Pandemia

Mais de 330 mil empregos foram perdidos em maio, aponta Caged

02:21Mais de 330 mil empregos foram perdidos em maio, aponta Caged

Transcrição LOC: MAIS DE 330 MIL POSTOS DE TRABALHO FORMAIS FORAM FECHADOS EM MAIO POR CAUSA DA PANDEMIA DE COVID-19 LOC: SENADOR PAULO PAIM DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM OS NÚMEROS E CHAMA ATENÇÃO PARA A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. REPÓRTER REGINA PINHEIRO TÉC: Mais de 330 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram fechadas no mês de maio, reflexo da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, que também mostram, que, apesar da redução do emprego formal em maio, houve uma melhora em relação a abril, quando foram fechados mais de 860 mil postos. O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul mostrou preocupação com os números. (Paim) Segundo a pesquisa divulgada pelo Caged, o desemprego está aumentando de forma assustadora. O nosso país perdeu 7,8 milhões de postos de trabalho, em relação ao trimestre anterior. O número de empregados com carteira assinada caiu ao menor nível da série histórica. Quem desistiu de procurar trabalho bateu novo record, reunindo 5,4 milhões. (Rep) Paulo Paim chama atenção para a concentração de renda no Brasil, que pode se agravar no atual cenário de crise. (Paim) Os mais ricos, em companhia maiores, ganhando mais, e os trabalhadores e empresas menores, perdendo mais, empobrecendo. Abrindo ainda mais uma distância entre os dois grupos. O Brasil já é o país da maior concentração de renda do mundo e vamos ter agora o aumento das desigualdades sociais devido a essa situação da pandemia do coronavírus. (Rep) Paulo Paim afirma que para enfrentar a retração econômica causada pela pandemia é preciso ajudar as micro e pequenas empresas e os trabalhadores informais. O senador ainda destaca dados do Banco Mundial demonstrando que 70% dos empregos nos países em desenvolvimento são informais. Na opinião do parlamentar, o quadro é lamentável com 4 em cada 10 trabalhadores sendo prejudicados.

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia apontam o fechamento de mais de 330 mil postos de trabalho formais em maio, por causa da pandemia de covid-19. O senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou preocupação e chamou a atenção para a concentração de renda. Reportagem de Regina Pinheiro.

TÓPICOS:
Banco Mundial  Coronavírus  covid-19  Crise econômica  Desemprego  Desenvolvimento  Economia  Emprego  Empresas  Menores  Micro e Pequenas Empresas  pandemia  pandemia de covid-19  PT  Rio Grande do Sul  Senador Paulo Paim  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo