Senado aprova validade nacional para identidade de policial legislativo — Rádio Senado
Votações

Senado aprova validade nacional para identidade de policial legislativo

Plenário aprova projeto que prevê validade nacional das carteiras de identificação emitidas pela Câmara e pelo Senado para os policiais legislativos. Também foi aprovada a criação da Campanha Junho Verde, com atividades de conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

17/09/2020, 18h08 - ATUALIZADO EM 17/09/2020, 18h08
Duração de áudio: 02:02
Polícia Legislativa do Senado Federal

A Secretaria de Polícia do Senado Federal dispõe de recursos humanos e materiais indispensáveis ao bom andamento e à ordem dos trabalhos legislativos desempenhados pelos senadores, bem como atuação na prevenção e repressão de ilícitos que porventura sejam cometidos nos próprios do Senado Federal, ou contra seus membros, no exercício de suas funções.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DE POLICIAIS LEGISLATIVOS TERÃO VALIDADE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. LOC: SENADORES TAMBÉM APROVARAM A CRIAÇÃO DA CAMPANHA JUNHO VERDE, PARA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE A NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O projeto aprovado determina que os documentos emitidos pela Câmara e pelo Senado para uso dos servidores da polícia legislativa servem como prova de identidade e podem ser usados em todo o país. A carteira precisa ser devolvida à administração quando ocorrer suspensão, demissão ou exoneração do cargo. Com relatório favorável, o senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo, explicou que o objetivo do texto é garantir igualdade de tratamento à categoria diante de outras profissões. (MARCOS) este projeto se destina apenas a reafirmar que as carteiras de identidade funcional de policial legislativo constituem prova de identificação civil e têm validade, para todos os fins de direito, em todo o território nacional, como já previsto para as demais espécies de documentos de identificação funcional, como aquelas emitidas pelas entidades de classe, a exemplo da carteira de identidade dos advogados, médicos e engenheiros. Rep: A proposta segue agora para a sanção presidencial. E também foi aprovada a criação da campanha Junho Verde para conscientização da sociedade sobre a importância da preservação da natureza. Para a relatora, senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, o país vive um momento crítico da governança ambiental e a população exige mudanças. (LEILA) Nove em cada dez brasileiros acreditam que a natureza não está sendo protegida de forma adequada, sobretudo devido a desmatamentos, poluição hídrica, caça e pesca ilegais e efeitos adversos da mudança do clima associada à ação humana. Assim, o “Junho Verde” destina-se a atender o anseio da sociedade em favor da qualidade ambiental das nossas cidades e da preservação dos nossos recursos naturais. Rep: A campanha prevê a iluminação da cúpula do Congresso Nacional na cor verde durante o mês dedicado ao evento, além da divulgação de políticas públicas e de trabalhos educativos sobre boas práticas de sustentabilidade ambiental. A matéria vai à promulgação. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira. PL 6463/2019 PRS 52/2019

Ao vivo
00:0000:00