CI aprova projeto sobre instalação de pontos de recarga de carros elétricos — Rádio Senado
Proposta

CI aprova projeto sobre instalação de pontos de recarga de carros elétricos

Proprietários de carros elétricos ou híbridos poderão solicitar instalação de tomadas de recarga, com pagamento de tarifa diferenciada. É o que prevê Projeto de Lei da Câmara (PLC 65/2014) aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI). O senador Jorge Viana (PT – AC), ao apresentar o relatório, alertou que o custo seria repassado a todos, mesmo a quem não tem carro elétrico. Uma emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA) exige do governo a regulamentação sobre a instalação das tomadas de recarga. O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Eduardo Braga (PMDB – AM), observou que os carros elétricos utilizam energia limpa e, para ele, o Brasil deve investir nessa tecnologia. O custo para instalação das tomadas de recarga, ressaltou, é quase zero e representa um estímulo ao uso de carros elétricos. A proposta volta para exame dos deputados, por conta das alterações feitas no senado.

12/12/2017, 12h07 - ATUALIZADO EM 12/12/2017, 12h40
Duração de áudio: 02:03
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião deliberativa com 11 itens. Entre eles, o PLC 65/2014, que institui a obrigatoriedade de instalação de pontos de recarga para veículos elétricos.

Em pronunciamento, à mesa, presidente da CI,  senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: PROPRIETÁRIOS DE CARROS ELÉTRICOS OU HÍBRIDOS PODERÃO SOLICITAR INSTALAÇÃO DE TOMADAS DE RECARGA, COM PAGAMENTO DE TARIFA DIFERENCIADA LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI DA CÂMARA APROVADO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. A PROPOSTA VOLTA PARA EXAME DOS DEPUTADOS, POR CONTA DAS ALTERAÇÕES FEITAS NO SENADO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A proposta inicial obrigava as companhias de energia elétrica a instalarem os pontos de recarga em vias públicas e em prédios comerciais e residenciais. Mas o senador Jorge Viana, do PT do Acre, ao apresentar o relatório, alertou que o custo seria repassado a todos, mesmo a quem não tem carro elétrico. (Jorge Viana) “Imagina ficar obrigada a concessionária de energia elétrica disponibilizar pontos de recarga em estacionamentos autorizados pelo poder público local. Mas quem vai pagar esse custo?” (Repórter) O texto aprovado na Comissão de Infraestrutura prevê a instalação das tomadas de recarga pela distribuidora de energia elétrica apenas se houver manifestação de interesse por parte dos proprietários desse tipo de veículo. E o serviço será cobrado em tarifa pré-paga ou em fatura separada. Uma emenda do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, exige do governo a regulamentação sobre a instalação das tomadas de recarga. O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, observou que os carros elétricos utilizam energia limpa e, para ele, o Brasil deve investir nessa tecnologia. O custo para instalação das tomadas de recarga, ressaltou, é quase zero e representa um estímulo ao uso de carros elétricos. (Eduardo Braga) “Não é como num posto de gasolina, que você tem que colocar tanque, colocar bomba, Não! Nós estamos falando de um totem com uma tomada de 220 Volts que você vai plugar o carro e você terá uma economia e uma redução de emissão de gás carbônico da ordem de cinco vezes menos. E desse projeto o Brasil não pode ficar de fora”. (Repórter) O projeto é de autoria do deputado Heuler Cruvinel, do PSD de Goiás. Como recebeu alteração no Senado, a proposta volta ao exame dos deputados. PLC 65/2014

Ao vivo
00:0000:00