Senado aprova PEC que incentiva pesquisas científicas e tecnológicas — Rádio Senado

Senado aprova PEC que incentiva pesquisas científicas e tecnológicas

LOC: APROVADA PELO SENADO A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE INCENTIVA PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS. 

LOC: A PEC VAI ESTIMULAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO SETOR PRODUTIVO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A proposta vai prever na Constituição que a legislação sobre pesquisa científica e tecnológica passa a ser de competência comum da União, estados e municípios. Com isso, o setor produtivo poderá ser beneficiado. O texto prevê a possibilidade de remanejamento de recursos previstos em programas de investigação científica para atividades de desenvolvimento de tecnologia. Ainda estimula a articulação entre órgãos públicos e entidades privadas, com incentivos, para parcerias no exterior. A matéria foi amplamente apoiada no Congresso Nacional e pelo setor científico, como ressaltou o senador Jorge Viana, do PT do Acre: 

(Jorge Viana) “Essa é uma matéria da maior importância, de pleno acordo, que veio com o acordo da Câmara dos Deputados, mas que uniu toda a comunidade científica Brasileira, todos os que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação”.  

(Repórter) O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, que relatou a proposta na Comissão de Constituição e Justiça, ressaltou que a matéria pode dar velocidade à pesquisa brasileira. 

(Aníbal Diniz) “A gente está dando um grande passo para fazer com que o Brasil seja dotado das condições necessárias para se produzir mais ciência, tecnologia e inovação, com muito mais agilidade”. A proposta será promulgada pelo Congresso Nacional em data a ser marcada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas.
17/12/2014, 10h39 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 10h39
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00