Pandemia

Conselho de ex-presidentes para ajudar na crise será sugerido pelo PT

02:14Conselho de ex-presidentes para ajudar na crise será sugerido pelo PT

Transcrição LOC: EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA DEVEM FORMAR UM CONSELHO PARA AUXILIAR NO ENFRENTAMENTO DA CRISE DO NOVO CORONAVÍRUS. LOC: É O QUE VAI SUGERIR A BANCADA DO PT NO SENADO, QUE DEFENDE A EXPERIÊNCIA DOS EX-GOVERNANTES PARA LIDERAR O COMBATE À PANDEMIA AO LADO DAS DEMAIS AUTORIDADES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA: TÉC: A Bancada do PT no Senado vai propor a criação de um conselho formado por ex-Presidentes da República para colaborar com o enfrentamento da Covid-19. A decisão foi tomada em reunião do partido. O líder do PT, senador Rogério Carvalho, de Sergipe, defende que eles atuem ao lado de outras autoridades. (Rogério) Para junto com governadores e os presidentes de Poderes liderarem o combate à pandemia no Brasil. Isso em função das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que questiona o modo eficaz que tem sido aplicado em outros países, para evitar o número de pessoas que contraem a doença ao mesmo tempo, superlotam o sistema de saúde, consomem todos os recursos. (REP) Para Rogério Carvalho, a experiência dos antigos governantes pode ser decisiva nesse momento de crise. (Rogério) É preciso que a gente tenha pessoas com autoridade de quem já dirigiu o país e associado aos intelectuais a quem trabalha com saúde pública, organismos internacionais, com os poderes, para que a gente possa definir qual rumo vai ter no combate pandemia para evitar mortes e para garantir a segurança sanitária do povo brasileiro. (REP) Em suas redes sociais, o senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, defendeu a proposta, que seria encaminhada para avaliação dos demais partidos. O Brasil tem seis ex-presidentes da República ainda vivos: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Sobre a condução de Bolsonaro sobre a crise do coronavírus, FHC afirmou por meio de uma postagem na internet que as opiniões são desastradas e opor-se aos infectologistas é passar dos limites. O ex-presidente Lula também disse que Bolsonaro chegou ao limite da compreensão e não está preparado para comandar o Brasil. Já Fernando Collor de Mello, atualmente senador pelo PROS de Alagoas, escreveu em suas redes sociais que este não o momento de “fora ou fica Bolsonaro” mas de unir forças para salvar vidas.

A bancada do PT no Senado vai sugerir a criação de um conselho de ex-presidentes da República para atuar durante a pandemia da Covid-19.  O líder do Partido dos Trabalhadores, senador Rogério Carvalho (PT-SE), disse que é preciso ter pessoas com autoridade de quem já dirigiu o país para definir o rumo do combate à doença. A reportagem é de Marcella Cunha.

TÓPICOS:
Alagoas  Bolsonaro  Coronavírus  covid-19  Dilma Rousseff  Fernando Henrique Cardoso  Internet  José Sarney  Lula  Michel Temer  Partidos  Presidente da República  PROS  PT  Redes Sociais  Rio Grande do Norte  Saúde  Saúde Pública  Segurança  Senador Fernando Collor  Senador Jean Paul Prates  Senador José Sarney  Senador Rogério Carvalho  Sergipe 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo