Semana da Primeira Infância vai debater a formação de cuidadores de crianças — Rádio Senado
Infância

Semana da Primeira Infância vai debater a formação de cuidadores de crianças

20/10/2017, 17h09 - ATUALIZADO EM 20/10/2017, 17h09
Duração de áudio: 02:00
9ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal. 

Tema: Painel V - Menores e Minorias: infâncias invisíveis. 

Participam: 
antropólogo e professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac) da Universidade de Brasília (UnB), Cristhian Teofilo da Silva; 
psicóloga Maria Ângela Mattar Yunes; 
psicóloga do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho (Iphem-RJ), Cristina Werner; 
psicóloga, professora na Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do Grupo de Trabalho Resiliência, Juventude e Vulnerabilidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), Sandra Cabral.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A DÉCIMA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA VAI DEBATER A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS. LOC: O EVENTO, QUE ACONTECE ENTRE 24 E 26 DE OUTUBRO, VAI REUNIR ESPECIALISTAS NO SENADO FEDERAL, COMO INFORMA A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). TÉC: Com o tema “Cuidadores da Primeira Infância: por uma formação de qualidade”, a décima Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz vai reunir especialistas brasileiros e franceses para discutir a capacitação de profissionais ligados ao desenvolvimento de crianças. Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, serão realizadas conferências e mesas de debates, além de oficinas e exibição de filmes. Entre os palestrantes estão a psicóloga Alexandra Déprez; o pediatra Nelson Oliveira; e a assistente social Marilene Martins. A presidente da comissão organizadora do evento, Lisle Lucena, explicou que ideia é apresentar os resultados de práticas médicas, sociais, psicológicas e educacionais sobre o tema. (Lisle) As pessoas que estão participando desse evento são especialistas. Você está ali vendo crianças em situação de risco e as pessoas que estão tomando conta dessas crianças, às vezes têm muito amor, muita dedicação, mas elas não têm a mínima noção de como lidar com essas crianças. O governo precisa olhar para essas questões de formação de cuidadores de creches, de abrigos públicos e principalmente dos pais. (REP) O presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, senador José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, destacou que o ambiente em que a criança vive precisa atender necessidades físicas e emocionais. (José Medeiros) A criança, quando está nos primeiros anos de vida, é o momento em que o cérebro está em desenvolvimento e é o momento em que ela está aprendendo tudo que vê. Então a pessoa que vai cuidar dessas crianças, além de estar preparada para os cuidados básicos, ela precisa estar preparada para estimular essas crianças a aprender adequadamente. (REP) O evento acontece nos auditórios Petrônio Portela e Interlegis, no Senado Federal. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.senado.leg.br/primeirainfancia. Da Rádio Senado, Rebeca Ligabue.

Ao vivo
00:0000:00