16 - Depois do golpe de 1964, os grandes festivais — Rádio Senado

16 - Depois do golpe de 1964, os grandes festivais

Temas do programa:

Características do golpe militar de 31 de março de 1964; A participação dos EUA e da igreja no golpe militar; João Goulart é deposto; castelo Branco assume o poder junto com as oligarquias; A Bossa Nova se populariza.

14/08/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 25/10/2023, 19h16
Duração de áudio: 58:41
58:4116 - Depois do golpe de 1964, os grandes festivais
Parte 1 - Depois do golpe de 1964
31:27

Transcrição Parte 1 - Depois do golpe de 1964 TÉC: Um a Zero. LOC: OLÁ, ESTE PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO VINTE COMEÇA LOGO DEPOIS DO GOLPE MILITAR DE 1964. COMO VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR, O GOVERNO DE JOÃO GOULART TINHA CHEGADO A UM IMPASSE. TENTAVA REFORMAS DE BASE, REFORMAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, COMO UMA REFORMA ELEITORAL E PRINCIPALMENTE A REFORMA AGRÁRIA. MAS FOI ENCURRALADO PELA RADICALIZAÇÃO DE ESQUERDA E DE DIREITA. O BRASIL TINHA EM 64 POUCO MAIS DE 70 MILHÕES DE HABITANTES. LOC: O FRÁGIL EQUILÍBRIO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO DE 46 E PELO POPULISMO ESTAVA ESGOTADO. O CHOQUE ERA INEVITÁVEL. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA COMETEU ALGUNS ERROS POLÍTICOS E O LADO MAIS FORTE E MAIS ORGANIZADO VENCEU. LOC: O GOLPE VEIO DA DIREITA, COM APOIO DOS PRINCIPAIS GOVERNADORES DO PAÍS, DAS FORÇAS ARMADAS, DAS CLASSES MÉDIAS URBANAS, DAS OLIGARQUIAS RURAIS, DA IGREJA E... DOS ESTADOS UNIDOS. LOC: JOÃO GOULART FOI DEPOSTO INSTITUCIONALMENTE, NA VERDADE, POR VOLTA DE MEIA-NOITE DO DIA 3 DE ABRIL DE 64. NESTA SEXTA-FEIRA, O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL DECLAROU VAGA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E EMPOSSOU O PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, RANIERI MAZILLI. LOC: MAS O PODER DE FATO PASSOU A SER EXERCIDO NOS DIAS QUE SE SEGUIRAM POR UM AUTO-DENOMINADO “COMANDO REVOLUCIONÁRIO MILITAR”. OS SETE GOVERNADORES QUE ESTIVERAM COM OS MILITARES À FRENTE DO GOLPE REUNIRAM-SE NO PALÁCIO GUANABARA NO RIO DE JANEIRO PARA DECIDIR O QUE FAZER. MAS FORAM ATROPELADOS PELA NOVA REALIDADE. LOC: O MAIOR RACHA DA BOSSA NOVA ACONTECEU MESMO EM 64, QUANDO CARLOS LYRA E NARA LEÃO FORAM ATRÁS DA VOZ DO MORRO. ABANDONARAM DE VEZ A TURMA DA ZONA SUL, E COMEÇARAM A FAZER REUNIÕES COM OS SAMBISTAS, COMO O GRANDE CARTOLA, NELSON CAVAQUINHO E ZÉ KETI. AS REUNIÕES ERAM NO APARTAMENTO DE CARLOS LYRA EM IPANEMA. O CRITICO JOSÉ RAMOS TINHORÃO, INIMIGO DA BOSSA NOVA, FOI A ALGUMAS DESSAS REUNIÕES. ELE DISSE QUE ENQUANTO BEBIA E SERVIA WISKY AOS AMIGOS DA ZONA SUL, CARLOS LYRA OFERECIA APENAS CACHAÇA E CERVEJA AOS SAMBISTAS. DESTA ÉPOCA, O MELHOR PRODUTO É NARA LEÃO CANTANDO O SOL NASCERÁ, DA GENIAL DUPLA CARTOLA E ELTON MEDEIROS. TÉC: Música O Sol Nascerá. LOC: EM DEZEMBRO DE 64, ESTREOU O SHOW OPINIÃO COM TEXTO DE ODUVALDO VIANA FILHO, ARMANDO COSTA E PAULO PONTES, DIRIGIDO POR AUGUSTO BOAL, E ESTRELADO POR NARA LEÃO, ZÉ KETI E JOÃO DO VALE. O PÚBLICO LOTOU O TEATRO DE ARENA NA RUA SIQUEIRA CAMPOS EM COPACABANA DURANTE MESES. TODO MUNDO ENTENDIA QUE ERA UMA RESPOSTA AO REGIME MILITAR, EMBORA NINGUÉM ENTENDESSE DIREITO PORQUE A LETRA DE ZÉ KETI DIZIA: DAQUI DO MORRO EU NÃO SAIO NÃO. TEC: Show Opinião. LOC: A SECRETÁRIA DE SERVIÇOS SOCIAIS DO GOVERNADOR LACERDA, SANDRA CAVALCANTI, APROVEITOU LOGO PARA OFERECER UMA CASA POPULAR A ZÉ KETI NA VILA KENNEDI, PARA ONDE ERAM REMOVIDOS OS FAVELADOS DA ZONA SUL. E ZÉ KETI ACEITOU. QUANTO A NARA LEÃO, VIROU A MUSA DO PROTESTO. DEU ENTREVISTAS SOBRE PÍLULA, O PAPA, PEDIU A EXTINÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, E DISSE QUE OS MILITARES NÃO ENTENDIAM NADA DE POLÍTICA. SÉRGIO PORTO E ESTANISLAU PONTE PRETA, DEFINIU NARA COMO A JOANA D’ARC DO TELECO-TECO. E ELA PRÓPRIA SE CONSIDERAVA NARA CORAÇÃO DE LEÃO. A MÚSICA CARCARÁ DE JOÃO DO VALE, FOI CANTADA POR NARA EM OPINIÃO, MAS VIROU SUCESSO MESMO COM A MOÇA DE 18 ANOS QUE CHEGAVA DA BAHIA: MARIA BETHÂNIA. TEC: Carcará, com Maria Bethânia. LOC: O EXÉRCITO TINHA CANDIDATO. ERA O GENERAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, QUE PASSOU À RESERVA COM O POSTO DE MARECHAL. A JUNTA MILITAR NEGOCIOU COM O PSD DE JUSCELINO KUBITSCHEK A APROVAÇÃO DO NOME DE CASTELLO PELO CONGRESSO. EM TROCA, A VICE-PRESIDÊNCIA FOI ENTREGUE AO MINEIRO JOSÉ MARIA ALKMIN, AMIGO DE JK. E TAMBÉM VEIO A GARANTIA DOS MILITARES DE QUE SERIAM MANTIDAS AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO ANO SEGUINTE. MAS O BRASIL ENTRAVA EM UMA NOVA ERA, COMO VAMOS VER ADIANTE. LOC: O ATO INSTITUCIONAL NÚMERO UM CASSOU LOGO 40 MANDATOS DE DEPUTADOS E SUPLENTES E DE UM SENADOR. OS DIREITOS POLÍTICOS, IGUALMENTE, FICAVAM SUSPENSOS POR QUINZE ANOS. LOC: OS JURISTAS TIDOS COMO ESPECIALIZADOS EM LEGISLAÇÃO AUTORITÁRIA, FRANCISCO CAMPOS, O MESMO VELHO CHICO CIÊNCIA DO ESTADO NOVO, E CARLOS MEDEIROS DA SILVA, DERAM A BASE INSTITUCIONAL PARA A NOVA ORDEM: “A REVOLUÇÃO SE LEGITIMAVA A SI PRÓPRIA, COMO PODER CONSTITUINTE.” OU SEJA, A CONSTITUIÇÃO, FORMALMENTE, ESTAVA EM VIGOR. MAS NÃO VALIA MAIS NADA. LOC: EM JUNHO, MENOS DE DOIS MESES DEPOIS DA DERRUBADA DO GOVERNO, FOI A VEZ DO PRÓPRIO SENADOR JUSCELINO KUBITSCHEK SER CASSADO E TER OS DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS. EM DISCURSO NO SENADO, NO DIA DA CASSAÇÃO, JK MOSTRAVA A PRÓPRIA SURPRESA EM UM DISCURSO EMOCIONADO: TÉC: JK: “Sr. Presidente. Na previsão de que se confirme a cassação dos meus direitos políticos, que implicaria na cassação do meu direito de cidadão, julgo do meu dever dirigir dessa tribuna algumas palavras à nação brasileira. Faço agora, para que, se o ato de violência vier a consumasse, não me veja eu privado do dever de denunciar o atentado que na minha pessoa vou sofrer as instituições livres.” LOC: JK SE DISSE VÍTIMA DE UMA MARCHA DO ARBÍTRIO QUE, NA OPINIÃO DELE, ESTAVA MUDANDO O RUMO DA CHAMADA “ REVOLUÇÃO”. LOGO ELE, JK, QUE TINHA SIDO O MAIS TOLERANTE PRESIDENTE DA HISTÓRIA BRASILEIRA. E NÃO SABIA NEM DE QUE ERA ACUSADO: TÉC: JK: “Aos fulminados, não é dado acesso às peças acusatórias, voltam-se, assim, os revolucionários do Brasil contra as mais sagradas conquistas do direito. Não sei exatamente do que me acusam. Só recolhi boatos e murmúrios de velhas histórias já desfeitas e desmoralizadas por contestações irretoquíveis. Já a nação vive sob os efeitos do terror. E aqui expresso a minha solidariedade aos que estão sofrendo processos de inquisição que lembram os momentos mais dramáticos por que passou a humanidade. Se me forem retirados os direitos políticos como se anuncia em toda parte, não me intimidarei, não deixarei de lutar. Do ponto de vista de minha biografia, só terei de que me orgulhar desse ato. Lamento, apenas, que a nação, através do partido que recentemente me indicou para as eleições de 65 sofra essa vil afronta. Mas essa mesma afronta terá a reparação certa pelas urnas ao primeiro incêndio com qualquer outro nome pessedista”. LOC: SÓ QUE JK NÃO SABIA QUE A COISA IA SER MUITO PIOR. NÃO HAVERIA ELEIÇÃO NENHUMA EM 65, PORQUE O MARECHAL CASTELLO BRANCO, UM MÊS DEPOIS ,PRORROGOU O PRÓPRIO MANDATO ATÉ MARÇO DE 67, POR MEIO DE UMA EMENDA CONSTITUCIONAL DO SENADOR JOÃO AGRIPINO. NO MESMO DISCURSO, JUSCELINO FEZ OUTRA PREVISÃO QUE FRACASSOU: TÉC: “Sei que nestas terras brasileiras, as tiranias não duram, que somos uma nação humana penetrada pelo espírito de justiça. Homem do povo, levado ao poder sempre pela vontade do povo. Adianto-me apenas ao sofrimento que o povo vai enfrentar nessas horas de trevas que já estão caindo sobre nós. Mas dela sairemos para a ressurreição de um novo dia, dia em que se restabelecerão a justiça e o respeito pessoa humana.” LOC: JUSCELINO FOI DEPOIS HUMILHADO EM UM DOS VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES INSTAURADOS A PARTIR DE 64. O JORNALISTA CARLOS CHAGAS, QUE ERA EDITOR DE POLÍTICA DO JORNAL “O GLOBO”, EXPLICA ASSIM A CASSAÇÃO DE JUSCELINO: TÉC: “A cassação de Juscelino, foi uma exigência da linha dura, inclusive do Costa e Silva, que era ministro do exército do Castello. Eles acharam que, como deram o golpe em 64 e em 65 tinha eleição para presidente, eles achavam que se deixassem o Juscelino solto, ele realmente ganharia a eleição tranqüilamente. Era a pessoa mais popular do Brasil. Então tinham que afastar o Juscelino, para o Juscelino não ser candidato em 65. E, resultado, isso o Luiz Viana Filho confessa, e até no próprio livro que ele escreveu, sob o Castello Branco, ele confessa que cassaram o Juscelino “politicamente”, quer dizer, vergonhosamente. Não tinham nada contra ele, nem de subversão, nem de corrupção, ele morreu pobre, e nunca foi comunista. Mas o que eles queriam era afastar Juscelino da sucessão presidencial.” LOC: O CANTOR E COMPOSITOR SÉRGIO RICARDO, COMEÇOU A CARREIRA COMO ATOR NOS ANOS 50. AOS POUCOS SE APROXIMOU DA BOSSA NOVA. E DEPOIS VIROU CANTOR DE PROTESTO. EM SETEMBRO DE 64, O QUARTETO EM CY GRAVOU: ENQUANTO A TRISTEZA NÃO VEM, NA FASE ROMÂNTICA DE SÉRGIO RICARDO. TEC: Enquanto a Tristeza Não Vem. LOC: A LISTA FINAL DE CASSAÇÕES E EXPURGOS CHEGOU A MAIS DE DEZ MIL, COM TRÊS EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA, PARLAMENTARES, JUÍZES, SINDICALISTAS, MILITARES, CIENTISTAS, DIPLOMATAS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. LOC: A SEDE DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES FOI INCENDIADA, A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ATACADA E A CAÇA ÀS BRUXAS PERCORREU TODAS AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. O JORNAL “ ÚLTIMA HORA” E A RÁDIO MAYRINK VEIGA FORAM DEPREDADOS. LOC: COMO NÃO HAVIA PRISÃO PARA TANTA GENTE, PRESÍDIOS FORAM IMPROVISADOS EM NAVIOS NO RIO E EM SANTOS. A ELITE DA ESQUERDA CONSEGUIU FUGIR PARA O EXÍLIO, MAS OS SINDICALISTAS E MEMBROS DAS LIGAS CAMPONESAS FORAM PRATICAMENTE MASSACRADOS. LOC: RESIDÊNCIAS FORAM INVADIDAS, SEMPRE À NOITE. ATÉ A CASA DE GARRINCHA E ELZA SOARES NA ILHA DO GOVERNADOR FOI INVADIDA NA MADRUGADA DE 20 DE JUNHO DE 64 POR HOMENS QUE SE DIZIAM DO DOPS. LOC: GARRINCHA, ELZA, A MÃE DA CANTORA E OS TRÊS FILHOS DELA FORAM POSTOS NUS CONTRA A PAREDE E A CASA FOI VIRADA PELO AVESSO. UM PÁSSARO FALANTE QUE GARRINCHA GANHARA DO GOVERNADOR CARLOS LACERDA FOI ESTRANGULADO. TUDO ISSO TALVEZ PORQUE ELZA SOARES TIVESSE PARTICIPADO DE VÁRIAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE JOÃO GOULART. LOC: MÁRIO LAGO, PAULO GRACINDO, WANDA LACERDA, O CASAL JORGE GOULART E NORA NEY, E TODA A TURMA DA ESQUERDA FORAM LOGO EXPURGADOS DA RÁDIO NACIONAL. E ACUSARAM CESAR DE ALENCAR DE DENUNCIAR VÁRIOS COLEGAS NOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, COMO DIZ MÁRIO LAGO: TÉC: “É verdade, está inclusive no meu dossiê tem isso. Eu tenho isso em casa, mas nunca fiz uso disso, nem adianta, ele já morreu.” LOC: MÁRIO LAGO DESTA VEZ NÃO FOI PRESO, COMO FOI NO ESTADO NOVO, QUASE 30 ANOS ANTES. MESMO ASSIM, ACHA QUE A SITUAÇÃO A PARTIR DE 64 FOI PIOR: TÉC: “No estado novo, as forças armadas não participavam da repressão. 64 aparece pela primeira vez na história do Brasil. As forças armadas servindo de órgão de repressão, com boicote (...?), coisa que não existia no Estado Novo.” LOC: GIANFRANCESCO GUARNIERI, LANÇOU EM 59 O GRUPO DE TEATRO ARENA, COM SUA PEÇA: ELES NÃO USAM BLACK TIE, SOBRE UMA FAMÍLIA DE OPERÁRIOS EM SÃO PAULO. ERA UMA TENTATIVA DE CRIAR UM TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, ENGAJADO NA POLÍTICA. EM 65, O TEATRO DE ARENA LANÇOU ARENA CONTA ZUMBI, DE GUARNIERI, COM DIREÇÃO DE AUGUSTO BOAL. E O CRITICO TEATRAL SÁBATO MAGALDI, CONTA QUE, COM O ARROCHO DA CENSURA, O RECURSO ERA USAR SIMBOLOS COMO O ZUMBI. TEC: “Um grito pela liberdade. E nessas peças, até mesmo discursos de governantes eram aproveitados na boca de personagens para deixar bem claro todo o arbítrio da situação.” TEC: “O Borges estava começando, embora embrionariamente, a utilizar o sistema coringa. O sistema coringa do Boal se podia resumir no seguinte: havia um protagonista que era muito claro, no caso, por exemplo, Tiradentes, e como a área do Arena era muito pequena, era um palco mínimo ele não queria restringir um espetáculo até nas duas ou três personagens, então, um núcleo de oito atores, em geral, poderia fazer peças até com trinta personagens, porque um mesmo atro podia dobrar vários personagens. Então, numa mesma peça, sobretudo como aconteceu em Arena Contra Tiradentes, o mesmo ator fazia vários personagens e a mesma personagem era feita, também, por atores diferentes.” LOC: SÁBATO MAGALDI CONTA QUE ARENA CONTA ZUMBI, LANÇOU MÚSICAS INESQUECÍVEIS DE UM JOVEM COMPOSITOR DE 22 ANOS, E UMA JOVEM CANTORA. TEC: “E uma das músicas, ‘Upa Neguinho’, foi gravada pela Elis Regina. É uma música que saiu de um espetáculo teatral e se tornou um sucesso nacional pela voz de Elis Regina.” TEC: Upa Neguinho. Parte 2 - Os grandes festivais LOC: ALÉM DO ARENA CONTA ZUMBI, DE GUARNIERI, E BOAL. VEIO LIBERDADE, LIBERDADE DE FABIO RANGEL. ERA UMA COLAGEM DE VÁRIAS PEÇAS CLÁSSICAS SOBRE O TEMA LIBERDADE, EM UMA EVIDENTE CRÍTICA AO NOVO REGIME. INCLUIA BRETSK (?), MAIAKOVSKI, TRECHOS DE A MORTE DE DANTON E MUITOS OUTROS EM TRADUÇÃO DE MILÔR FERNANDES. MAS “O BERÇO DO HEROI” DE DIAS GOMES ACABOU CENSURADA. O PRÓPRIO DIAS GOMES CONTA: TEC: “ Tinha voltado pro Rio, tinha a Princesa Isabel, na noite da estréia chegou a proibição. Essa peça “Berço do Herói” eu adaptei depois para a televisão com o nome de Roque Santeiro, que veio também a ser proibida na televisão. Só dez anos depois, em 85, foi que a Globo conseguiu liberar. É uma história complicada essa do Berço do Herói. Foi proibida também no cinema, eu fiz o roteiro, também foi proibido. Até que eu consegui, finalmente, encená-la em 85. As razões da proibição nós só viemos a saber muito recentemente, quando foram abertos os arquivos do DOPES. Então, descobriu-se que havia um telefonema gravado, o telefone grampeado de um amigo meu, a quem eu confidenciava que estava adaptando O Berço do Herói para a televisão. E, por causa disso, eles mandaram proibir.” LOC: AINDA EM 65 FOI LANÇADO O EXCELENTE FILME “A HORA E A VEZ”, DE AUGUSTO MATRAGA, DIRIGIDO POR ROBERTO SANTOS, BASEADO NO CONTO DE GUIMARÃES ROSA. E COMEÇAVAM OS FESTIVAIS DE MÚSICA POPULAR. ARRASTÃO DE EDU LOBO E VINÍCIUS DE MORAIS, INTERPRETADO POR ELIS REGINA, NA ÉPOCA NAMORADA DE EDU, VENCEU O PRIMEIRO FESTIVAL DA TV EXCELSIOR. TEC: Música Arrastão, com Elis Regina. LOC: TOM JOBIM ESTAVA MORANDO NOS ESTADOS UNIDOS EM 65, TENTANDO FAZER UMA CARREIRA INTERNACIONAL. ELE TINHA CONVITES PARA TRILHAS SONORAS DE FILMES DE HOLLYWOOD, MAS ACABOU VOLTANDO AO BRASIL E SEU ESPAÇO FOI PREENCHIDO PELO ARGENTINO LALO CHIFRE. AQUI NO BRASIL, OS IRMÃOS MARCOS E PAULO SÉRGIO VALLE, FIZERAM “AO AMIGO TOM”, PARA CONVENCÊ-LO A VOLTAR. QUEM CANTA É DORIS MONTEIRO. Tec: Música Ao Amigo Tom. LOC: AINDA EM 65, PERI RIBEIRO, LENI ANDRADE E O GRUPO BOSSA TRÊS , FIZERAM O SHOW GEMINI 5, NA BOATE PORÃO 73, EM COPACABANA. FOI UM ENORME SUCESSO EM DISCO: TEC: Músicas do Show Gemini 5. LOC: EM 1966, ANTÔNIO CALADO LANÇOU O ROMANCE QUARUP; UM MERGULHO NA ALMA BRASILEIRA. E NELSON CAVAQUINHO E GUILHERME DE BRITO FIZERAM “A FLOR E O ESPINHO”, QUE TEM UM DOS VERSOS MAIS BONITOS DA MÚSICA BRASILEIRA: TIRE O SEU SORRISO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA DOR. VAMOS OUVIR NA VOZ RASCANTE, ASPERA DE NELSON CAVAQUINHO: TEC: “A Flor e o Espinho”. LOC: NO FESTIVAL DA TV RECORD EM 66, O PRÊMIO FOI DIVIDIDO. A ENGAJADA “DISPARADA”, DE GERALDO VANDRÉ, E A INGÊNUA E ROMÂNTICA “A BANDA”, DE CHICO BUARQUE, VENCERAM. VAMOS OUVIR COM OS PRÓPRIOS VANDRÉ E CHICO BUARQUE: TEC: “A Banda”, com Nara Leão, e “Disparada”, com Geraldo Vandré. LOC: DEPOIS DE INSTALADO O GOVERNO MILITAR, HOUVE TENTATIVAS DE REBELIÃO ARMADAS. EM 23 DE MARÇO DE 1965, O CORONEL DO EXÉRCITO JEFFERSON CARDIM OSÓRIO E O SARGENTO ALBERI VIEIRA DOS SANTOS OCUPARAM A CIDADE DE TRÊS PASSOS, NO RIO GRANDE DO SUL COM MAIS 21 HOMENS ARMADOS. LOC: LERAM PELO RÁDIO UM MANIFESTO CONTRA O GOVERNO MILITAR E ATRAVESSARAM SANTA CATARINA, ATÉ O PARANÁ. ELES ESPERAVAM QUE A INICIATIVA DESSE ORIGEM A OUTROS LEVANTES MILITARES PELO PAÍS. MAS NÃO ACONTECEU NADA. NA CIDADE PARANAENSE DE LEÔNIDAS MARQUES, NO DIA 27, O GRUPO FOI DOMINADO POR TROPAS DO EXÉRCITO. LOC: EM NOVEMBRO DE 66, UM GRUPO DE 14 MILITARES CASSADOS OCUPOU UM PONTO DA SERRA DO CAPARAÓ, ENTRE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO. ERAM EX-SARGENTOS E EX-MARINHEIROS, PARTE DE UM PLANO COM APOIO CUBANO PARA INICIAR FOCOS DE GUERRILHAS NO MARANHÃO E NO MATO GROSSO, NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA. LOC: MAS, SEM AO MENOS DISPARAR UM TIRO, O FOCO FOI DESMANTELADO PELO EXÉRCITO QUATRO MESES DEPOIS. E NO RIO FOI PRESO O COORDENADOR POLÍTICO DO MOVIMENTO, O PROFESSOR BAYARD DEMARIA BOITEUX, EX-PRESIDENTE DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO. LOC: O GRUPO ERA PARTE DO CHAMADO MOVIMENTO NACIONALISTA REVOLUCIONÁRIO, QUE NÃO ERA NEM DE ESQUERDA, ERA UM MOIMENTO NACIONALISTA, FORMADO POR SEGUIDORES DE LEONEL BRIZOLA NO BRASIL E O GRUPO DO EX-GOVERNADOR LÁ NO EXÍLIO DE MONTEVIDÉU. LOC: AINDA EM 66, VÁRIOS TRIOS SOFISTICADOS DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA FAZIAM SUCESSO, VAMOS OUVIR DOIS DESSES TRIOS: O PRIMEIRO, O FANTÁSTICO JOÃO DO TRIO, QUE TINHA O PIANISTA CIDO BIANCHI, O CONTRABAIXISTA SABBATH, E O BATEIRISTA TONINHO PINHEIRO. ELES TOCAM E CANTAM “FEITINHA PRO POETA”, DE BADEN E LULA FREIRE, E SEU “CHOPIN DESCULPE”, DE JOHNNY ALF. VEJAM SÓ QUE BELEZA: tec: “Feitinha pro Poeta”, de Baden e Lula Freire, e “Seu Chopin Desculpe”, de Johnny Alf. ENCERRAMENTO ************************************************************************************************************************************************************************************************************ TEMA Características do golpe militar de 31 de março de 1964; A participação dos EUA e da igreja no golpe militar; João Goulart é deposto; castelo Branco assume o poder junto com as oligarquias; A Bossa Nova se populariza. ****************************************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. ****************************************************************************************************** ENTREVISTAS Juscelino Kubitschek; Mário Lago; Sábato Magaldi; Dias Gomes. ****************************************************************************************************** MÚSICAS O Sol Nascerá, de Cartola e Elton Medeiros, com Nara Leão; Carcará, com Maria Betânia; Enquanto a Tristeza Não Vem, de Sérgio Ricardo, com o Quarteto em Cy; Upa Neguinho, com Elis Regina; Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Morais, com Elis Regina; Ao Amigo Tom, de Marcos e Paulo césar Vale, com Dóris Monteiro; A Banda, de Chico Buarque, com Nara Leão; Disparada, de Geraldo Vandré, com ele mesmo; Feitinha Pro Poeta, e Baden Powell e Lula Freira; Seu Chopin, Desculpe, de Jonny Alf, ambas com João do Trio.

Parte 2 - Os Grandes Festivais
27:15

Transcrição
Parte 1 - Depois do golpe de 1964 TÉC: Um a Zero. LOC: OLÁ, ESTE PROGRAMA DA SÉRIE SÉCULO VINTE COMEÇA LOGO DEPOIS DO GOLPE MILITAR DE 1964. COMO VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR, O GOVERNO DE JOÃO GOULART TINHA CHEGADO A UM IMPASSE. TENTAVA REFORMAS DE BASE, REFORMAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, COMO UMA REFORMA ELEITORAL E PRINCIPALMENTE A REFORMA AGRÁRIA. MAS FOI ENCURRALADO PELA RADICALIZAÇÃO DE ESQUERDA E DE DIREITA. O BRASIL TINHA EM 64 POUCO MAIS DE 70 MILHÕES DE HABITANTES. LOC: O FRÁGIL EQUILÍBRIO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO DE 46 E PELO POPULISMO ESTAVA ESGOTADO. O CHOQUE ERA INEVITÁVEL. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA COMETEU ALGUNS ERROS POLÍTICOS E O LADO MAIS FORTE E MAIS ORGANIZADO VENCEU. LOC: O GOLPE VEIO DA DIREITA, COM APOIO DOS PRINCIPAIS GOVERNADORES DO PAÍS, DAS FORÇAS ARMADAS, DAS CLASSES MÉDIAS URBANAS, DAS OLIGARQUIAS RURAIS, DA IGREJA E... DOS ESTADOS UNIDOS. LOC: JOÃO GOULART FOI DEPOSTO INSTITUCIONALMENTE, NA VERDADE, POR VOLTA DE MEIA-NOITE DO DIA 3 DE ABRIL DE 64. NESTA SEXTA-FEIRA, O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL DECLAROU VAGA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E EMPOSSOU O PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, RANIERI MAZILLI. LOC: MAS O PODER DE FATO PASSOU A SER EXERCIDO NOS DIAS QUE SE SEGUIRAM POR UM AUTO-DENOMINADO “COMANDO REVOLUCIONÁRIO MILITAR”. OS SETE GOVERNADORES QUE ESTIVERAM COM OS MILITARES À FRENTE DO GOLPE REUNIRAM-SE NO PALÁCIO GUANABARA NO RIO DE JANEIRO PARA DECIDIR O QUE FAZER. MAS FORAM ATROPELADOS PELA NOVA REALIDADE. LOC: O MAIOR RACHA DA BOSSA NOVA ACONTECEU MESMO EM 64, QUANDO CARLOS LYRA E NARA LEÃO FORAM ATRÁS DA VOZ DO MORRO. ABANDONARAM DE VEZ A TURMA DA ZONA SUL, E COMEÇARAM A FAZER REUNIÕES COM OS SAMBISTAS, COMO O GRANDE CARTOLA, NELSON CAVAQUINHO E ZÉ KETI. AS REUNIÕES ERAM NO APARTAMENTO DE CARLOS LYRA EM IPANEMA. O CRITICO JOSÉ RAMOS TINHORÃO, INIMIGO DA BOSSA NOVA, FOI A ALGUMAS DESSAS REUNIÕES. ELE DISSE QUE ENQUANTO BEBIA E SERVIA WISKY AOS AMIGOS DA ZONA SUL, CARLOS LYRA OFERECIA APENAS CACHAÇA E CERVEJA AOS SAMBISTAS. DESTA ÉPOCA, O MELHOR PRODUTO É NARA LEÃO CANTANDO O SOL NASCERÁ, DA GENIAL DUPLA CARTOLA E ELTON MEDEIROS. TÉC: Música O Sol Nascerá. LOC: EM DEZEMBRO DE 64, ESTREOU O SHOW OPINIÃO COM TEXTO DE ODUVALDO VIANA FILHO, ARMANDO COSTA E PAULO PONTES, DIRIGIDO POR AUGUSTO BOAL, E ESTRELADO POR NARA LEÃO, ZÉ KETI E JOÃO DO VALE. O PÚBLICO LOTOU O TEATRO DE ARENA NA RUA SIQUEIRA CAMPOS EM COPACABANA DURANTE MESES. TODO MUNDO ENTENDIA QUE ERA UMA RESPOSTA AO REGIME MILITAR, EMBORA NINGUÉM ENTENDESSE DIREITO PORQUE A LETRA DE ZÉ KETI DIZIA: DAQUI DO MORRO EU NÃO SAIO NÃO. TEC: Show Opinião. LOC: A SECRETÁRIA DE SERVIÇOS SOCIAIS DO GOVERNADOR LACERDA, SANDRA CAVALCANTI, APROVEITOU LOGO PARA OFERECER UMA CASA POPULAR A ZÉ KETI NA VILA KENNEDI, PARA ONDE ERAM REMOVIDOS OS FAVELADOS DA ZONA SUL. E ZÉ KETI ACEITOU. QUANTO A NARA LEÃO, VIROU A MUSA DO PROTESTO. DEU ENTREVISTAS SOBRE PÍLULA, O PAPA, PEDIU A EXTINÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, E DISSE QUE OS MILITARES NÃO ENTENDIAM NADA DE POLÍTICA. SÉRGIO PORTO E ESTANISLAU PONTE PRETA, DEFINIU NARA COMO A JOANA D’ARC DO TELECO-TECO. E ELA PRÓPRIA SE CONSIDERAVA NARA CORAÇÃO DE LEÃO. A MÚSICA CARCARÁ DE JOÃO DO VALE, FOI CANTADA POR NARA EM OPINIÃO, MAS VIROU SUCESSO MESMO COM A MOÇA DE 18 ANOS QUE CHEGAVA DA BAHIA: MARIA BETHÂNIA. TEC: Carcará, com Maria Bethânia. LOC: O EXÉRCITO TINHA CANDIDATO. ERA O GENERAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, QUE PASSOU À RESERVA COM O POSTO DE MARECHAL. A JUNTA MILITAR NEGOCIOU COM O PSD DE JUSCELINO KUBITSCHEK A APROVAÇÃO DO NOME DE CASTELLO PELO CONGRESSO. EM TROCA, A VICE-PRESIDÊNCIA FOI ENTREGUE AO MINEIRO JOSÉ MARIA ALKMIN, AMIGO DE JK. E TAMBÉM VEIO A GARANTIA DOS MILITARES DE QUE SERIAM MANTIDAS AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO ANO SEGUINTE. MAS O BRASIL ENTRAVA EM UMA NOVA ERA, COMO VAMOS VER ADIANTE. LOC: O ATO INSTITUCIONAL NÚMERO UM CASSOU LOGO 40 MANDATOS DE DEPUTADOS E SUPLENTES E DE UM SENADOR. OS DIREITOS POLÍTICOS, IGUALMENTE, FICAVAM SUSPENSOS POR QUINZE ANOS. LOC: OS JURISTAS TIDOS COMO ESPECIALIZADOS EM LEGISLAÇÃO AUTORITÁRIA, FRANCISCO CAMPOS, O MESMO VELHO CHICO CIÊNCIA DO ESTADO NOVO, E CARLOS MEDEIROS DA SILVA, DERAM A BASE INSTITUCIONAL PARA A NOVA ORDEM: “A REVOLUÇÃO SE LEGITIMAVA A SI PRÓPRIA, COMO PODER CONSTITUINTE.” OU SEJA, A CONSTITUIÇÃO, FORMALMENTE, ESTAVA EM VIGOR. MAS NÃO VALIA MAIS NADA. LOC: EM JUNHO, MENOS DE DOIS MESES DEPOIS DA DERRUBADA DO GOVERNO, FOI A VEZ DO PRÓPRIO SENADOR JUSCELINO KUBITSCHEK SER CASSADO E TER OS DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS. EM DISCURSO NO SENADO, NO DIA DA CASSAÇÃO, JK MOSTRAVA A PRÓPRIA SURPRESA EM UM DISCURSO EMOCIONADO: TÉC: JK: “Sr. Presidente. Na previsão de que se confirme a cassação dos meus direitos políticos, que implicaria na cassação do meu direito de cidadão, julgo do meu dever dirigir dessa tribuna algumas palavras à nação brasileira. Faço agora, para que, se o ato de violência vier a consumasse, não me veja eu privado do dever de denunciar o atentado que na minha pessoa vou sofrer as instituições livres.” LOC: JK SE DISSE VÍTIMA DE UMA MARCHA DO ARBÍTRIO QUE, NA OPINIÃO DELE, ESTAVA MUDANDO O RUMO DA CHAMADA “ REVOLUÇÃO”. LOGO ELE, JK, QUE TINHA SIDO O MAIS TOLERANTE PRESIDENTE DA HISTÓRIA BRASILEIRA. E NÃO SABIA NEM DE QUE ERA ACUSADO: TÉC: JK: “Aos fulminados, não é dado acesso às peças acusatórias, voltam-se, assim, os revolucionários do Brasil contra as mais sagradas conquistas do direito. Não sei exatamente do que me acusam. Só recolhi boatos e murmúrios de velhas histórias já desfeitas e desmoralizadas por contestações irretoquíveis. Já a nação vive sob os efeitos do terror. E aqui expresso a minha solidariedade aos que estão sofrendo processos de inquisição que lembram os momentos mais dramáticos por que passou a humanidade. Se me forem retirados os direitos políticos como se anuncia em toda parte, não me intimidarei, não deixarei de lutar. Do ponto de vista de minha biografia, só terei de que me orgulhar desse ato. Lamento, apenas, que a nação, através do partido que recentemente me indicou para as eleições de 65 sofra essa vil afronta. Mas essa mesma afronta terá a reparação certa pelas urnas ao primeiro incêndio com qualquer outro nome pessedista”. LOC: SÓ QUE JK NÃO SABIA QUE A COISA IA SER MUITO PIOR. NÃO HAVERIA ELEIÇÃO NENHUMA EM 65, PORQUE O MARECHAL CASTELLO BRANCO, UM MÊS DEPOIS ,PRORROGOU O PRÓPRIO MANDATO ATÉ MARÇO DE 67, POR MEIO DE UMA EMENDA CONSTITUCIONAL DO SENADOR JOÃO AGRIPINO. NO MESMO DISCURSO, JUSCELINO FEZ OUTRA PREVISÃO QUE FRACASSOU: TÉC: “Sei que nestas terras brasileiras, as tiranias não duram, que somos uma nação humana penetrada pelo espírito de justiça. Homem do povo, levado ao poder sempre pela vontade do povo. Adianto-me apenas ao sofrimento que o povo vai enfrentar nessas horas de trevas que já estão caindo sobre nós. Mas dela sairemos para a ressurreição de um novo dia, dia em que se restabelecerão a justiça e o respeito pessoa humana.” LOC: JUSCELINO FOI DEPOIS HUMILHADO EM UM DOS VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES INSTAURADOS A PARTIR DE 64. O JORNALISTA CARLOS CHAGAS, QUE ERA EDITOR DE POLÍTICA DO JORNAL “O GLOBO”, EXPLICA ASSIM A CASSAÇÃO DE JUSCELINO: TÉC: “A cassação de Juscelino, foi uma exigência da linha dura, inclusive do Costa e Silva, que era ministro do exército do Castello. Eles acharam que, como deram o golpe em 64 e em 65 tinha eleição para presidente, eles achavam que se deixassem o Juscelino solto, ele realmente ganharia a eleição tranqüilamente. Era a pessoa mais popular do Brasil. Então tinham que afastar o Juscelino, para o Juscelino não ser candidato em 65. E, resultado, isso o Luiz Viana Filho confessa, e até no próprio livro que ele escreveu, sob o Castello Branco, ele confessa que cassaram o Juscelino “politicamente”, quer dizer, vergonhosamente. Não tinham nada contra ele, nem de subversão, nem de corrupção, ele morreu pobre, e nunca foi comunista. Mas o que eles queriam era afastar Juscelino da sucessão presidencial.” LOC: O CANTOR E COMPOSITOR SÉRGIO RICARDO, COMEÇOU A CARREIRA COMO ATOR NOS ANOS 50. AOS POUCOS SE APROXIMOU DA BOSSA NOVA. E DEPOIS VIROU CANTOR DE PROTESTO. EM SETEMBRO DE 64, O QUARTETO EM CY GRAVOU: ENQUANTO A TRISTEZA NÃO VEM, NA FASE ROMÂNTICA DE SÉRGIO RICARDO. TEC: Enquanto a Tristeza Não Vem. LOC: A LISTA FINAL DE CASSAÇÕES E EXPURGOS CHEGOU A MAIS DE DEZ MIL, COM TRÊS EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA, PARLAMENTARES, JUÍZES, SINDICALISTAS, MILITARES, CIENTISTAS, DIPLOMATAS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. LOC: A SEDE DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES FOI INCENDIADA, A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ATACADA E A CAÇA ÀS BRUXAS PERCORREU TODAS AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. O JORNAL “ ÚLTIMA HORA” E A RÁDIO MAYRINK VEIGA FORAM DEPREDADOS. LOC: COMO NÃO HAVIA PRISÃO PARA TANTA GENTE, PRESÍDIOS FORAM IMPROVISADOS EM NAVIOS NO RIO E EM SANTOS. A ELITE DA ESQUERDA CONSEGUIU FUGIR PARA O EXÍLIO, MAS OS SINDICALISTAS E MEMBROS DAS LIGAS CAMPONESAS FORAM PRATICAMENTE MASSACRADOS. LOC: RESIDÊNCIAS FORAM INVADIDAS, SEMPRE À NOITE. ATÉ A CASA DE GARRINCHA E ELZA SOARES NA ILHA DO GOVERNADOR FOI INVADIDA NA MADRUGADA DE 20 DE JUNHO DE 64 POR HOMENS QUE SE DIZIAM DO DOPS. LOC: GARRINCHA, ELZA, A MÃE DA CANTORA E OS TRÊS FILHOS DELA FORAM POSTOS NUS CONTRA A PAREDE E A CASA FOI VIRADA PELO AVESSO. UM PÁSSARO FALANTE QUE GARRINCHA GANHARA DO GOVERNADOR CARLOS LACERDA FOI ESTRANGULADO. TUDO ISSO TALVEZ PORQUE ELZA SOARES TIVESSE PARTICIPADO DE VÁRIAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE JOÃO GOULART. LOC: MÁRIO LAGO, PAULO GRACINDO, WANDA LACERDA, O CASAL JORGE GOULART E NORA NEY, E TODA A TURMA DA ESQUERDA FORAM LOGO EXPURGADOS DA RÁDIO NACIONAL. E ACUSARAM CESAR DE ALENCAR DE DENUNCIAR VÁRIOS COLEGAS NOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, COMO DIZ MÁRIO LAGO: TÉC: “É verdade, está inclusive no meu dossiê tem isso. Eu tenho isso em casa, mas nunca fiz uso disso, nem adianta, ele já morreu.” LOC: MÁRIO LAGO DESTA VEZ NÃO FOI PRESO, COMO FOI NO ESTADO NOVO, QUASE 30 ANOS ANTES. MESMO ASSIM, ACHA QUE A SITUAÇÃO A PARTIR DE 64 FOI PIOR: TÉC: “No estado novo, as forças armadas não participavam da repressão. 64 aparece pela primeira vez na história do Brasil. As forças armadas servindo de órgão de repressão, com boicote (...?), coisa que não existia no Estado Novo.” LOC: GIANFRANCESCO GUARNIERI, LANÇOU EM 59 O GRUPO DE TEATRO ARENA, COM SUA PEÇA: ELES NÃO USAM BLACK TIE, SOBRE UMA FAMÍLIA DE OPERÁRIOS EM SÃO PAULO. ERA UMA TENTATIVA DE CRIAR UM TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, ENGAJADO NA POLÍTICA. EM 65, O TEATRO DE ARENA LANÇOU ARENA CONTA ZUMBI, DE GUARNIERI, COM DIREÇÃO DE AUGUSTO BOAL. E O CRITICO TEATRAL SÁBATO MAGALDI, CONTA QUE, COM O ARROCHO DA CENSURA, O RECURSO ERA USAR SIMBOLOS COMO O ZUMBI. TEC: “Um grito pela liberdade. E nessas peças, até mesmo discursos de governantes eram aproveitados na boca de personagens para deixar bem claro todo o arbítrio da situação.” TEC: “O Borges estava começando, embora embrionariamente, a utilizar o sistema coringa. O sistema coringa do Boal se podia resumir no seguinte: havia um protagonista que era muito claro, no caso, por exemplo, Tiradentes, e como a área do Arena era muito pequena, era um palco mínimo ele não queria restringir um espetáculo até nas duas ou três personagens, então, um núcleo de oito atores, em geral, poderia fazer peças até com trinta personagens, porque um mesmo atro podia dobrar vários personagens. Então, numa mesma peça, sobretudo como aconteceu em Arena Contra Tiradentes, o mesmo ator fazia vários personagens e a mesma personagem era feita, também, por atores diferentes.” LOC: SÁBATO MAGALDI CONTA QUE ARENA CONTA ZUMBI, LANÇOU MÚSICAS INESQUECÍVEIS DE UM JOVEM COMPOSITOR DE 22 ANOS, E UMA JOVEM CANTORA. TEC: “E uma das músicas, ‘Upa Neguinho’, foi gravada pela Elis Regina. É uma música que saiu de um espetáculo teatral e se tornou um sucesso nacional pela voz de Elis Regina.” TEC: Upa Neguinho. Parte 2 - Os grandes festivais LOC: ALÉM DO ARENA CONTA ZUMBI, DE GUARNIERI, E BOAL. VEIO LIBERDADE, LIBERDADE DE FABIO RANGEL. ERA UMA COLAGEM DE VÁRIAS PEÇAS CLÁSSICAS SOBRE O TEMA LIBERDADE, EM UMA EVIDENTE CRÍTICA AO NOVO REGIME. INCLUIA BRETSK (?), MAIAKOVSKI, TRECHOS DE A MORTE DE DANTON E MUITOS OUTROS EM TRADUÇÃO DE MILÔR FERNANDES. MAS “O BERÇO DO HEROI” DE DIAS GOMES ACABOU CENSURADA. O PRÓPRIO DIAS GOMES CONTA: TEC: “ Tinha voltado pro Rio, tinha a Princesa Isabel, na noite da estréia chegou a proibição. Essa peça “Berço do Herói” eu adaptei depois para a televisão com o nome de Roque Santeiro, que veio também a ser proibida na televisão. Só dez anos depois, em 85, foi que a Globo conseguiu liberar. É uma história complicada essa do Berço do Herói. Foi proibida também no cinema, eu fiz o roteiro, também foi proibido. Até que eu consegui, finalmente, encená-la em 85. As razões da proibição nós só viemos a saber muito recentemente, quando foram abertos os arquivos do DOPES. Então, descobriu-se que havia um telefonema gravado, o telefone grampeado de um amigo meu, a quem eu confidenciava que estava adaptando O Berço do Herói para a televisão. E, por causa disso, eles mandaram proibir.” LOC: AINDA EM 65 FOI LANÇADO O EXCELENTE FILME “A HORA E A VEZ”, DE AUGUSTO MATRAGA, DIRIGIDO POR ROBERTO SANTOS, BASEADO NO CONTO DE GUIMARÃES ROSA. E COMEÇAVAM OS FESTIVAIS DE MÚSICA POPULAR. ARRASTÃO DE EDU LOBO E VINÍCIUS DE MORAIS, INTERPRETADO POR ELIS REGINA, NA ÉPOCA NAMORADA DE EDU, VENCEU O PRIMEIRO FESTIVAL DA TV EXCELSIOR. TEC: Música Arrastão, com Elis Regina. LOC: TOM JOBIM ESTAVA MORANDO NOS ESTADOS UNIDOS EM 65, TENTANDO FAZER UMA CARREIRA INTERNACIONAL. ELE TINHA CONVITES PARA TRILHAS SONORAS DE FILMES DE HOLLYWOOD, MAS ACABOU VOLTANDO AO BRASIL E SEU ESPAÇO FOI PREENCHIDO PELO ARGENTINO LALO CHIFRE. AQUI NO BRASIL, OS IRMÃOS MARCOS E PAULO SÉRGIO VALLE, FIZERAM “AO AMIGO TOM”, PARA CONVENCÊ-LO A VOLTAR. QUEM CANTA É DORIS MONTEIRO. Tec: Música Ao Amigo Tom. LOC: AINDA EM 65, PERI RIBEIRO, LENI ANDRADE E O GRUPO BOSSA TRÊS , FIZERAM O SHOW GEMINI 5, NA BOATE PORÃO 73, EM COPACABANA. FOI UM ENORME SUCESSO EM DISCO: TEC: Músicas do Show Gemini 5. LOC: EM 1966, ANTÔNIO CALADO LANÇOU O ROMANCE QUARUP; UM MERGULHO NA ALMA BRASILEIRA. E NELSON CAVAQUINHO E GUILHERME DE BRITO FIZERAM “A FLOR E O ESPINHO”, QUE TEM UM DOS VERSOS MAIS BONITOS DA MÚSICA BRASILEIRA: TIRE O SEU SORRISO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA DOR. VAMOS OUVIR NA VOZ RASCANTE, ASPERA DE NELSON CAVAQUINHO: TEC: “A Flor e o Espinho”. LOC: NO FESTIVAL DA TV RECORD EM 66, O PRÊMIO FOI DIVIDIDO. A ENGAJADA “DISPARADA”, DE GERALDO VANDRÉ, E A INGÊNUA E ROMÂNTICA “A BANDA”, DE CHICO BUARQUE, VENCERAM. VAMOS OUVIR COM OS PRÓPRIOS VANDRÉ E CHICO BUARQUE: TEC: “A Banda”, com Nara Leão, e “Disparada”, com Geraldo Vandré. LOC: DEPOIS DE INSTALADO O GOVERNO MILITAR, HOUVE TENTATIVAS DE REBELIÃO ARMADAS. EM 23 DE MARÇO DE 1965, O CORONEL DO EXÉRCITO JEFFERSON CARDIM OSÓRIO E O SARGENTO ALBERI VIEIRA DOS SANTOS OCUPARAM A CIDADE DE TRÊS PASSOS, NO RIO GRANDE DO SUL COM MAIS 21 HOMENS ARMADOS. LOC: LERAM PELO RÁDIO UM MANIFESTO CONTRA O GOVERNO MILITAR E ATRAVESSARAM SANTA CATARINA, ATÉ O PARANÁ. ELES ESPERAVAM QUE A INICIATIVA DESSE ORIGEM A OUTROS LEVANTES MILITARES PELO PAÍS. MAS NÃO ACONTECEU NADA. NA CIDADE PARANAENSE DE LEÔNIDAS MARQUES, NO DIA 27, O GRUPO FOI DOMINADO POR TROPAS DO EXÉRCITO. LOC: EM NOVEMBRO DE 66, UM GRUPO DE 14 MILITARES CASSADOS OCUPOU UM PONTO DA SERRA DO CAPARAÓ, ENTRE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO. ERAM EX-SARGENTOS E EX-MARINHEIROS, PARTE DE UM PLANO COM APOIO CUBANO PARA INICIAR FOCOS DE GUERRILHAS NO MARANHÃO E NO MATO GROSSO, NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA. LOC: MAS, SEM AO MENOS DISPARAR UM TIRO, O FOCO FOI DESMANTELADO PELO EXÉRCITO QUATRO MESES DEPOIS. E NO RIO FOI PRESO O COORDENADOR POLÍTICO DO MOVIMENTO, O PROFESSOR BAYARD DEMARIA BOITEUX, EX-PRESIDENTE DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO. LOC: O GRUPO ERA PARTE DO CHAMADO MOVIMENTO NACIONALISTA REVOLUCIONÁRIO, QUE NÃO ERA NEM DE ESQUERDA, ERA UM MOIMENTO NACIONALISTA, FORMADO POR SEGUIDORES DE LEONEL BRIZOLA NO BRASIL E O GRUPO DO EX-GOVERNADOR LÁ NO EXÍLIO DE MONTEVIDÉU. LOC: AINDA EM 66, VÁRIOS TRIOS SOFISTICADOS DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA FAZIAM SUCESSO, VAMOS OUVIR DOIS DESSES TRIOS: O PRIMEIRO, O FANTÁSTICO JOÃO DO TRIO, QUE TINHA O PIANISTA CIDO BIANCHI, O CONTRABAIXISTA SABBATH, E O BATEIRISTA TONINHO PINHEIRO. ELES TOCAM E CANTAM “FEITINHA PRO POETA”, DE BADEN E LULA FREIRE, E SEU “CHOPIN DESCULPE”, DE JOHNNY ALF. VEJAM SÓ QUE BELEZA: tec: “Feitinha pro Poeta”, de Baden e Lula Freire, e “Seu Chopin Desculpe”, de Johnny Alf. ENCERRAMENTO ************************************************************************************************************************************************************************************************************ TEMA Características do golpe militar de 31 de março de 1964; A participação dos EUA e da igreja no golpe militar; João Goulart é deposto; castelo Branco assume o poder junto com as oligarquias; A Bossa Nova se populariza. ****************************************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. ****************************************************************************************************** ENTREVISTAS Juscelino Kubitschek; Mário Lago; Sábato Magaldi; Dias Gomes. ****************************************************************************************************** MÚSICAS O Sol Nascerá, de Cartola e Elton Medeiros, com Nara Leão; Carcará, com Maria Betânia; Enquanto a Tristeza Não Vem, de Sérgio Ricardo, com o Quarteto em Cy; Upa Neguinho, com Elis Regina; Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Morais, com Elis Regina; Ao Amigo Tom, de Marcos e Paulo césar Vale, com Dóris Monteiro; A Banda, de Chico Buarque, com Nara Leão; Disparada, de Geraldo Vandré, com ele mesmo; Feitinha Pro Poeta, e Baden Powell e Lula Freira; Seu Chopin, Desculpe, de Jonny Alf, ambas com João do Trio.

Ao vivo
00:0000:00