Contribuições japonesas para o Brasil são destacadas em sessão solene — Rádio Senado
110 anos da imigração

Contribuições japonesas para o Brasil são destacadas em sessão solene

O Senado celebrou os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Durante a sessão solene, foram destacadas as contribuições que os cidadãos japoneses trouxeram para o país. O senador Hélio José (PROS-DF) destacou que elas incluem desde a alta tecnologia até o desenvolvimento cultural.

27/08/2018, 14h01 - ATUALIZADO EM 27/08/2018, 18h42
Duração de áudio: 02:17
Plenário do Senado durante sessão especial destinada a comemorar o aniversário de 110 anos do início da imigração japonesa no Brasil. A data lembra a chegada aos portos brasileiros, em 1908, do Kasato Maru, primeiro navio a trazer japoneses para trabalhar nos cafezais paulistas. Mais de 700 japoneses chegaram ao país na época.

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional. 

Mesa:
presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro Oeste (Feanbra), Hermínio Hideo Sugino;
assessora da Secretaria-geral do Ministério das Relações Exteriores, ministra Cecilia Kiku Ishitani; 
representante Chefe do Escritório da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (Jica), Akio Saito;
representante do embaixador do Japão No Brasil, ministro Osamu Yamanaka;
presidente da sessão, senador Hélio José (Pros-DF);
monge do Templo Budista de Brasília, Ademar Kyotoshi Sato; 
representante do ministro das Relações Exteriores, embaixador Eduardo Paes Saboia;
deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO HOMENAGEIA 110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL. LOC: OS PARTICIPANTES DA SESSÃO SOLENE DESTACARAM AS CONTRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS E CULTURAIS E DISSERAM QUE A COOPERAÇÃO PODE AUMENTAR. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O navio Kasato Maru foi o primeiro a trazer cidadãos japoneses para trabalhar nos cafezais de São Paulo. Ele atracou no porto de Santos em 18 de junho de 1908. Naquela primeira viagem, 781 japoneses chegaram em solo brasileiro após um acordo assinado entre o governo dos dois países. O Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses no exterior -- aproximadamente um milhão e meio de pessoas. Enquanto isso, o Japão possui a terceira maior comunidade brasileira fora do país, com cerca de 185 mil pessoas. Uma sessão solene no plenário do Senado homenageou os 110 anos da imigração japonesa. A iniciativa foi do senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, que destacou várias contribuições japonesas para o Brasil, que vão da alta tecnologia ao desenvolvimento cultural. (Hélio José) Ensinaram-nos o karatê, o jiu-jitsu, o judô. Trouxeram a gastronomia (...) e se destacaram nas artes, na pintura de Takashi Fukushima e Manabu Mabe, na escultura de Tomie Ohtake, no cinema de Tizuka Yamazaki. (Repórter) O monge Ademar Sato, que coordena o templo budista no Distrito Federal, afirmou que os dois países ainda têm muito o que avançar na cooperação bilateral. (Ademar Sato) Há muita coisa para se desenvolver entre o Brasil e o Japão. Como disse, Japão, uma tradição que se renova. Brasil, um país que busca o seu caminho nesta modernidade.(...) (Repórter) No campo econômico, representantes do Mercosul e do Japão vêm negociando desde o segundo semestre de 2015 uma maior aproximação. Entre 2001 e 2017 os investimentos diretos japoneses no Brasil chegaram a quase 34 bilhões de dólares.

Ao vivo
00:0000:00