICÔMICO. O DEPUTADO MINEIRO MARCOS TITO FOI CASSADO POR UM DISCURSO QUE, NA VERDADE, ERA UM EDITORIAL DO JORNAL “VOZ OPERÁRIA”, ÓRGÃO OFICIAL DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. LOC: A DENÚNCIA CONTRA MARCOS TITO FOI DO SEU COLEGA DEPUTADO EDUARDO GALIL. GALIL ERA IDENTIFICADO COM A LINHA DURA, COM OS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO. POR ISSO, GANHOU O APELIDO DE “DEDUARDO GALIL”. LOC: OUTRA CASSAÇÃO FOI A DO LÍDER DO MDB NA CÂMARA, EM 77, O DEPUTADO ALENCAR FURTADO. O DEPUTADO GAÚCHO ALCEU COLLARES LEMBROU QUE HAVIA EM VIGOR UMA LEI ELEITORAL QUE PERMITIA AOS PARTIDOS REQUISITAR HORÁRIO GRATUITO EM CADEIA DE RÁDIO E TELEVISÃO. UM TOTAL DE UMA HORA. LOC: ASSIM, FORAM À TELEVISÃO O PRESIDENTE DO PARTIDO, ULYSSES GUIMARÃES, OS LÍDERES NA CÂMARA, ALENCAR FURTADO, E NO SENADO, FRANCO MONTORO, E O PRÓPRIO ALCEU COLLARES. QUINZE MINUTOS CADA UM. EM HORÁRIO NOBRE. NO DIA SEGUINTE, ALENCAR FURTADO ESTAVA CASSADO. LOC: O DISCURSO APARENTEMENTE MAIS DURO E AGRESSIVO FOI O DE ULYSSES, QUE CHAMOU GEISEL DE “O IDI AMIN BRASILEIRO”, REFERINDO-SE AO DITADOR DE UGANDA, PAÍS AFRICANO. ULYSSES TALVEZ NÃO TENHA SIDO CASSADO POR SER O PRESIDENTE DO PARTIDO DE OPOSIÇÃO. TÉC: E ALENCAR FURTADO FOI CASSADO POR UMA FRASE: REFERINDO-SE AOS PARENTES DE PRESOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS, MENCIONOU OS “ÓRFÃOS DO QUEM SABE E AS VIÚVAS DO TALVEZ”, COMO CONTA O SENADOR PEDRO SIMON: TÉC: “Esse negócio da ditadura era tão forte, a imprensa não falava, não abria a boca, não dizia nada, que ninguém passou pela cabeça de ver que lá tinha um artigozinho que permitia que se pedisse esse espaço de um programa partidário em cadeia nacional para o partido expor as suas idéias. Ninguém nunca se lembrou disso. Se não me engano foi até o Alceu Colares, deputado federal que veio e se lembrou. Então, em primeiro lugar, ninguém imaginava que o partido tivesse coragem de pedir isso, e segundo que as estações de televisão tinham que conceder. Mas a justiça eleitoral concedeu. E aí nós fizemos o programa. Os programas foram feitos com muita tranqüilidade, não foram radicais, mas disseram umas coisas. Colares falou sobre o problema do estado (?) do trabalhador, o Montoro, que era o líder do senado, falou sobre os problemas sociais, Dr. Ulisses, que era o presidente do partido, foi duro sobre a instituição, e aí, realmente, ele chamou o Geisel de Amin (?) e foi processado no seu inquérito, e o Alencar Furtado é que ele usou uma frase muito pesada, se referindo aos desaparecidos, aos torturados. Ele falou que existem os órfãos de pai vivo, viúvas do talvez e os órfãos de pai vivo. E aquela frase realmente irritou o Geisel e o Alencar furtado, lamentavelmente, foi cassado.” LOC: MÚSICAS DE PROTESTO CONTRA O REGIME MILITAR SAÍAM AOS MONTES, MAS SEMPRE COM METÁFORAS, PARA EVITAR A CENSURA. O SAMBISTA JOÃO NOGUEIRA E SEU AMIGO E PARCEIRO PAULO CÉSAR PINHEIRO, FIZERAM “AS FORÇAS DA NATUREZA”. A MENSAGEM ERA CLARA. TÉC: As Forças da Natureza LOC: A MAIS CONTUNDENTE MÚSICA CONTRA O REGIME FOI “APESAR DE VOCÊ”, DE CHICO BUARQUE. TÉC: Apesar de Você. LOC: A VITÓRIA DO MDB EM 74, COM 16 SENADORES, INDICAVA QUE NA ELEIÇÃO SEGUINTE, EM 78, O GOVERNO PODERIA PERDER A MAIORIA NO SENADO. E SE ISSO ACONTECESSE, A OPOSIÇÃO PODERIA EMENDAR A CONSTITUIÇÃO E ATÉ ELEGER INDIRETAMENTE O SUCESSOR DE GEISEL. PORTANTO, ALGUMA COISA TINHA QUE SER FEITA. LOC: O PRETEXTO FOI A REFORMA DO JUDICIÁRIO, O PROJETO DE LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA, ENVIADO PELO GOVERNO AO CONGRESSO. A PROPOSTA ERA RUIM, E O MDB RESOLVEU REJEITAR. O GOVERNO AVISOU QUE NÃO IRIA ACEITAR A REJEIÇÃO, COMO CONTA O SENADOR PEDRO SIMON: TÉC: “Foi um grande debate entre o Doutor Tancredo Neves, que era o líder na Câmara e o Senador Brossard , que era líder no Senado. Tancredo Neves era contra o confronto. Ele sabia que ele tinha informações, ele falava por metáforas, mas ele dizia que ele tinha informações militares que o governo ia até o fim. Mas do outro lado o Brossard levantou os brios da sociedade toda, os brios da bancada no sentido de que tem que ser, que tem que ser, que tem ,que ser. E, na verdade, nós decidimos mudar a lei judiciária. Tomada a nossa decisão, ao meio dia, às duas horas o governo já estava preparado. Fechou o Congresso Nacional e editou a emenda constitucional número 1. Que é o Pacote de Abril”. LOC: PAULO BROSSARD, ENTÃO LÍDER DO MDB, HOJE MINISTRO APOSENTADO DO STF, CONTA A SENSAÇÃO QUE TEVE COM O PACOTE DE ABRIL: TÉC: “A coisa mais horrorosa que você pode imaginar. Até porque, ele se originou de que, o governo mandou um projeto e emenda constitucional. É inaceitável, não é?. E que teve o voto da maioria do congresso, tanto da Câmara, quanto do Senado. Não teve foi os dois terços necessários. Então, o que é que faz, fecha o Congresso, troca de roupa, veste-se de constituinte, constituinte do Riacho Fundo, como disse (...?), do constituinte solitário, que faz aquilo que o Congresso não tinha feito. Dias depois, reabre o Congresso, fica tudo como era.” LOC: E BROSSARD NOVAMENTE DESAFIOU AS CASSAÇÕES DE MANDATO. FEZ UMA TRILOGIA DE DISCURSOS DUROS CONTRA GEISEL NO PLENÁRIO DO SENADO, EM QUE CHAMAVA O PRESIDENTE DE “O CONSTITUINTE SOLITÁRIO DO PLANALTO”, DE “DÉSPOTA”. LOC: DIZ A HISTÓRIA QUE GEISEL REDIGIU SOZINHO O PACOTE DE ABRIL, NA GRANJA DO RIACHO FUNDO. FECHOU O CONGRESSO E REDIGIU A EMENDA CONSTITUCIONAL QUE INSTITUÍDA A LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA, MUDAVA A PROPORÇÃO DOS DEPUTADOS POR CADA ESTADO, DE MODO A GARANTIR MAIORIA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, E CRIOU OS SENADORES BIÔNICOS. LOC: A EXPRESSÃO “BIÔNICO” FOI CRIADA PELA COLUNA DE CARLOS CASTELLO BRANCO NO JORNAL DO BRASIL. ERA UMA REFERÊNCIA AO SERIADO “O HOMEM DOS SEIS MILHÕES DE DÓLARES”, UM HOMEM “BIÔNICO”, FEITO EM LABORATÓRIO, COMO AQUELES SENADORES SEM VOTO. LOC: GEISEL ENFRENTOU TAMBÉM UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO DA LINHA DURA. O MINISTRO DO EXÉRCITO, GENERAL SÍLVIO FROTA, CANDIDATO À SUCESSÃO, NÃO CONCORDAVA COM A ABERTURA LENTA, GRADUAL E SEGURA. NÃO QUERIA ABERTURA NENHUMA. LOC: OS DOIS MEDIRAM FORÇAS. CONVOCARAM OS CHEFES MILITARES A BRASÍLIA PARA VER QUEM TINHA REALMENTE O CONTROLE DAS FORÇAS ARMADAS, COMO CONTA CARLOS CHAGAS: TÉC: “O Silvio Frota peitou em nome da linha dura, duríssima, mas ele pagou pra ver, peitou o Sílvio Frota e teve um diálogo duríssimo entre eles, quando ele pede ao Frota pra se demitir, o Frota diz que não se demite, então ele diz ‘mas está demitido’, o Frota passa algumas horas tentando encontrar força militar pra enfrentar o Geisel, até para tomar o palácio do planalto à força, mas o Geisel era um homem de estado maior, desde a véspera, a da antevéspera, não sei quanto tempo antes, já tinha previsto tudo, inclusive tropa de pára-quedistas no Rio, já dentro dos aviões pronta pra voar para Brasília, e pular na Praça dos Três Poderes pra libertar o Geisel. Isso se as tropas do frota tivessem tomado o Palácio do Planalto. Isso foi de manhã cedo. Quando chegou as cinco da tarde, o Frota viu que não tinha mesmo tropa, e aí aceitou ir embora. Era um homem honrado, o Frota, mas um ferrabrás danado, um radical violento”. LOC: MILTON NASCIMENTO FEZ UM TRABALHO DIFERENTE EM 78, A TRILHA SONORA DO BALÉ “MARIA, MARIA”. TÉC: Milton Nascimento. LOC: GEISEL PLANEJOU CUIDADOSAMENTE SUA SUCESSÃO. ALÉM DO MINISTRO DO EXÉRCITO, SILVIO FROTA, AFASTOU O GENERAL HUGO ABREU, CHEFE DA CASA MILITAR, QUE TAMBÉM QUERIA A PRESIDÊNCIA EM NOME DA LINHA DURA. LOC: O SUCESSOR SERIA O CHEFE DO SNI, GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO. ANTES, GEISEL COMEÇOU A DESMONTAR A LEGISLAÇÃO AUTORITÁRIA, MAS CRIANDO AS CHAMADAS “SALVAGUARDAS CONSTITUCIONAIS”. VEIO A NOVA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL. SEGUNDO GEISEL, ERA PARA ATENDER AOS “BOLSÕES SINCEROS, PORÉM RADICAIS” DA LINHA DURA. LOC: FOI AÍ QUE VEIO A SEGUNDA MISSÃO PORTELLA. O PRESIDENTE DA ARENA PERCORREU O PAÍS OUVINDO O QUE PASSOU A SE CHAMAR DE “SEGMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL”: A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA E A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. LOC: PETRÔNIO DIZIA QUE HAVIA DUAS OPOSIÇÕES: UMA, CONFIÁVEL, SÉRIA. OUTRA, RADICAL, NEGATIVA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA MISSÃO PORTELLA FORAM A REVOGAÇÃO DO ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO, A VOLTA DO HABEAS CORPUS, DAS PRERROGATIVAS DA MAGISTRATURA. LOC: OS ATAQUES TERRORISTAS DA DIREITA SE SUCEDIAM, E ATÉ A CASA DO PROPRIETÁRIO DE “O GLOBO”, ROBERTO MARINHO, FOI ALVO DE UMA BOMBA. AS BANCAS DE JORNAIS QUE VENDIAM JORNAIS ALTERNATIVOS COMO “OPINIÃO” E “MOVIMENTO” ERAM ATACADAS E INCENDIADAS. LOC: ENQUANTO ISSO, A OPOSIÇÃO PEDIA UMA ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA. AS PENAS DE BANIMENTO E DE MORTE FORAM EXTINTAS PELA MISSÃO PORTELLA. Parte 2 - Eleições em 1978, Arena e MDB LOC: EM 1978, ENTÃO, VIERAM AS ELEIÇÕES PARA CÂMARA E SENADO. O MDB NÃO PÔDE FAZER A SONHADA MAIORIA POR CAUSA DO PACOTE DE ABRIL, QUE INSTITUÍA OS SENADORES BIÔNICOS E MUDAVA A PROPORCIONALIDADE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. VIERAM, ENTÃO, 15 SENADORES PELA ARENA E OITO PELO MDB. 231 DEPUTADOS ARENISTAS CONTRA 189 DO MDB. LOC: O SENADOR MAGALHÃES PINTO, LÍDER CIVIL DO GOLPE DE 64, PERCEBE QUE É A SUA ÚLTIMA CHANCE DE CHEGAR À PRESIDÊNCIA. E FAZ CAMPANHA PELO PAÍS, PROMETENDO DISPUTAR A INDICAÇÃO DA ARENA. ALI, PERDE PARA FIGUEIREDO. LOC: O MDB, INTERNAMENTE, DISCUTE SE DEVE OU NÃO LANÇAR CANDIDATO. RESOLVE, FINALMENTE, QUE SIM. E AÍ DOIS NOMES SÃO LEVADOS À CONVENÇÃO: O DO CIVIL MAGALHÃES PINTO E O DO GENERAL DISSIDENTE EULER BENTES MONTEIRO. LOC: O GENERAL EULER VENCEU A CONVENÇÃO. A MAIORIA DO MDB ACHOU QUE O PARTIDO TERIA MAIS CHANCE DE VITÓRIA CONTRA A ARENA APRESENTANDO UM CANDIDATO GENERAL. A ARENA LANÇOU LOGO O SLOGAN: “GENERAL POR GENERAL, O NOSSO É MELHOR”. LOC: E DEU O PREVISTO: O GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO FOI ELEITO NO COLÉGIO ELEITORAL EM 1978. A PRESSÃO PELA REDEMOCRATIZAÇÃO ERA ENORME. O GOVERNO FIGUEIREDO, COM A ANISTIA E O ATAQUES TERRORISTA DO RIOCENTRO, É O ASSUNTO DO PRÓXIMO PROGRAMA. LOC: O GOVERNO GEISEL TERMINOU COM UM ESCÂNDALO: A COMPRA DA LIGHT PELO GOVERNO BRASILEIRO AO GRUPO CANADENSE BRASCAN PELO TRIPLO DO VALOR. UMA CHUVA DE DENÚNCIAS CAIU SOBRE O MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, SHIGEAKI UEKI, E O EMPRESÁRIO ANTÔNIO GALOTTI. LOC: EM 1979, PELA SEGUNDA VEZ, O MDB LANÇOU UM CANDIDATO PARA DISPUTAR NO COLÉGIO ELEITORAL DO CONGRESSO NACIONAL COM O MILITAR UNGIDO DA ARENA. LOC: MAS DESTA VEZ ERA MUITO DIFERENTE. EM 74, O DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES FOI LANÇADO COMO UM ANTI-CANDIDATO, COMO FORMA DE DENUNCIAR O REGIME. FOI UMA CAMPANHA CÍVICA, CIVILISTA. EM 78, O GENERAL EULER BENTES MONTEIRO FOI LANÇADO COMO UMA ESPERTEZA, UMA APOSTA NO CLAMOR NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO. TÉC: “APESAR DE VOCÊ” DE CHICO BUARQUE. 15 SEGUNDOS E BG. LOC: CHICO BUARQUE ERA UM CRONISTA DO DIA-A-DIA DO REGIME MILITAR. ESTA MÚSICA, “APESAR DE VOCÊ”, ERA MAIS UMA DA LONGA SÉRIE DE PROTESTOS. (SOBE SOM COM “APESAR DE VOCÊ”) LOC: “GENERAL POR GENERAL, O NOSSO É MELHOR”, BRADARAM OS ARENISTAS E OS PUBLICITÁRIOS DO REGIME. COMO REAÇÃO À ESCOLHA DE UM CANDIDATO MILITAR PELO MDB. O GENERAL FIGUEIREDO, É CLARO, VENCEU NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 78, COM 355 CONTRA 266 DO GENERAL EULER BENTES MONTEIRO, PARA UM MANDATO DE SEIS ANOS. MESMO ASSIM, HAVIA ESPERANÇAS, PARECIA QUE O REGIME MILITAR ESTAVA PRESTES A TERMINAR. LOC: AFINAL, EM 78 O PRESIDENTE-GENERAL ERNESTO GEISEL TINHA REVOGADO A PENA DE BANIMENTO. TODOS OS OPOSITORES DO REGIME CONDENADOS AO BANIMENTO, COMO OS QUE SEQUESTRARAM EMBAIXADORES, PODIAM VOLTAR AO PAÍS. O BRASIL TINHA CENTO E VINTE MILHÕES DE HABITANTES NO FIM DA DÉCADA DE 70, SEGUNDO O IBGE. TÉC: “O BÊBADO E O EQUILIBRISTA”, TOCA POR 15 SEGUNDOS E CAI EM BG. LOC: A ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA ERA UMA DAS MAIS FORTES BANDEIRAS DO PAÍS NO FIM DOS ANOS 70. O COMITÊ DAS MULHERES PELA ANISTIA ERA A VERSÃO BRASILEIRA DAS MÃES DA PRAÇA DE MAIO, NA ARGENTINA. LOC: IRAMAYA QUEIROZ BENJAMIM, MÃE DOS EX-PRESOS POLÍTICOS CESAR E CID QUEIROZ BENJAMIM, LIDERAVA O MOMENTO PELA ANISTIA COM UMA GARRA QUE COMOVIA TODO O PAÍS; UM DOS HINOS PELA ANISTIA FOI COMPOSTO POR JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC E IMORTALIZADO POR ELIS REGINA: TÉC: SOBE O SOM RESTANTE DE “O BÊBADO E O EQUILIBRISTA”. LOC: ALÉM DE IRAMAYA E SUA LUTA PELA ANISTIA, UMA OUTRA MULHER, MARLI PEREIRA DA SILVA, EMOCIONOU O BRASIL. UMA MULHER HUMILDE, UMA NEGRA ALTA E BONITA, QUE ENFRENTOU TODA A POLÍCIA MILITAR E OS ESQUADRÕES DA MORTE DO RIO DE JANEIRO PARA DENUNCIAR O ASSASSINATO DO IRMÃO DE 18 ANOS. LOC: MARLY, MESMO PERSEGUIDA E AMEAÇADA DE MORTE, NÃO DESCANSOU ENQUANTO NÃO APONTOU OS QUATRO PMs QUE MATARAM O IRMÃO DELA À NOITE, RETIRANDO-O À FORÇA DE DENTRO DE CASA. LOC: ANTES DE SAIR, O PRESIDENTE-GENERAL GEISEL ACABOU COM O FAMIGERADO ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO E REVOGOU A CENSURA SOBRE COMERCIAIS DE TEVÊ. MAS AINDA HAVIA OS CHAMADOS “INSTRUMENTOS DE EXCEÇÃO”: A NOVA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL E TODO UM ARSENAL DE LEIS E DECRETOS QUE PODIAM SER ACIONADOS. LOC: “NÃO PENSEM QUE A REVOLUÇÃO ACABOU. NÃO HESITAREI EM USAR OS INSTRUMENTOS DE EXCEÇÃO”, AMEAÇAVA GEISEL POUCO ANTES DE DEIXAR O GOVERNO. TÉC: Música de Sá e Guarabira, sobre a inundação da barragem de Sobradinho. Toca 20 segundos e cai em BG. LOC: EM 78 MESMO, FOI INAUGURADA A BARRAGEM DE SOBRADINHO, NO SERTÃO BAIANO, NO RIO SÃO FRANCISCO, PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. VÁRIAS CIDADES FORAM INTEIRAMENTE ALAGADAS E DESAPARECERAM, E FORAM LAMENTADAS POR SÁ E GUARABIRA EM SUA MÚSICA ‘SOBRADINHO’ (TOCA TRECHO QUE FALA EM “ADEUS REMANSO, CASA NOVA, SENTO SÉ; ADEUS PILÃO ARCADO VEM O RIO TE ENGOLIR” TOCA MAIS 20 OU 30 SEGUNDOS E CAI). LOC: FIGUEIREDO TOMOU POSSE NO DIA 15 DE MARÇO DE 1979. NA ELEIÇÃO DE 15 DE NOVEMBRO DE 78, O MDB TINHA CONFIRMADO QUE GANHAVA CADA VEZ MAIS TERRENO: OBTEVE 15 MILHÕES DE VOTOS PARA O SENADO, CONTRA 13 MILHÕES PARA A ARENA; PARA A CÂMARA, A ARENA OBTEVE 15 MILHÕES, DUZENTOS MIL A MAIS DO QUE O MDB. LOC: MAS A MAIORIA NO SENADO FICOU COM ARENA POR CAUSA DOS SENADORES BIÔNICOS DO PACOTE DE ABRIL. E A VANTAGEM DA ARENA NA CÂMARA SE DEU POR CAUSA DA NOVA PROPORÇÃO DE VOTOS, TAMBÉM DO PACOTE DE ABRIL: UM VOTO DO NORTE E NORDESTE PASSOU A VALER MAIS DO QUE UM VOTO DAS GRANDES METRÓPOLES. TÉC: MÚSICA “BYE, BYE BRASIL”, COM CHICO. LOC: FIGUEIREDO TOMOU POSSE NO DIA 15 DE MARÇO DE 79 AO SOM DE “BYE, BYE BRASIL”, DE CHICO BUARQUE. MÚSICA-TEMA DO GRANDE SUCESSO DE PÚBLICO DAQUELE ANO, QUE FOI O FILME DE CACÁ DIEGUES. ESTRELANDO BETTY FARIA, JOSÉ WILKER E FÁBIO JÚNIOR: TÉC: SOBE SOM DO “BYE, BYE”. LOC: CACÁ DIEGUES CONTA QUE TEVE A IDÉIA DE FAZER O “BYE BYE BRASIL” QUASE DEZ ANOS ANTES: TÉC: “A idéia do filme eu tive alguns anos antes, quando estava fazendo outro filme, “Joana a Francesa”, no interior de Alagoas, em 1972. Um dia, voltando das filmagens, eu cheguei naquela cidade onde a gente estava filmando, que era União dos Palmares, e vi mau cena que nunca tinha visto na minha vida, que me espantou muito, e depois eu botei no filme, que é aquela em que as pessoas todas, reunidas numa praça pública, à noite, assistindo a um show de televisão, a televisão no centro da praça como um totem, uma nova divindade na vida daquelas pessoas. E eu percebi que ali alguma coisa que alguma coisa diferente estava começando a acontecer porque as pessoas, evidentemente, não se expõem à televisão como os brasileiros se expuseram sem uma modificação muito radical na cabeça deles. Então ali, em 72, foi que eu comecei a pensar nesse filme. Depois fiz várias viagens pelo interior do Brasil e aí fui aprimorando a idéia do filme.” LOC: CACÁ DIEGUES DIZ QUE “BYE BYE BRASIL” FOI UM FILME IMPROVISADO. E QUE ELE PROCUROU ALI MOSTRAR O RETRATO DE UM PAÍS QUE ESTAVA MUDANDO PROFUNDAMENTE: TÉC: “E a idéia central era esta mesmo, de registrar um pouco um país que estava acabando para dar lugar a um outro que estava nascendo.(CORTA) A década de oitenta, aliás a década de setenta também, mas sobretudo a de oitenta, é quando o país inteiro se abre pro mundo, né, graças à coisa da televisão sobretudo, né, que é o que muda os costumes, muda a maneira de viver, que muda a cultura das pessoas em qualquer lugar do Brasil, né.” LOC: CACÁ DIEGUES DISSE QUE A MÚSICA DE CHICO BUARQUE E ROBERTO MENESCAL FOI RESULTADO DE MUITA CONVERSA ENTRE OS TRÊS: TÉC: “Eu tinha pedido a eles uma música que tivesse um determinado espírito de estrada, que fosse um painel do que gente estava filmando, do Brasil desconhecido, original, e ao mesmo tempo eu mostrei pra eles algumas imagens do filme. É claro que depois, quando eles começaram a escrever a música eu intervim um pouco, pedi para trocar algumas frases, algumas coisas que eu achava que eram mais apropriadas ao filme, embora eu não tenha escrito nada, a música é deles. Eu não participei da composição, mas eu mais ou menos ia pedindo o que eu queria, como eu queria, onde, etc. e aí a música foi sendo feita. A música é extraordinária, né” (SOBE O SOM DO BYE BYE BRASIL) LOC: O NOVO PRESIDENTE, O GENERAL FIGUEIREDO, ERA UMA FIGURA DE BASTIDOR, NINGUÉM SABIA O QUE ELE PENSAVA, O QUE PLANEJAVA. ERA UM GENERAL QUE SÓ APARECIA AO FUNDO NAS FOTOS DOS GENERAIS-PRESIDENTES ANTERIORES, COM SINISTROS ÓCULOS ESCUROS, CARA AMARRADA. COMO ERA O CHEFE DO TEMIDO SNI, A DESCONFIANÇA DOS SETORES DEMOCRÁTICOS DO PAÍS ERA ENORME. LOC: MAS LOGO VINHA A ESPERANÇA: GEISEL NÃO IRIA ESCOLHER ALGUÉM QUE FOSSE RECUAR E ENDURECER O REGIME DE NOVO. E FIGUEIREDO ALIMENTOU AS ESPERANÇAS, EMBORA DE FORMA GROTESCA. ELE DISSE: “É PRA ABRIR MESMO. QUEM NÃO QUISER, EU PRENDO E ARREBENTO”. LOC: OS HÁBITOS DE COMPORTAMENTO MUDAVAM COM MAIS RAPIDEZ AINDA. (TÉC: toca a música tema de “MALU MULHER”). O SERIADO TELEVISIVO “MALU MULHER”, COM REGINA DUARTE, MOSTRAVA UMA MULHER DESCASADA, MAS INDEPENDENTE E FELIZ COM A NOVA SITUAÇÃO. (TÉC: TOCA MAIS UM PEDAÇO DA MÚSICA). LOC: A CRESCENTE INDEPENDÊNCIA DAS MULHERES ASSUSTA OS HOMENS CONSERVADORES. EM MINAS GERAIS, SEIS MARIDOS ASSASSINARAM A TIRO AS MULHERES POR CIÚME DOENTIO. A REVOLTA CONTRA A VIOLÊNCIA MACHISTA DÁ ORIGEM A UM MOVIMENTO, “QUEM AMA NÃO MATA”. OS MUROS DE BELO HORIZONTE E DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PAÍS SÃO PICHADOS COM A FRASE. A TV GLOBO APROVEITA A ONDA E PRODUZ UM SERIADO COM ESTE TÍTULO. LOC: O CONTRAPONTO MASCULINO DO SERIADO MALU MULHER FOI AMIZADE COLORIDA, EM QUE ANTÔNIO FAGUNDES FAZIA UM FOTÓGRAFO, TAMBÉM DESCASADO. AMIZADE COLORIDA, TODO MUNDO LEMBRA, ERA UM TIPO DE RELACIONAMENTO QUE ENVOLVIA SÓ AMIZADE E SEXO, SEM QUALQUER COMPROMISSO. AINDA NÃO HAVIA A AMEAÇA DA AIDS. VAMOS OUVIR O TEMA, COM GILBERTO GIL. TÉC: Gilberto Gil TÉC: “FRENÉTICAS”, COM A MÚSICA TEMA DELAS. LOC: A NOVA E AINDA MAIS OUSADA LIBERDADE FEMININA INSPIRA ATÉ UM NOVO CONJUNTO MÚSICAL, “AS FRENÉTICAS”, QUE FEZ UM CURTO SUCESSO: TÉC: SOBE SOM COM A MÚSICA, POR POUCO MAIS DE 15 OU 20 SEGUNDOS. NÃO TOCAR TODA!!! LOC: E O BRASIL SENTIU QUE AS COISAS MUDAVAM MESMO EM 79. A CENSURA ÀS RÁDIOS E TEVÊS, AO CINEMA E À LITERATURA PRATICAMENTE ACABOU. OS PUBLICITÁRIOS DO GOVERNO BUSCARAM CRIAR UMA IMAGEM POPULAR DO NOVO PRESIDENTE. FOTOS DE FIGUEIREDO DE SUNGA E TÊNIS, PRATICANDO CORRIDA, FAZENDO GINÁSTICA OU ANDANDO A CAVALO FORAM DISTRIBUÍDAS A TODOS OS JORNAIS. LOC: EM VEZ DOS PESADOS ÓCULOS ESCUROS, DO SILÊNCIO E DA CARRANCA FECHADA, ÓCULOS CLAROS, DE AROS LEVES E SORRISOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL, ALÉM DE CONTATOS COM A IMPRENSA EM SOLENIDADES. LOC: EM VEZ DE GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO, OS PUBLICITÁRIOS CHEFIADOS POR SAID FARHAT INSISTIAM: PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO, O JOÃO DO POVO. MAS O GENERAL NÃO TINHA MUITO JOGO DE CINTURA. AO BRINCAR COM UM MENINO POBRE, DECLAROU: “SE EU GANHASSE SALÁRIO MÍNIMO, DAVA UM TIRO NO COCO”. LOC: EM FLORIANÓPOLIS, ENVOLVEU-SE EM UMA CONFUSÃO COM MANIFESTANTES E QUIS RESOLVER NO BRAÇO. LOGO DEPOIS DISSE QUE PREFERIA O CHEIRO DOS CAVALOS AO CHEIRO DE POVO. LOC: MAS, SEM DÚVIDA, O CLIMA POLÍTICO ERA MAIS RESPIRÁVEL. FORAM LIBERADAS EM 79 MESMO AS PEÇAS “RASGA CORAÇÃO”, DE ODUVALDO VIANNA FILHO, PROIBIDA DESDE 74, E “CALABAR, O ELOGIO DA TRAIÇÃO”, DE CHICO BUARQUE E RUY GUERRA. A CENSURA ACABA TAMBÉM PARA OS FILMES “CONTOS ERÓTICOS”, DE EDUARDO ESCOREL, ROBERTO SANTOS E JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. LOC: E MAIS: “Z”, DE COSTA GAVRAS, O SEMI-PORNÔ FRANCÊS EMANNUELE E O CLÁSSICO “ENCOURAÇADO PONTENKIN”, DE SERGUEI EISEINSTEIN, “ZABRISKIE POINT”, DE MICHELANGELO ANTONIONI, “MIMI O METALÚRGICO”, “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”, E OUTROS. A CENSURA NOS ANOS 70 TINHA CHEGADO A UM PONTO TÃO GROTESCO QUE ATÉ O BALÉ BOLSHOI FOI PROIBIDO DE SE APRESENTAR NO BRASIL, PORQUE ERA RUSSO!! LOC: LOGO NO COMEÇO DO GOVERNO FIGUEIREDO, O CIENTISTA ALBERT SABIN, FAMOSO PELA VACINA ANTI-PÓLIO, DENUNCIOU QUE NO GOVERNO MÉDICI O MINISTÉRIO DA SAÚDE HAVIA FALSIFICADO DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A POLIOMIELITE NO BRASIL. A DOENÇA, NA VERDADE, ESTAVA MAIS FORTE DO QUE NUNCA, HAVIA UM NOVO SURTO. O MINISTRO DA SAÚDE, WALDIR ARCOVERDE, PREFERIU NÃO DAR CRÉDITO A SABIN. TÉC: MÚSICA “ESTOU CHEGANDO”, CANTADA POR SIMONE. TOCA 15 SEGUNDOS E CAI EM BG. LOC: ESTA MÚSICA, ESTOU VOLTANDO, DE MAURÍCIO TAPAJÓS E PAULINHO PINHEIRO COM SIMONE, ENCERROU A LONGA SÉRIE DA MPB SOBRE EXÍLIO E ANISTIA. ERA A MÚSICA DA VOLTA, DA ANISTIA, E , FINALMENTE, VAMOS OUVIR UMA MÚSICA QUE ENCERROU A DÉCADA DE 70 E MOSTROU A MATURIDADE ARTÍSTICA DE IVAN LINS, SOMOS TODOS IGUAIS ESSA NOITE, DE IVAN E VÍTOR MARTINS. TÉC: Somos Todos Iguais Essa Noite. ENCERRAMENTO ************************************************************************************************************************************************************************************************************ TEMA A linha dura do governo Geisel; O sucesso de Chico Buarque; A repressão ao MDB; Os ataques terroristas de direita ****************************************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. ****************************************************************************************************** ENTREVISTAS Dom Eugênio Sales; Pedro Simon; Paulo Brossard; Carlos Chagas; Cacá Diegues. ****************************************************************************************************** MÚSICAS Meu Caro Amigo; As Forças da Natureza, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro; Maria, Maria, de Milton Nascimento, com ele mesmo; Bye, Bye Brasil, com Chico Buarque; Tema de “Amizade Colorida”, com Gilberto Gil; Frenéticas, com As Frenéticas; Estou Chegando, de Maurício Tapajós e Paulinho Pinheiro, com Simone.

Parte 2 - Eleições em 1978, Arena e MDB
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Transcrição
Parte 1 - Grupos de repressão, governo Geisel LOC: MAS OS GRUPOS DE REPRESSÃO CONTINUARAM A DESAFIAR A AUTORIDADE DO PRESIDENTE. NO DIA 12 DE SETEMBRO, O BISPO DE NOVA IGUAÇU, NA BAIXADA FLUMINENSE, DOM ADRIANO HIPÓLITO, FOI SEQUESTRADO, TORTURADO E ABANDONADO NU, TODO PINTADO DE VERMELHO, EM UMA ESTRADA DE JACAREPAGUÁ. LOC: PELA PRIMEIRA VEZ, O CARDEAL DO RIO DE JANEIRO, DOM EUGÊNIO SALLES, DA LINHA CONSERVADORA, TOMOU POSIÇÃO CLARA: TÉC: “Triste de um país onde a conduta dos cidadãos fica a mercê da insanidade de alguns. Sei que as autoridades estão firmemente empenhadas na identificação e castigo dos criminosos”. LOC: O MAIOR SUCESSO DE BILHETERIA DO CINEMA BRASILEIRO ATÉ HOJE É DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, DE BRUNO BARRETO, BASEADO EM JORGE AMADO E COM SÔNIA BRAGA NO AUGE DO TALENTO E DAS SENSUALIDADE. ELA TINHA ACABADO DE FAZER GABRIELA, NA TV GLOBO. A MÚSICA, O QUE SERÁ, DE CHICO BUARQUE, COM CHICO E MILTON NASCIMENTO FOI UM SUCESSO TÃO GRANDE QUANTO O FILME. LOC: O QUE SERÁ ESTAVA INCLUÍDA NO DISCO MEUS CAROS AMIGOS. TODAS CANÇÕES DO DISCO ERAM SOBRE EXÍLIO. UMA CARTA MUSICAL PARA O DIRETOR DE TEATRO AUGUSTO BOAL, EXILADO. MEU CARO AMIGO. TÉC: Meu Caro Amigo. LOC: OS ANALISTAS POLÍTICOS DIZIAM QUE GEISEL DAVA UMA PANCADA À DIREITA E UMA À ESQUERDA. CINCO DEPUTADOS DO MDB FORAM CASSADOS DE UM LOTE SÓ EM 1976, APENAS POR DISCURSOS CONTRA O REGIME: LISÂNEAS MACIEL, AMAURI MULLER, NADIR ROSSETI, MARCELO GATTO, NELSON FABIANO. LOC: UM OUTRO CASO CHEGOU A SER TRAGICÔMICO. O DEPUTADO MINEIRO MARCOS TITO FOI CASSADO POR UM DISCURSO QUE, NA VERDADE, ERA UM EDITORIAL DO JORNAL “VOZ OPERÁRIA”, ÓRGÃO OFICIAL DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. LOC: A DENÚNCIA CONTRA MARCOS TITO FOI DO SEU COLEGA DEPUTADO EDUARDO GALIL. GALIL ERA IDENTIFICADO COM A LINHA DURA, COM OS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO. POR ISSO, GANHOU O APELIDO DE “DEDUARDO GALIL”. LOC: OUTRA CASSAÇÃO FOI A DO LÍDER DO MDB NA CÂMARA, EM 77, O DEPUTADO ALENCAR FURTADO. O DEPUTADO GAÚCHO ALCEU COLLARES LEMBROU QUE HAVIA EM VIGOR UMA LEI ELEITORAL QUE PERMITIA AOS PARTIDOS REQUISITAR HORÁRIO GRATUITO EM CADEIA DE RÁDIO E TELEVISÃO. UM TOTAL DE UMA HORA. LOC: ASSIM, FORAM À TELEVISÃO O PRESIDENTE DO PARTIDO, ULYSSES GUIMARÃES, OS LÍDERES NA CÂMARA, ALENCAR FURTADO, E NO SENADO, FRANCO MONTORO, E O PRÓPRIO ALCEU COLLARES. QUINZE MINUTOS CADA UM. EM HORÁRIO NOBRE. NO DIA SEGUINTE, ALENCAR FURTADO ESTAVA CASSADO. LOC: O DISCURSO APARENTEMENTE MAIS DURO E AGRESSIVO FOI O DE ULYSSES, QUE CHAMOU GEISEL DE “O IDI AMIN BRASILEIRO”, REFERINDO-SE AO DITADOR DE UGANDA, PAÍS AFRICANO. ULYSSES TALVEZ NÃO TENHA SIDO CASSADO POR SER O PRESIDENTE DO PARTIDO DE OPOSIÇÃO. TÉC: E ALENCAR FURTADO FOI CASSADO POR UMA FRASE: REFERINDO-SE AOS PARENTES DE PRESOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS, MENCIONOU OS “ÓRFÃOS DO QUEM SABE E AS VIÚVAS DO TALVEZ”, COMO CONTA O SENADOR PEDRO SIMON: TÉC: “Esse negócio da ditadura era tão forte, a imprensa não falava, não abria a boca, não dizia nada, que ninguém passou pela cabeça de ver que lá tinha um artigozinho que permitia que se pedisse esse espaço de um programa partidário em cadeia nacional para o partido expor as suas idéias. Ninguém nunca se lembrou disso. Se não me engano foi até o Alceu Colares, deputado federal que veio e se lembrou. Então, em primeiro lugar, ninguém imaginava que o partido tivesse coragem de pedir isso, e segundo que as estações de televisão tinham que conceder. Mas a justiça eleitoral concedeu. E aí nós fizemos o programa. Os programas foram feitos com muita tranqüilidade, não foram radicais, mas disseram umas coisas. Colares falou sobre o problema do estado (?) do trabalhador, o Montoro, que era o líder do senado, falou sobre os problemas sociais, Dr. Ulisses, que era o presidente do partido, foi duro sobre a instituição, e aí, realmente, ele chamou o Geisel de Amin (?) e foi processado no seu inquérito, e o Alencar Furtado é que ele usou uma frase muito pesada, se referindo aos desaparecidos, aos torturados. Ele falou que existem os órfãos de pai vivo, viúvas do talvez e os órfãos de pai vivo. E aquela frase realmente irritou o Geisel e o Alencar furtado, lamentavelmente, foi cassado.” LOC: MÚSICAS DE PROTESTO CONTRA O REGIME MILITAR SAÍAM AOS MONTES, MAS SEMPRE COM METÁFORAS, PARA EVITAR A CENSURA. O SAMBISTA JOÃO NOGUEIRA E SEU AMIGO E PARCEIRO PAULO CÉSAR PINHEIRO, FIZERAM “AS FORÇAS DA NATUREZA”. A MENSAGEM ERA CLARA. TÉC: As Forças da Natureza LOC: A MAIS CONTUNDENTE MÚSICA CONTRA O REGIME FOI “APESAR DE VOCÊ”, DE CHICO BUARQUE. TÉC: Apesar de Você. LOC: A VITÓRIA DO MDB EM 74, COM 16 SENADORES, INDICAVA QUE NA ELEIÇÃO SEGUINTE, EM 78, O GOVERNO PODERIA PERDER A MAIORIA NO SENADO. E SE ISSO ACONTECESSE, A OPOSIÇÃO PODERIA EMENDAR A CONSTITUIÇÃO E ATÉ ELEGER INDIRETAMENTE O SUCESSOR DE GEISEL. PORTANTO, ALGUMA COISA TINHA QUE SER FEITA. LOC: O PRETEXTO FOI A REFORMA DO JUDICIÁRIO, O PROJETO DE LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA, ENVIADO PELO GOVERNO AO CONGRESSO. A PROPOSTA ERA RUIM, E O MDB RESOLVEU REJEITAR. O GOVERNO AVISOU QUE NÃO IRIA ACEITAR A REJEIÇÃO, COMO CONTA O SENADOR PEDRO SIMON: TÉC: “Foi um grande debate entre o Doutor Tancredo Neves, que era o líder na Câmara e o Senador Brossard , que era líder no Senado. Tancredo Neves era contra o confronto. Ele sabia que ele tinha informações, ele falava por metáforas, mas ele dizia que ele tinha informações militares que o governo ia até o fim. Mas do outro lado o Brossard levantou os brios da sociedade toda, os brios da bancada no sentido de que tem que ser, que tem que ser, que tem ,que ser. E, na verdade, nós decidimos mudar a lei judiciária. Tomada a nossa decisão, ao meio dia, às duas horas o governo já estava preparado. Fechou o Congresso Nacional e editou a emenda constitucional número 1. Que é o Pacote de Abril”. LOC: PAULO BROSSARD, ENTÃO LÍDER DO MDB, HOJE MINISTRO APOSENTADO DO STF, CONTA A SENSAÇÃO QUE TEVE COM O PACOTE DE ABRIL: TÉC: “A coisa mais horrorosa que você pode imaginar. Até porque, ele se originou de que, o governo mandou um projeto e emenda constitucional. É inaceitável, não é?. E que teve o voto da maioria do congresso, tanto da Câmara, quanto do Senado. Não teve foi os dois terços necessários. Então, o que é que faz, fecha o Congresso, troca de roupa, veste-se de constituinte, constituinte do Riacho Fundo, como disse (...?), do constituinte solitário, que faz aquilo que o Congresso não tinha feito. Dias depois, reabre o Congresso, fica tudo como era.” LOC: E BROSSARD NOVAMENTE DESAFIOU AS CASSAÇÕES DE MANDATO. FEZ UMA TRILOGIA DE DISCURSOS DUROS CONTRA GEISEL NO PLENÁRIO DO SENADO, EM QUE CHAMAVA O PRESIDENTE DE “O CONSTITUINTE SOLITÁRIO DO PLANALTO”, DE “DÉSPOTA”. LOC: DIZ A HISTÓRIA QUE GEISEL REDIGIU SOZINHO O PACOTE DE ABRIL, NA GRANJA DO RIACHO FUNDO. FECHOU O CONGRESSO E REDIGIU A EMENDA CONSTITUCIONAL QUE INSTITUÍDA A LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA, MUDAVA A PROPORÇÃO DOS DEPUTADOS POR CADA ESTADO, DE MODO A GARANTIR MAIORIA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, E CRIOU OS SENADORES BIÔNICOS. LOC: A EXPRESSÃO “BIÔNICO” FOI CRIADA PELA COLUNA DE CARLOS CASTELLO BRANCO NO JORNAL DO BRASIL. ERA UMA REFERÊNCIA AO SERIADO “O HOMEM DOS SEIS MILHÕES DE DÓLARES”, UM HOMEM “BIÔNICO”, FEITO EM LABORATÓRIO, COMO AQUELES SENADORES SEM VOTO. LOC: GEISEL ENFRENTOU TAMBÉM UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO DA LINHA DURA. O MINISTRO DO EXÉRCITO, GENERAL SÍLVIO FROTA, CANDIDATO À SUCESSÃO, NÃO CONCORDAVA COM A ABERTURA LENTA, GRADUAL E SEGURA. NÃO QUERIA ABERTURA NENHUMA. LOC: OS DOIS MEDIRAM FORÇAS. CONVOCARAM OS CHEFES MILITARES A BRASÍLIA PARA VER QUEM TINHA REALMENTE O CONTROLE DAS FORÇAS ARMADAS, COMO CONTA CARLOS CHAGAS: TÉC: “O Silvio Frota peitou em nome da linha dura, duríssima, mas ele pagou pra ver, peitou o Sílvio Frota e teve um diálogo duríssimo entre eles, quando ele pede ao Frota pra se demitir, o Frota diz que não se demite, então ele diz ‘mas está demitido’, o Frota passa algumas horas tentando encontrar força militar pra enfrentar o Geisel, até para tomar o palácio do planalto à força, mas o Geisel era um homem de estado maior, desde a véspera, a da antevéspera, não sei quanto tempo antes, já tinha previsto tudo, inclusive tropa de pára-quedistas no Rio, já dentro dos aviões pronta pra voar para Brasília, e pular na Praça dos Três Poderes pra libertar o Geisel. Isso se as tropas do frota tivessem tomado o Palácio do Planalto. Isso foi de manhã cedo. Quando chegou as cinco da tarde, o Frota viu que não tinha mesmo tropa, e aí aceitou ir embora. Era um homem honrado, o Frota, mas um ferrabrás danado, um radical violento”. LOC: MILTON NASCIMENTO FEZ UM TRABALHO DIFERENTE EM 78, A TRILHA SONORA DO BALÉ “MARIA, MARIA”. TÉC: Milton Nascimento. LOC: GEISEL PLANEJOU CUIDADOSAMENTE SUA SUCESSÃO. ALÉM DO MINISTRO DO EXÉRCITO, SILVIO FROTA, AFASTOU O GENERAL HUGO ABREU, CHEFE DA CASA MILITAR, QUE TAMBÉM QUERIA A PRESIDÊNCIA EM NOME DA LINHA DURA. LOC: O SUCESSOR SERIA O CHEFE DO SNI, GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO. ANTES, GEISEL COMEÇOU A DESMONTAR A LEGISLAÇÃO AUTORITÁRIA, MAS CRIANDO AS CHAMADAS “SALVAGUARDAS CONSTITUCIONAIS”. VEIO A NOVA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL. SEGUNDO GEISEL, ERA PARA ATENDER AOS “BOLSÕES SINCEROS, PORÉM RADICAIS” DA LINHA DURA. LOC: FOI AÍ QUE VEIO A SEGUNDA MISSÃO PORTELLA. O PRESIDENTE DA ARENA PERCORREU O PAÍS OUVINDO O QUE PASSOU A SE CHAMAR DE “SEGMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL”: A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA E A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. LOC: PETRÔNIO DIZIA QUE HAVIA DUAS OPOSIÇÕES: UMA, CONFIÁVEL, SÉRIA. OUTRA, RADICAL, NEGATIVA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA MISSÃO PORTELLA FORAM A REVOGAÇÃO DO ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO, A VOLTA DO HABEAS CORPUS, DAS PRERROGATIVAS DA MAGISTRATURA. LOC: OS ATAQUES TERRORISTAS DA DIREITA SE SUCEDIAM, E ATÉ A CASA DO PROPRIETÁRIO DE “O GLOBO”, ROBERTO MARINHO, FOI ALVO DE UMA BOMBA. AS BANCAS DE JORNAIS QUE VENDIAM JORNAIS ALTERNATIVOS COMO “OPINIÃO” E “MOVIMENTO” ERAM ATACADAS E INCENDIADAS. LOC: ENQUANTO ISSO, A OPOSIÇÃO PEDIA UMA ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA. AS PENAS DE BANIMENTO E DE MORTE FORAM EXTINTAS PELA MISSÃO PORTELLA. Parte 2 - Eleições em 1978, Arena e MDB LOC: EM 1978, ENTÃO, VIERAM AS ELEIÇÕES PARA CÂMARA E SENADO. O MDB NÃO PÔDE FAZER A SONHADA MAIORIA POR CAUSA DO PACOTE DE ABRIL, QUE INSTITUÍA OS SENADORES BIÔNICOS E MUDAVA A PROPORCIONALIDADE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. VIERAM, ENTÃO, 15 SENADORES PELA ARENA E OITO PELO MDB. 231 DEPUTADOS ARENISTAS CONTRA 189 DO MDB. LOC: O SENADOR MAGALHÃES PINTO, LÍDER CIVIL DO GOLPE DE 64, PERCEBE QUE É A SUA ÚLTIMA CHANCE DE CHEGAR À PRESIDÊNCIA. E FAZ CAMPANHA PELO PAÍS, PROMETENDO DISPUTAR A INDICAÇÃO DA ARENA. ALI, PERDE PARA FIGUEIREDO. LOC: O MDB, INTERNAMENTE, DISCUTE SE DEVE OU NÃO LANÇAR CANDIDATO. RESOLVE, FINALMENTE, QUE SIM. E AÍ DOIS NOMES SÃO LEVADOS À CONVENÇÃO: O DO CIVIL MAGALHÃES PINTO E O DO GENERAL DISSIDENTE EULER BENTES MONTEIRO. LOC: O GENERAL EULER VENCEU A CONVENÇÃO. A MAIORIA DO MDB ACHOU QUE O PARTIDO TERIA MAIS CHANCE DE VITÓRIA CONTRA A ARENA APRESENTANDO UM CANDIDATO GENERAL. A ARENA LANÇOU LOGO O SLOGAN: “GENERAL POR GENERAL, O NOSSO É MELHOR”. LOC: E DEU O PREVISTO: O GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO FOI ELEITO NO COLÉGIO ELEITORAL EM 1978. A PRESSÃO PELA REDEMOCRATIZAÇÃO ERA ENORME. O GOVERNO FIGUEIREDO, COM A ANISTIA E O ATAQUES TERRORISTA DO RIOCENTRO, É O ASSUNTO DO PRÓXIMO PROGRAMA. LOC: O GOVERNO GEISEL TERMINOU COM UM ESCÂNDALO: A COMPRA DA LIGHT PELO GOVERNO BRASILEIRO AO GRUPO CANADENSE BRASCAN PELO TRIPLO DO VALOR. UMA CHUVA DE DENÚNCIAS CAIU SOBRE O MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA, SHIGEAKI UEKI, E O EMPRESÁRIO ANTÔNIO GALOTTI. LOC: EM 1979, PELA SEGUNDA VEZ, O MDB LANÇOU UM CANDIDATO PARA DISPUTAR NO COLÉGIO ELEITORAL DO CONGRESSO NACIONAL COM O MILITAR UNGIDO DA ARENA. LOC: MAS DESTA VEZ ERA MUITO DIFERENTE. EM 74, O DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES FOI LANÇADO COMO UM ANTI-CANDIDATO, COMO FORMA DE DENUNCIAR O REGIME. FOI UMA CAMPANHA CÍVICA, CIVILISTA. EM 78, O GENERAL EULER BENTES MONTEIRO FOI LANÇADO COMO UMA ESPERTEZA, UMA APOSTA NO CLAMOR NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO. TÉC: “APESAR DE VOCÊ” DE CHICO BUARQUE. 15 SEGUNDOS E BG. LOC: CHICO BUARQUE ERA UM CRONISTA DO DIA-A-DIA DO REGIME MILITAR. ESTA MÚSICA, “APESAR DE VOCÊ”, ERA MAIS UMA DA LONGA SÉRIE DE PROTESTOS. (SOBE SOM COM “APESAR DE VOCÊ”) LOC: “GENERAL POR GENERAL, O NOSSO É MELHOR”, BRADARAM OS ARENISTAS E OS PUBLICITÁRIOS DO REGIME. COMO REAÇÃO À ESCOLHA DE UM CANDIDATO MILITAR PELO MDB. O GENERAL FIGUEIREDO, É CLARO, VENCEU NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 78, COM 355 CONTRA 266 DO GENERAL EULER BENTES MONTEIRO, PARA UM MANDATO DE SEIS ANOS. MESMO ASSIM, HAVIA ESPERANÇAS, PARECIA QUE O REGIME MILITAR ESTAVA PRESTES A TERMINAR. LOC: AFINAL, EM 78 O PRESIDENTE-GENERAL ERNESTO GEISEL TINHA REVOGADO A PENA DE BANIMENTO. TODOS OS OPOSITORES DO REGIME CONDENADOS AO BANIMENTO, COMO OS QUE SEQUESTRARAM EMBAIXADORES, PODIAM VOLTAR AO PAÍS. O BRASIL TINHA CENTO E VINTE MILHÕES DE HABITANTES NO FIM DA DÉCADA DE 70, SEGUNDO O IBGE. TÉC: “O BÊBADO E O EQUILIBRISTA”, TOCA POR 15 SEGUNDOS E CAI EM BG. LOC: A ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA ERA UMA DAS MAIS FORTES BANDEIRAS DO PAÍS NO FIM DOS ANOS 70. O COMITÊ DAS MULHERES PELA ANISTIA ERA A VERSÃO BRASILEIRA DAS MÃES DA PRAÇA DE MAIO, NA ARGENTINA. LOC: IRAMAYA QUEIROZ BENJAMIM, MÃE DOS EX-PRESOS POLÍTICOS CESAR E CID QUEIROZ BENJAMIM, LIDERAVA O MOMENTO PELA ANISTIA COM UMA GARRA QUE COMOVIA TODO O PAÍS; UM DOS HINOS PELA ANISTIA FOI COMPOSTO POR JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC E IMORTALIZADO POR ELIS REGINA: TÉC: SOBE O SOM RESTANTE DE “O BÊBADO E O EQUILIBRISTA”. LOC: ALÉM DE IRAMAYA E SUA LUTA PELA ANISTIA, UMA OUTRA MULHER, MARLI PEREIRA DA SILVA, EMOCIONOU O BRASIL. UMA MULHER HUMILDE, UMA NEGRA ALTA E BONITA, QUE ENFRENTOU TODA A POLÍCIA MILITAR E OS ESQUADRÕES DA MORTE DO RIO DE JANEIRO PARA DENUNCIAR O ASSASSINATO DO IRMÃO DE 18 ANOS. LOC: MARLY, MESMO PERSEGUIDA E AMEAÇADA DE MORTE, NÃO DESCANSOU ENQUANTO NÃO APONTOU OS QUATRO PMs QUE MATARAM O IRMÃO DELA À NOITE, RETIRANDO-O À FORÇA DE DENTRO DE CASA. LOC: ANTES DE SAIR, O PRESIDENTE-GENERAL GEISEL ACABOU COM O FAMIGERADO ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO E REVOGOU A CENSURA SOBRE COMERCIAIS DE TEVÊ. MAS AINDA HAVIA OS CHAMADOS “INSTRUMENTOS DE EXCEÇÃO”: A NOVA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL E TODO UM ARSENAL DE LEIS E DECRETOS QUE PODIAM SER ACIONADOS. LOC: “NÃO PENSEM QUE A REVOLUÇÃO ACABOU. NÃO HESITAREI EM USAR OS INSTRUMENTOS DE EXCEÇÃO”, AMEAÇAVA GEISEL POUCO ANTES DE DEIXAR O GOVERNO. TÉC: Música de Sá e Guarabira, sobre a inundação da barragem de Sobradinho. Toca 20 segundos e cai em BG. LOC: EM 78 MESMO, FOI INAUGURADA A BARRAGEM DE SOBRADINHO, NO SERTÃO BAIANO, NO RIO SÃO FRANCISCO, PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. VÁRIAS CIDADES FORAM INTEIRAMENTE ALAGADAS E DESAPARECERAM, E FORAM LAMENTADAS POR SÁ E GUARABIRA EM SUA MÚSICA ‘SOBRADINHO’ (TOCA TRECHO QUE FALA EM “ADEUS REMANSO, CASA NOVA, SENTO SÉ; ADEUS PILÃO ARCADO VEM O RIO TE ENGOLIR” TOCA MAIS 20 OU 30 SEGUNDOS E CAI). LOC: FIGUEIREDO TOMOU POSSE NO DIA 15 DE MARÇO DE 1979. NA ELEIÇÃO DE 15 DE NOVEMBRO DE 78, O MDB TINHA CONFIRMADO QUE GANHAVA CADA VEZ MAIS TERRENO: OBTEVE 15 MILHÕES DE VOTOS PARA O SENADO, CONTRA 13 MILHÕES PARA A ARENA; PARA A CÂMARA, A ARENA OBTEVE 15 MILHÕES, DUZENTOS MIL A MAIS DO QUE O MDB. LOC: MAS A MAIORIA NO SENADO FICOU COM ARENA POR CAUSA DOS SENADORES BIÔNICOS DO PACOTE DE ABRIL. E A VANTAGEM DA ARENA NA CÂMARA SE DEU POR CAUSA DA NOVA PROPORÇÃO DE VOTOS, TAMBÉM DO PACOTE DE ABRIL: UM VOTO DO NORTE E NORDESTE PASSOU A VALER MAIS DO QUE UM VOTO DAS GRANDES METRÓPOLES. TÉC: MÚSICA “BYE, BYE BRASIL”, COM CHICO. LOC: FIGUEIREDO TOMOU POSSE NO DIA 15 DE MARÇO DE 79 AO SOM DE “BYE, BYE BRASIL”, DE CHICO BUARQUE. MÚSICA-TEMA DO GRANDE SUCESSO DE PÚBLICO DAQUELE ANO, QUE FOI O FILME DE CACÁ DIEGUES. ESTRELANDO BETTY FARIA, JOSÉ WILKER E FÁBIO JÚNIOR: TÉC: SOBE SOM DO “BYE, BYE”. LOC: CACÁ DIEGUES CONTA QUE TEVE A IDÉIA DE FAZER O “BYE BYE BRASIL” QUASE DEZ ANOS ANTES: TÉC: “A idéia do filme eu tive alguns anos antes, quando estava fazendo outro filme, “Joana a Francesa”, no interior de Alagoas, em 1972. Um dia, voltando das filmagens, eu cheguei naquela cidade onde a gente estava filmando, que era União dos Palmares, e vi mau cena que nunca tinha visto na minha vida, que me espantou muito, e depois eu botei no filme, que é aquela em que as pessoas todas, reunidas numa praça pública, à noite, assistindo a um show de televisão, a televisão no centro da praça como um totem, uma nova divindade na vida daquelas pessoas. E eu percebi que ali alguma coisa que alguma coisa diferente estava começando a acontecer porque as pessoas, evidentemente, não se expõem à televisão como os brasileiros se expuseram sem uma modificação muito radical na cabeça deles. Então ali, em 72, foi que eu comecei a pensar nesse filme. Depois fiz várias viagens pelo interior do Brasil e aí fui aprimorando a idéia do filme.” LOC: CACÁ DIEGUES DIZ QUE “BYE BYE BRASIL” FOI UM FILME IMPROVISADO. E QUE ELE PROCUROU ALI MOSTRAR O RETRATO DE UM PAÍS QUE ESTAVA MUDANDO PROFUNDAMENTE: TÉC: “E a idéia central era esta mesmo, de registrar um pouco um país que estava acabando para dar lugar a um outro que estava nascendo.(CORTA) A década de oitenta, aliás a década de setenta também, mas sobretudo a de oitenta, é quando o país inteiro se abre pro mundo, né, graças à coisa da televisão sobretudo, né, que é o que muda os costumes, muda a maneira de viver, que muda a cultura das pessoas em qualquer lugar do Brasil, né.” LOC: CACÁ DIEGUES DISSE QUE A MÚSICA DE CHICO BUARQUE E ROBERTO MENESCAL FOI RESULTADO DE MUITA CONVERSA ENTRE OS TRÊS: TÉC: “Eu tinha pedido a eles uma música que tivesse um determinado espírito de estrada, que fosse um painel do que gente estava filmando, do Brasil desconhecido, original, e ao mesmo tempo eu mostrei pra eles algumas imagens do filme. É claro que depois, quando eles começaram a escrever a música eu intervim um pouco, pedi para trocar algumas frases, algumas coisas que eu achava que eram mais apropriadas ao filme, embora eu não tenha escrito nada, a música é deles. Eu não participei da composição, mas eu mais ou menos ia pedindo o que eu queria, como eu queria, onde, etc. e aí a música foi sendo feita. A música é extraordinária, né” (SOBE O SOM DO BYE BYE BRASIL) LOC: O NOVO PRESIDENTE, O GENERAL FIGUEIREDO, ERA UMA FIGURA DE BASTIDOR, NINGUÉM SABIA O QUE ELE PENSAVA, O QUE PLANEJAVA. ERA UM GENERAL QUE SÓ APARECIA AO FUNDO NAS FOTOS DOS GENERAIS-PRESIDENTES ANTERIORES, COM SINISTROS ÓCULOS ESCUROS, CARA AMARRADA. COMO ERA O CHEFE DO TEMIDO SNI, A DESCONFIANÇA DOS SETORES DEMOCRÁTICOS DO PAÍS ERA ENORME. LOC: MAS LOGO VINHA A ESPERANÇA: GEISEL NÃO IRIA ESCOLHER ALGUÉM QUE FOSSE RECUAR E ENDURECER O REGIME DE NOVO. E FIGUEIREDO ALIMENTOU AS ESPERANÇAS, EMBORA DE FORMA GROTESCA. ELE DISSE: “É PRA ABRIR MESMO. QUEM NÃO QUISER, EU PRENDO E ARREBENTO”. LOC: OS HÁBITOS DE COMPORTAMENTO MUDAVAM COM MAIS RAPIDEZ AINDA. (TÉC: toca a música tema de “MALU MULHER”). O SERIADO TELEVISIVO “MALU MULHER”, COM REGINA DUARTE, MOSTRAVA UMA MULHER DESCASADA, MAS INDEPENDENTE E FELIZ COM A NOVA SITUAÇÃO. (TÉC: TOCA MAIS UM PEDAÇO DA MÚSICA). LOC: A CRESCENTE INDEPENDÊNCIA DAS MULHERES ASSUSTA OS HOMENS CONSERVADORES. EM MINAS GERAIS, SEIS MARIDOS ASSASSINARAM A TIRO AS MULHERES POR CIÚME DOENTIO. A REVOLTA CONTRA A VIOLÊNCIA MACHISTA DÁ ORIGEM A UM MOVIMENTO, “QUEM AMA NÃO MATA”. OS MUROS DE BELO HORIZONTE E DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PAÍS SÃO PICHADOS COM A FRASE. A TV GLOBO APROVEITA A ONDA E PRODUZ UM SERIADO COM ESTE TÍTULO. LOC: O CONTRAPONTO MASCULINO DO SERIADO MALU MULHER FOI AMIZADE COLORIDA, EM QUE ANTÔNIO FAGUNDES FAZIA UM FOTÓGRAFO, TAMBÉM DESCASADO. AMIZADE COLORIDA, TODO MUNDO LEMBRA, ERA UM TIPO DE RELACIONAMENTO QUE ENVOLVIA SÓ AMIZADE E SEXO, SEM QUALQUER COMPROMISSO. AINDA NÃO HAVIA A AMEAÇA DA AIDS. VAMOS OUVIR O TEMA, COM GILBERTO GIL. TÉC: Gilberto Gil TÉC: “FRENÉTICAS”, COM A MÚSICA TEMA DELAS. LOC: A NOVA E AINDA MAIS OUSADA LIBERDADE FEMININA INSPIRA ATÉ UM NOVO CONJUNTO MÚSICAL, “AS FRENÉTICAS”, QUE FEZ UM CURTO SUCESSO: TÉC: SOBE SOM COM A MÚSICA, POR POUCO MAIS DE 15 OU 20 SEGUNDOS. NÃO TOCAR TODA!!! LOC: E O BRASIL SENTIU QUE AS COISAS MUDAVAM MESMO EM 79. A CENSURA ÀS RÁDIOS E TEVÊS, AO CINEMA E À LITERATURA PRATICAMENTE ACABOU. OS PUBLICITÁRIOS DO GOVERNO BUSCARAM CRIAR UMA IMAGEM POPULAR DO NOVO PRESIDENTE. FOTOS DE FIGUEIREDO DE SUNGA E TÊNIS, PRATICANDO CORRIDA, FAZENDO GINÁSTICA OU ANDANDO A CAVALO FORAM DISTRIBUÍDAS A TODOS OS JORNAIS. LOC: EM VEZ DOS PESADOS ÓCULOS ESCUROS, DO SILÊNCIO E DA CARRANCA FECHADA, ÓCULOS CLAROS, DE AROS LEVES E SORRISOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL, ALÉM DE CONTATOS COM A IMPRENSA EM SOLENIDADES. LOC: EM VEZ DE GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO, OS PUBLICITÁRIOS CHEFIADOS POR SAID FARHAT INSISTIAM: PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO, O JOÃO DO POVO. MAS O GENERAL NÃO TINHA MUITO JOGO DE CINTURA. AO BRINCAR COM UM MENINO POBRE, DECLAROU: “SE EU GANHASSE SALÁRIO MÍNIMO, DAVA UM TIRO NO COCO”. LOC: EM FLORIANÓPOLIS, ENVOLVEU-SE EM UMA CONFUSÃO COM MANIFESTANTES E QUIS RESOLVER NO BRAÇO. LOGO DEPOIS DISSE QUE PREFERIA O CHEIRO DOS CAVALOS AO CHEIRO DE POVO. LOC: MAS, SEM DÚVIDA, O CLIMA POLÍTICO ERA MAIS RESPIRÁVEL. FORAM LIBERADAS EM 79 MESMO AS PEÇAS “RASGA CORAÇÃO”, DE ODUVALDO VIANNA FILHO, PROIBIDA DESDE 74, E “CALABAR, O ELOGIO DA TRAIÇÃO”, DE CHICO BUARQUE E RUY GUERRA. A CENSURA ACABA TAMBÉM PARA OS FILMES “CONTOS ERÓTICOS”, DE EDUARDO ESCOREL, ROBERTO SANTOS E JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. LOC: E MAIS: “Z”, DE COSTA GAVRAS, O SEMI-PORNÔ FRANCÊS EMANNUELE E O CLÁSSICO “ENCOURAÇADO PONTENKIN”, DE SERGUEI EISEINSTEIN, “ZABRISKIE POINT”, DE MICHELANGELO ANTONIONI, “MIMI O METALÚRGICO”, “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”, E OUTROS. A CENSURA NOS ANOS 70 TINHA CHEGADO A UM PONTO TÃO GROTESCO QUE ATÉ O BALÉ BOLSHOI FOI PROIBIDO DE SE APRESENTAR NO BRASIL, PORQUE ERA RUSSO!! LOC: LOGO NO COMEÇO DO GOVERNO FIGUEIREDO, O CIENTISTA ALBERT SABIN, FAMOSO PELA VACINA ANTI-PÓLIO, DENUNCIOU QUE NO GOVERNO MÉDICI O MINISTÉRIO DA SAÚDE HAVIA FALSIFICADO DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A POLIOMIELITE NO BRASIL. A DOENÇA, NA VERDADE, ESTAVA MAIS FORTE DO QUE NUNCA, HAVIA UM NOVO SURTO. O MINISTRO DA SAÚDE, WALDIR ARCOVERDE, PREFERIU NÃO DAR CRÉDITO A SABIN. TÉC: MÚSICA “ESTOU CHEGANDO”, CANTADA POR SIMONE. TOCA 15 SEGUNDOS E CAI EM BG. LOC: ESTA MÚSICA, ESTOU VOLTANDO, DE MAURÍCIO TAPAJÓS E PAULINHO PINHEIRO COM SIMONE, ENCERROU A LONGA SÉRIE DA MPB SOBRE EXÍLIO E ANISTIA. ERA A MÚSICA DA VOLTA, DA ANISTIA, E , FINALMENTE, VAMOS OUVIR UMA MÚSICA QUE ENCERROU A DÉCADA DE 70 E MOSTROU A MATURIDADE ARTÍSTICA DE IVAN LINS, SOMOS TODOS IGUAIS ESSA NOITE, DE IVAN E VÍTOR MARTINS. TÉC: Somos Todos Iguais Essa Noite. ENCERRAMENTO ************************************************************************************************************************************************************************************************************ TEMA A linha dura do governo Geisel; O sucesso de Chico Buarque; A repressão ao MDB; Os ataques terroristas de direita ****************************************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. ****************************************************************************************************** ENTREVISTAS Dom Eugênio Sales; Pedro Simon; Paulo Brossard; Carlos Chagas; Cacá Diegues. ****************************************************************************************************** MÚSICAS Meu Caro Amigo; As Forças da Natureza, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro; Maria, Maria, de Milton Nascimento, com ele mesmo; Bye, Bye Brasil, com Chico Buarque; Tema de “Amizade Colorida”, com Gilberto Gil; Frenéticas, com As Frenéticas; Estou Chegando, de Maurício Tapajós e Paulinho Pinheiro, com Simone.

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