9 - Início da industrialização do Brasil e o suicídio de Vargas
Temas do programa:
A criação da Petrobrás, do BNDE e da Eletrobrás; A oposição da UDN; O sucesso de Dorival Caymmi; As novelas do rádio; Adoniran Barbosa dispara no sucesso.
Transcrição
Parte 1 - Início da Industrialização no Brasil
LOC: NO PROGRAMA ANTERIOR, QUE NÓS FOMOS ATÉ 1953, VIMOS COMO GETÚLIO VARGAS PREPAROU A BASE DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA, QUE VIRIA DEPOIS COM JUSCELINO KUBITSCHEK, ALÉM DA COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL, INSTALADA DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA. O GOVERNO CRIOU A PETROBRÁS, A ELETROBRÁS E O BANCO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, QUE IRIA FINANCIAR A INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS.
LOC: GETÚLIO VARGAS TINHA UM PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES: FABRICAR AQUI MESMO NO BRASIL, O QUE VÍNHAMOS IMPORTANDO DO ESTRANGEIRO. É QUE NOS ANOS DO MARECHAL DUTRA, DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA, AS RESERVAS EM DÓLAR QUE TÍNHAMOS ACUMULADO DURANTE A GUERRA, FORAM GASTAS EM IMPORTAÇÕES DESENFREADAS. FOI UMA INVASÃO DE CARROS NORTE AMERICANOS, FRANCESES, ITALIANOS, DE TUDO O QUE ERA TIPO DE ARTIGOS E BUGIGANGAS. GETÚLIO TENTOU MUDAR O QUADRO. ESSE ERA O PROJETO DO GOVERNO DELE. COMO JÁ TINHA FEITO ANTES EM SEUS 14 ANOS COMO DITADOR, ELE TINHA UMA FORTE ALIANÇA CONSERVADORA COM LATIFUNDIÁRIOS ATRAVÉS DO PSD, PARA MODERNIZAR A CIDADE COM NOVAS INDÚSTRIAS. MAS A FORTE OPOSIÇÃO DA UDN, A UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL, NÃO LHE DARIA PAZ. COM O APOIO DE AMPLOS SETORES MILITARES, O OBJETIVO DA UDN ERA DEPOR GETÚLIO ATRAVÉS DE UM GOLPE DE ESTADO.
LOC: OS ANOS 50 FORAM ANOS DE AFIRMAÇÃO DO TALENTO DO BAIANO DORIVAL CAYMMI. A MÚSICA QUE ELE MAIS GOSTA ATÉ HOJE É NÃO TEM SOLUÇÃO. ELE FEZ SOZINHO, MAS DEU A PARCERIA A UM AMIGO DE QUEM GOSTAVA MUITO. VAMOS OUVIR COM UMA GRAVAÇÃO NOVA, DE TIM MAIA.
tec: Não Tem Solução, com Tim Maia.
LOC: ALÉM DE BANCAR A CRIAÇÃO DA "ÚLTIMA HORA", GETÚLIO VARGAS INJETOU DINHEIRO NA RÁDIO MAYRINK VEIGA, QUE SE TORNOU UMA EMISSORA IDENTIFICADA COM O TRABALHISMO. E ROUBOU ATÉ GENTE DO MILIONÁRIO ELENCO DA RÁDIO NACIONAL, COMO ANTÔNIO MARIA, ELLEN DE LIMA, E OS GRANDES HUMORISTAS. OS PROGRAMAS DE HUMOR DA MAYRINK VEIGA FIZERAM ENORME SUCESSO. NA NACIONAL, FICARAM PROGRAMAS COMO "BALANÇA MAS NÃO CAI"...
téc: Balança Mas Não Cai...
LOC: E TAMBÉM FICOU NA RÁDIO NACIONAL O PROGRAMA "PIADAS DO MANDUCA", COM RENATO MURCE, BRANDÃO FILHO, CASTRO BARBOSA E LAURO BORGES.
téc: Piadas do Manduca.
LOC: O MESMO ELENCO FAZIA O "PRK - 30":
téc: PRK - 30
LOC: A CANTORA MARLENE TINHA UM DOS MAIS PODEROSOS FÃ-CLUBES. ERA CHAMADA DE "A FAVORITA DA AERONÁUTICA":
téc: prefixo Marlene
LOC: UMA DAS RAINHAS DO RÁDIO, MARLENE, CANTOU ASSIM MORA NA FILOSOFIA DE MONSUETO. MONSUETO ERA UM COMEDIANTE, UM HUMORISTA NEGRO DE QUASE DOIS METROS DE ALTURA, QUE FEZ MUITO SUCESSO DEPOIS NA TELEVISÃO.
LOC: A GRANDE RIVAL DE MARLENE ERA A "FAVORITA DA MARINHA", EMILINHA BORBA:
téc: Emilinha Borba
LOC: EMILINHA BORBA COM AÍ VEM A MARINHA DE MOACIR SILVA E LOURIVAL FAZ SAL, UMA HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL. A MÚSICA FOI LANÇADA EM 1954. O CANTOR JORGE VEIGA, MALANDRO CARIOCA E CANTOR DE SUCESSO DE CARNAVAL, GOSTAVA DE HOMENAGEAR O PESSOAL QUE TRABALHAVA COM AVIAÇÃO.
téc: Jorge Veiga: “Alô, alô, senhores aviadores que cruzam o céu do Brasil, aqui fala Jorge Veiga, diretamente da Rádio Nacional. Estações do interior, queriam dar os seus prefixos para a guia as nossas aeronaves.”
LOC: UMA NOVA CANTORA, DE QUE VAMOS FALAR DAQUI A POUCO, ESTAVA APARECENDO, E LOGO SERIA CONHECIDA COMO "A DIVINA", OU "A MULATA MAIOR". ERA ELIZETH CARDOSO, PRESENÇA CONSTANTE NO PROGRAMA "GENTE QUE BRILHA", APRESENTADO POR LÚCIA HELENA E PAULO ROBERTO:
téc: Gente que Brilha
LOC: A DIVINA ELISETH CARDOSO PRESENÇA DO GENTE QUE BRILHA DA RÁDIO NACIONAL, CANTOU CANÇÃO DE AMOR DE CHOCOLATE E ELANO DE PAULA, GRAVAÇÃO DE 1950. ELISETH ESTAVA COMEÇANDO A CARREIRA. SÉRGIO CABRAL, AUTOR DE UMA BIOGRAFIA DA CANTORA, CONTA COMO FOI A REVELAÇÃO:
Téc: Sérgio Cabral: “A Elizeth Cardoso era uma menina de uma família muito pobre, era muito bonitinha, e uma vez, em seu aniversário de 16 anos, seu tio, que conhecia uma porção de músicos, convidou alguns. Entre esses músicos estava o Jacob do Bandolim, que ficou impressionado com a voz dela e convidou a Elizeth pra cantar na Rádio Guanabara, onde ele trabalhava. E ela cantou”
LOC: O PROGRAMA "MUSEU DE CERA", DE HEBER DE BÔSCOLI, TINHA A PRESENÇA DE FRANCISCO ALVES, O "REI DA VOZ":
téc: Francisco Alves: “ Boa noite, ouvintes. Estão abertas as pesadas portas do Museu de Cera. Essas paredes gyardam o que há e mais precioso; nestas prateleiras, empoiadas pelo correr dos anos, dormem empilhados milhares e milhares de discos, cada um deles capazes de reviver momentos felizes da nossa vida. Museu de Cera, um programa que rouba minutos preciosos de sua atenção, mas em troca, oferece emoções gostosas, como só a saudade pode oferecer. Aceite nosso convite
LOC: CARLOS LACERDA CONSEGUIU IMPLANTAR UMA CPI NA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA INVESTIGAR A CRIAÇÃO DA "ÚLTIMA HORA" E QUANTO DE DINHEIRO PÚBLICO TINHA SIDO INVESTIDO ALI. TODA A UDN FAZIA UMA OPOSIÇÃO FEROZ, E CARLOS LACERDA, BRILHANTE ORADOR, EX-COMUNISTA, INTELIGENTE E ÁGIL, ERA A VOZ MAIS ESTRIDENTE.
LOC: COMOÇÃO NACIONAL EM 1953: MORREU, EM ACIDENTE DE CARRO, FRANCISCO ALVES, O CHICO VIOLA. FOI UMA IRONIA. ELE SÓ VIAJAVA DE CARRO PORQUE TINHA MEDO DE AVIÃO DESDE QUE FICARA CHOCADO COM A MORTE DE CARLOS GARDEL. O VELHO MALANDRO WILSON BATISTA E NÁSSARA HOMENAGEARAM O "REI DA VOZ" COM UMA MÚSICA GRAVADA POR LINDA BATISTA:
téc: Rei da Voz
LOC: EM 1954, OS FATOS SE PRECIPITARAM. EM FEVEREIRO, OITENTA E DOIS CORONÉIS, LIDERADOS POR BIZARRIA MAMEDE E GOLBERY DO COUTO E SILVA, LANÇARAM UM MANIFESTO DENUNCIANDO AS GREVES DOS TRABALHADORES COMO MANOBRAS COMUNISTAS.
LOC: O MINISTRO DA GUERRA, GENERAL CIRO DO ESPÍRITO SANTO CARDOSO, APOIOU O MANIFESTO E O ENTREGOU PESSOALMENTE A VARGAS.
LOC: GETÚLIO DEMITIU O MINISTRO DA GUERRA, MAS NÃO TINHA NENHUM OUTRO GENERAL DE CONFIANÇA PARA O CARGO. TEVE QUE NOMEAR O GENERAL ZENÓBIO DA COSTA, UM DOS MAIS ATIVOS OPOSICIONISTAS DA TROPA.
LOC: PARA ACALMAR OS ÂNIMOS MILITARES,GETÚLIO DEMITIU TAMBÉM O MINISTRO DO TRABALHO, JOÃO GOULART, ACUSADO DE ESTIMULAR AS GREVES E TRAMAR UM AUMENTO DE CEM POR CENTO NO SALÁRIO MÍNIMO. ESTE AUMENTO SERIA ANUNCIADO NO DIA PRIMEIRO DE MAIO.
LOC: GETÚLIO ANUNCIOU MESMO O AUMENTO DE CEM POR CENTO NO SALÁRIO MÍNIMO NO DIA DO TRABALHO. A PRESSÃO CONTRA O GOVERNO AUMENTOU. O DEPUTADO ALIOMAR BALEEIRO PROPÔS O IMPEACHMENT DE GETÚLIO, ACUSANDO-O DE TRAMAR COM O DITADOR ARGENTINO JUAN DOMINGO PERON UMA FRENTE ANTI-AMERICANA, E A IMPLANTAÇÃO NO BRASIL DE UMA REPÚBLICA SINDICALISTA.
LOC: O SUPOSTO PACTO COM PERON ERA CHAMADO DE "PACTO ABC", DE ARGENTINA, BRASIL E CHILE.
LOC: UM CANTOR E COMPOSITOR PAULISTA CHAMADO ADONIRAM BARBOSA FAZIA MUITO SUCESSO NOS ANOS 50. ELE CANTAVA, COM HUMOR E IRONIA, A VIDA DA GENTE POBRE DA PAULICÉIA. OS QUE PEGAVAM SÓ AS SOBRAS DA RIQUEZA E DO CRESCIMENTO INDUSTRIAL DE SÃO PAULO. ALÉM DELE PRÓPRIO, OS MELHORES INTÉRPRETES DE ADONIRAM ERAM OS "DEMÔNIOS DA GAROA":
téc: Demônios da Garoa
Parte 2 - Suicídio de Vargas
[VOLTAMOS A APRESENTAR...]
LOC: DA GENTE POBRE E MARGINALIZADA DA RICA SÃO PAULO, CANTADA POR ADONIRAN BARBOSA E OS DEMÔNIOS DA GAROA, VAMOS À TURMA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO, NO MESMO ANO. TODO MUNDO DIZIA QUE OS GALÃS CANTORES, DICK FARNEY E LÚCIO ALVES, NÃO SE DAVAM BEM POR CAUSA DA RIVALIDADE. A GRAVADORA CONTINENTAL SE APROVEITOU DA HISTORIA E JUNTOU OS DOIS EM TEREZA DA PRAIA, DA AUTORIA DE DOIS JOVENS COMPOSITORES: ANTÔNIO CARLOS JOBIM E BILLY BLANCO.
téc: Tereza Da Praia.
LOC: "ÚLTIMA HORA" RESPONDIA AOS ATAQUES CONTRA GETÚLIO VARGAS E PUBLICAVA CHARGES CONTRA CARLOS LACERDA, CHAMANDO-O DE "O CORVO". OS JORNAIS ADVERSÁRIOS INFORMAVAM QUE O FILHO DE GETÚLIO, O DEPUTADO LUTERO VARGAS, HAVIA PERDIDO ONZE MIL DÓLARES EM UMA VIAGEM A VENEZA. LACERDA DISSE QUE ERA DINHEIRO PÚBLICO. GETÚLIO OBRIGOU O FILHO A ABRIR UM PROCESSO CONTRA LACERDA.
LOC: O DEPUTADO ARMANDO FALCÃO ACUSOU O PRESIDENTE DO PTB NO CEARÁ, CARLOS JEREISSATI, PAI DE TASSO JEREISSATI, DE CONTRABANDISTA. FALCÃO DIZIA QUE O PTB ERA UM BANDO DE LADRÕES CHEFIADOS POR GETÚLIO VARGAS. UM JORNALISTA FOI MORTO A SOCOS NO RIO POR UM POLICIAL CONHECIDO COMO "COICE DE MULA".
LOC: O ENTERRO DO JORNALISTA TRANSFORMOU-SE EM UMA ENORME PASSEATA CONTRA O GOVERNO, QUE FOI RESPONSABILIZADO PELO CRIME. EM JULHO, CARLOS LACERDA DENUNCIOU NA CÂMARA UMA CONSPIRAÇÃO COMUNISTA DENTRO DO GOVERNO.
LOC: OS JORNAIS DE OPOSIÇÃO PUBLICARAM UMA FOTO QUE TEVE LARGO USO POLÍTICO: UM GETÚLIO CANSADO E ENVELHECIDO SENDO PENTEADO PELO SEU CHEFE DA GUARDA, O NEGRO GAÚCHO GREGÓRIO FORTUNATO, UM GIGANTE TACITURNO CAPAZ DE QUALQUER COISA PELO CHEFE, A QUEM SERVIA DESDE MENINO.
LOC: A FAMÍLIA DE GETÚLIO DAVA ARGUMENTOS PARA AS HOSTILIDADES CONTRA O PRESIDENTE. BENJAMIM VARGAS, IRMÃO MAIS NOVO DELE, CONHECIDO COMO "BEIJO VARGAS", LEVAVA UMA VIDA DE PLAYBOY, DE BOÊMIO RICO E ARRUACEIRO. ÀS VEZES, DAVA TIROS PARA O ALTO EM CABARÉS, ENVOLVIA-SE EM BRIGAS.
LOC: UM DOS FILHOS DE GETÚLIO, MANECO, FOI ACUSADO PELOS JORNAIS DE ENVOLVER-SE EM NEGOCIATAS COM GREGÓRIO FORTUNATO. A EXCEÇÃO ERA A FILHA ALZIRA VARGAS, PESSOA DA MAIS ESTRITA CONFIANÇA DO PRESIDENTE, E UMA ESPÉCIE DE BRAÇO DIREITO DO PAI.
LOC: O CERCO SE APERTAVA CONTRA O PRESIDENTE. AÍ, VEIO O DRAMA. GREGÓRIO FORTUNATO ENCARREGOU UM DE SEUS SUBORDINADOS, CHAMADO CLIMÉRIO, DE MATAR CARLOS LACERDA, A QUEM IDENTIFICAVA COMO RESPONSÁVEL PELA AFLIÇÃO DE SEU CHEFE.
LOC: SEGUNDO ALGUMAS VERSÕES, GREGÓRIO, CHAMADO DE "O ANJO NEGRO DE GETÚLIO", FOI CONVENCIDO A MATAR LACERDA PELO EMPRESÁRIO E DEPUTADO EUVALDO LODI, DA CONFEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS. LODI DARIA O DINHEIRO PARA CONTRATAR O ASSASSINO. SE TUDO DESSE ERRADO, GARANTIRIA UMA VIDA DE RICO PARA O ANJO NEGRO NO EXTERIOR.
LOC: CLIMÉRIO CONTRATOU UM CAPANGA DE TENÓRIO CAVALCANTI CHAMADO ALCINO. ERA UM TRAPALHÃO QUE COSTUMAVA ERRAR O ALVO. O TRABALHO CUSTOU DEZ MIL CRUZEIROS. NO DIA 5 DE AGOSTO, À MEIA NOITE E QUARENTA, CARLOS LACERDA CHEGOU EM CASA DE CARRO. ELE MORAVA NA RUA TONELERO 180, EM COPACABANA.
LOC: COM ELE ESTAVAM O FILHO SÉRGIO LACERDA, DE 15 ANOS, E O MAJOR RUBEM VAZ, UM DOS OFICIAIS DA AERONÁUTICA QUE FAZIAM A SEGURANÇA DO DEPUTADO ESPONTÂNEAMENTE. AFOITO, O PISTOLEIRO ALCINO ATRAVESSOU A RUA CORRENDO E ATIROU (téc: som do tiro). A BALA ACERTOU O PÉ DE CARLOS LACERDA, QUE CORREU PARA DENTRO DO PRÉDIO, MANCANDO, APOIADO PELO FILHO.
LOC: O MAJOR RUBEM VAZ TENTOU SACAR DA ARMA, MAS ALCINO ATIROU OUTRA VEZ (téc: som de tiro, outra vez) . O MAJOR CAIU MORTO. UM GUARDA NOTURNO VEIO CORRENDO E TAMBÉM LEVOU UM TIRO (téc: mais um tiro). ALCINO CORREU PARA O CARRO QUE O ESPERAVA E FUGIU. LACERDA ESTAVA VIVO, E O DESASTRE,CONSUMADO.
téc: (joão marques) "responsabilizo o presidente da república pelo atentado contra a minha pessoa e pelo assassinato do major Rubem Vaz."
LOC: FOI O QUE DISSE CARLOS LACERDA EM SUA PRIMEIRA ENTREVISTA, COM O PÉ ENGESSADO.
LOC: SEGUIRAM-SE 18 DIAS DE CAÇA A GETÚLIO. A AERONÁUTICA INSTALOU A "REPÚBLICA DO GALEÃO". UM GOVERNO DENTRO DO GOVERNO, QUE NÃO RESPEITAVA MAIS O PRESIDENTE E NEM O PRÓPRIO MINISTRO. ERA ALI, NO VELHO AEROPORTO DO GALEÃO, QUE OS OFICIAIS DA AERONÁUTICA CONDUZIRAM AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O ATENTADO. VALEU TUDO, INCLUSIVE TORTURA.
LOC: LOGO, CHEGOU-SE A GREGÓRIO FORTUNATO. O GUARDA-COSTAS DE GETÚLIO FOI PRESO E DENUNCIOU EUVALDO LODI E O FILHO DE GETÚLIO, O DEPUTADO LUTERO VARGAS, COMO MANDANTES DO ANTENTADO.
LOC: VAMOS OUVIR UM TRECHO DO DEPOIMENTO DE LUTERO VARGAS SOBRE O ATENTADO:
tec: Lutero Vargas: “Nesta hora, em que (...?) brasileiros, trabalhados por ódios pessoais mesquinhos, procurem envolver o meu nome numa trama (...?) e por eles próprios (...?), venho, diante da opinião pública, denunciar essas manobras.”
LOC: O GOLPE DE ESTADO ESTAVA EM MARCHA. OS GRANDES JORNAIS PUBLICAVAM: "MAR DE LAMA NO PALÁCIO DO CATETE". O MINISTRO DA AERONÁUTICA, BRIGADEIRO NERO MOURA, PRATICAMENTE NÃO MANDAVA MAIS. O VERDADEIRO MINISTRO, ÀQUELA ALTURA, ERA O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, DERROTADO NA ELEIÇÃO DE 50.
LOC: A "BANDA DE MÚSICA" DA UDN PEDIA A RENÚNCIA OU A DERRUBADA MILITAR DE GETÚLIO. O DEPUTADO BILAC PINTO, CONSIDERADO UM JURISTA, FEZ UM DISCURSO INCANDESCENTE EM QUE DIZIA APENAS O SEGUINTE: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA COMETEU UM CRIME COMUM, E POR ISSO TEM QUE SER PRESO E PROCESSADO JUNTO COM OS PISTOLEIROS.
LOC: O GOLPE DEPENDIA APENAS DO EXÉRCITO, MAS O MINISTRO DA GUERRA, GENERAL ZENÓBIO DA COSTA VACILAVA. "SÓ MORTO SAIREI DO CATETE", PUBLICOU A "ÚLTIMA HORA", ÚNICO JORNAL FIEL A GETÚLIO VARGAS. A FRASE ERA DO PRÓPRIO PRESIDENTE.
LOC: AOS 71 ANOS, GETÚLIO ESTAVA ACUADO E HUMILHADO. O IRMÃO BENJAMIM, O "BEIJO VARGAS", TAMBÉM FOI CONVOCADO A DEPOR NA "REPÚBLICA DO GALEÃO".
LOC: O VICE-PRESIDENTE CAFÉ FILHO CONSPIRAVA ABERTAMENTE. A CASA DELE, NA VÉSPERA DO SUICÍDIO DE VARGAS, ERA UMA FESTA: LUZES ACESAS ATÉ TARDE, BAJULADORES E GENTE DO CLUBE DA LANTERNA.
LOC: ÀS DUAS DA MADRUGADA DO DIA 24 DE AGOSTO, GETÚLIO RECEBEU DO MARECHAL MASCARENHA DE MORAIS E DO MINISTRO DO EXÉRCITO ZENÓBIO DA COSTA A INFORMAÇÃO DE QUE A MARINHA E A AERONÁUTICA QUERIAM A RENÚNCIA DELE, E QUE NÃO ERA MAIS POSSÍVEL CONTER TAMBÉM O EXÉRCITO.
LOC: HOUVE UMA REUNIÃO MINISTERIAL QUE DUROU DUAS HORAS. SÓ A FILHA DE GETÚLIO, ALZIRA VARGAS, O MINISTRO INTERINO DO TRABALHO, HUGO DE FARIA, E O CHEFE DO GABINETE MILITAR, GENERAL CAIADO, DEFENDERAM A RESISTÊNCIA. ATÉ VELHOS COMPANHEIROS COMO OSWALDO ARANHA E JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA PEDIRAM A RENÚNCIA. O GENRO AMARAL PEIXOTO SUGERIU O LICENCIAMENTO.
LOC: A REUNIÃO NO PALÁCIO DO CATETE TERMINOU ÀS QUATRO E MEIA DA MADRUGADA. O MINISTRO DA JUSTIÇA, TANCREDO NEVES, FOI O ENCARREGADO DE REDIGIR O DOCUMENTO DO PEDIDO DE LICENÇA. MAS GETÚLIO JÁ TINHA TOMADO OUTRA DECISÃO ( téc: novo tiro).
LOC: SOZINHO, NO QUARTO, DE PIJAMA, DEU O TIRO NO CORAÇÃO QUE MUDOU A HISTÓRIA DO BRASIL.
téc.: Narciso, com a carta testamento: “Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz, e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo, e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Lutei contra a espoliação do Brasil; lutei contra e espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia, não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida, agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.”
LOC: A CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS, LIDA COM ATENÇÃO ANOS DEPOIS, DEIXA BEM CLARO QUE FOI ESCRITA EM DIAS DIFERENTES E POR AUTORES DIFERENTES. UMA PARTE É ATRIBUÍDA AO SECRETÁRIO PARTICULAR DE VARGAS, MACIEL FILHO. ELA TERIA SIDO ESCRITA ALGUNS DIAS ANTES DO SUICÍDIO, A PEDIDO DE GETÚLIO VARGAS PARA SE DEFENDER DO ATAQUE FEROZ DA OPOSIÇÃO. A OUTRA PARTE, A MAIS DRAMÁTICA QUE FALA DO SUICÍDIO, SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA, TEM VÁRIAS VERSÕES.
LOC: ELA TERIA SIDO ESCRITA PELO PRÓPRIO GETÚLIO ANTES DO TIRO FATAL. OUTROS DIZEM QUE FOI O MESMO MACIEL FILHO QUE ESCREVEU DEPOIS DA MORTE DO PRESIDENTE. O ESCRITOR RUBENS FONSECA DO ROMANCE AGOSTO, LEVANTA UMA OUTRA HIPÓTESE, AO ENCONTRAR GETÚLIO MORTO E O ESBOÇO DE MACIEL FILHO NO QUARTO, O AJUDANTE DE ORDENS DE GETÚLIO, O MAJOR FITIPALDI, ESCREVEU A PARTE FINAL E MAIS DRAMÁTICA DA CARTA.
LOC: DE VILÃO, GETÚLIO VARGAS TRANSFORMOU-SE EM MÁRTIR DA HISTÓRIA. O POVO CHOROU NAS RUAS PELO "PAI DOS POBRES". CHORAVAM ATÉ MESMO OS QUE QUERIAM, NA VÉSPERA, QUE FOSSE DEPOSTO OU RENUNCIASSE.
LOC: O SAMBISTA E MALANDRO DE CARTEIRINHA MOREIRA DA SILVA, LANÇOU "A CARTA":
téc: A Carta
LOC: E UM JOVEM CANTOR, DE QUEM VAMOS FALAR MUITO NO PRÓXIMO PROGRAMA, JÁ ERA SUCESSO. AS FÃS RASGAVAM A ROUPA DELE NA SAÍDA DOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO. SÓ QUE ELE IRIA CONFESSAR DEPOIS QUE DEIXAVA OS PALETÓS E AS CAMISAS MAL SERZIDOS DE PROPÓSITO, PARA QUE O ATAQUE FIZESSE MAIS EFEITO. COM VOCÊS, CAUBY PEIXOTO:
téc: Cauby Peixoto:
LOC: CAUBY PEIXOTO CANTOU "TRISTE MELODIA", DE CHOCOLATE. CHOCOLATE ERA UM COMEDIANTE NEGRO, QUE GOSTAVA DE SATIRIZAR A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL. E FAZIA UM TIPO ENGRAÇADO, SOFRIDO, CHEIO DE AUTO-PIEDADE, COM ENORMES OLHOS ESBUGALHADOS. OUTRA MÚSICA DELE FEZ SUCESSO COM UMA JOVEM CANTORA CHAMADA ÂNGELA MARIA.
LOC: VAMOS ENTÃO OUVIR VIDA DE BAILARINA DE CHOCOLATE, COM ÂNGELA MARIA, MAS UMA GRAVAÇÃO MAIS NOVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE DJAVAN:
téc: Vida de Bailarina
LOC: DORIVAL CAYMMI COMPÔS MARACANGALHA NO MEIO DA DÉCADA DE 50, E HÁ MUITO FOLCLORE SOBRE A MÚSICA. O QUE SE DIZ É QUE ELE TERIA MORADO LÁ, E TERIA TIDO UMA NAMORADA CHAMADA ANÁLIA. ELE GARANTE, PORÉM QUE NÃO É BEM ASSIM.
tec: Dorival Caymmi: “Isso é um pouco de folclore; pegaram uma Amália, na Bahia, exatamente no lugar que é a razão da canção. Eu não cheguei a conhcê-la, ainda. Eu tinha perdido até o nome, eu restaurei. Desculpe a vaidade, mas ia chamar “Cinco Ris” e vai viver numa usina de açúcar. Quando eu fiz Maracangalha, lembrei do nome. E no Rio de Janeiro, anos depois, eu fiz o samba.
música “Maracangalha”
LOC: E LOGO DEPOIS DO SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS, O VIOLONISTA, HOMEM DOS SETE INSTRUMENTOS, E COMPOSITOR ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA CONHECIDO COMO GAROTO LANÇOU SUA OBRA PRIMA: “DUAS CONTAS”, A PRIMEIRA QUE ELE PÔS LETRA. ELE ERA UM FUNCIONÁRIO DA RÁDIO NACIONAL, E MOSTROU A MÚSICA AO SEU DIRETOR ARTÍSTICO NA RÁDIO, PAULO TAPAJÓS. PAULO ESTRANHOU PORQUE O VERSO DE DUAS CONTAS NÃO RIMAVAM, O QUE NÃO ERA COMUM NAS MÚSICAS DA ÉPOCA. MAS CONFIOU NA PRÓPRIA SENSIBILIDADE, E AJUDOU O GAROTO A LANÇAR A MÚSICA. VAMOS OUVIR COM TITO MADI, DUAS CONTAS DE GAROTO.
tec: “Duas Contas”, com Tito Madi.
LOC: NO PRÓXIMO PROGRAMA, OS ANOS JK. DEPOIS DO TRAUMA DA MORTE DE GETÚLIO, O PAÍS SE COMOVEU COM A MORTE DE CARMEM MIRANDA, NOS ESTADOS UNIDOS. O ENTERRO DELA, NO RIO, FOI ACOMPANHADO POR MILHARES DE PESSOAS. MAS, LOGO, OS BRASILEIROS VOLTARAM A SORRIR COM JUSCELINO KUBITSCHEK. MESMO COM SURGIMENTO DA INFLAÇÃO E COM O ARROCHO SALARIAL, O PAÍS SE DESCONTRAIU.
SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. PRODUÇÃO DE...
ENCERRAMENTO
***************************************************************************************************************************************************************************************************
TEMA
A criação da Petrobrás, do BNDE e da Eletrobrás; A oposição da UDN; O sucesso de Dorival Caymmi; As novelas do rádio; Adoniran Barbosa dispara no sucesso.
***********************************************************************************************************
LOCUÇÃO
Cezar Motta, Taís Vivaqua João Marques.
***********************************************************************************************************
ENTREVISTAS
Sérgio Cabral; Francisco Alves; Lutero Vargas; Jorge Veiga; Dorival Caymmi.
***********************************************************************************************************
MÚSICAS
Não tem Solução, de Tim Maia; Rei da Voz, e Wilson Batista e Nássara, com Linda Batista; Teresa da Praia, de Antônio Carlos Jobim e Billy Blanco; A carta, de Moreira da Silva; Vida de Bailarina, de Chocolate, com Ângela Maria e Djavan; Maracangalha, de Dorival Caymmi; Duas Contas, de Garoto, com Tito Madi.