Congresso pode investigar liberação de crédito para pequenos e microempresários — Rádio Senado
Pandemia

Congresso pode investigar liberação de crédito para pequenos e microempresários

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) sugeriu a criação de um colegiado para investigar por que os bancos não estão liberando empréstimos para os micro e pequenos empresários. Ele citou a aprovação pelo Senado de diversos programas de crédito com garantias da União que não resultaram no dinheiro nas mãos desses empresários. O senador Esperidião Amin (PP-SC) também defende a iniciativa. Mas destacou que a Comissão Mista da Covid-19 também está acompanhando as dificuldades da liberação dos financiamentos. As informações são da repórter Hérica Christian.

31/07/2020, 19h19 - ATUALIZADO EM 31/07/2020, 19h27
Duração de áudio: 02:11
Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro durante pandemia do novo coronavírus.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADOR DEFENDE A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO ESPECIAL PARA ACOMPANHAR A LIBERAÇÃO DE CRÉDITO PARA EMPRESÁRIOS, ESPECIALMENTE PARA OS PEQUENOS. LOC: APESAR DE APROVADOS PELO SENADO, PARLAMENTARES RECLAMAM QUE OS EMPRÉSTIMOS NÃO ESTÃO SENDO FEITOS PELOS BANCOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Depois da aprovação de mais um programa de crédito para micro e pequenas empresas pelo plenário, o senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, sugeriu a criação de um colegiado para identificar porque os bancos não estão liberando os empréstimos. A ideia é que um grupo de parlamentares possa fazer audiências virtuais para discutir as dificuldades de o dinheiro chegar à ponta apesar das garantias oferecidas pela União. A exemplo de outros senadores, Mecias de Jesus questiona a postura dos bancos em relação aos programas criados para socorrerem um dos setores da economia mais atingidos pela crise do novo coronavírus e que mais gera emprego. (Mecias) Ouvir todos esses segmentos no sentido de descobrirmos porque recursos foram aprovados para micro e pequenas, para as grandes e para toda a sociedade. Acontece que os bancos, em função da burocracia, dificultam a vida sobretudo dos pequenos. O que nós queremos saber também é se os pequenos estão sendo preteridos para que os grandes sejam beneficiados. REP: O senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, declarou apoio à iniciativa ao citar as dificuldades dos trabalhadores por conta própria e dos micro e pequenos empreendedores no acesso ao crédito. Mas ponderou que a Comissão Mista da Covid-19 também está debruçada sobre este tema. (Bezerra) Eu acho que é cabível, muito embora a nossa Comissão de Acompanhamento das medidas de combate à Covid, presidida pelo senador Confúcio Moura, já esteja se dedicando a isso, inclusive com algumas medidas corretivas já encaminhadas e até estabelecidas. Mas nunca é demais, especialmente nesses segmentos que eu mencionei. Está havendo dificuldade e o simples fato de se particularizar a investigação, a averiguação já é uma demonstração a mais de atenção, que é devida. REP: O senador Mecias de Jesus pretende ouvir representantes do governo, do Banco Central, da Federação Brasileira dos Bancos - Febraban, do Sebrae e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas – Conampe. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00