Notícias

Governo diz que MP sobre Ministério da Infraestrutura e BNDES aumenta eficiência

02:10Governo diz que MP sobre Ministério da Infraestrutura e BNDES aumenta eficiência

Transcrição LOC: A MP 882, QUE REORGANIZA COMPETÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA E DO BNDES, FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA. LOC: PARA OS REPRESENTANTES DOS MINISTÉRIOS DA ECONOMIA, INFRAESTRUTURA E DO BNDES, A MP ELEVA O STATUS DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELO PLANEJAMENTO DE PROJETOS, O QUE TORNA O PROCESSO DE DESESTATIZAÇÃO MAIS EFICIENTE. OUÇA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. Téc: Segundo Natália Marcassa da Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, o Brasil hoje é considerado um dos piores lugares do mundo para investimentos, por conta da infraestrutura inadequada. (Natália Marcassa): Hoje isso atrapalha muito quem vem no Brasil ou decide instalar uma fábrica, a logística ainda tem um custo muito pesado. Por que conceder, por que privatizar? Além de nosso parceiro às vezes ser muito mais eficiente que nós, poder público, a gente realmente tem cada vez menos orçamento público. (Repórter): Já o Secretário de Coordenação de Energia e Aeroportos da Secretaria Especial do PPI, Pedro de Souza, destacou que para que grandes projetos de infraestrutura consigam financiamento, é preciso um bom planejamento e a MP 882 reforça a estrutura de planejamento de projetos dentro do PPI, Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal. Entre as mudanças previstas na MP está a criação de uma Secretaria de apoio a liberação de licenciamentos ambientais. (Pedro de Souza): A questão do licenciamento ambiental. Então tá entendido que esse é um dos grandes entraves a se avançar com agenda de infra e a gente criou dentro da estrutura da secretaria do PPI de uma secretaria especial de apoio ao licenciamento ambiental, desapropriações. O papel da secretaria não é tirar uma competência dos órgãos licenciadores, mas poder usar o papel de coordenação e articulação da Presidência da República e para destravar esses projetos são prioridades nacionais. (Repórter): A diretora de investimentos do BNDES, Eliane Aleixo, enfatizou que é preciso reforçar a equipe de planejamento, para que os projetos realmente sejam eficientes. Após ouvir os convidados, o relator da MP, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, pediu que os novos projetos em infraestrutura também sejam direcionados para o desenvolvimento regional. (Wellington Fagundes): Pudesse nessa oportunidade olhar o Brasil do interior. Projetos que parecem pequenos nacionalmente, mas que regionalmente ele possa ter uma influência. (Repórter) A próxima reunião para debater a MP está marcada para quinta-feira. Representantes da Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e Agências reguladoras serão ouvidos. Da Rádio Senado, Paula Groba.

A MP 882 que reorganiza competências do Ministério da infraestrutura e do BNDES foi tema de audiência pública nesta terça-feira (9). Para representantes dos Ministérios da Economia, Infraestrutura e do BNDES, a MP eleva o status de órgãos responsáveis pelo planejamento de projetos, o que torna o processo de desestatização mais eficiente. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Aeroportos  Agências reguladoras  BNDES  Caixa Econômica  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Economia  Energia  Infraestrutura  Investimentos  Logística  Mato Grosso  Orçamento  Presidência da República  Regional  Senador Wellington Fagundes  Tribunal de Contas da União  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo