CRE aprova novo embaixador para a Venezuela — Rádio Senado

CRE aprova novo embaixador para a Venezuela

LOC: COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU NOVO EMBAIXADOR PARA A VENEZUELA.

LOC: RUY CARLOS PEREIRA EXERCE DESDE 2012 O CARGO DE DELEGADO PERMANENTE JUNTO À ALADI, A ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO, E AO MERCOSUL, EM MONTEVIDÉU.

TÉC: O embaixador Ruy Carlos Pereira destacou que as relações estabelecidas entre Brasil/Venezuela se consolidaram desde 1843, independentemente de eventuais circunstâncias políticas. E lembrou que o aprofundamento da integração regional é, tanto na Venezuela quanto no Brasil, uma exigência constitucional. Segundo o embaixador, 97 por cento das exportações venezuelanas são de derivados de petróleo e o país vizinho importa praticamente tudo, o que abre grandes oportunidades de negócios para o Brasil. As exportações brasileiras se multiplicaram oito vezes, passando para 5 bilhões de dólares em cinco anos, e as importações aumentaram 7 vezes em 7 anos, subindo para 1,3 bilhão de dólares.

(RUY) Nós temos com a Venezuela o segundo maior superavit comercial do Brasil. Só a china tem superavit maior do que nós...exportamos para a Venezuela 65 por cento são produtos manufaturados de alto valor agregado, inclusive máquinas e equipamentos.

(REP) O presidente da Comissão, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, como outros senadores, questionaram as perspectivas do Mercosul, após a entrada da Venezuela.

(FERRAÇO) como vossa excelência está vendo o futuro do Mercosul frente a frente a novas alianças que estão se formando em nossa região, aliança para o pacífico, por exemplo.

(REP) Ruy Carlos respondeu que hoje o Mercosul é a mais profunda, complexa e diversa iniciativa de integração na região.

(EMBAIXADOR 2) nós escolhemos esse caminho e esse caminho é o que permite em grande medida a pujança da indústria brasileira... a entrada da venezuela no mercosul move desloca o epicentro geográfico do processo de integração em direção ao norte e porque não ao nordeste.

(REP) O embaixador Ruy Carlos Pereira também chefiou as equipes que conseguiram eleger, em 2011, José Graziano para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, e Roberto Azevedo para a direção da Organização Mundial do Comércio. A indicação do Embaixador segue agora para exame do plenário.
17/10/2013, 01h47 - ATUALIZADO EM 17/10/2013, 01h47
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00