Proposta

CAS aprova multa para quem fumar em carro com passageiros menores de idade

02:06CAS aprova multa para quem fumar em carro com passageiros menores de idade

Transcrição LOC: QUEM FUMAR EM CARROS COM PASSSAGEIROS MENORES DE 18 ANOS PODE SER PUNIDO COM MULTA DE 293 REAIS. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. O TEXTO TAMBÉM PROÍBE A PROPAGANDA E A VENDA DE CIGARROS COM SABOR E AROMA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O relatório do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais proíbe a propaganda e a exposição dos cigarros nos pontos de venda e padroniza as embalagens, consideradas uma forma de publicidade. Humberto Costa destacou que o texto ainda estabelece como infração gravíssima de trânsito e pune com multa de 293 reais quem fumar em veículos com passageiros menores de 18 anos. (Humberto Costa) “É pra evitar que novas pessoas se tornem se tornem dependentes do cigarro e ao mesmo tempo tanto também de criar dificuldades para quem quer fumar. Em relação ao fumante passivo, especialmente crianças. O fato de ser fumante passivo nós temos comprovação de que isto acarreta problemas importantes” (Repórter) O autor do projeto, senador José Serra, do PSDB de São Paulo, lembrou que o tabagismo provoca a morte de mais de 130 mil pessoas por ano no Brasil e causa diversas doenças, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e acidente vascular cerebral, o AVC. Serra explicou que a proposta veda o uso de aditivos de sabor e aroma, como mentol, que refresca a garganta e facilita a adaptação do iniciante ao fumo, ou a amônia, que acelera a absorção da nicotina. O objetivo é reduzir o contato dos jovens com o cigarro. (José Serra) “É importante entender qual o foco principal do ponto de vista social da indústria do cigarro. O foco da sedução é o adolescente. No Brasil, 90 por cento dos fumantes começa a fumar antes da um em cada cinco fumantes começa na adolescência. (Repórter) A proposta deve ser analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça. (PLS 769/2015)

O relatório do senador Humberto Costa (PT/PE) aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais proíbe a propaganda e a exposição dos cigarros nos pontos de venda e padroniza as embalagens. Costa destacou que o texto estabelece como infração gravíssima de trânsito e pune com multa de 293 reais quem fumar em veículos com passageiros menores de 18 anos. A autor do projeto (PLS 769/2015) senador José Serra (PSDB-SP), explicou que a proposta ainda veda o uso de aditivos de sabor e aroma e busca reduzir o contato dos jovens com os cigarros. A reportagem é de George Rodrigues Cardim, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Câncer  Cigarro  Comissão de Assuntos Sociais  Constituição  Fumo  Indústria  Justiça  Menores  Pernambuco  PSDB  PT  São Paulo  Senador Humberto Costa  Senador José Serra  Tabagismo  Trânsito  CAS 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo