Ministro Marcos Pontes pede ajuda do Legislativo para incentivar a Ciência e Tecnologia — Rádio Senado
Audiência pública

Ministro Marcos Pontes pede ajuda do Legislativo para incentivar a Ciência e Tecnologia

O ministro Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Cesar Pontes, apresentou as metas e prioridades da sua pasta em audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O ministro Pontes destacou a importância da Ciência para o desenvolvimento do país e pediu ajuda do Parlamento para aumentar o orçamento do ministério. O presidente da CCT, senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) observou que a burocracia também impede o avanço da ciência no Brasil.

24/04/2019, 14h00 - ATUALIZADO EM 24/04/2019, 14h29
Duração de áudio: 02:26
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza audiência pública interativa com a presença do ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a fim de prestar informações sobre as prioridades e diretrizes da pasta sob sua responsabilidade.

Em pronunciamento, ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes. 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MARCOS PONTES, PEDIU AJUDA DO LEGISLATIVO PARA AUMENTAR O ORÇAMENTO DA PASTA. LOC: AOS SENADORES, ELE APRESENTOU AS PRIORIDADES E METAS DO MINISTÉRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Uma das metas do Ministério de Ciência e Tecnologia é a popularização da ciência nas escolas para incentivar novos pesquisadores, disse o ministro Marcos Pontes. Em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, ele ressaltou que a ciência e tecnologia estão presentes em todas as áreas e depende de investimento para o desenvolvimento do país. O ministro revelou que o orçamento da pasta caiu três vezes desde 2013. E pediu ajuda aos parlamentares para destinar mais recursos para a pesquisa, por meio de emendas. Marcos Pontes também defendeu a atualização das leis do setor e a aprovação de projetos, como o que proíbe o contingenciamento de recursos. (Marcos Pontes) “Dada a importância e a amplitude da atividade de ciência e tecnologia no país e a importância para o desenvolvimento nacional, o orçamento é incoerente com essa importância. Quantas coisas que a gente pode fazer com ciência e tecnologia para o país! Peço, encarecidamente ajuda, né? E o Congresso, pensando em orçamento para o ano que vem, etc, o Congresso tem uma função essencial”. (Repórter) O ministro Marcos Pontes também destacou a importância de reconstruir o programa espacial brasileiro. (Marcos Pontes) “Isso é quase ponto de honra para mim porque eu sou astronauta. O programa espacial nosso não pode ficar na situação em que está, precisa melhorar. Isso é extremamente importante para o país”. (Repórter) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Vanderlan Cardoso, do PP de Goiás, observou que, além do bloqueio de recursos destinados ao Ministério, a ciência e tecnologia não avança pela burocracia. (Vanderlan Cardoso) “um dos grandes desafios é a burocracia para que os projetos na área de ciência e inovação sejam destravados, com parcerias entre o setor público e a iniciativa privada. E o outro desafio é o contingenciamento – já foi quase 50% contingenciado – e eu acredito, com a determinação do ministro, vai destravar esse contingenciamento e também vai conseguir outros recursos para investir em ciência e tecnologia”. (Repórter) O ministro Marcos Pontes ainda destacou como prioridades investimentos em inteligência artificial, segurança cibernética, energias renováveis, biotecnologia e em educação. Ele também ressaltou os investimentos no Centro de Dessalinização em Campina Grande, na Paraíba, que trabalha em rede na pesquisa sobre água. A Apresentação completa do ministro Pontes está disponível na página da Comissão de Ciência e Tecnologia, no site do Senado. . REQ 2/2019 – CCT PLS 315/2017

Ao vivo
00:0000:00