Guedes espera que novo pacote não sofra muitas alterações, mas oposição quer mudanças — Rádio Senado
Pacote Econômico

Guedes espera que novo pacote não sofra muitas alterações, mas oposição quer mudanças

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu a votação sem mudanças substanciais das PECs do Pacto Federativo,  dos Fundos Públicos e Emergencial. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), espera a aprovação das propostas até julho do ano que vem. Mas defendeu a votação neste ano da PEC Emergencial, que prevê entre outros pontos a redução da jornada de trabalho com desconto no salário do funcionalismo. O líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), antecipou que não há acordo para votação neste ano dos projetos. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

PECs 186/2019, 187/2019, 188/2019

06/11/2019, 15h12 - ATUALIZADO EM 06/11/2019, 15h12
Duração de áudio: 02:35
Vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), recebe, na residência oficial, o ministro da Economia para tratar do pacote de medidas econômicas que apresentou ao Congresso junto com o presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, 38 senadores participam do encontro.  

Participam:
vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
ministro da Economia, Paulo Guedes;
senadora Simone Tebet (MDB-MS); 
senador Eduardo Gomes (MDB-TO);
senador Ciro Nogueira (PP-PI); 
senadora Kátia Abreu (PDT-TO);
senador Marcio Bittar (MDB-AC);
senador Elmano Férrer (Podemos-PI); 
senador Jorginho Mello (PL-SC); 
senador Dário Berger (MDB-SC); 
senador Plínio Valério (PSDB-AM);
senador Carlos Viana (PSD-MG); 
senador Roberto Rocha (PSDB-MA); 
senadora Soraya Thronicke (PSL-MS);
senador Lucas Barreto (PSD-AP);
senador Zequinha Marinho (PSC-PA); 
senador Fabiano Contarato (Rede-ES); 
senador Izalci Lucas (PSDB-DF); 
senadora Rose de Freitas (Podemos-ES);
senador Nelsinho Trad (PSD-MS); 
senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR); 
senador Tasso Jereissati (PSDB-CE);
senador Lasier Martins (Podemos-RS); 
senador Luis Carlos Heinze (PP-RS); 
senador Vanderlan Cardoso (PP-GO);
senador Telmário Mota (Pros-RR); 
senador Jean Paul Prates (PT-RN); 
senador Marcelo Castro (MDB-PI); 
senador Sérgio Petecão (PSD-AC);
senador Chico Rodrigues (DEM-RR); 
senador Eduardo Braga (MDB-AM); 
senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE); 
senador Esperidião Amin (PP-SC); 
senador Luiz do Carmo (MDB-GO); 
senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ);
senador Marcos do Val (Podemos-ES); 
senador Otto Alencar (PSD-BA);
senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: MINISTRO DA ECONOMIA ESPERA QUE O NOVO PACOTE NÃO SEJA TÃO ALTERADO PELO CONGRESSO NACIONAL. MAS OPOSIÇÃO JÁ ANTECIPOU MUDANÇAS. LOC: LÍDER DO GOVERNO ESPERA VOTAÇÃO AINDA NESTE ANO DA PEC EMERGENCIAL PARA SOCORRER ESTADOS E MUNICÍPIOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Em encontro com mais de 40 senadores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou as propostas que poderão resultar num repasse de R$ 400 bilhões para estados e municípios. Já estão no Senado as PECs do Pacto Federativo, dos Fundos Públicos e a Emergencial. Paulo Guedes espera alterações mínimas durante a votação dos projetos ao afirmar que eles foram apresentados após negociação com lideranças políticas. (Guedes) Nós já construímos isso conjuntamente. Isso não é um pacote que o governo mandou. Isso é um trabalho que foi construído pelo Congresso, pela liderança da Câmara e por nós. REP: O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, espera que as propostas sejam aprovadas até julho do ano que vem. Mas defendeu a votação prioritária da PEC Emergencial, que prevê o pagamento da dívida pública, um limite para a concessão de redução ou isenção de impostos e a redução de jornada com desconto no salário do funcionalismo em casos de crises econômicas. (Bezerra) O governo espera que essas três PECs possam estar apreciadas, votadas e deliberadas nos dois turnos nas duas Casas até meados do próximo ano. O que a liderança do governo no Senado e na Câmara vai se esforçar? Primeiro, para que a PEC Emergencial possa ser apreciada e votada as duas Casas até o final deste ano. Nós temos um prazo muito exíguo, mas nós temos também uma emergência fiscal que já está caracterizada em pelo menos três estados da Federação. REP: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, descartou acordo para uma votação rápida das propostas. Ele destacou que a oposição tentará derrubar alguns projetos. (H.Costa) Nós não concordamos com esta extinção dos fundos da forma como eles querem fazer e principalmente à destinação desses recursos, que é para pagar a dívida mais ainda do que o esforço que esse governo tem feito. Não concordamos com a forma como esse gatilho está proposto. Vai promover ainda maior arrocho sobre a população, sobre a qualidade dos serviços públicos nos estados e nos municípios. Enfim, temos uma divergência global. REP: Já a Reforma Administrativa será analisada primeiro pela Câmara dos Deputados e a Reforma Tributária por uma comissão mista, composta por deputados e senadores. Da Rádio Senado, Hérica Christian PECs 186/2019,187/2019,188/2019

Ao vivo
00:0000:00