Collor diz que Marinha vai abrir inquérito sobre ataque chinês a barco brasileiro — Rádio Senado
Guerra do Atum

Collor diz que Marinha vai abrir inquérito sobre ataque chinês a barco brasileiro

Um navio pesqueiro do Rio Grande do Norte foi atacado na semana passada por uma embarcação chinesa em águas internacionais próximas ao Nordeste brasileiro. Segundo relato dos pescadores brasileiros, o choque da embarcação chinesa teria sido proposital. O motivo do ataque foi a disputa pela pesca do atum, peixe altamente valorizado no mercado asiático. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor (PTC-AL), informou que a Capitania dos Portos vai apurar as causas e responsabilidades pelo incidente.

28/11/2018, 12h59 - ATUALIZADO EM 28/11/2018, 14h24
Duração de áudio: 02:09
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixador indicado para a República de Belarus.

À mesa, em pronunciamento, presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DIZ QUE DIPLOMATAS CHINESES AINDA NÃO ESCLARECERAM ATAQUE A BARCO PESQUEIRO NA COSTA DO BRASIL. LOC: A CHAMADA GUERRA DO ATUM FOI UM DOS ASSUNTOS ANALISADOS NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Um navio pesqueiro do Rio Grande do Norte foi atacado na semana passada por uma embarcação chinesa em águas internacionais próximas ao Nordeste brasileiro. Segundo relato dos pescadores brasileiros, o choque da embarcação chinesa teria sido proposital. Não houve feridos, apenas pânico a bordo. O motivo do ataque foi a disputa pela pesca do atum, peixe altamente valorizado no mercado asiático. O incidente já está sendo conhecido como a “guerra do atum” numa alusão à “guerra da lagosta”, que foi uma disputa semelhante ocorrida na década de 60 envolvendo embarcações francesas na costa brasileira. Durante reunião da Comissão de Relações Exteriores, o senador Guaracy Silveira, da Democracia Cristã de Tocantins, cobrou esclarecimentos do governo chinês sobre o caso. E lembrou que incidentes pequenos já provocaram consequências destruidoras no passado. ( Guaracy Silveira) Isso aí nos traz alguma preocupação porque um atrito a gente muitas vezes sabe como começa, mas como termina ninguém pode saber. O presidente da Comissão, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, informou que a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte vai fazer uma perícia na embarcação brasileira para verificar a extensão do dano causado. (Fernando Collor) A Marinha também informou que foi instaurado um inquérito pela Capitania dos Portos para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente, bem como instruir ações nas instâncias adequadas. (Repórter) A embaixada da China no Brasil ainda não se manifestou sobre o incidente. Durante a reunião da Comissão de Relações Exteriores, também foi aprovada a indicação do diplomata Paulo Fernando Feres como futuro embaixador do Brasil na Belarus. MSF 101/2018

Ao vivo
00:0000:00