Energia

CCT vai avaliar politicas públicas para energias renováveis

01:42CCT vai avaliar politicas públicas para energias renováveis

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI AVALIAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E BIOCOMBUSTIVEIS DO GOVERNO. LOC: SENADORES QUEREM ENTENDER COMO ESTÃO SENDO FEITOS PRINCIPLAMENTE OS INVESTIMENTOS NO SETOR. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A Comissão de Ciência e Tecnologia e Inovação aprovou o plano de trabalho apresentado pela senadora Katia Abreu, do PDT do Tocantins, para avaliação das políticas públicas para energias renováveis e biocombustíveis. Os senadores terão acesso a informações oficiais da distribuição dos recursos e vão realizar duas audiências públicas para saberem dos desafios e oportunidades do setor e dos modelos implementados em outros países. Katia Abreu questiona a destinação de investimentos maiores nas energias eólica e solar. Ela defende mais recursos para as pequenas usinas hidrelétricas. (Katia Abreu) E na verdade, o Brasil optou por dar um incentivo fiscal muito grande na eólica e na solar, mas deixou a PCH’s e CGH’s de fora. Sendo que o investimento é de certa forma um investimento considerável, mas que se paga rapidamente. É mais energia sendo produzida por todo o Brasil. A região Norte, especialmente a região do MATOPIBA, nós temos um potencial hidráulico enorme, nós temos dezenas e dezenas de rios menores que são afluentes e que podem se transformar num gerador de energia. (Repórter) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Vanderlan Cardoso, do PP de Goiás, considera que as energias renováveis podem contribuir muito para o crescimento econômico do Brasil. (Vanderlan Cardoso) Então, essa discussão é importante porque nós precisamos de energia para fazer o país voltar a gerar emprego e renda e sair dessa condição que nós estamos hoje. (Repórter) O relatório sobre a discussão das energias renováveis deverá ser apresentado e votado até dezembro.

A Comissão de Ciência e Tecnologia e Inovação (CCT) aprovou o plano de trabalho da senadora Katia Abreu (PDT-TO) para avaliação, em 2019, das políticas públicas relacionadas à geração de energias renovável e produção de biocombustíveis. Os senadores vão conhecer dados sobre investimentos do governo e os modelos de outros países.

TÓPICOS:
Biocombustíveis  Ciência e Tecnologia  Emprego  Energia  Goiás  Investimentos  Menores  PDT  PP  Região Norte  Senador Vanderlan Cardoso  Tecnologia  Tocantins  Trabalho  CCT 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo