Comissão aprova nova política nacional de irrigação — Rádio Senado

Comissão aprova nova política nacional de irrigação

LOC: A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO, QUE PREVÊ CONCESSÃO DE INCENTIVOS FISCAIS AO SETOR, É APROVADA PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. 

LOC: PARA TER DIREITO AO BENEFÍCIO, OS PROJETOS DE IRRIGAÇÃO DEVEM SER SUSTENTÁVEIS E ESTAR DE ACORDO COM OS PLANOS DE RECURSOS HÍDRICOS. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A nova Política Nacional de Irrigação cria uma série de incentivos fiscais aos agricultores e busca incrementar a pesquisa científica na área e otimizar a cooperação entre os setores público e privado. A legislação em vigor, da década de 70, é considerada ultrapassada e inibidora de políticas mais consistentes na área. O senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, relator na Comissão de Infra-Estrutura, lembrou que o Brasil tem um enorme potencial de crescimento na produção de alimentos com o aumento da irrigação na agricultura. 

(SERGIO SOUZA): Mesmo representando pouco mais de 5% da área plantada do Brasil, os cultivos irrigados produzem aproximadamente 16% dos alimentos e 35% do valor da produção. Estes dados demonstram o enorme e ainda pouquíssimo explorado potencial de irrigação para um aumento de produtividade da agropecuária nacional. Daí decorre da importância da aprovação do presente projeto como novo marco regulatório para as políticas públicas de incentivo à irrigação. 

(REP): Este projeto será analisado, agora, na Comissão de Agricultura e, se aprovado, poderá seguir para sanção da presidente Dilma Rousseff.
22/11/2012, 11h32 - ATUALIZADO EM 22/11/2012, 11h32
Duração de áudio: 01:12
Ao vivo
00:0000:00