1 - Os 10 primeiros anos da Nova República — Rádio Senado

1 - Os 10 primeiros anos da Nova República

Temas do programa: 

O governo de Campos Sales; O sucesso de Chiquinha Gonzaga; A Guerra de Canudos; Funding Loam; A Vinda dos Imigrantes Italianos; A Revolta da Vacina; O Governo de Rodrigues Alves

 

01/05/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 24/10/2023, 15h21
Duração de áudio: 55:50
55:501 - Os 10 primeiros anos da Nova República
Parte 1 - Os 10 primeiros anos da Nova República
26:53

Transcrição Vinheta de abertura: Técnica: música “Aquarela do Brasil” em BG. (CD 306 - Brasil Musical - 2º CD - música 02). LOC: A RÁDIO SENADO PASSA A APRESENTAR “SÉCULO VINTE”, CEM ANOS DE BRASIL CONTADOS ATRAVÉS DA NOSSA HISTÓRIA, MÚSICA, POLÍTICA E ESPORTES. Técnica: cai BG. Técnica: música Tema de Abertura LOC: O BRASIL ENTROU NO SÉCULO 20 COMO UMA REPÚBLICA NOVA DE POUCO MAIS DE 10 ANOS, COM UMA LEGIÃO DE EX-ESCRAVOS DESEMPREGADOS E MARGINALIZADOS E DOMINADO POR OLIGARQUIAS RURAIS, E COM UMA ENORME DÍVIDA EXTERNA, PRINCIPALMENTE COM A INGLATERRA. Técnica: música “Ô Abre Alas”, com Chiquinha Gonzaga. Toca por trinta segundos e cai em BG. NÓS ENTRAMOS NO SÉCULO XX AO SOM DE CHIQUINHA GONZAGA. CHIQUINHA ERA UMA DAS BOAS COISAS DO BRASIL DE COMEÇO DE SÉCULO: PIONEIRA DO FEMINISMO INTELIGENTE, ABOLICIONISTA, MAESTRINA, PIANISTA DE TALENTO, AUTORA DE MUSICAIS PARA TEATRO E UMA USINA DE IDÉIAS E DE AUDÁCIA. TINHA 42 ANOS QUANDO COMPÔS “Ô ABRE ALAS” PARA O DESFILE CARNAVALESCO DO CORDÃO “ROSA DE OURO”. Técnica: som de “Ô Abre Alas”, agora até o final. LOC: “Ô ABRE ALAS” FOI O GRANDE SUCESSO DO CARNAVAL DE 1900, E É CONHECIDA ATÉ HOJE, QUASE 100 ANOS DEPOIS. ALIÁS, A MARCHINHA DE CHIQUINHA GONZAGA INAUGUROU UM GÊNERO MUSICAL QUE MARCARIA OS CARNAVAIS CARIOCAS NAS PRÓXIMAS CINCO DÉCADAS. LOC: CHIQUINHA GONZAGA FOI UMA FIGURA MARCANTE NO INÍCIO DO SÉCULO, COMO EXPLICA O SENADOR ARTUR DA TÁVOLA, UM ESPECIALISTA EM CULTURA BRASILEIRA: Técnica: fala seca do senador Artur da Távola. LOC SENADOR ARTUR: a Chiquinha Gonzaga foi uma mulher muito interessante. ela foi casada por obrigação, daquelas obrigações familiares, aos 13 anos e foi viver com o marido e logo se deu mal com ele e, corajosa como era, deixou o marido. ora que deixar o marido naquela ocasião não era fácil, aliás nunca é fácil, mas naquela ocasião era mais difícil ainda. ela deixa o marido, fica sozinha e se apaixona por um engenheiro de estradas. muito moça, vai viver no interior com esse engenheiro de estradas, vive muitos anos com ele e depois, também, arrefece a paixão e ela deixa este engenheiro e volta para o rio de janeiro. é a partir daí que se constrói a carreira de Chiquinha Gonzaga musicóloga, e uma carreira interessantíssima porque não era dado à mulher freqüentar ambiente de teatro, ser compositora de peças musicais, de comédias musicais, ou seja, inserir-se no movimento musical do seu tempo. a corajosa Chiquinha Gonzaga assim o faz. que tipo de música faz Chiquinha Gonzaga? ela faz a música que se originou no xote e ela faz a música que se chamava o tango, o tango brasileiro. o tango é o percursor do samba. Técnica: música Chorata em BG - (CD 307). LOC: A MONARQUIA FOI DERROTADA EM 1891 PELOS MILITARES, PORQUE NÃO ATENDIA MAIS ÀS EXIGÊNCIAS REGIONAIS DO PAÍS. DURANTE OS QUASE 70 ANOS DE MONARQUIA DEPOIS DA INDEPENDÊNCIA, VÁRIAS REVOLTAS REGIONAIS ANTECIPAVAM QUE O CENTRALISMO MONÁRQUICO EM UM PAÍS CONTINENTAL E CHEIO DE DIFERENÇAS REGIONAIS COMO O BRASIL, NÃO PODIA DURAR MUITO. A CABANADA EM PERNAMBUCO, A CABANAGEM NO PARÁ, A REVOLTA FARROUPILHA E A GUERRA DOS FARRAPOS NO RIO GRANDE DO SUL, A SABINADA, A GUERRA DOS ALFAIATES E A REVOLTA DOS MALÊS NA BAHIA, MOSTRAVAM ISSO. AS CAUSAS DESSAS REVOLTAS ERAM GERALMENTE SOCIAIS, MAS FICAVA BEM CLARO NELAS A EXIGÊNCIA DE MAIS AUTONOMIA REGIONAL ALGUMAS ERAM ATÉ SEPARATISTAS. A REPÚBLICA, INSPIRADA NA REVOLUÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS, NA REVOLUÇÃO FRANCESA, ERA A SAÍDA. Técnica: Ô Abre Alas Técnica: música Improviso, em BG. (CD 307). LOC: O BRASIL ENTRAVA NO NOVO SÉCULO COM UMA POPULAÇÃO DE 17 MILHÕES E 300 MIL PESSOAS. O PRESIDENTE ERA O PAULISTA CAMPOS SALES, QUE HERDOU DO ANTECESSOR, PRUDENTE DE MORAES, INFLAÇÃO ALTA, DÍVIDA EXTERNA INSUPORTÁVEL, E OS RESTOS DE UMA VERDADEIRA GUERRA CIVIL QUE MARCOU OS ÚLTIMOS NOVE ANOS DO SÉCULO 19 Técnica: música Improviso, em BG. (CD 307). LOC:EM 1900 / 901, FORAM LANÇADAS DUAS DAS MAIORES OBRAS PRIMAS DA NOSSA LITERATURA: D. CASMURRO DE M. DE ASSIS, E OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA, QUE CONTA A RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE DE CANUDOS, NA BAHIA, AO EXÉRCITO REPUBLICANO. LOC: OS SERTÕES, NA VERDADE, É O RESULTADO DE UMA SÉRIE DE REPORTAGENS DE EUCLIDES PARA O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO. POR ISSO É TÃO DESIGUAL E CRESCE NOS CAPÍTULOS FINAIS. Técnica: música “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga. Sobe e cai em BG. LOC: LUA BRANCA QUE NÓS ESTAMOS OUVINDO AÍ COM PAULO TAPAJÓS, FOI UM DOS SUCESSOS DE CHIQUINHA GONZAGA. ERA UMA TÍPICA MÚSICA DE SERESTA BRASILEIRA DO COMEÇO DO SÉCULO. E O ABRE ALAS QUE NÓS OUVIMOS NO COMEÇO DO PROGRAMA, ERA UMA REGRAVAÇÃO DOS ANOS 40 DAS IRMÃS LINDA E DIRCINHA BATISTA. Técnica: BG LOC: MAS A MÚSICA NEGRA BRASILEIRA COMEÇAVA TAMBÉM A TOMAR FORMA, PRINCIPALMENTE NO RIO DE JANEIRO, ANTES DE 1910, E ELA TINHAS DUAS VERTENTES COMO NÓS VAMOS VER MAIS ADIANTE. Técnica: música Guerra de Canudos, sobe e cai em BG. LOC: OS DEZ PRIMEIROS ANOS DE REPÚBLICA MARCARAM, ASSIM, UMA VERDADEIRA GUERRA CIVIL ENTRE A ELITE CAFEEIRA DE SÃO PAULO, OS CONSERVADORES CORONÉIS DO CAMPO, OS JACOBINOS ULTRA-NACIONALISTAS, OS INTELECTUAIS POSITIVISTAS, AS GRANDES MASSAS MISERÁVEIS DE EX-ESCRAVOS E FILHOS DE ESCRAVOS, E OS MOVIMENTOS REGIONAIS. E CANUDOS, UMA COMUNIDADE DE SERTANEJOS MISERÁVEIS, CUJA RESISTÊNCIA ARMADA DESMORALIZOU O EXÉRCITO. LOC: O EXÉRCITO TINHA SAÍDO VITORIOSO NO GOLPE MILITAR DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E ASSUMIA O PAPEL DE PODER MODERADOR, QUE NA MONARQUIA ERA DO IMPERADOR. LOC: CANUDOS FOI NA VERDADE, A MAIOR GUERRA CIVIL DA HISTÓRIA BRASILEIRA QUE MARCOU O INÍCIO DA REPÚBLICA NO BRASIL. A CIDADE DE BELO MONTE, FUNDADA PELO LÍDER ANTÔNIO CONSELHEIRO, EXISTIU E CRESCEU DURANTE 10 ANOS: DE 1887 A 1897. LOC: ANTÔNIO VICENTE MENDES MACIEL, O CONSELHEIRO, TINHA CERCA DE 70 ANOS NO APOGEU DE CANUDOS. ERA CEARENSE DE QUIXERAMOBIM. PARA OS PADRÕES BRASILEIROS DO SÉCULO PASSADO, ERA UMA GRANDE INTELECTUAL QUE CONHECIA OS GREGOS VIRGILIO, EURIPEDES E HOMERO, TINHA SIDO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, DE ARITMÉTICA E DE GEOGRAFIA. FOI DEPOIS ESCRIVÃO DE JUIZ DE PAZ E SOLICITADOR, UMA FUNÇÃO PÚBLICA DO SÉCULO PASSADO. LOC: ANTÔNIO MACIEL CASOU-SE DUAS VEZES, E NAS DUAS FOI ABANDONADO PELA MULHER. QUANDO COMEÇOU SUA PEREGRINAÇÃO, PELO SERTÃO DO NORDESTE, USAVA LONGAS BARBAS E CABELOS GRISALHOS SOBRE OS OMBROS, UMA TÚNICA AZUL DE BRIM, E NAS COSTAS, UMA GRANDE MOCHILA DE COURO COM LIVROS, PAPEL E TINTA. LOC: O CONSELHEIRO ERA SOBREVIVENTE DE UMA GUERRA DE FAMÍLIAS NO CEARÁ DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO, E UM REVOLTADO CONTRA AS OLIGARQUIAS RURAIS DO NORDESTE. CONHECIA PROFUNDAMENTE O LIVRO UTOPIA DO INGLÊS THOMAS MORUS E DESCREVIA A SOCIEDADE IDEAL SEM INJUSTIÇAS SOCIAIS COM DIREITOS IGUAIS PARA TODOS. FOI INSPIRADO NA UTOPIA, QUE O CONSELHEIRO COMEÇOU A ERGUER CANUDOS NO SERTÃO BAIANO. LOC: ERA UMA CIDADE COM CASAS BRANCAS, TORRES ALTAS. BELO MONTE OU CANUDOS CHEGOU A TER 25 MIL HABITANTES, NENHUMA CRIMINALIDADE, JUSTIÇA SOCIAL ABSOLUTA, E LEIS PRÓPRIAS. LOGO COMEÇOU A INCOMODAR OS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRAS DO SERTÃO, QUE FORÇARAM O GOVERNADOR LUÍS VIANA A ENVIAR UMA PRIMEIRA FORÇA MILITAR CONTRA A CIDADE. A ACUSAÇÃO ERA UM MOVIMENTO ANTI-REPUBLICANO QUE PREGAVA A VOLTA DA MONARQUIA, E A REBELIÃO SOCIAL. UMA CIDADE INTEIRA DE REBELDES QUE NÃO PAGAVAM IMPOSTOS. LOC: “O SERTÃO VAI VIRAR MAR, O MAR VAI VIRAR SERTÃO”, DIZIA O CONSELHEIRO, QUE DEIXOU ESCRITAS 4 PRÉDICAS, OBRAS PRIMAS DE PREGAÇÃO RELIGIOSA. ERA UM MESTRE DA PALAVRA. A IGREJA CATÓLICA TAMBÉM DEFENDEU A DESTRUIÇÃO DE CANUDOS. O ARCEBISPO DA BAHIA D. LUIS ANTÔNIO DOS SANTOS, ALEGAVA QUE ERA UM MOVIMENTO ANTICRISTÃO. HEREGE, QUE O CONSELHEIRO FALAVA E PREGAVA EM NOME DE DEUS, MAS ERA UM FANÁTICO PERIGOSO. AS GRANDES LIDERANÇAS POLÍTICAS DO PAÍS, SE DIVIDIRAM. ATÉ QUE CHEGARAM A UM CONSENSO: É PRECISO DESTRUIR CANUDOS. LOC: MAS O CONSELHEIRO ESTAVA PREPARADO PARA O ATAQUE. 3 OFENSIVAS MILITARES FORAM SUCESSIVAMENTE DERROTADAS DURANTE UM ANO. UM CHEFE MILITAR DE PRESTÍGIO, CORONEL MOREIRA CÉSAR, MORREU EM UM DOS ATAQUES. TODO O POVO NORDESTINO APOIAVA O CONSELHEIRO E SUA RESISTÊNCIA EM CANUDOS. JORNAIS DE TENDÊNCIA MONARQUISTA ERAM DEPREDADOS E QUEIMADOS NO RIO, EM S. PAULO E NO RESTO DO PAÍS, PORQUE ESPALHARAM ESSA VERSÃO DE QUE CANUDOS ERA UM FOCO DE RESISTÊNCIA DA MONARQUIA DEPOSTA. LOC: EM OUTUBRO DE 97, A OFENSIVA FINAL. 10 MIL SOLDADOS AO COMANDO DO GENERAL ARTUR OSCAR FORAM LANÇADOS CONTRA CANUDOS. ERA A METADE DE TODAS AS FORÇAS ARMADAS DA ÉPOCA. SOLDADOS DO R. G. DO SUL, PARANÁ E S. PAULO, AMAZONAS E PARÁ. OS NORDESTINOS NÃO ERAM CONFIÁVEIS PORQUE O POVO DO NORDESTE AMAVA O CONSELHEIRO. LOC: MAS CANUDOS NÃO SE RENDEU... LUTOU ATÉ O ÚLTIMO HOMEM; ATÉ A ÚLTIMA CRIANÇA. SOBREVIVENTES FORAM TODOS DEGOLADOS. A HUMILHAÇÃO DERROTOU O MILITARISMO ASCENDENTE DA REPÚBLICA E FORTALECEU O PODER CIVIL E O PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAIS, QUE JÁ ERA AMEAÇADO PELOS MILITARES. LOC: O BRASIL ENTROU ASSIM NO SÉCULO XX COMO UM PAÍS AGRÍCOLA, TRAUMATIZADO PELA GUERRA DE CANUDOS, VIVENDO DA MONOCULTURA DO CAFÉ EXPORTADO E COM UMA ESTRUTURA POLÍTICA VICIADA, AUTORITÁRIA COM O PODER CONCENTRADO NAS MÃOS DOS PRODUTORES DE CAFÉ E DE LEITE, OS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA. LOC: ALÉM DO PODER CENTRAL, DIVIDIDO ENTRE A CAPITAL, O R. DE JANEIRO, S. PAULO E MINAS GERAIS, HAVIA AS OLIGARQUIAS REGIONAIS, QUE CONTROLAVAM A POPULAÇÃO A FERRO E FOGO. VOTO POPULAR ERA CHAMADO VOTO DE CABRESTO PORQUE VOTAVA-SE DE ACORDO COM A VONTADE DOS PODEROSOS, CHAMADOS DE CORONÉIS. Técnica: Banda Militar do Começo do Século - toca 20 seg e cai para BG.(sugestão: Hino Triunfal - Camões) LOC: CAMPOS SALES ASSUMIU COMO UM REPRESENTANTE DA ELITE RURAL, PRINCIPALMENTE DE SÃO PAULO. SUA PALAVRA DE ORDEM ERA "ABAIXO A INDUSTRIALIZAÇÃO!" Técnica: música “Os Cafezais sem Fim” em BG - Wagner Tiso (CD 305). LOC: O NOVO PRESIDENTE CAMPOS SALLES TRATOU LOGO DE RENEGOCIAR A DÍVIDA BRASILEIRA COM A INGLATERRA. PRIMEIRO, PROPÔS UMA MORATÓRIA DE TRÊS ANOS, ATÉ QUE SE FORMASSE UM FUNDO DE 10 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS PARA PAGAMENTO AOS INGLESES. LOC: O BRASIL DEU COMO GARANTIA TODA A RENDA DA ALFÂNDEGA DO RIO DE JANEIRO E DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, ALÉM DA RECEITA DO PAGAMENTO DAS CONTAS DE ÁGUA DA CAPITAL. LOC: O MINISTRO DA FAZENDA, O MÉDICO HOMEOPATA JOAQUIM MURTINHO, QUEIMOU EM PRAÇA PÚBLICA O DINHEIRO BRASILEIRO NO TOTAL EQUIVALENTE AO VALOR DOS TÍTULOS DA NOSSA DÍVIDA, A FIM DE REDUZIR A INFLAÇÃO. LOC: AUMENTOU OS IMPOSTOS PARA REDUZIR O DÉFICIT PÚBLICO, CORTOU TODOS OS INVESTIMENTOS DO GOVERNO, CORTOU E CONGELOU SALÁRIOS, REDUZIU DESPESAS. O RESULTADO FOI UMA BRUTAL RECESSÃO, DESEMPREGO, GREVES. PARA CONTER AS INSATISFAÇÕES, REPRESSÃO POLICIAL VIOLENTA. Técnica: cai BG. LOC:(seco) O BRASIL ESTAVA REALMENTE ENTRANDO NO SÉCULO 20.... Técnica: Música Viva Zé Pereira, marchinha do Carnaval de 1901, inteira. LOC: O GOVERNO CAMPOS SALES SOLIDIFICOU A REPÚBLICA VELHA. A CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, DE 1891, ERA INSPIRADA NA NORTE-AMERICANA: FEDERALISTA, COM ESTADOS FORTES E AUTÔNOMOS, E IDEAIS DEMOCRÁTICOS, HABEAS CORPUS, VOTO UNIVERSAL. SIM, PORQUE NA MONARQUIA SÓ PODIA VOTAR QUEM TIVESSE RENDA PARA ISSO. LOC: NA PRÁTICA, NO ENTANTO, FICOU VALENDO O MANDONISMO DO PODER PRESIDENCIAL, CONTROLADO POR SUA VEZ PELOS PRODUTORES DE CAFÉ, DE SÃO PAULO, E DE LEITE, DE MINAS GERAIS. ESTAVA INAUGURADA A REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE, CONSOLIDADA POR CAMPOS SALES, QUE TAMBÉM CRIOU A POLÍTICA DOS GOVERNADORES. EM VEZ DA DESCENTRALIZAÇÃO REPUBLICANA PORTANTO, TIVEMOS A CENTRALIZAÇÃO OLIGÁRQUICA. Técnica: música Maracatu Crioulo ou Strawa no Sertão - (CD 307). LOC: OS PARTIDOS POLÍTICOS DA REPÚBLICA VELHA ERAM ESTADUAIS REPRESENTAVAM O PODER E ATÉ AS DIFERENÇAS DE PENSAMENTOS NOS ESTADOS. HAVIA O PARTIDO REPUBLICANO E O PARTIDO LIBERAL, SÓ DO R. G. DO SUL POR EXEMPLO. OS PARTIDOS DE ÂMBITO NACIONAL, SÓ VIERAM COM GETÚLIO VARGAS, DEPOIS DA REV. DE 30. LOC: OS ESTADOS ERAM GOVERNADOS PELAS OLIGARQUIAS LOCAIS, PELOS FAZENDEIROS MAIS RICOS. ELES OCUPAVAM TODOS OS CARGOS PÚBLICOS, CONTROLAVAM O SISTEMA ELEITORAL, A POLÍCIA, A VIDA DAS PESSOAS. ERAM OS "CORONÉIS", QUE SOBREVIVEM ATÉ HOJE EM ALGUNS ESTADOS. LOC: "VAMOS EXPORTAR O QUE TEMOS DE MELHOR, A PRODUÇÃO AGRÍCOLA". OU SEJA, O CAFÉ. "E IMPORTAR O QUE OS ESTRANGEIROS FAZEM MELHOR DO QUE NÓS". OU SEJA, A PRODUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA ERA A MÁXIMA DO GOVERNO CAMPOS SALES. Técnica: música Falena, de Chiquinha Gonzaga.(disco Chiquinha Gonzaga), inteira. LOC: COMO NÓS VIMOS ANTES, O MINISTRO DA FAZENDA DE CAMPOS SALES, JOAQUIM MURTINHO, APESAR DE MÉDICO HOMEOPATA, NÃO FOI NADA HOMEOPÁTICO PARA COMBATER O DÉFICIT PÚBLICO E TENTEAR MELHORAR A SITUAÇÃO DA DÍVIDA DO BRASIL COM A INGLATERRA. MESMO COM A ÊNFASE NA PRODUÇÃO DE CAFÉ, O BRASIL COMEÇOU A RECEBER INDÚSTRIAS ERA UM MERCADO MUITO GRANDE E ATRAENTE PARA SER SÓ UM PAÍS AGRÍCOLA. FOI NO COMEÇO DO SÉCULO QUE SE INSTALOU NO BRASIL A LIGHT DE CAPITAL CANADENSE. COM ISSO FICOU MAIS FÁCIL INDUSTRIALIZAR S. PAULO. ANTES DISSO, A POBRE INDUSTRIA BRASILEIRA VIVIA DO CARVÃO DE LENHA. NO RIO DE JANEIRO FOI CRIADO O SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR BONDES ELÉTRICOS. O NOME "BONDE" FOI TIRADO DA EMPRESA INGLESA "BOND AND SHARE". NESTE CASO, BOND SIGNIFICA AÇÃO, AÇÃO QUE É NEGOCIADA EM BOLSA DE VALORES. LOC: COM O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ, E SEM A MÃO-DE-OBRA CATIVA DA ESCRAVIDÃO, O BRASIL COMEÇOU A IMPORTAR GENTE. CHEGAM OS IMIGRANTES ITALIANOS, ESPANHÓIS, PORTUGUESES, ALEMÃES, POLONESES. OS JAPONESES SÓ VIRIAM NA DÉCADA SEGUINTE. OS NEGROS, EX-ESCRAVOS, OS FILHOS E DESCENDENTES DE ESCRAVOS, FORAM PRATICAMENTE DESCARTADOS. Técnica: cai BG. LOC: O SENADOR ABDIAS NASCIMENTO CONTA QUE O NEGRO ERA DESCARTADO ATÉ COMO MÃO DE OBRA. A IDEOLOGIA ERA DE BRANQUEAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. LOC SENADOR ABDIAS NASCIMENTO: sem dúvida, não só como mão de obra, mas também, como elemento básico da nossa cultura, da nossa civilização. desde os primórdios, sempre houve o receio por parte das classes dirigentes da proporção majoritária dos africanos aqui na população brasileira. sempre tiveram medo que o brasil copiasse o modelo do Haiti, que tomou o poder mais ou menos lá por 1804 e se tornou a primeira nação soberana das américas negras, foi o Haiti. e sempre o brasil teve medo disso, de que havia sempre esse perigo porque o brasil, até mil oitocentos e tantos, a maioria era negra, a população era de origem africana, assim que daí partiu-se para a elaboração de uma ideologia de branqueamento da população, a teoria de que o africano já não preenchia mais as condições técnicas para o trabalho livre. Técnica: música de nordestinos a escolher. LOC: A IMIGRAÇÃO DE ESTRANGEIROS SE DEU NOS ESTADOS MAIS RICOS COMO S. PAULO, MINAS GERAIS, R. G. DO SUL. OS TRABALHADORES ESTRANGEIROS ÍAM PRINCIPALMENTE PARA AS FAZENDAS DE CAFÉ O GOVERNO CENTRAL REPÚBLICANO, TENTOU CORRIGIR ISSO DISTRIBUINDO TERRAS, PEQUENAS PROPRIEDADES EM ÁREAS POUCO POVOADAS PARA OS IMIGRANTES OS PRIMEIROS 10 ANOS DO SÉC. XX, O BRASIL FOI BENEFICIADO POR RECESSÕES ECONÔMICAS NA ARGENTINA E NOS E.U.A. ERAM OS DOIS PAÍSES QUE CONCORRIAM COM O BRASIL PARA A ATRAÇÃO DE IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE ITALIANOS. LOC: O GOVERNO FEDERAL SUBSIDIAVA AS PASSAGENS DE NAVIO PARA AS FAMÍLIAS ESTRANGEIRAS. COM O FIM DA ESCRAVIDÃO, O FIM DA MONARQUIA, PARECIA QUE O BRASIL SE IA MODERNIZAR, TORNAR-SE UM PAÍS PRÓSPERO E DE BOAS OPORTUNIDADES. MAS AS DIFICULDADES DOS ITALIANOS PRINCIPALMENTE ERAM MUITAS. AS PEQUENAS PROPRIEDADES QUE RECEBIAM DO GOVERNO, ERAM LONGE DE TUDO, SEM INFRA-ESTRUTURA. E COMO AS PRIMEIRAS LEVAS ERAM DE ITALIANOS DO NORTE DA ITÁLIA, TRABALHADORES URBANOS, SEM PRÁTICA RURAL, A MAIOR PARTE PROCUROU DEPOIS A CIDADE TRANSFORMANDO SE OPERÁRIOS DAS INDÚSTRIAS QUE NASCIAM NO BRASIL. LOC: COMEÇOU TAMBÉM A MIGRAÇÃO DE NORDESTINOS, QUE FUGIAM DA GRANDE SECA DO COMEÇO DO SÉCULO. ELES IAM NÃO SÓ PARA O SUL, MAS PRINCIPALMENTE PARA A AMAZÔNIA, TRABALHAR NA EXTRAÇÃO DE BORRACHA. O NÚMERO DE CEARENSES QUE DEIXOU O LUGAR ONDE NASCEU EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR É QUASE TÃO GRANDE QUANTO O DAS GRANDES MIGRAÇÕES DA EUROPA E DO JAPÃO. Técnica: cai BG. LOC: (em seco) O SENADOR NABOR JÚNIOR, UM ESTUDIOSO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA E DO ACRE, ELE PRÓPRIO UM FILHO DE CEARENSES QUE MIGRARAM PARA O ACRE EM BUSCA DE TRABALHO, CONTA COMO FOI: Trecho: Sen. Nabor Júnior: “ Acre, até o fim do século passado, ele tinha parte do seu território sob a jurisdição da Bolívia, que era um país que permitia que vários brasileiros explorassem a atividade extrativista da borracha, não havia nenhuma restrição. Tanto que milhares de nordestinos se deslocaram para aquela região atraídos por esta atividade econômica que, na época tinha uma excelente cotação no mercado internacional, se transformando no segundo produto de exportação do Brasil, depois do café. E quando a Bolívia percebeu que a borracha era realmente um produto que estava sendo ambicionado pelos países que estavam entrando em processo de industrialização, com o surgimento da indústria automobilística, nos EUA, na Inglaterra, e outros países da Europa, então ela arrendou para um sindicato americano essas áreas que eram ocupadas por brasileiros, principalmente por nordestinos, no fim do século passado e no início desse século. LOC: É QUE, ALÉM DAS DUAS GRANDES SECAS, DE 1903 E DE 1915, O CEARÁ TINHA SUA ECONOMIA DE LATIFÚNDIOS BASEADA NA CRIAÇÃO DE GADO. É UM TIPO DE ATIVIDADE QUE EXIGIA MUITO POUCA MÃO-DE-OBRA, AO CONTRÁRIO DA AGRICULTURA. Técnica: música “Caldo de Cana”, entra e cai em BG - (CD 290). LOC: É POR ISSO, TAMBÉM, QUE A MISCIGENAÇÃO RACIAL CEARENSE É BASICAMENTE DE BRANCOS E ÍNDIOS, COM POUCA PRESENÇA DE NEGROS. NÃO HOUVE NECESSIDADE DE MUITOS ESCRAVOS PARA CRIAR GADO.

Parte 2 - Saneamento básico, industrialização e Rui Barbosa
28:57

Transcrição Técnica: música Farrula, de Anacleto de Medeiros. LOC: ESTA É FARRULA, VALSA DE ANACLETO DE MEDEIROS, PÉROLA DE COMEÇO DE SÉCULO. É UM RITMO SOFISTICADO, TIPICAMENTE BRASILEIRO, TAMBÉM CRESCIA COM O NOVO SÉCULO: O CHORO. VAMOS OUVIR "CORROCA", DE LUÍS DE SOUSA, UM DOS CRIADORES DO CHORO QUE ERA PISTONISTA DA BANDA DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO. Técnica: música Corroca, de Luiz de Souza (disco “Os Intérpretes”). LOC: NO RIO DE JANEIRO DO COMEÇO DE SÉCULO, FOI CRIADO O INSTITUTO OSWALDO CRUZ, CHAMADO DE MANGUINHOS, REDUTO DE EXCELÊNCIA NA PESQUISA CIENTÍFICA NACIONAL, COM NOMES COMO O PRÓPRIO OSWALDO CRUZ, CARLOS CHAGAS, ADOLFO LUTZ, ROCHA LIMA, MIGUEL COUTO. LOC: EM SÃO PAULO, SURGIU OUTRO CENTRO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DE QUALIDADE INTERNACIONAL: O INSTITUTO BUTANTÃ DE PATOLOGIA EXPERIMENTAL. LOC: NA LITERATURA, ALÉM DE "DOM CASMURRO" E "OS SERTÕES", SURGIU NO INÍCIO DO SÉCULO O TALENTO SIMBOLISTA DE CRUZ E SOUSA. E TAMBÉM O PRECURSOR DO MODERNISMO: JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE. OU MELHOR: SOUSÂNDRADE. Técnica: trechos de poemas (BG do CD 307 - música “Esqueci seu nome”). LOC: NO COMEÇO DO SÉCULO, A MALÁRIA, A FEBRE AMARELA, A PESTE BUBÔNICA E A VARÍOLA MATAVAM MILHARES DE PESSOAS, E OS NAVIOS ESTRANGEIROS COMEÇARAM A EVITAR AS PARADAS NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. LOC: RODRIGUES ALVES JÁ ERA O PRESIDENTE, ELEITO EM NOME DOS PRODUTORES DE CAFÉ DE SÃO PAULO, NO RODÍZIO CAFÉ-COM-LEITE. OS MANDATOS ERAM DE QUATRO ANOS, SEM REELEIÇÃO. LOC: OSWALDO CRUZ INSTITUIU A VACINA OBRIGATÓRIA CONTRA A VARÍOLA, E INICIOU UM AMPLO PROGRAMA DE SANEAMENTO E DESRATIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. COM O TOTAL APOIO DO PREFEITO PEREIRA PASSOS, OSWALDO CRUZ ORDENOU A DEMOLIÇÃO DE PARDIEIROS NO CENTRO DA CIDADE, FOCOS DE RATOS, MOSQUITOS E DOENÇAS. Técnica: música "Rato". LOC: ESTA MÚSICA “RATO” QUE ESTAMOS OUVINDO NA VOZ DE LUIS VIEIRA, FOI SUCESSO NO CARNAVAL DE 1904, SATIRIZOU A CAMPANHA DE SANEAMENTO DO MINISTRO OSWALDO CRUZ. ALIÁS, O GOVERNO DE RODRIGUES ALVES QUASE CAIU POR CAUSA DA CAMPANHA DE DESRATIZAÇÃO. Técnica: música “gaiata” a escolher. LOC: O SENADOR LAURO SODRÉ LIDEROU UMA REBELIÃO, QUE CONTOU COM APOIO DO EXÉRCITO, ONDE SE DESTACAVA O ENTÃO TENENTE EURICO GASPAR DUTRA. O POVO APOIOU A REBELIÃO, REVOLTADO COM A DERRUBADA DOS CORTIÇOS. OS PRINCIPAIS JORNAIS, COMO O CORREIO DA MANHÃ E O JORNAL DO BRASIL TAMBÉM FICARAM CONTRA O GOVERNO E A VACINA OBRIGATÓRIA. LOC: O MINISTRO DA SAÚDE OSWALDO CRUZ ERA VAIADO POR ONDE PASSASSE. MAS ELE NÃO DESISTIU, IMPÔS A VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA, A DESRATIZAÇÃO E CRIOU OS CHAMADOS MATA-MOSQUITOS, PRECURSORES DOS AGENTES SANITÁRIOS DE SAÚDE. Técnica: música-tema de "O QUATRILHO", inteira. LOC: O GOVERNO ITALIANO PROIBIU A MIGRAÇÃO PARA O BRASIL, DEVIDO ÀS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. EM 1903, SANTOS DUMONT FEZ EM PARIS O PRIMEIRO VÔO COM UM APARELHO MAIS PESADO DO QUE O AR, O 14-BIS. FOI NESTA ÉPOCA QUE SURGIU A FAMOSA FRASE "MAIS UMA VEZ A EUROPA SE CURVA DIANTE DO BRASIL", DE AUTORIA ATRIBUÍDA A EDUARDO DAS NEVES. LOC: A IMIGRAÇÃO DE EUROPEUS, PRINCIPALMENTE ITALIANOS, TROUXE PARA O BRASIL AS IDÉIAS SOCIALISTAS E ANARQUISTAS, E OS PRIMEIROS SINDICATOS. Técnica: música Zambi, entra e cai para BG. (CD 307). LOC: MAS O PROJETO NACIONAL DAS CLASSES DOMINANTES EXCLUÍA O POVO. LOC: MESMO NAS DOAÇÕES DE TERRA PELO GOVERNO, ERA PROIBIDO QUE BRASILEIROS RECEBESSEM UMA PERCENTAGEM SUPERIOR A DEZ POR CENTO DO QUE ERA CONCEDIDO A ESTRANGEIROS. NEGROS E EX-ESCRAVOS NÃO TINHAM DIREITO A NADA. A REPRESSÃO CONTRA TRABALHADORES GREVISTAS E SINDICALISTAS FOI VIOLENTA. OS ESTRANGEIROS QUE PARTICIPASSEM OU ORGANIZASSEM GRAVES, ERAM DEPORTADOS, E OS BRASILEIROS ENVIADOS PARA A PRODUÇÃO DE BORRACHA NA AMAZÔNIA. LOC: FORAM ASSIM OS PRIMEIROS DEZ ANOS DE SÉCULO VINTE NO BRASIL. O PENSAMENTO INTELECTUAL DOMINANTE DIZIA QUE ÉRAMOS UM PAÍS FORMADO PELA ESCÓRIA DA SOCIEDADE PORTUGUESA, POR NEGROS BOÇAIS E IGNORANTES E POR ÍNDIOS PREGUIÇOSOS E INDOLENTES. Técnica: música Ferramenta, entra e cai em BG. (CD 053). LOC: SÃO PAULO COMEÇAVA A SE INDUSTRIALIZAR, EMBORA O CONTROLE POLÍTICO FOSSE DOS PODEROSOS PRODUTORES DE CAFÉ. O RIO PASSOU POR UMA PROFUNDA REFORMA URBANA, COM A CRIAÇÃO DAS GRANDES AVENIDAS QUE HOJE SE CHAMAM RIO BRANCO E PRESIDENTE VARGAS, A CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL E DO PALÁCIO MONROE, BELAS RÉPLICAS DE PRÉDIOS FRANCESES, TUDO ISSO IDÉIA DO PREFEITO PEREIRA PASSOS. LOC: CIDADES COMO MANAUS E BELÉM ENRIQUECIAM COM A BORRACHA E CAPRICHAVAM NA ARQUITETURA ART-NOVEAU, NA IMPORTAÇÃO DE ÓPERAS, BALÉS E PROSTITUTAS DA EUROPA. FOI CONSTRUÍDO O TEATRO NACIONAL DE MANAUS, TAMBÉM EM ESTILO EUROPEU. LOC: NO COMEÇO DO SÉCULO, OS INGLESES COMEÇARAM A IMPLANTAR A FERROVIA NO BRASIL. NAS HORAS DE FOLGA DOS OPERÁRIOS, OS PATRÕES ORGANIZAVAM BAILES, E COMO TODO MUNDO SE MISTURAVA NA FESTA, ESSES BAILES POPULARES ERAM CHAMADOS DE "FOR ALL" -- PARA TODOS, EM INGLÊS. NO NORDESTE, OS BAILES FICARAM CONHECIDOS MESMO COMO "FORRÓ ". LOC: O BRASIL CONQUISTOU O ACRE À BOLÍVIA E O TERRITÓRIO DAS MISSÕES, NO RIO GRANDE DO SUL, À ARGENTINA. TUDO GRAÇAS A JUCÁ PARANHOS, O BARÃO DO RIO BRANCO. COMO EXPLICA O SENADOR NABOR JÚNIOR, DO ACRE: Trecho; sen. Nabor Júnior: “ o Brarão de Rio Branco negociou o Tratado de Petrópolis em 1903. Pelo Tratado de Petrópolis, a Bolívia reconhecia o direito de o Brasil ficar de posse daquelas áreas e houve uma indenização de 300 milhões de libras esterlinas para a Bolívia, para que ela abrisse mão do território para formação de um novo território federal que se constituía depois nos territórios federal do Estado do Acre. Nessa negociação o Brasil cedeu uma área no Rio Bene, que é um afluente do Rio Madeira, o Brasil cedeu uma área para a Bolívia, em compensação pela perda das terras do acre. E também se comprometeu a construir a Estrada Madeira - Mamoré, ligando Guajará- Mirin a Porto Velho, para permitir o escoamento de vorracha e de castanha da Bolívia. LOC: MINAS GERAIS, ALÉM DA PRODUÇÃO DE LEITE, TINHA SUA ELITE ENRIQUECIDA PELO MINÉRIO DE FERRO. MAS A GRANDE MASSA DA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE OS QUE FORAM ESCRAVOS OU ERAM DESCENDENTES DE ESCRAVOS, SOFRIA COM O DESEMPREGO E A POLÍTICA OFICIAL DE EXCLUSÃO. LOC: AFONSO PENA FOI ELEITO EM 1906 PARA SER O ÚLTIMO PRESIDENTE DA DÉCADA, DESTA VEZ PELOS MINEIROS DO LEITE. MAS ELE MORREU E SEU MANDATO FOI COMPLETADO PELO VICE, NILO PEÇANHA. LOC: A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO VINTE TERMINOU COM UMA NOVA CAMPANHA PRESIDENCIAL. DOIS CANDIDATOS: UM DELES, O MARECHAL HERMES DA FONSECA, COM APOIO DOS LATIFUNDIÁRIOS, DO SISTEMA OFICIAL DE FRAUDES E DAS OLIGARQUIAS. HERMES ERA PROTEGIDO DO PODEROSO SENADOR E GENERAL GAÚCHO PINHEIRO MACHADO, HERÓI DA GUERRA DO PARAGUAI. LOC: O OUTRO CANDIDATO, RUY BARBOSA, ERA APONTADO COMO O MAIOR INTELECTUAL E JURISTA BRASILEIRO. A ÁGUIA DE HAYA, COM A FAMA DE FALAR FLUENTEMENTE MAIS DE CINCO IDIOMAS. A CAMPANHA DE RUY TOMOU A FORMA DE CAMPANHA CIVILISTA, DE LUTA CONTRA A VOLTA DOS MILITARES À POLÍTICA. E CONSEGUIU EMPOLGAR A NASCENTE CLASSE MÉDIA URBANA DO RIO E DE SÃO PAULO, PRINCIPALMENTE. MAS ERA MUITO POUCO, E HERMES VENCEU A ELEIÇÃO. Técnica: música samba-canção em BG. (Disco Clara Sverner e Paulo Moura). LOC: O EMBRIÃO DA MÚSICA POPULAR QUE HOJE É O SAMBA, JÁ ERA VISÍVEL NO RIO DE JANEIRO. O CRÍTICO, JORNALISTA, HISTORIADOR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, JOÃO MÁXIMO DIZ QUE HAVIA DUAS VERTENTES: O SAMBA DE MORRO, QUE COMEÇAVA A SER CRIADO PELOS NEGROS MAIS POBRES, QUE SUBIAM OS MORROS DO RIO E FORMAVAM AS PRIMEIRAS FAVELAS, Técnica: trecho de samba de Martinho da Vila, em BG. LOC: E O SAMBA-CANÇÃO, COM UMA HARMONIA MAIS SOFISTICADA, CRIADO PELOS NEGROS QUE TINHAM UMA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E FINANCEIRA MELHOR. QUE CONSEGUIRAM MORAR NA CIDADE, NO BAIRRO DO ESTÁCIO, O BERÇO DO SAMBA, E NA PRAÇA ONZE, ONDE HOJE EXISTE A AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, PERTO DA PASSARELA DO SAMBA. VAMOS A JOÃO MÁXIMO: Técnica: trecho João Máximo: “Essa comunidade, é uma comunidade negra, mais, vamos dizer assim, que sobreviveu à escravidão, com mais recursos. Os negros que puderam estudar, fazer curso primário, alguns até o Ginásio, puderam estudar música. Quer dizer, no meio daquela sociedade ex-escrava do Rio de Janeiro dessa virada do século, essa comunidade da Cidade Nova era mais dotada que a outra comunidade que subiu os morros. Quer dizer, os negros que não tinha ocupações, que tiveram dificuldades para arranjar emprego, para ter um ofício, para trabalhar, inclusive para morar, esses negros subiram os morros cariocas e, dessa forma, criaram aquilo que depois se chamou de favela. Quer dizer, favela, na verdade, era um desses morros, o morro da favela. Acabou virando substantivo comum depois que esses tipos de comunidades, de habitações se multiplicaram pelo Rio de Janeiro inteiro, inclusive pelo subúrbio. Técnica: trecho de Pinxinguinha - cai em BG e entra trecho de João Máximo. LOC: VAMOS OUVIR DUAS HERANÇAS BEM CLARAS DESSAS DUAS VERTENTES DA MÚSICA NEGRA NO INÍCIO DO SÉCULO, DE QUE FALOU JOÃO MÁXIMO. PRIMEIRO: O SAMBÃO, O RÍTMO EMPOLGANTE E A BATUCADA DE MORRO FESTA PARA UM REI NEGRO OU PEGA NO GANZÊ COM NEGUINHO DA BEIJA FLOR E DOMINGUINHOS DO ESTÁCIO. DEPOIS, A SOFISTICADA HARMONIA E A BELA MELODIA DE LAMENTO DE PIXINGUINHA COM CLARA SVERNER E PAULO MOURA..... Técnica: música Morro, Festa Para um Rei Negro e Lamento. ENCERRAMENTO NOVO PARA SÉCULO XX/500 ANOS PROGRAMA 01 GRAVAÇÃO DE THAÍS VIVÁCQUA. Técnica: Um a Zero, de Pixinguinha. LOC: FOI MAIS OU MENOS ASSIM A ENTRADA NO SÉCULO VINTE. A CHEGADA DOS IMIGRANTES, A ECONOMIA CENTRADA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ PARA EXPORTAÇÃO, LEITE E ALGODÃO. A HUMILHAÇÃO NA GUERRA DE CANUDOS NO FINAL DO SÉCULO PASSADO, INTERROMPEU A ASCENSÃO MILITARISTA RUMO AO PODER. O PODER POLÍTICO CENTRAL, SEGUIA AS INFLUÊNCIAS DO PODER REGIONAL DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA. OS EX-ESCRAVOS, SEUS FILHOS E NETOS NÃO ERAM ACEITOS COMO CIDADÃOS, APENAS COMO MÃO DE OBRA MARGINAL E BARATA. LOC: O SÉCULO XX NO BRASIL 500 ANOS É PRODUZIDO PELA EQUIPE DA RÁDIO SENADO. ____________________________________________________ LOC: SÉCULO VINTE. CEM ANOS DE BRASIL, DÉCADA POR DÉCADA, ATRAVÉS DE SUA HISTÓRIA E SUA MÚSICA.

Transcrição
Parte 1 - Os 10 primeiros anos da Nova República
Vinheta de abertura: Técnica: música “Aquarela do Brasil” em BG. (CD 306 - Brasil Musical - 2º CD - música 02). LOC: A RÁDIO SENADO PASSA A APRESENTAR “SÉCULO VINTE”, CEM ANOS DE BRASIL CONTADOS ATRAVÉS DA NOSSA HISTÓRIA, MÚSICA, POLÍTICA E ESPORTES. Técnica: cai BG. Técnica: música Tema de Abertura LOC: O BRASIL ENTROU NO SÉCULO 20 COMO UMA REPÚBLICA NOVA DE POUCO MAIS DE 10 ANOS, COM UMA LEGIÃO DE EX-ESCRAVOS DESEMPREGADOS E MARGINALIZADOS E DOMINADO POR OLIGARQUIAS RURAIS, E COM UMA ENORME DÍVIDA EXTERNA, PRINCIPALMENTE COM A INGLATERRA. Técnica: música “Ô Abre Alas”, com Chiquinha Gonzaga. Toca por trinta segundos e cai em BG. NÓS ENTRAMOS NO SÉCULO XX AO SOM DE CHIQUINHA GONZAGA. CHIQUINHA ERA UMA DAS BOAS COISAS DO BRASIL DE COMEÇO DE SÉCULO: PIONEIRA DO FEMINISMO INTELIGENTE, ABOLICIONISTA, MAESTRINA, PIANISTA DE TALENTO, AUTORA DE MUSICAIS PARA TEATRO E UMA USINA DE IDÉIAS E DE AUDÁCIA. TINHA 42 ANOS QUANDO COMPÔS “Ô ABRE ALAS” PARA O DESFILE CARNAVALESCO DO CORDÃO “ROSA DE OURO”. Técnica: som de “Ô Abre Alas”, agora até o final. LOC: “Ô ABRE ALAS” FOI O GRANDE SUCESSO DO CARNAVAL DE 1900, E É CONHECIDA ATÉ HOJE, QUASE 100 ANOS DEPOIS. ALIÁS, A MARCHINHA DE CHIQUINHA GONZAGA INAUGUROU UM GÊNERO MUSICAL QUE MARCARIA OS CARNAVAIS CARIOCAS NAS PRÓXIMAS CINCO DÉCADAS. LOC: CHIQUINHA GONZAGA FOI UMA FIGURA MARCANTE NO INÍCIO DO SÉCULO, COMO EXPLICA O SENADOR ARTUR DA TÁVOLA, UM ESPECIALISTA EM CULTURA BRASILEIRA: Técnica: fala seca do senador Artur da Távola. LOC SENADOR ARTUR: a Chiquinha Gonzaga foi uma mulher muito interessante. ela foi casada por obrigação, daquelas obrigações familiares, aos 13 anos e foi viver com o marido e logo se deu mal com ele e, corajosa como era, deixou o marido. ora que deixar o marido naquela ocasião não era fácil, aliás nunca é fácil, mas naquela ocasião era mais difícil ainda. ela deixa o marido, fica sozinha e se apaixona por um engenheiro de estradas. muito moça, vai viver no interior com esse engenheiro de estradas, vive muitos anos com ele e depois, também, arrefece a paixão e ela deixa este engenheiro e volta para o rio de janeiro. é a partir daí que se constrói a carreira de Chiquinha Gonzaga musicóloga, e uma carreira interessantíssima porque não era dado à mulher freqüentar ambiente de teatro, ser compositora de peças musicais, de comédias musicais, ou seja, inserir-se no movimento musical do seu tempo. a corajosa Chiquinha Gonzaga assim o faz. que tipo de música faz Chiquinha Gonzaga? ela faz a música que se originou no xote e ela faz a música que se chamava o tango, o tango brasileiro. o tango é o percursor do samba. Técnica: música Chorata em BG - (CD 307). LOC: A MONARQUIA FOI DERROTADA EM 1891 PELOS MILITARES, PORQUE NÃO ATENDIA MAIS ÀS EXIGÊNCIAS REGIONAIS DO PAÍS. DURANTE OS QUASE 70 ANOS DE MONARQUIA DEPOIS DA INDEPENDÊNCIA, VÁRIAS REVOLTAS REGIONAIS ANTECIPAVAM QUE O CENTRALISMO MONÁRQUICO EM UM PAÍS CONTINENTAL E CHEIO DE DIFERENÇAS REGIONAIS COMO O BRASIL, NÃO PODIA DURAR MUITO. A CABANADA EM PERNAMBUCO, A CABANAGEM NO PARÁ, A REVOLTA FARROUPILHA E A GUERRA DOS FARRAPOS NO RIO GRANDE DO SUL, A SABINADA, A GUERRA DOS ALFAIATES E A REVOLTA DOS MALÊS NA BAHIA, MOSTRAVAM ISSO. AS CAUSAS DESSAS REVOLTAS ERAM GERALMENTE SOCIAIS, MAS FICAVA BEM CLARO NELAS A EXIGÊNCIA DE MAIS AUTONOMIA REGIONAL ALGUMAS ERAM ATÉ SEPARATISTAS. A REPÚBLICA, INSPIRADA NA REVOLUÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS, NA REVOLUÇÃO FRANCESA, ERA A SAÍDA. Técnica: Ô Abre Alas Técnica: música Improviso, em BG. (CD 307). LOC: O BRASIL ENTRAVA NO NOVO SÉCULO COM UMA POPULAÇÃO DE 17 MILHÕES E 300 MIL PESSOAS. O PRESIDENTE ERA O PAULISTA CAMPOS SALES, QUE HERDOU DO ANTECESSOR, PRUDENTE DE MORAES, INFLAÇÃO ALTA, DÍVIDA EXTERNA INSUPORTÁVEL, E OS RESTOS DE UMA VERDADEIRA GUERRA CIVIL QUE MARCOU OS ÚLTIMOS NOVE ANOS DO SÉCULO 19 Técnica: música Improviso, em BG. (CD 307). LOC:EM 1900 / 901, FORAM LANÇADAS DUAS DAS MAIORES OBRAS PRIMAS DA NOSSA LITERATURA: D. CASMURRO DE M. DE ASSIS, E OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA, QUE CONTA A RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE DE CANUDOS, NA BAHIA, AO EXÉRCITO REPUBLICANO. LOC: OS SERTÕES, NA VERDADE, É O RESULTADO DE UMA SÉRIE DE REPORTAGENS DE EUCLIDES PARA O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO. POR ISSO É TÃO DESIGUAL E CRESCE NOS CAPÍTULOS FINAIS. Técnica: música “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga. Sobe e cai em BG. LOC: LUA BRANCA QUE NÓS ESTAMOS OUVINDO AÍ COM PAULO TAPAJÓS, FOI UM DOS SUCESSOS DE CHIQUINHA GONZAGA. ERA UMA TÍPICA MÚSICA DE SERESTA BRASILEIRA DO COMEÇO DO SÉCULO. E O ABRE ALAS QUE NÓS OUVIMOS NO COMEÇO DO PROGRAMA, ERA UMA REGRAVAÇÃO DOS ANOS 40 DAS IRMÃS LINDA E DIRCINHA BATISTA. Técnica: BG LOC: MAS A MÚSICA NEGRA BRASILEIRA COMEÇAVA TAMBÉM A TOMAR FORMA, PRINCIPALMENTE NO RIO DE JANEIRO, ANTES DE 1910, E ELA TINHAS DUAS VERTENTES COMO NÓS VAMOS VER MAIS ADIANTE. Técnica: música Guerra de Canudos, sobe e cai em BG. LOC: OS DEZ PRIMEIROS ANOS DE REPÚBLICA MARCARAM, ASSIM, UMA VERDADEIRA GUERRA CIVIL ENTRE A ELITE CAFEEIRA DE SÃO PAULO, OS CONSERVADORES CORONÉIS DO CAMPO, OS JACOBINOS ULTRA-NACIONALISTAS, OS INTELECTUAIS POSITIVISTAS, AS GRANDES MASSAS MISERÁVEIS DE EX-ESCRAVOS E FILHOS DE ESCRAVOS, E OS MOVIMENTOS REGIONAIS. E CANUDOS, UMA COMUNIDADE DE SERTANEJOS MISERÁVEIS, CUJA RESISTÊNCIA ARMADA DESMORALIZOU O EXÉRCITO. LOC: O EXÉRCITO TINHA SAÍDO VITORIOSO NO GOLPE MILITAR DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E ASSUMIA O PAPEL DE PODER MODERADOR, QUE NA MONARQUIA ERA DO IMPERADOR. LOC: CANUDOS FOI NA VERDADE, A MAIOR GUERRA CIVIL DA HISTÓRIA BRASILEIRA QUE MARCOU O INÍCIO DA REPÚBLICA NO BRASIL. A CIDADE DE BELO MONTE, FUNDADA PELO LÍDER ANTÔNIO CONSELHEIRO, EXISTIU E CRESCEU DURANTE 10 ANOS: DE 1887 A 1897. LOC: ANTÔNIO VICENTE MENDES MACIEL, O CONSELHEIRO, TINHA CERCA DE 70 ANOS NO APOGEU DE CANUDOS. ERA CEARENSE DE QUIXERAMOBIM. PARA OS PADRÕES BRASILEIROS DO SÉCULO PASSADO, ERA UMA GRANDE INTELECTUAL QUE CONHECIA OS GREGOS VIRGILIO, EURIPEDES E HOMERO, TINHA SIDO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, DE ARITMÉTICA E DE GEOGRAFIA. FOI DEPOIS ESCRIVÃO DE JUIZ DE PAZ E SOLICITADOR, UMA FUNÇÃO PÚBLICA DO SÉCULO PASSADO. LOC: ANTÔNIO MACIEL CASOU-SE DUAS VEZES, E NAS DUAS FOI ABANDONADO PELA MULHER. QUANDO COMEÇOU SUA PEREGRINAÇÃO, PELO SERTÃO DO NORDESTE, USAVA LONGAS BARBAS E CABELOS GRISALHOS SOBRE OS OMBROS, UMA TÚNICA AZUL DE BRIM, E NAS COSTAS, UMA GRANDE MOCHILA DE COURO COM LIVROS, PAPEL E TINTA. LOC: O CONSELHEIRO ERA SOBREVIVENTE DE UMA GUERRA DE FAMÍLIAS NO CEARÁ DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO, E UM REVOLTADO CONTRA AS OLIGARQUIAS RURAIS DO NORDESTE. CONHECIA PROFUNDAMENTE O LIVRO UTOPIA DO INGLÊS THOMAS MORUS E DESCREVIA A SOCIEDADE IDEAL SEM INJUSTIÇAS SOCIAIS COM DIREITOS IGUAIS PARA TODOS. FOI INSPIRADO NA UTOPIA, QUE O CONSELHEIRO COMEÇOU A ERGUER CANUDOS NO SERTÃO BAIANO. LOC: ERA UMA CIDADE COM CASAS BRANCAS, TORRES ALTAS. BELO MONTE OU CANUDOS CHEGOU A TER 25 MIL HABITANTES, NENHUMA CRIMINALIDADE, JUSTIÇA SOCIAL ABSOLUTA, E LEIS PRÓPRIAS. LOGO COMEÇOU A INCOMODAR OS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRAS DO SERTÃO, QUE FORÇARAM O GOVERNADOR LUÍS VIANA A ENVIAR UMA PRIMEIRA FORÇA MILITAR CONTRA A CIDADE. A ACUSAÇÃO ERA UM MOVIMENTO ANTI-REPUBLICANO QUE PREGAVA A VOLTA DA MONARQUIA, E A REBELIÃO SOCIAL. UMA CIDADE INTEIRA DE REBELDES QUE NÃO PAGAVAM IMPOSTOS. LOC: “O SERTÃO VAI VIRAR MAR, O MAR VAI VIRAR SERTÃO”, DIZIA O CONSELHEIRO, QUE DEIXOU ESCRITAS 4 PRÉDICAS, OBRAS PRIMAS DE PREGAÇÃO RELIGIOSA. ERA UM MESTRE DA PALAVRA. A IGREJA CATÓLICA TAMBÉM DEFENDEU A DESTRUIÇÃO DE CANUDOS. O ARCEBISPO DA BAHIA D. LUIS ANTÔNIO DOS SANTOS, ALEGAVA QUE ERA UM MOVIMENTO ANTICRISTÃO. HEREGE, QUE O CONSELHEIRO FALAVA E PREGAVA EM NOME DE DEUS, MAS ERA UM FANÁTICO PERIGOSO. AS GRANDES LIDERANÇAS POLÍTICAS DO PAÍS, SE DIVIDIRAM. ATÉ QUE CHEGARAM A UM CONSENSO: É PRECISO DESTRUIR CANUDOS. LOC: MAS O CONSELHEIRO ESTAVA PREPARADO PARA O ATAQUE. 3 OFENSIVAS MILITARES FORAM SUCESSIVAMENTE DERROTADAS DURANTE UM ANO. UM CHEFE MILITAR DE PRESTÍGIO, CORONEL MOREIRA CÉSAR, MORREU EM UM DOS ATAQUES. TODO O POVO NORDESTINO APOIAVA O CONSELHEIRO E SUA RESISTÊNCIA EM CANUDOS. JORNAIS DE TENDÊNCIA MONARQUISTA ERAM DEPREDADOS E QUEIMADOS NO RIO, EM S. PAULO E NO RESTO DO PAÍS, PORQUE ESPALHARAM ESSA VERSÃO DE QUE CANUDOS ERA UM FOCO DE RESISTÊNCIA DA MONARQUIA DEPOSTA. LOC: EM OUTUBRO DE 97, A OFENSIVA FINAL. 10 MIL SOLDADOS AO COMANDO DO GENERAL ARTUR OSCAR FORAM LANÇADOS CONTRA CANUDOS. ERA A METADE DE TODAS AS FORÇAS ARMADAS DA ÉPOCA. SOLDADOS DO R. G. DO SUL, PARANÁ E S. PAULO, AMAZONAS E PARÁ. OS NORDESTINOS NÃO ERAM CONFIÁVEIS PORQUE O POVO DO NORDESTE AMAVA O CONSELHEIRO. LOC: MAS CANUDOS NÃO SE RENDEU... LUTOU ATÉ O ÚLTIMO HOMEM; ATÉ A ÚLTIMA CRIANÇA. SOBREVIVENTES FORAM TODOS DEGOLADOS. A HUMILHAÇÃO DERROTOU O MILITARISMO ASCENDENTE DA REPÚBLICA E FORTALECEU O PODER CIVIL E O PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAIS, QUE JÁ ERA AMEAÇADO PELOS MILITARES. LOC: O BRASIL ENTROU ASSIM NO SÉCULO XX COMO UM PAÍS AGRÍCOLA, TRAUMATIZADO PELA GUERRA DE CANUDOS, VIVENDO DA MONOCULTURA DO CAFÉ EXPORTADO E COM UMA ESTRUTURA POLÍTICA VICIADA, AUTORITÁRIA COM O PODER CONCENTRADO NAS MÃOS DOS PRODUTORES DE CAFÉ E DE LEITE, OS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA. LOC: ALÉM DO PODER CENTRAL, DIVIDIDO ENTRE A CAPITAL, O R. DE JANEIRO, S. PAULO E MINAS GERAIS, HAVIA AS OLIGARQUIAS REGIONAIS, QUE CONTROLAVAM A POPULAÇÃO A FERRO E FOGO. VOTO POPULAR ERA CHAMADO VOTO DE CABRESTO PORQUE VOTAVA-SE DE ACORDO COM A VONTADE DOS PODEROSOS, CHAMADOS DE CORONÉIS. Técnica: Banda Militar do Começo do Século - toca 20 seg e cai para BG.(sugestão: Hino Triunfal - Camões) LOC: CAMPOS SALES ASSUMIU COMO UM REPRESENTANTE DA ELITE RURAL, PRINCIPALMENTE DE SÃO PAULO. SUA PALAVRA DE ORDEM ERA "ABAIXO A INDUSTRIALIZAÇÃO!" Técnica: música “Os Cafezais sem Fim” em BG - Wagner Tiso (CD 305). LOC: O NOVO PRESIDENTE CAMPOS SALLES TRATOU LOGO DE RENEGOCIAR A DÍVIDA BRASILEIRA COM A INGLATERRA. PRIMEIRO, PROPÔS UMA MORATÓRIA DE TRÊS ANOS, ATÉ QUE SE FORMASSE UM FUNDO DE 10 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS PARA PAGAMENTO AOS INGLESES. LOC: O BRASIL DEU COMO GARANTIA TODA A RENDA DA ALFÂNDEGA DO RIO DE JANEIRO E DA ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, ALÉM DA RECEITA DO PAGAMENTO DAS CONTAS DE ÁGUA DA CAPITAL. LOC: O MINISTRO DA FAZENDA, O MÉDICO HOMEOPATA JOAQUIM MURTINHO, QUEIMOU EM PRAÇA PÚBLICA O DINHEIRO BRASILEIRO NO TOTAL EQUIVALENTE AO VALOR DOS TÍTULOS DA NOSSA DÍVIDA, A FIM DE REDUZIR A INFLAÇÃO. LOC: AUMENTOU OS IMPOSTOS PARA REDUZIR O DÉFICIT PÚBLICO, CORTOU TODOS OS INVESTIMENTOS DO GOVERNO, CORTOU E CONGELOU SALÁRIOS, REDUZIU DESPESAS. O RESULTADO FOI UMA BRUTAL RECESSÃO, DESEMPREGO, GREVES. PARA CONTER AS INSATISFAÇÕES, REPRESSÃO POLICIAL VIOLENTA. Técnica: cai BG. LOC:(seco) O BRASIL ESTAVA REALMENTE ENTRANDO NO SÉCULO 20.... Técnica: Música Viva Zé Pereira, marchinha do Carnaval de 1901, inteira. LOC: O GOVERNO CAMPOS SALES SOLIDIFICOU A REPÚBLICA VELHA. A CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, DE 1891, ERA INSPIRADA NA NORTE-AMERICANA: FEDERALISTA, COM ESTADOS FORTES E AUTÔNOMOS, E IDEAIS DEMOCRÁTICOS, HABEAS CORPUS, VOTO UNIVERSAL. SIM, PORQUE NA MONARQUIA SÓ PODIA VOTAR QUEM TIVESSE RENDA PARA ISSO. LOC: NA PRÁTICA, NO ENTANTO, FICOU VALENDO O MANDONISMO DO PODER PRESIDENCIAL, CONTROLADO POR SUA VEZ PELOS PRODUTORES DE CAFÉ, DE SÃO PAULO, E DE LEITE, DE MINAS GERAIS. ESTAVA INAUGURADA A REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE, CONSOLIDADA POR CAMPOS SALES, QUE TAMBÉM CRIOU A POLÍTICA DOS GOVERNADORES. EM VEZ DA DESCENTRALIZAÇÃO REPUBLICANA PORTANTO, TIVEMOS A CENTRALIZAÇÃO OLIGÁRQUICA. Técnica: música Maracatu Crioulo ou Strawa no Sertão - (CD 307). LOC: OS PARTIDOS POLÍTICOS DA REPÚBLICA VELHA ERAM ESTADUAIS REPRESENTAVAM O PODER E ATÉ AS DIFERENÇAS DE PENSAMENTOS NOS ESTADOS. HAVIA O PARTIDO REPUBLICANO E O PARTIDO LIBERAL, SÓ DO R. G. DO SUL POR EXEMPLO. OS PARTIDOS DE ÂMBITO NACIONAL, SÓ VIERAM COM GETÚLIO VARGAS, DEPOIS DA REV. DE 30. LOC: OS ESTADOS ERAM GOVERNADOS PELAS OLIGARQUIAS LOCAIS, PELOS FAZENDEIROS MAIS RICOS. ELES OCUPAVAM TODOS OS CARGOS PÚBLICOS, CONTROLAVAM O SISTEMA ELEITORAL, A POLÍCIA, A VIDA DAS PESSOAS. ERAM OS "CORONÉIS", QUE SOBREVIVEM ATÉ HOJE EM ALGUNS ESTADOS. LOC: "VAMOS EXPORTAR O QUE TEMOS DE MELHOR, A PRODUÇÃO AGRÍCOLA". OU SEJA, O CAFÉ. "E IMPORTAR O QUE OS ESTRANGEIROS FAZEM MELHOR DO QUE NÓS". OU SEJA, A PRODUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA ERA A MÁXIMA DO GOVERNO CAMPOS SALES. Técnica: música Falena, de Chiquinha Gonzaga.(disco Chiquinha Gonzaga), inteira. LOC: COMO NÓS VIMOS ANTES, O MINISTRO DA FAZENDA DE CAMPOS SALES, JOAQUIM MURTINHO, APESAR DE MÉDICO HOMEOPATA, NÃO FOI NADA HOMEOPÁTICO PARA COMBATER O DÉFICIT PÚBLICO E TENTEAR MELHORAR A SITUAÇÃO DA DÍVIDA DO BRASIL COM A INGLATERRA. MESMO COM A ÊNFASE NA PRODUÇÃO DE CAFÉ, O BRASIL COMEÇOU A RECEBER INDÚSTRIAS ERA UM MERCADO MUITO GRANDE E ATRAENTE PARA SER SÓ UM PAÍS AGRÍCOLA. FOI NO COMEÇO DO SÉCULO QUE SE INSTALOU NO BRASIL A LIGHT DE CAPITAL CANADENSE. COM ISSO FICOU MAIS FÁCIL INDUSTRIALIZAR S. PAULO. ANTES DISSO, A POBRE INDUSTRIA BRASILEIRA VIVIA DO CARVÃO DE LENHA. NO RIO DE JANEIRO FOI CRIADO O SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR BONDES ELÉTRICOS. O NOME "BONDE" FOI TIRADO DA EMPRESA INGLESA "BOND AND SHARE". NESTE CASO, BOND SIGNIFICA AÇÃO, AÇÃO QUE É NEGOCIADA EM BOLSA DE VALORES. LOC: COM O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ, E SEM A MÃO-DE-OBRA CATIVA DA ESCRAVIDÃO, O BRASIL COMEÇOU A IMPORTAR GENTE. CHEGAM OS IMIGRANTES ITALIANOS, ESPANHÓIS, PORTUGUESES, ALEMÃES, POLONESES. OS JAPONESES SÓ VIRIAM NA DÉCADA SEGUINTE. OS NEGROS, EX-ESCRAVOS, OS FILHOS E DESCENDENTES DE ESCRAVOS, FORAM PRATICAMENTE DESCARTADOS. Técnica: cai BG. LOC: O SENADOR ABDIAS NASCIMENTO CONTA QUE O NEGRO ERA DESCARTADO ATÉ COMO MÃO DE OBRA. A IDEOLOGIA ERA DE BRANQUEAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. LOC SENADOR ABDIAS NASCIMENTO: sem dúvida, não só como mão de obra, mas também, como elemento básico da nossa cultura, da nossa civilização. desde os primórdios, sempre houve o receio por parte das classes dirigentes da proporção majoritária dos africanos aqui na população brasileira. sempre tiveram medo que o brasil copiasse o modelo do Haiti, que tomou o poder mais ou menos lá por 1804 e se tornou a primeira nação soberana das américas negras, foi o Haiti. e sempre o brasil teve medo disso, de que havia sempre esse perigo porque o brasil, até mil oitocentos e tantos, a maioria era negra, a população era de origem africana, assim que daí partiu-se para a elaboração de uma ideologia de branqueamento da população, a teoria de que o africano já não preenchia mais as condições técnicas para o trabalho livre. Técnica: música de nordestinos a escolher. LOC: A IMIGRAÇÃO DE ESTRANGEIROS SE DEU NOS ESTADOS MAIS RICOS COMO S. PAULO, MINAS GERAIS, R. G. DO SUL. OS TRABALHADORES ESTRANGEIROS ÍAM PRINCIPALMENTE PARA AS FAZENDAS DE CAFÉ O GOVERNO CENTRAL REPÚBLICANO, TENTOU CORRIGIR ISSO DISTRIBUINDO TERRAS, PEQUENAS PROPRIEDADES EM ÁREAS POUCO POVOADAS PARA OS IMIGRANTES OS PRIMEIROS 10 ANOS DO SÉC. XX, O BRASIL FOI BENEFICIADO POR RECESSÕES ECONÔMICAS NA ARGENTINA E NOS E.U.A. ERAM OS DOIS PAÍSES QUE CONCORRIAM COM O BRASIL PARA A ATRAÇÃO DE IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE ITALIANOS. LOC: O GOVERNO FEDERAL SUBSIDIAVA AS PASSAGENS DE NAVIO PARA AS FAMÍLIAS ESTRANGEIRAS. COM O FIM DA ESCRAVIDÃO, O FIM DA MONARQUIA, PARECIA QUE O BRASIL SE IA MODERNIZAR, TORNAR-SE UM PAÍS PRÓSPERO E DE BOAS OPORTUNIDADES. MAS AS DIFICULDADES DOS ITALIANOS PRINCIPALMENTE ERAM MUITAS. AS PEQUENAS PROPRIEDADES QUE RECEBIAM DO GOVERNO, ERAM LONGE DE TUDO, SEM INFRA-ESTRUTURA. E COMO AS PRIMEIRAS LEVAS ERAM DE ITALIANOS DO NORTE DA ITÁLIA, TRABALHADORES URBANOS, SEM PRÁTICA RURAL, A MAIOR PARTE PROCUROU DEPOIS A CIDADE TRANSFORMANDO SE OPERÁRIOS DAS INDÚSTRIAS QUE NASCIAM NO BRASIL. LOC: COMEÇOU TAMBÉM A MIGRAÇÃO DE NORDESTINOS, QUE FUGIAM DA GRANDE SECA DO COMEÇO DO SÉCULO. ELES IAM NÃO SÓ PARA O SUL, MAS PRINCIPALMENTE PARA A AMAZÔNIA, TRABALHAR NA EXTRAÇÃO DE BORRACHA. O NÚMERO DE CEARENSES QUE DEIXOU O LUGAR ONDE NASCEU EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR É QUASE TÃO GRANDE QUANTO O DAS GRANDES MIGRAÇÕES DA EUROPA E DO JAPÃO. Técnica: cai BG. LOC: (em seco) O SENADOR NABOR JÚNIOR, UM ESTUDIOSO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA E DO ACRE, ELE PRÓPRIO UM FILHO DE CEARENSES QUE MIGRARAM PARA O ACRE EM BUSCA DE TRABALHO, CONTA COMO FOI: Trecho: Sen. Nabor Júnior: “ Acre, até o fim do século passado, ele tinha parte do seu território sob a jurisdição da Bolívia, que era um país que permitia que vários brasileiros explorassem a atividade extrativista da borracha, não havia nenhuma restrição. Tanto que milhares de nordestinos se deslocaram para aquela região atraídos por esta atividade econômica que, na época tinha uma excelente cotação no mercado internacional, se transformando no segundo produto de exportação do Brasil, depois do café. E quando a Bolívia percebeu que a borracha era realmente um produto que estava sendo ambicionado pelos países que estavam entrando em processo de industrialização, com o surgimento da indústria automobilística, nos EUA, na Inglaterra, e outros países da Europa, então ela arrendou para um sindicato americano essas áreas que eram ocupadas por brasileiros, principalmente por nordestinos, no fim do século passado e no início desse século. LOC: É QUE, ALÉM DAS DUAS GRANDES SECAS, DE 1903 E DE 1915, O CEARÁ TINHA SUA ECONOMIA DE LATIFÚNDIOS BASEADA NA CRIAÇÃO DE GADO. É UM TIPO DE ATIVIDADE QUE EXIGIA MUITO POUCA MÃO-DE-OBRA, AO CONTRÁRIO DA AGRICULTURA. Técnica: música “Caldo de Cana”, entra e cai em BG - (CD 290). LOC: É POR ISSO, TAMBÉM, QUE A MISCIGENAÇÃO RACIAL CEARENSE É BASICAMENTE DE BRANCOS E ÍNDIOS, COM POUCA PRESENÇA DE NEGROS. NÃO HOUVE NECESSIDADE DE MUITOS ESCRAVOS PARA CRIAR GADO.

Parte 2 - Saneamento básico, industrialização e Rui Barbosa
Técnica: música Farrula, de Anacleto de Medeiros. LOC: ESTA É FARRULA, VALSA DE ANACLETO DE MEDEIROS, PÉROLA DE COMEÇO DE SÉCULO. É UM RITMO SOFISTICADO, TIPICAMENTE BRASILEIRO, TAMBÉM CRESCIA COM O NOVO SÉCULO: O CHORO. VAMOS OUVIR "CORROCA", DE LUÍS DE SOUSA, UM DOS CRIADORES DO CHORO QUE ERA PISTONISTA DA BANDA DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO. Técnica: música Corroca, de Luiz de Souza (disco “Os Intérpretes”). LOC: NO RIO DE JANEIRO DO COMEÇO DE SÉCULO, FOI CRIADO O INSTITUTO OSWALDO CRUZ, CHAMADO DE MANGUINHOS, REDUTO DE EXCELÊNCIA NA PESQUISA CIENTÍFICA NACIONAL, COM NOMES COMO O PRÓPRIO OSWALDO CRUZ, CARLOS CHAGAS, ADOLFO LUTZ, ROCHA LIMA, MIGUEL COUTO. LOC: EM SÃO PAULO, SURGIU OUTRO CENTRO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DE QUALIDADE INTERNACIONAL: O INSTITUTO BUTANTÃ DE PATOLOGIA EXPERIMENTAL. LOC: NA LITERATURA, ALÉM DE "DOM CASMURRO" E "OS SERTÕES", SURGIU NO INÍCIO DO SÉCULO O TALENTO SIMBOLISTA DE CRUZ E SOUSA. E TAMBÉM O PRECURSOR DO MODERNISMO: JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE. OU MELHOR: SOUSÂNDRADE. Técnica: trechos de poemas (BG do CD 307 - música “Esqueci seu nome”). LOC: NO COMEÇO DO SÉCULO, A MALÁRIA, A FEBRE AMARELA, A PESTE BUBÔNICA E A VARÍOLA MATAVAM MILHARES DE PESSOAS, E OS NAVIOS ESTRANGEIROS COMEÇARAM A EVITAR AS PARADAS NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. LOC: RODRIGUES ALVES JÁ ERA O PRESIDENTE, ELEITO EM NOME DOS PRODUTORES DE CAFÉ DE SÃO PAULO, NO RODÍZIO CAFÉ-COM-LEITE. OS MANDATOS ERAM DE QUATRO ANOS, SEM REELEIÇÃO. LOC: OSWALDO CRUZ INSTITUIU A VACINA OBRIGATÓRIA CONTRA A VARÍOLA, E INICIOU UM AMPLO PROGRAMA DE SANEAMENTO E DESRATIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. COM O TOTAL APOIO DO PREFEITO PEREIRA PASSOS, OSWALDO CRUZ ORDENOU A DEMOLIÇÃO DE PARDIEIROS NO CENTRO DA CIDADE, FOCOS DE RATOS, MOSQUITOS E DOENÇAS. Técnica: música "Rato". LOC: ESTA MÚSICA “RATO” QUE ESTAMOS OUVINDO NA VOZ DE LUIS VIEIRA, FOI SUCESSO NO CARNAVAL DE 1904, SATIRIZOU A CAMPANHA DE SANEAMENTO DO MINISTRO OSWALDO CRUZ. ALIÁS, O GOVERNO DE RODRIGUES ALVES QUASE CAIU POR CAUSA DA CAMPANHA DE DESRATIZAÇÃO. Técnica: música “gaiata” a escolher. LOC: O SENADOR LAURO SODRÉ LIDEROU UMA REBELIÃO, QUE CONTOU COM APOIO DO EXÉRCITO, ONDE SE DESTACAVA O ENTÃO TENENTE EURICO GASPAR DUTRA. O POVO APOIOU A REBELIÃO, REVOLTADO COM A DERRUBADA DOS CORTIÇOS. OS PRINCIPAIS JORNAIS, COMO O CORREIO DA MANHÃ E O JORNAL DO BRASIL TAMBÉM FICARAM CONTRA O GOVERNO E A VACINA OBRIGATÓRIA. LOC: O MINISTRO DA SAÚDE OSWALDO CRUZ ERA VAIADO POR ONDE PASSASSE. MAS ELE NÃO DESISTIU, IMPÔS A VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA, A DESRATIZAÇÃO E CRIOU OS CHAMADOS MATA-MOSQUITOS, PRECURSORES DOS AGENTES SANITÁRIOS DE SAÚDE. Técnica: música-tema de "O QUATRILHO", inteira. LOC: O GOVERNO ITALIANO PROIBIU A MIGRAÇÃO PARA O BRASIL, DEVIDO ÀS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. EM 1903, SANTOS DUMONT FEZ EM PARIS O PRIMEIRO VÔO COM UM APARELHO MAIS PESADO DO QUE O AR, O 14-BIS. FOI NESTA ÉPOCA QUE SURGIU A FAMOSA FRASE "MAIS UMA VEZ A EUROPA SE CURVA DIANTE DO BRASIL", DE AUTORIA ATRIBUÍDA A EDUARDO DAS NEVES. LOC: A IMIGRAÇÃO DE EUROPEUS, PRINCIPALMENTE ITALIANOS, TROUXE PARA O BRASIL AS IDÉIAS SOCIALISTAS E ANARQUISTAS, E OS PRIMEIROS SINDICATOS. Técnica: música Zambi, entra e cai para BG. (CD 307). LOC: MAS O PROJETO NACIONAL DAS CLASSES DOMINANTES EXCLUÍA O POVO. LOC: MESMO NAS DOAÇÕES DE TERRA PELO GOVERNO, ERA PROIBIDO QUE BRASILEIROS RECEBESSEM UMA PERCENTAGEM SUPERIOR A DEZ POR CENTO DO QUE ERA CONCEDIDO A ESTRANGEIROS. NEGROS E EX-ESCRAVOS NÃO TINHAM DIREITO A NADA. A REPRESSÃO CONTRA TRABALHADORES GREVISTAS E SINDICALISTAS FOI VIOLENTA. OS ESTRANGEIROS QUE PARTICIPASSEM OU ORGANIZASSEM GRAVES, ERAM DEPORTADOS, E OS BRASILEIROS ENVIADOS PARA A PRODUÇÃO DE BORRACHA NA AMAZÔNIA. LOC: FORAM ASSIM OS PRIMEIROS DEZ ANOS DE SÉCULO VINTE NO BRASIL. O PENSAMENTO INTELECTUAL DOMINANTE DIZIA QUE ÉRAMOS UM PAÍS FORMADO PELA ESCÓRIA DA SOCIEDADE PORTUGUESA, POR NEGROS BOÇAIS E IGNORANTES E POR ÍNDIOS PREGUIÇOSOS E INDOLENTES. Técnica: música Ferramenta, entra e cai em BG. (CD 053). LOC: SÃO PAULO COMEÇAVA A SE INDUSTRIALIZAR, EMBORA O CONTROLE POLÍTICO FOSSE DOS PODEROSOS PRODUTORES DE CAFÉ. O RIO PASSOU POR UMA PROFUNDA REFORMA URBANA, COM A CRIAÇÃO DAS GRANDES AVENIDAS QUE HOJE SE CHAMAM RIO BRANCO E PRESIDENTE VARGAS, A CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL E DO PALÁCIO MONROE, BELAS RÉPLICAS DE PRÉDIOS FRANCESES, TUDO ISSO IDÉIA DO PREFEITO PEREIRA PASSOS. LOC: CIDADES COMO MANAUS E BELÉM ENRIQUECIAM COM A BORRACHA E CAPRICHAVAM NA ARQUITETURA ART-NOVEAU, NA IMPORTAÇÃO DE ÓPERAS, BALÉS E PROSTITUTAS DA EUROPA. FOI CONSTRUÍDO O TEATRO NACIONAL DE MANAUS, TAMBÉM EM ESTILO EUROPEU. LOC: NO COMEÇO DO SÉCULO, OS INGLESES COMEÇARAM A IMPLANTAR A FERROVIA NO BRASIL. NAS HORAS DE FOLGA DOS OPERÁRIOS, OS PATRÕES ORGANIZAVAM BAILES, E COMO TODO MUNDO SE MISTURAVA NA FESTA, ESSES BAILES POPULARES ERAM CHAMADOS DE "FOR ALL" -- PARA TODOS, EM INGLÊS. NO NORDESTE, OS BAILES FICARAM CONHECIDOS MESMO COMO "FORRÓ ". LOC: O BRASIL CONQUISTOU O ACRE À BOLÍVIA E O TERRITÓRIO DAS MISSÕES, NO RIO GRANDE DO SUL, À ARGENTINA. TUDO GRAÇAS A JUCÁ PARANHOS, O BARÃO DO RIO BRANCO. COMO EXPLICA O SENADOR NABOR JÚNIOR, DO ACRE: Trecho; sen. Nabor Júnior: “ o Brarão de Rio Branco negociou o Tratado de Petrópolis em 1903. Pelo Tratado de Petrópolis, a Bolívia reconhecia o direito de o Brasil ficar de posse daquelas áreas e houve uma indenização de 300 milhões de libras esterlinas para a Bolívia, para que ela abrisse mão do território para formação de um novo território federal que se constituía depois nos territórios federal do Estado do Acre. Nessa negociação o Brasil cedeu uma área no Rio Bene, que é um afluente do Rio Madeira, o Brasil cedeu uma área para a Bolívia, em compensação pela perda das terras do acre. E também se comprometeu a construir a Estrada Madeira - Mamoré, ligando Guajará- Mirin a Porto Velho, para permitir o escoamento de vorracha e de castanha da Bolívia. LOC: MINAS GERAIS, ALÉM DA PRODUÇÃO DE LEITE, TINHA SUA ELITE ENRIQUECIDA PELO MINÉRIO DE FERRO. MAS A GRANDE MASSA DA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE OS QUE FORAM ESCRAVOS OU ERAM DESCENDENTES DE ESCRAVOS, SOFRIA COM O DESEMPREGO E A POLÍTICA OFICIAL DE EXCLUSÃO. LOC: AFONSO PENA FOI ELEITO EM 1906 PARA SER O ÚLTIMO PRESIDENTE DA DÉCADA, DESTA VEZ PELOS MINEIROS DO LEITE. MAS ELE MORREU E SEU MANDATO FOI COMPLETADO PELO VICE, NILO PEÇANHA. LOC: A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO VINTE TERMINOU COM UMA NOVA CAMPANHA PRESIDENCIAL. DOIS CANDIDATOS: UM DELES, O MARECHAL HERMES DA FONSECA, COM APOIO DOS LATIFUNDIÁRIOS, DO SISTEMA OFICIAL DE FRAUDES E DAS OLIGARQUIAS. HERMES ERA PROTEGIDO DO PODEROSO SENADOR E GENERAL GAÚCHO PINHEIRO MACHADO, HERÓI DA GUERRA DO PARAGUAI. LOC: O OUTRO CANDIDATO, RUY BARBOSA, ERA APONTADO COMO O MAIOR INTELECTUAL E JURISTA BRASILEIRO. A ÁGUIA DE HAYA, COM A FAMA DE FALAR FLUENTEMENTE MAIS DE CINCO IDIOMAS. A CAMPANHA DE RUY TOMOU A FORMA DE CAMPANHA CIVILISTA, DE LUTA CONTRA A VOLTA DOS MILITARES À POLÍTICA. E CONSEGUIU EMPOLGAR A NASCENTE CLASSE MÉDIA URBANA DO RIO E DE SÃO PAULO, PRINCIPALMENTE. MAS ERA MUITO POUCO, E HERMES VENCEU A ELEIÇÃO. Técnica: música samba-canção em BG. (Disco Clara Sverner e Paulo Moura). LOC: O EMBRIÃO DA MÚSICA POPULAR QUE HOJE É O SAMBA, JÁ ERA VISÍVEL NO RIO DE JANEIRO. O CRÍTICO, JORNALISTA, HISTORIADOR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, JOÃO MÁXIMO DIZ QUE HAVIA DUAS VERTENTES: O SAMBA DE MORRO, QUE COMEÇAVA A SER CRIADO PELOS NEGROS MAIS POBRES, QUE SUBIAM OS MORROS DO RIO E FORMAVAM AS PRIMEIRAS FAVELAS, Técnica: trecho de samba de Martinho da Vila, em BG. LOC: E O SAMBA-CANÇÃO, COM UMA HARMONIA MAIS SOFISTICADA, CRIADO PELOS NEGROS QUE TINHAM UMA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E FINANCEIRA MELHOR. QUE CONSEGUIRAM MORAR NA CIDADE, NO BAIRRO DO ESTÁCIO, O BERÇO DO SAMBA, E NA PRAÇA ONZE, ONDE HOJE EXISTE A AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, PERTO DA PASSARELA DO SAMBA. VAMOS A JOÃO MÁXIMO: Técnica: trecho João Máximo: “Essa comunidade, é uma comunidade negra, mais, vamos dizer assim, que sobreviveu à escravidão, com mais recursos. Os negros que puderam estudar, fazer curso primário, alguns até o Ginásio, puderam estudar música. Quer dizer, no meio daquela sociedade ex-escrava do Rio de Janeiro dessa virada do século, essa comunidade da Cidade Nova era mais dotada que a outra comunidade que subiu os morros. Quer dizer, os negros que não tinha ocupações, que tiveram dificuldades para arranjar emprego, para ter um ofício, para trabalhar, inclusive para morar, esses negros subiram os morros cariocas e, dessa forma, criaram aquilo que depois se chamou de favela. Quer dizer, favela, na verdade, era um desses morros, o morro da favela. Acabou virando substantivo comum depois que esses tipos de comunidades, de habitações se multiplicaram pelo Rio de Janeiro inteiro, inclusive pelo subúrbio. Técnica: trecho de Pinxinguinha - cai em BG e entra trecho de João Máximo. LOC: VAMOS OUVIR DUAS HERANÇAS BEM CLARAS DESSAS DUAS VERTENTES DA MÚSICA NEGRA NO INÍCIO DO SÉCULO, DE QUE FALOU JOÃO MÁXIMO. PRIMEIRO: O SAMBÃO, O RÍTMO EMPOLGANTE E A BATUCADA DE MORRO FESTA PARA UM REI NEGRO OU PEGA NO GANZÊ COM NEGUINHO DA BEIJA FLOR E DOMINGUINHOS DO ESTÁCIO. DEPOIS, A SOFISTICADA HARMONIA E A BELA MELODIA DE LAMENTO DE PIXINGUINHA COM CLARA SVERNER E PAULO MOURA..... Técnica: música Morro, Festa Para um Rei Negro e Lamento. ENCERRAMENTO NOVO PARA SÉCULO XX/500 ANOS PROGRAMA 01 GRAVAÇÃO DE THAÍS VIVÁCQUA. Técnica: Um a Zero, de Pixinguinha. LOC: FOI MAIS OU MENOS ASSIM A ENTRADA NO SÉCULO VINTE. A CHEGADA DOS IMIGRANTES, A ECONOMIA CENTRADA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ PARA EXPORTAÇÃO, LEITE E ALGODÃO. A HUMILHAÇÃO NA GUERRA DE CANUDOS NO FINAL DO SÉCULO PASSADO, INTERROMPEU A ASCENSÃO MILITARISTA RUMO AO PODER. O PODER POLÍTICO CENTRAL, SEGUIA AS INFLUÊNCIAS DO PODER REGIONAL DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA. OS EX-ESCRAVOS, SEUS FILHOS E NETOS NÃO ERAM ACEITOS COMO CIDADÃOS, APENAS COMO MÃO DE OBRA MARGINAL E BARATA. LOC: O SÉCULO XX NO BRASIL 500 ANOS É PRODUZIDO PELA EQUIPE DA RÁDIO SENADO. ____________________________________________________ LOC: SÉCULO VINTE. CEM ANOS DE BRASIL, DÉCADA POR DÉCADA, ATRAVÉS DE SUA HISTÓRIA E SUA MÚSICA.

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