21 - Radicalização no país, AI-5, censura prévia, Junta militar no poder, MR-8 e presos políticos
Temas do programa:
O governo de General Emílio Médici; Criação da Embratel e da Telebrás; Início do crescimento econômico – o Milagre Brasileiro; Delfim Neto dirige a economia do país; A Petrobrás passou a ser dirigida pelo General Ernesto Geisel; Os cantores mineiros disparam no sucesso – Beto Guedes, Milton Nascimento e Lô Borges.
Transcrição
Parte 1 - Radicalização no país, AI-5, cansura prévia
LOC: OLÁ, ESTE PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20, COMEÇA COM UM CLIMA RADICALIZADO DE DEZEMBRO DE 1968 E COM O ATO INSTITUCIONAL N. 5 O MAIS DURO INSTRUMENTO JURÍDICO DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA NO BRASIL. MAIS DURO ATÉ DO QUE A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO DE 1937, CONHECIDA COMO A POLACA. COMO VIMOS NO ÚLTIMO PROGRAMA, A CÂMARA DOS DEPUTADOS TINHA RECUSADO O PEDIDO DO GOVERNO PARA PROCESSAR O DEPUTADO MÁRCIO MOREIRA ALVES. MARCITO QUE HOJE É COLUNISTA POLÍTICO DO JORNAL O GLOBO, FIZERA UM DISCURSO CONSIDERADO OFENSIVO ÀS FORÇAS ARMADAS. A RADICALIZAÇÃO NO PAÍS CRESCEU DE TODOS OS LADOS, IMPREGNOU TODO O PAÍS E QUANDO A CÂMARA DOS DEPUTADOS RECUSOU A LICENÇA PARA PROCESSAR MÁRCIO MOREIRA ALVES, VEIO O ATO INSTITUCIONAL N. 5, REDIGIDO PELO MINISTRO DA JUSTIÇA LUIS ANTÔNIO DA GAMA E SILVA.
LOC: GAMA E SILVA, CONHECIDO COMO “GAMINHA”, CHEGOU A ACUSAR O COORDENADOR DE IMPRENSA DE COSTA E SILVA, O VETERANO JORNALISTA HERÁCLIO SALLES, DE “COMUNISTA DA LINHA CHINESA”. O CLIMA ERA DE DELÍRIO ACUSATÓRIO.
LOC: CONFIRMADO O RESULTADO DA VOTAÇÃO NA CÂMARA, VEIO LOGO A ORDEM PARA QUE O RESULTADO DA VOTAÇÃO DO CASO MÁRCIO MOREIRA ALVES FOSSE PROIBIDO AOS JORNAIS. CENSURA PRÉVIA. UMA LISTA DE NOMES DE PARLAMENTARES E CIDADÃOS DE VÁRIAS ÁREAS QUE DEVERIAM SER PRESOS FOI ELABORADA.
LOC: A NOITE DO DIA 12 PARA 13 DE DEZEMBRO FOI DE TENSÃO. O DEPUTADO CLÓVIS STENZEL ANUNCIOU, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS: “TEREMOS UM NOVO 64”. COSTA E SILVA SE ISOLOU NO PALÁCIO LARANJEIRAS, NO RIO, E O COMANDANTE DO ENTÃO PRIMEIRO EXÉRCITO, GENERAL SIZENO SARMENTO, LIDEROU AS PRESSÕES POR UM FECHAMENTO AINDA MAIOR DO REGIME.
LOC: NA SEXTA-FEIRA 13 DE DEZEMBRO DE 68, NO PALÁCIO LARANJEIRAS, COSTA E SILVA REUNIU O ALTO COMANDO MILITAR E O MINISTRO DA JUSTIÇA. GAMA E SILVA TIROU DA PASTA UM ATO INSTITUCIONAL TÃO DURO QUE NEM O MINISTRO DO EXÉRCITO, LYRA TAVARES, APROVOU: “ASSIM VOCÊ DESARRUMA A CASA TODA, GAMA”, DISSE O GENERAL.
LOC: GAMA E SILVA PROPUNHA FECHAR DE VEZ O CONGRESSO NACIONAL, O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E TODAS AS ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARAS MUNICIPAIS DO PAÍS. UMA DITADURA COMPLETA E SEM DISFARCES. O PRESIDENTE NÃO ACEITOU. GAMA E SILVA TIROU OUTRO DOCUMENTO DA PASTA.
LOC: ERA O ESBOÇO DO ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO, QUE TEVE FORMA DEFINITIVA COM REDAÇÃO DO PRÓPRIO GAMA E SILVA E DO CHEFE DO GABINETE CIVIL, RONDON PACHECO. COSTA E SILVA PERGUNTOU AOS MINISTROS DA ÁREA ECONÔMICA, DELFIM NETTO, DA FAZENDA, E HÉLIO BELTRÃO, DO PLANEJAMENTO, SE O AI-5 PODERIA PREJUDICAR A POLÍTICA ECONÔMICO-FINANCEIRA. OS DOIS DISSERAM QUE NÃO, QUE NÃO HAVERIA NENHUM PREJUÍZO.
LOC: À UMA DA TARDE, HOUVE UMA REUNIÃO MINISTERIAL, DESTA VEZ COM O VICE-PRESIDENTE PEDRO ALEIXO, A ÚNICA VOZ A SE LEVANTAR CONTRA O AI-5, COM ARGUMENTOS POLÍTICOS E JURÍDICOS. PEDRO ALEIXO DEFENDEU O ESTADO DE SÍTIO. OS OUTROS 22 MINISTROS VOTARAM A FAVOR.
LOC: A FAVOR DO AI-5. ÀS DEZ E MEIA DA NOITE, EM CADEIA DE RÁDIO E TELEVISÃO, O MINISTRO DA JUSTIÇA, GAMA E SILVA, E O LOCUTOR ALBERTO CURY, LERAM OS SEIS CONSIDERANDOS E OS 12 ARTIGOS DO AI-5, ALÉM DO ATO COMPLEMENTAR 38, QUE DECRETAVA O FECHAMENTO DO CONGRESSO.
TÉC: “Após ter ouvido os membros do Conselho de Segurança Nacional resolveu baixar um ato institucional que tem como finalidade fundamental preservar a revolução de massa de 1964, afim de que possamos, caminhando, este clima de intranqüilidade que gera a desconfiança, o desconforto e procura, de qualquer forma, atingir o regímen de que precisamos defender, baixar um ato institucional.”
LOC: A TV GLOBO JÁ COMEÇAVA A SE IMPOR COMO O GRANDE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS DO BRASIL. FOI CRIADA EM 1965, COM APOIO DO GRUPO NORTE-AMERICANO TIME-LIFE, O QUE CAUSOU UMA GRANDE CONFUSÃO AQUI DENTRO, COM ACUSAÇÕES DE QUE O ACORDO ERA ILEGAL.
LOC: O ”JORNAL NACIONAL” NA TV GLOBO FOI CRIADO EM 1969. E AS NOVELAS DE TELEVISÃO COMEÇARAM A OCUPAR O ESPAÇO QUE ANTES ERA DO RÁDIO-TEATRO. A TRILHA SONORA DAS NOVELAS PASSOU A SER UMA FONTE DE RENDA, COM A VENDA DE DISCOS. “TELETEMA”, DE ANTÔNIO ADOLFO E TIBÉRIO GASPAR, COM REGININHA, ERA TEMA DE UMA DAS NOVELAS GLOBAIS, “VÉU DE NOIVA”:
TÉC: VÉU DE NOIVA.
LOC: O AI-5 DAVA AO GOVERNO PODERES PARA PÔR EM RECESSO O CONGRESSO E O JUDICIÁRIO QUANDO BEM ENTENDESSE, PARA CASSAR MANDATOS DE PARLAMENTARES E JUÍZES, DEMITIR, TRANSFERIR E REFORMAR FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CIVIS E MILITARES ESTÁVEIS, ACABAVA COM O HABEAS CORPUS, PERMITIA MANTER PRESOS POLÍTICOS INCOMUNICÁVEIS POR ATÉ DEZ DIAS.
LOC: OU SEJA, O DOBRO DA INCOMUNICABILIDADE QUE “PREVIA O ALVARÁ DE 1705, QUE PERMITIU À COROA PORTUGUESA MANTER INCOMUNICÁVEIS OS INCONFIDENTES MINEIROS E ARRANCAR DELES A CONFISSÃO DA CONSPIRAÇÃO. DEPOIS DISSO AINDA VEIO A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL, QUE TORNOU O REGIME MUITO MAIS FECHADO DO QUE O DO ESTADO NOVO GETULISTA.
LOC: NA NOITE DO AI-5, NOVAMENTE A REALIDADE DO PAÍS ERA OUTRA. NAQUELA SEXTA-FEIRA 13 DE DEZEMBRO DE 68, O JORNAL “ESTADO DE SÃO PAULO” FOI PROIBIDO DE CIRCULAR E O “JORNAL DA TARDE” TEVE PARTE DA EDIÇÃO APREENDIDA. O EDITOR DO “CORREIO DA MANHÔ, OSWALDO PERALVA, FOI PRESO.
LOC: EM BRASÍLIA, O “CORREIO BRASILIENSE” FOI CENSURADO E PROIBIDO DE NOTICIAR A DERROTA DO GOVERNO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, NA VOTAÇÃO DO PEDIDO DE LICENÇA PARA PROCESSAR O DEPUTADO MÁRCIO MOREIRA ALVES.
LOC: O “JORNAL DO BRASIL”, NO RIO, RECEBEU A VISITA DE CINCO MILITARES RESPONSÁVEIS PELA CENSURA. ESTAVA PROIBIDO NOTICIAR OS FATOS POLÍTICOS COM CLAREZA OU COM ALARDE. A SAÍDA ENCONTRADA PELO EDITOR ALBERTO DINES PARA MOSTRAR AOS LEITORES QUE UMA NOVA RODADA DE ARROCHO ESTAVA COMEÇANDO FOI BASTANTE CRIATIVA.
LOC: DINES ENCHEU A PRIMEIRA PÁGINA DE METÁFORAS. EM PLENO VERÃO CARIOCA, COM UM SOL INFERNAL, A PREVISÃO DO TEMPO SAIU BEM GRANDE, NA PRIMEIRA PÁGINA, FALANDO EM “TEMPO NEGRO, TEMPERATURA SUFOCANTE, AMEAÇA DE CHUVAS E TROVOADAS, PAÍS VARRIDO POR FORTES E AMEAÇADORES VENTOS, AR IRRESPIRÁVEL”.
LOC: CENTENAS DE PESSOAS FORAM PRESAS NOS DIAS QUE SE SEGUIRAM. INCLUSIVE O EX-PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. JK TINHA SIDO HOMENAGEADO NO DIA 12 COM UM BANQUETE NO MARANHÃO PELO DEPUTADO JOSÉ SARNEY, E FOI DETIDO NA NOITE SEGUINTE QUANDO IA PARANINFAR UMA TURMA DA ESCOLA DE MEDICINA NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
LOC: JK FICOU PRESO NO BATALHÃO DE GUARDAS DO EXÉRCITO EM SÃO CRISTÓVÃO POR QUATRO DIAS. ACABOU SOLTO POR RAZÕES DE SAÚDE E DEPOIS DE SER SUBMETIDO A MUITA HUMILHAÇÃO.
LOC: CARLOS LACERDA, UM DOS GOLPISTAS DE 64, TAMBÉM FOI PRESO. NO CÁRCERE DO REGIMENTO CAETANO DE FARIAS, ENCONTROU TAMBÉM PRESO UM VELHO INIMIGO: O ATOR MÁRIO LAGO, QUE ERA SEMPRE UM DOS PRIMEIROS A SER PRESOS QUANDO OS REGIMES ENDURECIAM.
LOC: MAS A CENA ERA TRAGICÔMICA: MÁRIO LAGO AINDA ESTAVA VESTIDO E MAQUIADO COMO BANDIDO DE NOVELA. ELE TINHA SIDO PRESO DURANTE UMA GRAVAÇÃO E NEM TEVE TEMPO DE MUDAR DE ROUPA OU DE TIRAR A MAQUIAGEM...
LOC: LACERDA ACABOU SOLTO. QUEM FALA DE SUA TRAJETÓRIA DE LÍDER CIVIL DO GOLPE DE 64 À CADEIA É O JORNALISTA CARLOS CHAGAS:
TÉC: “Cassaram o Juscelino até para beneficiar o Lacerda, e o Lacerda, vamos reconhecer, foi um dos que passavam telegrama, ele estava na Europa, passava telegrama para o Castello Branco, presidente ‘já cassaram o grande ladrão, o ladrão responsável por tudo’ porque o Lacerda era candidato em 65. E sabia que se o Juscelino estivesse no páreo ele não teria a menor chance. Bom, aí os militares foram mais adiante do que ele, transformam as eleições diretas de presidente em indiretas, prorrogaram o mandato do Castello mais um ano. Aí não teve mais eleição. O Lacerda só nesse momento é que começa a se insurgir contra os militares, porque perdeu a perspectiva de poder, e vai num crescendo tão grande que, em 68, quando do AI-5, ele acaba sendo preso e perdendo os direitos políticos.”
LOC: ATÉ MESMO O GRANDE ADVOGADO SOBRAL PINTO, UM DOS SÍMBOLOS DA CIDADANIA NACIONAL, FOI PRESO NO DIA SEGUINTE AO AI-5. SOBRAL ESTAVA EM UM HOTEL, EM GOIÂNIA, ONDE IA PARANINFAR UMA TURMA DE FORMANDOS EM DIREITO.
LOC: SOBRAL ESTAVA NO QUARTO DE HOTEL, DE PIJAMA, ‘AS SETE E MEIA DA NOITE. A PORTA FOI PRATICAMENTE ARROMBADA POR UM GRUPO DE MILITARES COMANDADOS POR UM MAJOR. “TEMOS ORDEM DO PRESIDENTE COSTA E SILVA PARA PRENDER O SENHOR”, DISSE O MAJOR.
LOC: SOBRAL RESPONDEU QUE O MAJOR TINHA QUE CUMPRIR ORDENS DO PRESIDENTE-MARECHAL, POR MAIS ABSURDAS QUE FOSSEM. MAS ELE, SOBRAL, ERA CIVIL, E PORTANTO QUE O MAJOR SE RETIRASSE IMEDIATAMENTE! O GRANDE ADVOGADO, AOS 75 ANOS, FOI ENTÃO PRATICAMENTE SEQUESTRADO, À FORÇA.
LOC: OUTROS PRESOS FORAM OS JORNALISTAS CARLOS CASTELLO BRANCO, PAULO FRANCIS, ZUENIR VENTURA, O POETA FERREIRA GULLAR, OS HUMORISTAS MILLÔR FERNANDES, ZIRALDO E JAGUAR, OS COMPOSITORES CHICO BUARQUE E GERALDO VANDRÉ.
LOC: CAETANO VELLOSO E GILBERTO GIL FORAM PRESOS NO APARTAMENTO DE CAETANO, NO CENTRO DE SÃO PAULO. FORAM LEVADOS AO QUARTEL DA POLÍCIA DO EXÉRCITO, NA RUA BARÃO DE MESQUITA. ALI, CAETANO TEVE O CABELO RASPADO A ZERO. ALÉM DISSO, COM OLHOS VENDADOS, SOFREU A ENCENAÇÃO DE UM FUZILAMENTO. O EDITOR ÊNIO SILVEIRA FOI TESTEMUNHA.
LOC: CAETANO E GIL FICARAM QUATRO MESES PRESOS E FORAM SOLTOS EM MARÇO, MAS EXPULSOS DO PAÍS. COMO DESPEDIDA, GIL COMPÔS A IRÔNICA “AQUELE ABRAÇO”:
TÉC: AQUELE ABRAÇO
LOC: DO EXÍLIO EM LONDRES, CAETANO FEZ “IRENE”, COM SAUDADE DO SORRISO DA IRMÃ CAÇULA EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO, FEZ TAMBÉM “LONDON, LONDON”, E “MARIA BETÂNIA”.
TÉC: IRENE
LOC: CHICO BUARQUE FEZ “SAMBA DE ORLY”, ENTRE OUTRAS, MANDANDO LEMBRANÇAS AO PESSOAL AQUI NO BRASIL ATRAVÉS DO AMIGO FRANCIS HIME:
TÉC: SAMBA DE ORLY
LOC: ALÉM DE GIL E CAETANO, FORAM PRESOS E EXPULSOS DO PAÍS CHICO BUARQUE DE HOLLANDA, GLAUBER ROCHA, GERALDO VANDRÉ, E UMA BOA PARTE DA PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA. ERA UMA ÉPOCA DE MEDO. O JORNALISTA CARLOS CHAGAS CONTA A REAÇÃO DE COSTA E SILVA ÀS CONSEQÜÊNCIAS DO AI-5:
TÉC: “E o Costa e Silva me chamou, e me disse exatamente essas palavras: eu não passo à História como ditador...” até “...derrame cerebral”.
LOC: COM O PRESIDENTE IMPEDIDO POR CAUSA DO DERRAME, SURGIU O IMPASSE: O VICE CIVIL PEDRO ALEIXO ASSUME OU NÃO? CARLOS CHAGAS RELEMBRA:
TÉC: “Mas o Pedro Aleixo não assume, o que era a coisa mais natural: “Era a coisa mais natural ATÉ “...e o episódio foi esse”.
Parte 2 - Junta militar no poder, MR-8, presos políticos
LOC: OS TRÊS MEMBROS DA JUNTA ERAM OS MINISTROS DO EXÉRCITO, GENERAL LYRA TAVARES; DA MARINHA, ALMIRANTE AUGUSTO RADEMACKER, E O DA AERONÁUTICA, BRIGADEIRO MÁRCIO DE SOUZA E MELLO.
LOC: A JUNTA FICOU NO PODER DE AGOSTO A OUTUBRO DE 69, QUANDO A LINHA DURA VITORIOSA IMPÔS OUTRO PRESIDENTE MILITAR, O GENERAL GAÚCHO EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI, CHEFE DO SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES, O TEMIDO SNI.
TÉC: “A plenitude do regime democrático...” até “...e na garantia dos direitos fundamentais do homem.”
LOC: O JORNALISTA CARLOS CHAGAS CONTA COMO FOI A INDICAÇÃO DO GENERAL GARRASTAZU MEDICI:
TEC: “Escolheram o mais obscuro deles, escolheram o mais sem competência, o mais sem capacidade... até ...realmente foi o pior de todos.
LOC: MAS ANTES DE DAR POSSE A MÉDICI, A JUNTA MILITAR EDITOU A EMENDA CONSTITUCIONAL NÚMERO UM, DE 17 DE OUTUBRO DE 69. O REGIME FICAVA AINDA MAIS DURO E FECHADO. O COLÉGIO ELEITORAL PARA A INDICAÇÃO DO PRESIDENTE FOI INCLUÍDO NESTA EMENDA.
LOC: A EMENDA ERA TÃO DURA QUE PRATICAMENTE NEUTRALIZAVA A CONSTITUIÇÃO BIÔNICA DE 67, DE CASTELLO BRANCO. INSTITUÍA A CENSURA E ABOLIA VÁRIOS PONTOS LIBERAIS DA CONSTITUIÇÃO DE 67, A DE CASTELLO.
LOC: NEUTRALIZAVA TANTO QUE ALGUNS JURISTAS PASSARAM A CHAMAR A EMENDA DE “CONSTITUIÇÃO DE 69”, COMO EXPLICA O SENADOR JOSAPHAT MARINHO:
TÉC: “A junta militar dominante...” até “...com a emenda número 1 de 69”
LOC: O GOVERNO MÉDICI TEVE DUAS MARCAS. O ABSOLUTO FECHAMENTO, A REPRESSÃO POLÍTICA EM NÍVEL MÁXIMO, A MAIOR DA HISTÓRIA BRASILEIRA, E UM CRESCIMENTO ECONÔMICO TAMBÉM SEM IGUAL NA HISTÓRIA, UMA MÉDIA DE QUASE DEZ POR CENTO AO ANO.
LOC: A ESQUERDA BRASILEIRA, CLANDESTINA, ESTAVA MESMO EM GUERRA COM O REGIME MILITAR. E A RESPOSTA DO OUTRO LADO FOI UM CRESCENDO DE VIOLÊNCIA. NA NOITE DE 4 DE NOVEMBRO DE 69, O DOPS DE SÃO PAULO, ATRAVÉS DE TORTURA, CONSEGUIU INFORMAÇÕES QUE PERMITIRAM UMA CILADA FATAL AO EX-DEPUTADO CARLOS MARIGHELA, PRINCIPAL DIRIGENTE DA ALIANÇA LIBERTADORA NACIONAL.
LOC: SEGUIU-SE UMA INTENSA ORGANIZAÇÃO DA ESQUERDA CLANDESTINA EM VÁRIOS MOVIMENTOS E SIGLAS, ALGUNS OPTANDO POR AÇÕES ARMADAS NAS CIDADES E OUTROS PELA GUERRILHA RURAL, PRINCIPALMENTE NO SUL DO PARÁ.
LOC: NO DIA 4 DE SETEMBRO DE 69, UM COMANDO DA DISSIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA GUANABARA, LIDERADA PELOS EXPERIMENTADOS ESTRATEGISTAS DA ALIANÇA LIBERTADORA NACIONAL, SEQUESTROU O EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS, CHARLES BURKE ELBRICK. OS ESTUDANTES USARAM A SIGLA MR-8.
LOC: EM TROCA, EXIGIRAM A LIBERTAÇÃO DE 15 PRESOS POLÍTICOS, ENTRE ELES OS PRINCIPAIS LÍDERES ESTUDANTIS PRESOS NO CONGRESSO DA UNE DE IBIÚNA, E O VETERANO MILITANTE COMUNISTA DE PERNAMBUCO GREGÓRIO BEZERRA, PRESO DESDE 64.
LOC: PEGO DE SURPRESA, O GOVERNO TEVE QUE ACEITAR AS CONDIÇÕES, SOB PRESSÃO TAMBÉM DO GOVERNO DE RICHARD NIXON. PARA OS LIBERTADOS E EXPULSOS DO PAÍS, FOI CRIADA A PENA DO BANIMENTO, EQUIVALENTE À PERDA DA NACIONALIDADE. LOGO DEPOIS, O MINISTRO DA JUSTIÇA ALFREDO GUSAIDE (?), CRIOU TAMBÉM A PENA DE MORTE, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA REPUBLICANA NO PAÍS.
LOC: SEGUIRAM-SE OUTROS SEQUESTROS, COMO OS DOS EMBAIXADORES DA ALEMANHA E DA SUÍÇA, ALÉM DO CÔNSUL DO JAPÃO, SEMPRE COM A EXIGÊNCIA DE LIBERTAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS:
LOC: MAS A REPRESSÃO DO GOVERNO TAMBÉM SE FORTALECEU E ORGANIZOU OS DOI-CODIS EM TODO O PAÍS. DOI-0 CODI ERA A SIGLA PARA DEPARTAMENTOS DE OPERAÇÕES DE INFORMAÇÃO -CENTRO DE OPERAÇÕES DE DEFESA INTERNA. OS DOPS LIGADOS ÀS POLÍCIAS ESTADUAIS PASSARAM A SER APÊNDICES DOS DOI-CODIS, QUE ORGANIZAVAM AS OPERAÇÕES E AS INFORMAÇÕES.
LOC: OS CENTROS DE INFORMAÇÃO DA MARINHA E DA AERONÁUTICA TAMBÉM FICARAM, TEORICAMENTE, SUBORDINADOS AOS DOI-CODIs. CONGRESSO E JUDICIÁRIO ESTAVAM MANIETADOS, SUJEITOS A CASSAÇÕES DE MANDATOS E DEMISSÕES DE JUÍZES.
LOC: A TORTURA ESTAVA INSTITUCIONALIZADA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO. O DEPUTADO RUBENS PAIVA, POR EXEMPLO, FOI TORTURADO ATÉ À MORTE NO GALEÃO. O MESMO ACONTECEU COM O EX-OPERÁRIO E MILITANTE DA ALIANÇA LIBERTADORA NACIONAL VIRGÍLIO GOMES DA SILVA, QUE LIDEROU A OPERAÇÃO DE SEQUESTRO DO EMBAIXADOR AMERICANO.
LOC: FORAM MORTOS AINDA NA PRISÃO UM DOS FUNDADORES DA ALIANÇA LIBERTADORA NACIONAL, JOAQUIM CÂMARA FERREIRA, MÁRIO ALVES E O FILHO DA COSTUREIRA ZUZU ANGEL, STUART ANGEL, E A MULHER, SÔNIA MORAIS. AO TODO, CERCA DE MIL MILITANTES DE ESQUERDA PARTICIPARAM DA LUTA ARMADA CONTRA O GOVERNO NO PERÍODO QUE FOI DA ERA COSTA E SILVA AO FIM DO GOVERNO MÉDICI.
LOC: UMA LUTA DESIGUAL, SUICIDA E SEM ESPERANÇAS, PORQUE ERAM VÁRIAS FACÇÕES ISOLADAS, SEM APOIO POPULAR, CONTRA TROPAS E FORÇAS REGULARES E ORGANIZADAS. COM A CENSURA À IMPRENSA, NENHUMA AÇÃO DA GUERRILHA VINHA AO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO, APENAS SUAS DERROTAS E BAIXAS. É UMA DAS PASSAGENS TRÁGICAS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL.
LOC: COMO HERANÇA DOS FESTIVAIS, DUAS MÚSICAS QUE NÃO VENCERAM, MAS ERAM MUITO BONITAS E FIZERAM ALGUM SUCESSO: “ANDANÇA”, DE DORY CAIMMY, COM BETH CARVALHO E OS GOLDEN BOYS, E “A ESTRADA E O VIOLEIRO”, DE SIDNEY MULLER, COM SIDNEY E NARA LEÃO:
TÉC: ANDANÇA E A ESTRADA E O VIOLEIRO.
LOC: E A DÉCADA DE 60 TERMINOU COM UM SUCESSO DE JORGE BEM: PAÍS TROPICAL, QUE SOAVA ESTRANHAMENTE IRÔNICA DIANTE DA SITUAÇÃO DO BRASIL:
TÉC: “PÁ-TRO-PI”
LOC: NOS ANOS 70, O BRASIL CHEGOU AOS 99 MILHÕES DE HABITANTES, SEGUNDO O CENSO DO IBGE. PELA PRIMEIRA VEZ, A MAIORIA DA POPULAÇÃO PASSAVA A SER URBANA, COM MAIS DA METADE VIVENDO NAS CIDADES. NO CHILE, ELEGEU-SE PRESIDENTE O SOCIALISTA SALVADOR ALLIENDE, CUJO GOVERNO ATRAIU ECONOMISTAS BRASILEIROS EXILADOS, COMO O HOJE SENADOR JOSÉ SERRA E O EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA.
LOC: NO PERU, UMA OUTRA TENTATIVA SOCIALISTA MAS DE UM TIPO DIFERENRE: UMA DITADURA MILITAR NACIONALISTA E SOCIALIZANTE, COMANDADA PELO GENERAL JUAN VELASCO ALVARADO. ALGUNS SETORES DE ESQUERDA BRASILEIROS ACHAVAM QUE ESTE ERA UM CAMINHO A SEGUIR NA AMÉRICA LATINA. DARCY RIBEIRO E GLAUBER ROCHA, POR EXEMPLO ESTAVAM ENTRE ELES.
TÉC: MÚSICA “NOVENTA MILHÕES EM AÇÃO”
LOC: UMA PAUSA NA TRISTEZA NACIONAL: O BRASIL GANHOU A COPA DO MUNDO NO MÉXICO, A TERCEIRA. A TAÇA JULES RIMET ERA NOSSA EM DEFINITIVO. FOI A PRIMEIRA COPA DO MUNDO TRANSMITIDA AO VIVO POR TELEVISÃO PARA O BRASIL E PARA O MUNDO. VAMOS OUVIR O GOL DO TRI:
TÉC: NARRAÇÃO DO GOL.
LOC: NAS ELEIÇÕES DE 1970, PARA SENADO, CÂMARA DOS DEPUTADOS, ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARAS DE VEREADORES, 60 POR CENTO DOS ELEITORES SE ABSTIVERAM. A ARENA, PARTIDO OFICIAL, FEZ UMA MAIORIA ESMAGADORA.
LOC: O “MILAGRE ECONÔMICO” CHEGOU A CONSEGUIR UM CRESCIMENTO DO PIB DE 14 POR CENTO EM 1973. E COM INFLAÇÃO BAIXÍSSIMA. É QUE O QUADRO INTERNACIONAL ERA TOTALMENTE FAVORÁVEL. OS JUROS PARA EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS ERAM BAIXÍSSIMOS NO EXTERIOR E A ECONOMIA DO MUNDO PASSOU POR UMA FASE DE EXPANSÃO.
LOC: O PRÓPRIO AUTO-DENOMINADO AUTOR DO MILAGRE ECONÔMICO, O ENTÃO MINISTRO DA FAZENDA E HOJE DEPUTADO DELFIM NETTO, RECONHECE AS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS E O AJUSTE FEITO ANTES, NO GOVERNO CASTELLO BRANCO, PELOS MINISTROS ROBERTO CAMPOS E OTÁVIO GOUVÊIA DE BULHÕES:
TÉC: “Aquele foi um momento de grande expansão, o Brasil cresceu dez por cento ao ano durante uma década...” até “...o Brasil a cada ano é um pouco melhor do que o ano passado”
LOC: COMO O CRÉDITO INTERNACIONAL ERA BARATO, DELFIM NETTO ESTIMULOU O ENDIVIDAMENTO EM DÓLAR PARA INVESTIMENTOS NÃO SÓ NO SETOR PRIVADO, MAS TAMBÉM NO ESTATAL. NO SETOR ESTATAL, POR EXEMPLO, AS TELECOMUNICAÇÕES SE MODERNIZARAM AOS PADRÕES ATUAIS, COM A CRIAÇÃO DA EMBRATEL E DA TELEBRÁS.
LOC: A SIDERURGIA SE EXPANDIU, COM FORMAÇÃO DA HOLDING SIDERBRÁS. O MERCADO DE CAPITAIS SE MODERNIZOU. OS PEQUENOS BANCOS REGIONAIS E SETORIAIS FORAM ENGOLIDOS POR NOVOS CONGLOMERADOS, FORMANDO OS ATUAIS BRADESCO, UNIBANCO E OUTROS.
LOC: A DEPUTADA MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES, ECONOMISTA ADVERSÁRIA DE DELFIM NETO, DIZ QUE O ENTÃO MINISTRO DA FAZENDA E CZAR DA ECONOMIA APROVEITOU A GRANDE ONDA DE CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PÓS-GUERRA:
TÉC: “E a política cambial e de crédito do Delfim eram políticas mais frouxas...” até “...mas isso não melhora nunca neste país. Nunca” (CORTA) “Não estamos falando das liberdades democráticas...” até “...pegou o surf, pegou a onda”
LOC: MAS FALTOU DISTRIBUIR RENDA. AQUELE MOMENTO DE EXPANSÃO ECONÔMICA NÃO FOI USADO PARA CORRIGIR DISTORÇÕES ESTRUTURAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. NA ÉPOCA, ATRIBUIU-SE AO ENTÃO MINISTRO DELFIM NETTO UMA FRASE: É PRECISO FAZER O BOLO CRESCER PRA DEPOIS DIVIDIR. SE NÃO, VAMOS SÓ DISTRIBUIR POBREZA”.
LOC: MUITO DINHEIRO PÚBLICO FOI DESPERDIÇADO EM OBRAS COM A RODOVIA TRANSAMAZÔNICA E EM ENORMES ESTÁDIOS DE FUTEBOL PELO NORTE E NORDESTE. FOI CONSTRUÍDA A ITAIPU BINACIONAL, COM CONCESSÕES BRASILEIRAS AO PARAGUAI ACIMA DO QUE SERIA RAZOÁVEL.
LOC: FOI FEITA A LIGAÇÃO RIO-NITERÓI ATRAVÉS DE UMA PONTE, UM VELHO PROJETO. FORAM CONCEDIDOS GRANDES SUBSÍDIOS AOS PRODUTORES DE AÇÚCAR E ÁLCOOL PELO INSTITUTO DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL E AOS PRODUTORES DE CAFÉ PELO INSTITUTO BRASILEIRO DO CAFÉ, GRANDES CABIDES DE EMPREGOS.
LOC: O GOVERNO TINHA UM PODEROSO SISTEMA DE PROPAGANDA OFICIAL, QUE USAVA ATÉ MÚSICA POPULAR, COMO “EU TE AMO MEU BRASIL”, DE DON E RAVEL:
TÉC: ENTRA MUSICA.
ENCERRAMENTO
E É NESSE CLIMA DE UFANISMO QUE VAMOS TERMINAR ESTE PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO 20. AS DITADURAS MILITARES PROLIFERAVAM EM TODA AMÉRICA LATINA. NO PROXIMO PROGRAMA, VAMOS MOSTRAR MAS DO GOVERNO MEDICI E O QUE FICOU CONHECIDO COMO MILAGRE BRASILEIRO. O PERIODO DE GRANDE CRESCIMENTO E MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA MAS DE TREVA POLÍTICA. SURGEM TAMBÉM OS MINEIROS DO CLUBE DA ESQUINA, E SAMBISTAS GENIAIS COMO JOÃO NOGUEIRA, E O MODERNISSIMO PAULINHO DA VIOLA.
SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. PRODUÇÃO DE...
************************************************************************************************************************************************************************************************************
TEMA
O governo de General Emílio Médici; Criação da Embratel e da Telebrás; Início do crescimento econômico – o Milagre Brasileiro; Delfim Neto dirige a economia do país; A Petrobrás passou a ser dirigida pelo General Ernesto Geisel; Os cantores mineiros disparam no sucesso – Beto Guedes, Milton Nascimento e Lô Borges.
******************************************************************************************************
LOCUÇÃO
Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques.
******************************************************************************************************
ENTREVISTAS
Gama e Silva; Carlos Chagas; Josaphat Marinho;
******************************************************************************************************
MÚSICAS
Roberto Campos; Otávio Gouveia de Bulhões; Maria da Conceição Tavares.
Teletema, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, Aquele Abraço, de Gilberto Gil; Irene, de Caetano Veloso; Samba de Orly, de Chico Buarque; Andança, de Dory Caimmy, com Beth Carvalho e os Golden Boys; A Estrada e o Violeiro, de Sidney Muller, com Sidney e Nara Leão; País Tropical, de Jorge Benjor; Noventa Milhões em Ação; Eu Te Amo Meu Brasil, de Don e Ravel.