Projeto facilita perícia médica para pessoa com deficiência permanente — Rádio Senado

Projeto facilita perícia médica para pessoa com deficiência permanente

LOC: AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA IRREVERSÍVEL SERÃO DISPENSADAS DE REALIZAR PERÍCIAS PARA OBTER NOVOS BENEFÍCIOS OU REPOR OS QUE JÁ RECEBEM. 

LOC: ISTO É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO PELO SENADO NESTA SEMANA. CONFIRA AS INFORMAÇÕES COM O REPORTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, e segue para a Câmara dos Deputados, projeto que dispensa as pessoas com deficiências permanentes já comprovadas de refazer seus exames periciais a cada vez que solicitarem novos benefícios ou a reposição dos benefícios a que já têm direito. O teor da proposta, do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, foi elogiado pela presidente da Comissão, a senadora Rosalba Ciarlini do Democratas do Rio Grande do Norte. Ela lembrou que a mudança na lei poderá livrar muitas pessoas com deficiência, principalmente em cidades do interior, de se expor a situações desagradáveis para conseguir seus direitos. (ROSALBA CIARLINI) Não tem porque você ainda expor aquela pessoa, que muitas vezes não pode nem se locomover, nem sair de casa para ir numa perícia, quando basta olhar para ver a deficiência. Isto realmente é a burocracia do Brasil que a gente tem que combater. A pessoa já está no benefício, é para repor o benefício, tem que voltar, mora numa cidade do interior, não tem agência. A gente sente isto muito no nosso Estado. (REP) O relator na comissão foi o senador Mão Santa, do PSC do Piauí.
06/08/2010, 12h14 - ATUALIZADO EM 06/08/2010, 12h14
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00