Conselho de Ética

Presidente do Senado anuncia instalação do Conselho de Ética

01:34Presidente do Senado anuncia instalação do Conselho de Ética

Transcrição LOC: PRESIDENTE DO SENADO ANUNCIA INSTALAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA NESTA SEMANA. LOC: O COLEGIADO É RESPONSÁVEL POR ANALISAR REPRESENTAÇÕES CONTRA SENADORES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN (Repórter) O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, anunciou a instalação do Conselho de Ética. O colegiado, responsável por analisar representações e denúncias contra senadores, será composto por 15 titulares e igual número de suplentes. O Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil, formado pelo MDB, PP e Republicanos, terá quatro 4 assentos. O Bloco Senado Independente, composto pelo PDT, Rede Sustentabilidade, Cidadania, PSB e Patriota, terá direito a duas vagas. Mesmo espaço a ser ocupado pelo Bloco Parlamentar PSDB-PSL; pelo Bloco Resistência Democrática, formado pelo PT e PROS, pelo Vanguarda com senadores do DEM, PL e PSC. A bancada do PSD também terá direito a dois assentos no Conselho de Ética e o Podemos, um. Davi Alcolumbre argumentou que a demora na instalação do Conselho de Ética se deveu à falta das indicações dos integrantes pelos partidos políticos. (Davi Alcolumbre) Todos os líderes partidários, dos blocos partidários, já fizeram as suas indicações para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que era uma cobrança recorrente da sociedade. Só que eu não poderia instalar o Conselho de Ética se não tivesse as indicações. As pessoas, muitas das vezes, não compreendem o rito natural das coisas. E parece que enfim todos os partidos fizeram a indicação. (Repórter) O presidente do Senado afirmou que o Conselho de Ética já tem processos para analisar.

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou a instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado (CEDP). Segundo Alcolumbre, a demora se deve à falta das indicações partidárias. O colegiado, composto por 15 titulares e igual número de suplentes, será responsável por analisar denúncias e representações contra senadores. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

TÓPICOS:
Amapá  Conselho de Ética  Davi Alcolumbre  DEM  MDB  Partidos  PDT  Podemos  PP  PROS  PSB  PSC  PSD  PSDB  PSL  PT  Rede Sustentabilidade  Senador Davi Alcolumbre 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo